PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C23 Revestimento de materiais metálicos; revestimento de materiais com materiais metálicos; tratamento químico de superfícies; tratamento de difusão de materiais metálicos; revestimento por evaporação a vácuo, por pulverização catódica, por implantação de íons ou por deposição química em fase de vapor, em geral; inibição da corrosão de materiais metálicos ou incrustação em geral
Seção Descrição
C23C Revestimento de materiais metálicos; revestimento de materiais com materiais metálicos; tratamento da superfície de
C23D D esmaltagem de metais, ou aplicação de uma camada vítrea a metais
C23F Remoção nãomecânica de materiais metálicos das superfícies; inibição da corrosão de materiais metálicos ou da
C23G Limpeza ou desengorduramento de materiais metálicos por outros métodos químicos que não a eletrólise

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Sistema revestido e processo para a sua produção.

    A invenção refere-se a um sistema revestido, que tem um revestimento superficial quimicamente e mecanicamente muito estável, de alta atração estética, que tem uma cor especular e, opcionalmente, iridescente e/ou uma cor de corpo sobre um substrato de metal, de cerâmica ou de vidro de quartzo, dotado de um revestimento de esmalte ou de verniz, o revestimento superficial podendo ser obtido - por apl.

    PI9200542-0

  • Processo de fabricação de um tubo metálico revestido com três camadas materiais minerais.

    Patente de invencao: " processo de fabricacao de uma peca metalica revestida com materiais minerais, pecas obtida e sua utilizacao". Metodo de fabricacao de uma peca metalica (1) revestida com diversas camadas (4,5,6) de materiais minerais,sendo que o referido metodo permide alguma oxidacao da superficie da parte metalica. A invencao tambem se refere a uma peca oca de revolucao fabricada de acordo.

    PI9406163-7

  • Processo de fabricação e esmaltação de ponteira para escapamento de automóvel, e produto resultante.

    "Processo de fabricação e esmaltação de ponteira para escapamento de automóvel, e produto resultante". "Processo de fabricação e esmaltação de ponteira para escapamento de automóvel, e produto resultante", refere-se à um processo de fabricação e esmaltação de ponteira acoplável no tubo de escape de um automóvel, camioneta ou outro veículo automotor, que essencialmente prevê em suas fases a fabric.

    PI9703851-2

  • Material fluente a superfície.

    "Material fluente a superfície". Material que substitui o acabamento final de pintura e verniz, na carroceria de automóveis e tanques, carenagens de motocicletas ou eletro domésticos, referindo-se a aplicação de fina camada de vidro, com camada de cola unindo com total aderência e segurança a camada fina de vidro com fundição colorida, podendo obter novo efeito estético explorando a beleza lisa e .

    PI0418876-4

  • Processo para aplicação de um esmalte vítreo.

    Processo para aplicação de um esmalte vítreo compreende a aplicação de uma frita vítrea em pó a um metal, essa frita tendo um teor de água de até 0,03%, por peso; este metal revestido sendo, então, aquecido em uma temperatura acima do ponto de fusão de frita, em um forno tendo uma atmosfera com o ponto de orvalho de até 10ºc. Partículas de metal podem ser misturadas com a frita em pó para formar u.

    PI8406653-9

  • Cabine e sistema de esmaltação horizontal contínua de peças sanitárias.

    "Desformador radial de tanques, vasos, bidês, caixa d'água e similares", por compreender: base quadrangular (1), para movimento paralelo entre bancadas, anterior e posterior de linha de fundição de peças sanitárias através de rodízios (2) fixos e giratórios, roletes guias (3), apoiando estrutura do desformador radial (4), que executa operações de desformar peças sanitárias por comando elétrico, bo.

    MU7101147-1

  • Processo para formar um revestimento isolante de vidro sobre uma tira ou folha de aço ao silício.

