PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C21 Metalurgia do ferro
Seção Descrição
C21B Manufatura de ferro ou aço
C21C Processamento de ferro gusa, por ex., Refino, manufatura de ferro ou de aço forjado; tratamento de ligas ferrosas em
C21D Modificação da estrutura física de metais ferrosos; dispositivos gerais para o tratamento térmico de metais ou ligas

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo para preparação de ferro-gusa de fundição rico em silício e forno de corrente contínua.

    Patente de invenção:"processo e dispositivo para preparação de ferro-gusa de fundição rico em silício". A invenção refere-se a um processo e um dispositivo para preparação de ferro-gusa de fundição rico em silício. O processo é caracterizado pelas seguintes etapas: a) em um forno de cuba são carregados óxido de silício e metais de ferro-carbono. B) ali a carga é mantida sob forte atmosfera redutor.

    PI9711010-8

  • Equipamento de fundição e método de operação de uma instalação de fundição direta.

    Equipamento de fundição e método de operação de uma instalação de fundição direta um equipamento de fundição compreende um vaso metalúrgico (11) e uma lança de injeção de sólidos (27a), que se estende através de uma abertura na parede do tambor do vaso (16) dentro do espaço interior do vaso. A lança (27a) inclui um tubo central (31), através do qual passa um material particulado sólido dentro do v.

    PI0513936-8

  • Retentor de lança com cabeçote tensor de tolerâncias múltiplas.

    Retentor de lança com cabeçote tensor de tolerâncias múltiplas. A presente invenção refere-se a um retentor de lança (1) caracterizado por alta segurança operacional está provido de uma retenção, ou seja, uma fixação tubular que evita com segurança o giro também de um dos tubos de lança (2) curvado dentro do retentor de lança (1). O cabeçote tensor (3) dispõem de um componente de fixação (4) e de .

    PI0900756-3A2

  • Sistema de fundição.

    Patente de invenção: "sistema de fundição". Para a melhora da operação, especialmente para possibilitar um uso universal, em que em somente um recipiente de reator pode ser purificado tanto líquido como também metal bruto, especialmente ferro, um recipiente de reator (1) é configurado no tipo de conversor com um compartimento relativamente grande acima de uma massa fundida (7) e de uma escória (8).

    PI9603143-3

  • Processo para descarburizar metal fundido com elevado teor de cromo.

    Trata-se de um processo que pode descarburizar metal fundido com elevado teor de cr durante um curtoperíodo de tempo sob uma pressão atmosférica, enquanto é verificada a perda da cr por sua oxidação.Uma característica basica da invenção consiste em insuflar, pela lança de topo de forno, um o2 descarburizante diluido com um gás inerte, no metal fundido com elevado teor de cr suportado em um recipie.

    PI8807195-2

  • Vaso, usina e processo de redução direta.

    Expõe-se um vaso de redução direta (3) para operar um processo de redução direta baseado em banho fundido sob condições de pressão no vaso. O vaso inclui uma ante-soleira (67) para sangrar metal fundido continuamente a partir do vaso. A ante-soleira inclui uma conexão aberta (97) que se estende através de uma parede lateral do vaso para o interior do vaso. A conexão aberta é formada para amortecer.

    PI0610762-1A2

  • Método e aparelho para uso aperfeiçoado de fontes de energia primárias em usinas de aço integradas.

    "Método e aparelho para uso aperfeiçoado de fontes de energia primárias em usinas de aço integradas". Método e usina de aço integrada em que, em lugar de usar gases de forno de coque, gases de conversor e gases de topo de alto-forno disponíveis como combustível para geração de energia ou outras finalidades de aquecimento, esses gases são mais eficientemente utilizados como agentes químicos para re.

    PI0410313-0

  • Fábrica e processo de fusão direta.

    "Fábrica e processo de fusão direta". A presente invenção refere-se a uma fábrica de fusão direta e a um processo de fusão direta para produzir metal fundido a partir de um material de alimentação metalífero, tal como minérios, minérios parcialmente reduzidos, e correntes de resíduos contendo metais, esse último compreendendo as etapas de (a) pré-tratar o material de alimentação metalífero em uma .

    PI0415680-3

  • Lança aperfeiçoada para aciaria ld.