    Lama aquosa de magnésia para formação de um revestimento isolante de vidro sobre aço ao silício, emque uma porção substancial da magnésia é inativa (uma atividade de ácido cítrico maior que 200 segundos), um composto decomponível de fosfato está presente na faixa de 2% a 25% em peso calculado comop2o5, com base no peso seco da magnésia, e a concentração da magnésia é de pelo menos 0,24 gramas/cm3 .

    PI8202686-6

  • Processo para aplicação de camada anti-aderente sobre esmalte vítreo.

    "Processo para aplicação de camada antiaderente sobre esmalte vítreo". Caracterizado pelo processo consistir, primeiramente, na modelagem da chapa metálica para obtenção do produto, posteriormente promove-se a limpeza química ou mecânica do mesmo, após esse procedimento o metal recebe uma camada de revestimento de esmalte vítreo, seguindo para o forno, após a secagem do produto executa-se a aplica.

    PI0600097-5

  • Processo de limpeza.

    A invenção refere-se a um processo de limpeza, especialmente para um componente que é particularmente um gerador de vapor. Nesse caso, é utilizado um formador de complexo. Está previsto que, para a remoção do chumbo metálico, este é oxidado e o composto de chumbo por meio disso resultante é complexado, enquanto chumbo é ainda oxidado. Para tal, como formador de complexo, é utilizado um sal de um á.

    PI9401146-0

  • Produto e método para limpar superfícies de titânio.

    "Produto e método para limpar superfícies de titânio". Trata-se de um produto de limpeza que inclui, em separado, (a) uma substância desincrustadora que consiste em uma mistura de ácido nítrico e ácido fluorídrico, um espessante, um tensoativo, um indicador, água e, opcionalmente, um propelente; e (b) uma composição fixadora que consiste em uma base, um espessante, um tensoativo e um propelente. E.

    PI0117162-3

  • Purificador protetor da corrosão para aço estanhado.

    Patente de invenção: "purificador protetor da corrosão para aço estanhado".Solução de purificação aquosa, protetora da corrosão para aço estanhado, especialmente lata de chapa branca, que contém fluoretors complexos dos elementos boro, titânio, zircônio e/ou háfnio, transídios não-iônicos, bem como inibidores da corrosão e apresenta um valor do ph na faixa de 3 a 6. Concentrado aquoso para prepara.

    PI9607763-8

  • Limpeza de óxido e revestimento de componentes metálicos.

    Limpeza de óxido e revestimento de componentes metálicos. Um método para a remoção de uma camada de óxido de urna superfície de um componente metálico (10) inclui: colocar em contato a superfície com um limpador alcalino, seguida da colocação em contato da superfície com uma solução ácida, o método é especialmente útil para a remoção de camadas de óxidos do interior de componentes de motores de tu.

    PI0605554-0

  • Método para produzir uma região de junção esmaltada em um componente de aço.

    Patente de invenção: "método para produzir uma região de junção esmaltada em um componente de aço" . Em um método para produzir uma zona de junção revestida de esmalte vitrificado (3, 4) sobre uma peça (1, 2) de tubulação de aço, com a zona de junção (3, 4) tendo uma zona de vedação que se funde em uma zona de produto (9, 90) via uma borda arredondada (300, 400), um substrato de suporte de esmalte.

    PI9612699-0

  • Composições aquosas e processo para o controle visual de superficie metalicas, bem como sua limpeza.

    O invento refere-se a composições aquosas, contendo respectivamente um ou vários componentes dos grupos de inibidores da corrosão, ácidos carboxílicos, gliceróis, álcoois ou polietilenoglicóis e substâncias tenso-ativas, caracterizadas pelo fato de conterem como inibidores da corrosão alcanolaminas,como ácidos carboxílicos, ácido cinâmico e/ou ácidos carboxílicos alifáticos lineares ou ramificados.

    PI8602846-4

  • Método para remover um revestimento de barreira cerâmica térmica densa de uma superfície.

    Patente de invenção:"método para remover um revestimento de barreira cerâmica térmica densa de uma superfície". Um método é fornecido para remover um revestimento de barreira cerâmica térmica densa (tbc) da superfície de um artigo sobre o qual o tbc está disposto, a superfície do artigo incluindo uma borda na qual pelo menos uma porção de uma interface entre a superfície do artigo e o tbc está exp.

    PI0003494-0

  • Processamento de íons de imersão de plasma para revestimento de substratos ocos.

    Processamento de íons de imersão de plasma para revestimento de substratos ocos. A revelação presente refere-se a um aparelho e método para deposição de íons de plasma e formação de revestimento. Uma câmara de vácuo pode ser provida formada por um substrato oco tendo um comprimento, diâmetro e superfície interior. Um plasma pode ser formado dentro da câmara enquanto aplicando uma polarização negat.

    PI0803100-2A2

  • Método para renovar revestimentos de difusão em substratos de superliga.

    Patente de invenção: "método para renovar revestimentos de difusão em substratos de superliga". A invenção refere-se a um método para remoção controlada de uma parte de um revestimento de difusão da superfície externa de um artigo de superliga que contém níquel. Um revestimento de difusão inclui tipicamente uma camada de difusão (16) entre uma camada externa de aluminida (14) e o substrato que con.

    PI0101152-9

  • Processo e dispositivo para o tratamento de objetos em um recipiente fechado com solvente.

    Em um processo, especialmente para o desenvernizamento e/ou desencamamento de objetos, devem ser conservadas as vantagens de um tratamento por solventes, sem levar em consideração as desvantagens de uma poluição do meio ambiente. Isto e alcançado essencialmente pelo fato de que em um recipiente fechado de tratamento e utilizada uma mistura de tratamento com ao menos uma parte principal em um solve.

    PI8807154-5

  • Processo de decapagem contínua e aparelho de pré-tratamento para decapagem contínua.

    A presente invenção se refere a um processo de decapagem contínua para decapar continuamente um material a ser decapado, sendo o processo caracterizado pelo fato de se aquecer o material até uma temperatura mais alta que um ponto de ebulição de um líquido ácido sob pressão atmosférica, e então decapar o material um processo de decapagem contínua caracterizado pelo fato de que, no processo de decap.

    PI8605681-6

  • Processo para o tratamento complementar de produtos de aço decapados.

    Patente de invenção: "processo e dispositivo para tratamento complementar de produtos de aço decapados, particularmente de fita térmica de aço c decapada". Em um processo para tratamento complementar de produtos de aço decapados por lavagem com água em instalações de lavagem (1, 2, 3 ou 4) da instalação de lavagem é insuflado gás inerte ou gás nobre. Com isso, pode ser evitada a formação de mancha.

    PI9407004-0

  • Processo e dispositivo para a obtenção ou recuperação de ácidos.

    Patente de invenção: "processo para a obtenção e recuperação de ácidos". Processo para a obtenção ou recuperação de ácidos, em particular, de ácido clorídrico, ácido fluorídrico e de ácido nítrico a partir de soluções desses ácidos, contendo metal, por meio de tratamento pirohidrolítico e absorção ou condensação dos gases formados logo em seguida, nesse caso, em uma solução de absorção aquosa, sen.

    PI9605710-6

  • Produtos de confeitaria à base de gordura revestidos.

    "Produtos de confeitaria à base de gordura revestidos". A presente invenção refere-se a um produto de confeitaria à base de gordura que é revestido com um agente de formação de película e caracterizado pelo que é resistente ao aquecimento e mantém sua forma quando submetido ao aquecimento. Essa invenção também revela o uso desse confeito à base de gordura revestido no produto alimentício, bem como.

    PI0415206-9

  • Processo para remover contaminantes das superfícies de artigos, com dois solventes diferentes.