    Lança aperfeiçoado para aciaria ld é descrita uma lança para aciaria ld que compreende uma pluralidade de bicos supersônicos periféricos provida com uma única linha de suprimento de gás a alta pressão e um bico central. O bico central é um bico subsônico provido com uma linha de suprimento de gás de baixa pressão separada (1) independente da linha de suprimento de gás de alta pressão (2) para os b.

    PI0618348-4A8

  • Método de processar um material de partida na forma de escória metalúrgica bruta residual.

    Método de processar um matrial de partida na forma de escória metalúrgica bruta residual. A invenção fornece um método de processar um matrial de partida na forma de um escória metalúrgica bruta contendo óxido de metal para obter um produto de escória processada. O método inclui co-misturar a escória bruta com um redutor para obter uma mistura de reação e aquecer a mistura de reação para fazer o r.

    PI0615826-9A2

  • Processo para produzir metais e ligas metálicas.

    Processo para produzir metais e ligas metálicas . Expõe-se um processo e aparelho para produzir metais e ligas metálicas a partir de óxidos de metais em um vaso metalúrgico que contém um banho fundido dotado de uma camada de metal e uma camada de escória. O processo é caracterizado pela injeção de um gás condutor e um material carbonáceo sólido e/ou óxidos de metais para dentro do banho fundido pr.

    PI9604837-9

  • Processo e aparelho para reciclagem de pó quente.

    Esta invenção se refere a um processo para reciclagem de pó quente a partir de um gaseificador ou gaseificador de fusão com aproveitamento do metal, por meio de um ciclone separador de gás quente integrado num sistema de tubos, o qual é descrito juntamento com o aparelho associado. O pó quente do ciclone separador de gás quente é suprido por meio de um sistema de disparo a um queimador, a fim de s.

    PI9105576-8

  • Processo e dispositivo para a realização de trabalhos metalúrgicos de metais ferrosos.

    Um processo e um dispositivo para usina de aço, para o tratamento metalúrgico de metais ferrosos, emparticular, para a produção de fusão de aço. A fim de realizar o trabalho metalúrgico de metais ferrosos, em particular, para a produção de fusão de aço, com economia de energia, poupando o meio ambiente e com custos favoráveis, é sugerido de acordo com a invenção realizar todos os trabalhos metalúr.

    PI9508955-1

  • Engrenagem de conversor.

    "Engrenagem de conversor". A presente invenção se refere a uma engrenagem para conversor, que abrange uma coroa dentada (7) conectada ao eixo giratório (6) de um recipiente do conversor e engrenada pelo menos com um pinhão de acionamento (8) da engrenagem do conversor (9), e pelo menos um dispositivo de travamento que pode ser girado para dentro ou para fora da dentadura da coroa dentada (7) e que.

    PI0212216-2

  • Método para formação direta de ligas de aço.

    "Método para formação direta de ligas de aço". A presente invenção refere-se a um método da invenção de formação direta de ligas no aço refere-se ã indústria de ferro e aço e pode ser usada para a produção de aço por meio de um processo de formação direta de ligas. O mencionado método de formação direta de ligas no aço consiste em produzir aço em um recipiente de produção de aço, ligar o aço assim.

    PI0408524-8

  • Dispositivo automático de troca de lanças.

    Definido por um anel (36) guiado radialmente é deslocável verticalmente e axialmente por meio de dois sistemas de parafuso de levantamento (43) previstos de uma e outra parte do mesmo, sendo munido deganchos giratórios (16, 16') para receber a lança (77) e pressionada axialmente contra uma superfície de vedação (74) no cabeçote de acoplamento (4). Os ganchos (16, 16') são religados ao cabeçote dea.

    PI8804680-0

  • Processo e dispositivo para a recuperação de materiais de valor.

    A invenção refere-se a um processo para a recuperação de materiais de valor através de redução de metais ligados por oxigênio em recipientes metalúrgicos e a uma instalação industrial de forno de fundição com uma parede de separação (21) a qual divide o recipiente (15) em duas partes (11, 12) e a qual se projeta do teto do forno (13) para dentro do recipiente (15), com um dispositivo para a alimen.

    PI9404454-6

  • Método para injeção de oxigênio em fornos elétricos a arco para produção de aço.