    Um processo para manter um solvente inflamável em um ambiente não inflamável envolve cobrir o solvente inflamável com uma camada de vapor não inflamável provida por um solvente não inflamável, de tal modo que os vapores dos solventes inflamável e não inflamável formam uma mistura gasosa não inflamável na camada. Um tal processo é utilizado na remoção tanto de contaminantes à base de óleo como pola.

    PI9106190-3

  • Aparelho analisador modular e método para analisar solução de licor de decapagem.

    "Aparelho analisador modular e método para analisar solução de licor de decapagem". A presente invenção se refere a um sistema analisador modular para a análise de pelo menos dois ou mais componentes químicos contidos em solução de licor de decapagem. Os módulos analisadores incluem um módulo de análise de ácido forte, um módulo de análise de ácido fraco, um módulo de análise de oxidante e um módu.

    PI0208750-2

  • Processo para limpar alumínio e ligas de alumínio.

    Um limpador aquoso alcalino para alumínio tem um ph na faixa de 10,0 a 12,0 e contém: (a) de 0,5 a 10,0 g/l de um componente reforçador alcalino; (b) de 0,5 a 10,0 g/l de ácidos aminoalquil- e/ou hidroxialquil-fosfônicos e/ou seus sais solúveis em água; (c) de 0,1 a 3,0 g/l de um componente agente sequestrante de ion alumínio; e (d) de 0,5 a 5,0 g/l de um componente tensoativo. A limpeza de alumín.

    PI9106987-4

  • Método para remoção de um revestimento aluminídeo de um substrato.

    Patente de invenção: "método para remoção de um revestimento aluminídeo de um substrato". Um método para remoção de um revestimento de aluminídeo de um substrato inclui as etapas de colocar a superfície do substrato em contato com pelo menos uma composição decapante para degradar o revestimento. A composição decapante inclui um ácido sulfônico alifático ou aromático, e pelo menos um aditivo. O rev.

    PI0007123-4

  • Processo para remover revestimento de metal de substrato de aerofólio.

    "Processo para remover revestimento de metal de substrato de aerofólio". Processo para remover revestimento de metal (42, 46, 50) aderido a um aerofólio (10), tal como uma palheta de turbina (10), no qual o aerofólio (10) compreende um substrato (38) e no qual pelo menos uma porção do revestimento (42, 46, 50) é aderida a pelo menos uma superfície (54, 58) do substrato (38) do aerofólio (10). Nest.

    PI0204152-9

  • Processo industrial e instalação pertinente para decapagem de disco de alumínio.

    Patente de invenção de "processo industrial e instalação pertinente para decapagem de discos de alumínio". A presente invenção refere-se a um processo industrial para decapagem de discos de alumínio, segundo o qual os discos são posicionados acima para decapagem de uma série de pentes fixados sobre um transportador suspenso do tipo corrente, o qual transporta os ditos dentro de um túnel, dito túne.

    PI9606049-2

  • Processo de seleção de alta produtividade, conjunto e sistema de matriz.

    Patente de invenção: "processo de seleção de alta produtividade, conjunto e sistema de matriz". Uma solução de limpeza ou decapagem química é selecionada por seleção combinatória de alta produtividade. Um conjunto de matriz de cavidades de seleção de alta produtividade (10) inclui (a) um substrato metálico e (b) uma máscara (16) que define uma matriz de cavidades sobre o substrato. Um sistema de s.

    PI0104143-6

  • Remoção química de uma cobertura de um óxido de metal de um artigo em uma liga "superalloy".

    "Remoção química de uma cobertura de um óxido de metal de um artigo em uma liga 'superalloy". Um método para a remoção de uma cobertura virgem de óxido de metal de uma superfície de um componente de um motor de turbina a gás feito em uma liga 'superalloy'. O componente apresentando a cobertura de óxido de metal aplicada é posto em contato com uma solução aquosa de remoção de cobertura, tipicamente.

    PI0502281-9

  • Processo de decapagem ácida dos produtos de aço inoxidavel.

    A invenção tem como objetivo um processo de decapagem de produtos de aço inoxidável, no qual se utiliza um banho de decapagem de composição inicial:hp 10 a 50 g/lferro férrico (fe3+) dissolvido >= 15g/l água: o restante a uma temperatura compreendida entre 15 e 70º c, caracterizado pelo fato de que, durante a ou as operações de decapagem, mantém-se o teor de ferro férrico do banho a pelo menos 15g.

    PI8606873-3

  • Processo e equipamento para a decapagem de fitas de aço.

    Processo e equipamento para a decapagem de fitas de aço, sendo que uma fita de aço nobre (14) é levada em forma de tira ao equipamento de decapagem, a fita (14) vinda dobadoura (1), é passada com seuinício, ao menos por um equipamento de pré decapagem (3) seções de decapagem e um equipamento de lavagem (7) até que no final do trecho de tratamento tenha alcançado uma bobinadora (9) ou um equipament.

    PI8905794-5

  • Processo e aparelho para a regeneração de um ácido volátil.

    Patente de invenção de "processo e aparelho para a regeneração de um ácido volátil", ácidos voláteis contendo impurezas de sal metálico, tais como soluções para decapagem de metal, são gerados por um processo em que o ácido é submetido à destilação de ácido sulfúrico. O vapor de ácido volátil resultante é condensado e reciclado para tanque de banho de ácido, enquanto a mistura de ácido residual é .

    PI9407345-7

  • Método e sistema para remover contaminantes de um substrato sólido escolhido.

    Método para remover contaminantes de um substrato sólido compreendendo, segundo uma configuração preferida; (a) prover um banho de reação inicial (10) que compreende: (1) um composto alcalino em quantidade suficiente para fornecer um ph de 10,5 até 14,0 num banho de reação final; (2) um agente de umidecimento escolhido que é estável na presença do composto alcalino e peróxido de hidrogênio; e (3) .

    PI9205457-9 PI9302837-7

  • Composição e método para remover contaminantes de um substrato sólido escolhido.

    Uma composição para remover contaminantes de um substrato sólido escolhido enquanto evita impacto ambiental negativo compreende: (a) um oxidante selecionado do grupo de (1) agentes oxidantes que geram peroxido de hidrogênio na dissolução em água, o agente oxidante presente em uma quantidade suficiente para gerar cerca de 0,01 por cento em peso de peroxido de hidrogênio baseado na composição até o .

    PI9302421-5

  • Método para regenerar ácidos de decapagem.

    Em que a mistura ácida residual contendo metais que foram produzidos em um processo de decapagem doaço é regenerada para tornar se em um novo ácido de decapagem hf/hno3 mediante aplicação de h2 so4 econsequenteevaporação. O sal de sulfato metálico produzido na evaporação é convertido em jarosita de ferro escassamente solúvel na (fe3(so4)2(oh)6 e cromo e hidróxido de níquel, sendo o último menciona.

    PI8400371-5

  • Processo para a limpeza de recipientes, especialmente de geradores de vapor.

    A invenção se refere a um processo para a limpeza de recipientes, especialmente de geradores de vapor . Assim, resíduos ou depósitos são dissolvidos quimicamente, ou removidos mecanicamente. É previsto que compostos de cobre existentes são dissolvidos quimicamente, e em seguida resíduos ou depósitossoltos e líquidos são removidos mecanicamente. Então, incrustações ainda permanecentes são amolecida.

    PI8601684-9

  • Processo para tratar água e formulação química.

    Patente de invenção de "processo para tratar água e formulação química", para prevenir, controlar ou inibir corrosão e/ou depósitos, particularmente para o tratamento de água em tubulações e equipamentows de distribuição de água e trocadores de calor associados e mais particularmente para o tratamento de água em equipamentos de transferência de calor onde água ou vapor é usado como o meio de trans.

    PI9306186-2

  • Método de prover prevenção eletroquímica de corrosão em condições de alteração.