    'Método para injeção de oxigênio em fornos elétricos a arco para produção de aço". Método para injeção de oxigênio em um forno elétrico a arco para produção de aço consistindo em soprar oxigênio, através de dois ou mais injetores de jato duplo, montados nas paredes do forno elétrico a arco, de forma tal que opera logo acima do banho metálico, na região de formação de escória espumante, estando est.

    PI9706510-2

  • Processo de refino por descarburação para metal fundido contendo cromo.

    Patente de invenção: "processo de refino por descarburação para metal fundido contendo cromo e lança de sopro superior associada" . Processo e lança de sopro superior para o refino por descarburação de metal ferroso fundido contendo cromo, onde a formação de pó e a perda de cromo devido à oxidação são suprimidas e é alcançada uma alta produtividade. A descarburação do metal ferroso fundido é alcan.

    PI9603163-8

  • Método de refino e aparelho de refino para aços ao cromo fundidos.

    "Método de refino e aparelho de refino para aços ao cromo fundidos". A presente invenção refere-se a um método de refino e um aparelho de refino, capazes de encurtar o tempo necessário para o refino e a redução dos custos de refino no refino por descarburação de um aço ao cromo fundido, cujo método de refino para aço ao cromo fundido, etc., Executa o refino por descarburação soprando-se um gás con.

    PI0212732-6

  • Aparelho e método para mistura ótima de aparas de metal durante fusão.

    "Aparelho e método para mistura ótima de aparas de metal durante fusão". Método e aparelho para mistura otimizada em uma soleira comum em um forno a plasma. O aparelho provê uma soleira principal, uma pluralidade de soleiras de refino opcionais, e uma pluralidade de moldes de fundição ou moldes diretor, por meio do que as soleiras de refino e moldes definem pelo menos duas linhas separadas de fabr.

    PI0306457-3

  • Método para desfosforação de metal quente.

    Método para desfosforação de metal quente. A presente invenção refere-se a um método para desfosforação de um metal quente que incluí a adição de uma fonte de oxigênio e de um agente de refino composto principalmente de uma fonte de cao ao metal quente, no qual, após a desfosforação, a basicidade da escória é de mais que 2,2 e 3,5 ou menos, e o teor de fe da escória está na faixa de 10 a 30 por ce.

    PI0708359-9A2

  • Método de remoção de nitrogênio em aço fundido.

    Método de remoção de nitrogênio em aço fundido. A presente invenção refere-se a um aço fundido que é refinado em um forno elétrico usando-se sucata de ferro como principal fonte de ferro, e é vazado em um recipiente de refino em separado. Posteriormente, um material contendo ai metálico e cao são adicionados a uma superfície do banho do aço fundido, e um gás contendo oxigênio é fornecido ao aço fu.

    PI0707605-3A2

  • Processo de reaproveitamento de co-produtos siderúrgicos para revestimento primário.

    Processo de reaproveitamento de co-produtos sidertjrgicos para revestimento primário, trata-se de um processo que utiliza escórias siderúrgicas (escória de aciaria, escória de ferrogusa proveniente de skímmer e escória de limpeza de carro torpedo) , devidamente beneficiadas e misturadas com argila, para revestimento primário nas de estradas, recobrimento de vias não-pavimentadas, pátios, entre out.

    PI0701039-7

  • Processo de redução direta para produzir ferro e/ou ligas de ferro.

    "Processo de redução direta para produzir ferro e/ou ligas de ferro e aparelho para produzir ferro e/ou ligas de ferro por esse processo". Expõe-se um processo de redução direta para produzir ferro e/ou ligas de ferro. O processo opera em uma escala comercial em um vaso metalúrgico que é dotado de uma soleira, paredes laterais, e um teto, e uma dimensão de largura mínima do interior da soleira de .

    PI0113971-1

  • Processo para a produção de ferro gusa e clínquer de cimento.

    Patente de invenção: "processo para a produção de ferro gusa e clínquer de cimento". Em um processo para a produção de ferro gusa e clínquer de cimento em um gaseificador de fundição (3), no qual a carga é pelo menos parcialmente pré-aquecida e eventualmente desacidificada e pré-reduzida ou introduzida na forma de sucata, carvão é insuflado em uma camada turbilhonante (7) e é gaseificado sob reduç.

    PI9403854-6

  • Processo e instalação para o carregamento de portadores de metal em uma zona de gaseificação de fusão.