    "Método de prover prevenção eletroquímica de corrosão em condições de alteração". A invenção refere-se a um método de prover prevenção eletroquímica contra corrosão em condições de alteração no método, pelo menos um dispositivo detector (14) ser colocado em, contato com o eletrólito (15) presente em um objeto (11) que está sendo protegido, de modo que o dispositivo protetor seja isolado eletricame.

    PI0010644-5

  • Processo de remoção de oxigênio de águas de caldeira.

    Novos removedores de oxigênio para águas de caldeira foram encontrados, removedores de oxigênio esses que são baseados em compostos de quinolina substituída. Estes compostos proporcionam capacidade de remoção de oxigênio, capacidade de passivação de metais, a volatidade, de forma que os sistemas de condensado numa caldeira em funcionamento são protegidos. Os compostos podem ser formulados com outr.

    PI9204319-4

  • Processo para a prevenção de desvanecimento de odor.

    Um processo para prevenção de desvanecimento de odor de gás de petróleo liquefeito, odorizado com compostos organo-enxofre onde o gás é estocado em recipientes tendo novas ou recentemente limpas, superfícies interiores, tendo tais superfícies sido pré-tratadas com benzo-triazol, tolil triazol, mercaptobenzotiazol, di-sulfeto de benzotiazila ou misturas deles. Atualização: "processo para a prevençã.

    PI8702466-7

  • Suporte de anodos para proteção de equipamentos submarinos.

    Suporte de anodos para proteção de equipamentos submarinos trata a presente invenção de um suporte de anodos (4) para proteção de equipamentos (7) submarinos contra a corrosão. O objetivo é alcançado por meio da instalação de pelo menos um suporte, o qual porta uma pluralidade de anodos (4) galvânicos e é posicionado próximo ao equipamento (7) a ser protegido, conectado a este último apenas por um.

    PI0603356-3

  • Método para remover depósitos do motor em componentes de turbina e composição para uso no mesmo.

    "Método para remover depósitos do motor em componentes de turbina e composição para uso no mesmo". É descrito um método e uma composição de limpeza para remover depósitos do motor (58) em componentes de turbina (10), em particular em discos de turbina (10) e em eixos de turbina (10). Este método compreende as seguintes etapas: (a) fornecer um componente de turbina (10) apresentando um superfície (.

    PI0505907-0

  • Método para usar um sistema de proteção catódica de corrente impressa.

    Método para usar um sistema de proteção catódica de corrente impressa. É descrito um método para usar um sistema de proteção catódica de corrente impressa (jccp) que fornece uma corrente elétrica de tal modo que uma estrutura metálica (10) possui uma tensão negativa entre 0,5 e 1,5 volts em relação à terra, para energizar um ou mais aparelhos elétricos (5), o método compreendendo: - prover um ou m.

    PI0710754-4A2

  • Composição a base de quitosana como inibidor de corrosão em aço.

    Composição a base de quitosana como inibidor de corrosão em aço. Trata a presente invenção de uma composição à base de quitosana. Esta composição apresenta como características: inibir corrosão de aço, ser atóxica, ser biodegradável, ter baixo custo de produção. Esta composiçáo inibidora pode ser utilizada para inibir corrosão de aço em meio alcalino, adicionada a soluções, e/ou emulsões e/ou susp.

    PI1003149-9A2

  • Uso de uma composição química.

    Uso de uma composição química. A presente invenção refere-se a uma composição química compreendendo: (a) um componente glicosídeo a compreendendo pelo menos um glicosídeo de fórmula r(og)~ x~ na qual r é um radical de hidrocarboneto alifático possuindo 1 a 25 átomos de carbono ou é um radical de fórmula r^ 1^ (or^ 2^) ~ m~ que não possui mais do que 25 átomos de carbono e na qual n = 0 a 24 e r^ 1.