    Patente de invenção: "processo para carregar veículos de metal em uma zona de gaseificação de fusão". A invenção refere-se a um processo para carregar veículos de metal contendo uma fração fina e pelo menos parcialmente reduzidos em um gaseificador de fusão, no qual é mantida uma zona de gaseificação de fusão formada por um leito, os veículos de metal e veículos de carbono são introduzidos acima d.

    PI9710277-6

  • Método de carregamento de material de alto forno sem sino.

    "Método de carregamento de material de alto forno sem sino". A presente invenção refere-se a um método para carregar material em um alto forno sem sino que compreende as etapas de: armazenar coque em pelo menos uma das carvoeiras de topo de forno; armazenar minério em pelo menos uma das carvoeiras de topo de forno; carregar os coques armazenados para o alto forno e ao mesmo tempo girar uma calha d.

    PI0306185-0

  • Dispositivo pneumático para amostragem de pó de balão em altos-fornos.

    A invenção destina-se a facilitar e padronizar o método de amostragem de pós resultantes de processode limpeza primária a seco de gases. Trata-se de um dispositivo mecânico constituído por um batente(8) fixado na calha de descarga (7) do balão provido de borrachas de vedação (9), uma calha amostradora (10) formada por chapas metálicas, um cilindro pneumático de dupla função (11) com dois mangotes .

    PI9600908-0

  • Processo para a redução direta de material que contém óxido de ferro.

    Patente de invenção: "processo para a redução direta de material que contém óxido de ferro". Trata-se de um processo de redução direta para materiais que contenham óxido de ferro. O gás de síntese é misturado com o gás recolhido do topo produzido durante a redução direta dos materiais que contêm óxido de ferro e é usado como gás redutor para reduzir diretamente e aquecer os materiais que contêm óx.

    PI9508108-9

  • Processo para evitar o esfarelamento de metal na redução direta de materiais que contém óxido de ferro.

    Patente de invenção "processo para evitar o esfarelamento de metal na redução direta de materiais que contêm óxido de ferro". Trata-se de um processo de redução direta para materiais contendo óxido de ferro. O gás de síntese é misturado com gás recolhido do topo produzido durante a redução direta de materiais contendo óxido de ferro e é usado como gás redutor para reduzir diretamente materiais con.

    PI9508066-0

  • Processo e aparelho para a produção de metais e/ou de produtos de metal primário.

    "Processo e aparelho para a produção de metais e/ou de produtos de metal primário". A invenção se refere a um aparelho e a um processo para a produção de metais e/ou de produtos de metal primário, em particular ferro gusa e/ou produtos de ferro gusa primários, no qual um material de carga contendo metal é fundido em uma unidade de fundição (1) , e um gás de trabalho, em particular um gás de trabal.

    PI0307067-0

  • Processo para redução de gás de minérios contendo óxido em partículas.

    "Processo para redução de gás de minérios contendo óxido em partículas". Processo para redução de gás de minérios contendo óxido em partículas, especificamente material contendo óxido de ferro, no processo de leito fluidizado a uma pressão de < 500 kpa, onde o minério com o auxílio de um gás de redução produzido de carvão é aquecido, opcionalmente também pré-reduzido, em um reator de leito fluidiz.

    PI0112112-0

  • Processo para a produção de ferro esponja e instalação para a execução do processo.

    Trata-se de um processo para a produção de ferro esponja a partir de material que contém óxido de ferro em partícula, em que o material que contém óxido de ferro em partícula em uma zona de redução (4) é reduzido a ferro esponja por meio de gás redutor e o gás formado durante a redução é retirado como gás recolhido do topo. De modo a proporcionar um modo eficiente de utilização do gás recolhido do.

    PI9509844-5

  • Dispositivo e processo para produzir ferro esponja a partir de pedaços de óxido dee ferro.

    ''Dispositivo e processo para produzir ferro esponja a partir de pedaços de óxido de ferro''. Em um dispositivo para produzir ferro esponja a partir de pedaços de óxido de ferro em uma cuba de redução (1), é usado um gás de redução quente rico em monóxido de carbono e contendo poeira. O gás de redução é gerado em um gerador de gás por oxidação parcial de materiais sólidos contendo carbono e é em p.

    PI9709685-7

  • Processo para produção de ferro-esponja por redução direta de material contendo óxido de ferro.