    PI0619784-1A2

  • Processo para limpar um reciipiente metálico provendo mobilidade melhorada.

    "Processo para limpar um recipiente metálico provendo mobilidade melhorada". É divulgado um processo para limpar e aplicar um melhorador de mobilidade a um recipiente metálico, preferivelmente uma lata de alumínio, o processo compreendendo as etapas de: (a) contatar o recipiente com uma solução de pré-lavagem ácida aquosa; (b) contatar o recipiente com uma solução de limpeza ácida ou alcalina aquo.

    PI0011188-0

  • Método de remoção de revestimentos cerâmicos.

    "Método de remoção de revestimentos cerâmicos". A presente invenção refere-se a um método de remoção de um revestimento cerâmico (18), e particularmente materiais de revestimento de barreira térmica contendo óxido de zircônio (tbc) tais como óxido de zircônio estabilizado com óxido de ítrio (ysz), que tenha sido intencionalmente ou não intencionalmente depositado na superfície de um componente (10.

    PI0115917-8

  • Solução anti-corrosão.

    Patente de invenção "solução anti-corrosão". Descreve-se composições de microemusão ou composições de limpeza de superfícieis duras para todos os fins que contém sistema anti-corrosão projeto para proteger superfícies sensíveis a ácido do ataque de materiais ácidos.

    PI9408121-2

  • Solução de esmalte de auto-união e arame revestido com esmalte de auto-união.

    Soluções de esmalte de auto-união contém: a) de 5 a 80% em peso de uma copoliamida composta de unidades que são derivadas de a1) ácidos dicarboxílicos orgânicos em que r1 e um radical alifático de 1 a20 átomos de carbono ou um radical aromático de 5 a 25 átomos de carbono, e a2 ) uma mistura de di-isocianatos que consiste de a21) de 20 a 95% em moles de um di-isocianato da fórmula geral ocn-r²-nco.

    PI9002453-2

  • Composição e processo para o tratamento de água de refrigeração.

    As composições para o tratamento de água de refrigeração tendem a ser instáveis. Uma composição para o tratamento de água relativamente estável inclui de 0,1 a 1,0% em peso de um inibidor de corrosão de cobre azola tal como toliltriazola; um inibidor de corrosão de aço selecionado a partir do grupo consistindo de 0,6 a 6,0% em peso de um ácido fosfono-carboxílico, de 1,6 a 16,5% em peso de um sal .

    PI9204375-5

  • Método de tratamento de superfície para permutador de calor feito de alumínio bronzeado por fluxo.

    "Método de tratamento de superfície para permutador de calor feito de alumínio bronzeado por fluxo". A presente invenção refere-se a prevenção de ferrugem e método de tratamento de hidrofilização para um permutador de calor feito de alumínio bronzeado por fluxo que compreende submeter o mesmo a um tratamento de prevenção de ferrugem pelo emprego de um composto de base de zircônio e/ou um composto .

    PI0503372-1

  • Líquido para tratamento ácido e processo para tratamento de superfícies de cobre.

    "Líquido para tratamento ácido e processo para tratamento de superfícies de cobre". A presente invenção refere-se a uma solução e a um processo para o tratamento de superfícies de cobre, as superfícies de cobre sendo postas em contato com um líquido para tratamento ácido que contém peróxido de hidrogênio e pelo menos um composto heterocíclico de cinco elementos assim como adicionalmente pelo menos.

    PI0112254-1

  • O uso de edta para prevenir a passivação de eletrodos sólidos por oxidação de compostos fenólicos.

    "O uso de edta para prevenir a passivação de eletrodos sólidos por oxidação de compostos fenólicos". A presente invenção refere-se ao desenvolvimento e otimização de uma metodologia para prevenir a passivação de eletrodos sólidos através da adição de ácido etilenodiaminotetraacético (edta) sal dissódico no eletrólito suporte em medidas eletroquímicas de compostos fenólicos, bem como o estudo do pa.

    PI0306244-9