    Patente de invenção:"processo para produção de ferro-esponja por redução direta de material contendo óxido de ferro". Em um processo para a produção de ferro-esponja por redução direta de material contendo óxido de ferro, gás de síntese é misturado com gás de topo formado na redução direta do material contendo óxido de ferro e é utilizado como um gás redutor contendo co e h~ 2~ para redução direta.

    PI9707113-7

  • Processo de redução direta para materiais que contém óxido de ferro.

    Patente de invenção: "produção de redução direta para materiais que contêm óxido de ferro". Trata-se de um processo redução direta para materiais que contêm óxido de ferro. O gás de síntese é misturado com o gás recolhido do topo produzido durante a redução direta de materiais que contêm óxido de ferro e é usado como gás redutor para redução direta. De modo a evitar ou reduzir o esfarelamento de m.

    PI9508111-9

  • Bica metálica para granulação de escória.

    Trata-se a presente invenção de um dispositivo com a finalidade de transferir a escória de altos fornos siderúrgicos do canal de escória para o poço de escória granulada. Este dispositivo apresenta várias vantagens em relação ao sistema anterior, como uma vida útil de 6 meses contra 48 horas de cada revestimento refratário do anterior, não há manutenção corretiva, permite a produção de escória gra.

    PI9301337-0

  • Sistema de forno de soleira linear e métodos referentes ao mesmo.

    Sistema de forno de soleira linear e métodos referentes ao mesmo. Sistemas e métodos para uso no processamento de matéria-prima (por exemplo, um material portando ferro) incluem um aparelho de forno linear que se estende ao longo de um eixo geométrico longitudinal entre uma extremidade de carga e uma extremidade de descarga (por exemplo, o aparelho de forno linear inclui pelo menos uma zona de for.

    PI0520011-3A2

  • Pré-aquecedor de ar de sopro para alto forno.

    Pré-aquecedor de ar de sopro para alto forno. O pré-aquecedor de ar de sopro para alto forno, que possui módulos interligados e seqilenciais em sua instalação, oferece maior eficiência térmica na troca de calor do gás combusto com o ar de sopro, aliada ao menor número de paradas de manutenção durante sua vida útil. Este pré-aquecedor é constituído de quatro módulos em que o ar a ser aquecido e o g.

    MU8701391-6

  • Método e sistema de produção de pepitas de ferro metálico.

    "Método e sistema de produção de pepitas de ferro metálico". A presente invenção refere-se a método e sistema para produção de pepitas metálicas incluindo o fornecimento de uma mistura redutível (por exemplo, microaglomerados redutíveis; material de redução e material ferroso redutível; mistura redutível incluindo aditivos tais como agentes de fluxo; compactos; etc.) Em pelo menos uma porção da ca.

    PI0515812-5

  • Método e sistema de produção de pepitas de ferro metálico.

    "Método e sistema de produção de pepitas de ferro metálico". A presente invenção refere-se ao método e sistema para produção de pepitas metálicas incluindo o fornecimento de uma mistura redutível (por exemplo, microaglomerados redutiveis; material e material ferroso redutível; mistura redutível incluindo aditivos tais como agentes de fluxo; compactos; etc.) Em pelo menos uma porção de camada de ma.

    PI0515750-1

  • Processo e instalação para produzir ferro em uma forma sólida.

    "Processo e instalação para produzir ferro em uma forma sólida". Expõe-se um processo para produzir ferro dessulfurado em uma forma sólida. O processo inclui as etapas de (a) redução direta de um material de alimentação metalífero que contém ferro e produzir ferro derretido; (b) dessulfuração de ferro derretido produzido na etapa de redução direta (a); e (c) fundir o ferro derretido dessulfurado p.

    PI0601274-4

  • Processo de fusão para a produção de ferro.

    Um processo para produzir metal de ferro e escória pela fusão de material de fonte contendo ferro, tendo ferro presente como óxido e/ou em um estado parcialmente metalizado, em um reator contendo um banho fundido compreendendo ou tendo uma fase de escória, utiliza injeção de combustível/redutor e gás contendo oxigênio na escória, por pelo menos uma lança com topo submerso, para gerar condições de .

    PI0406863-7

  • Processo de injeção supersônica de oxigênio em um forno.

    Processo de injeção supersônica de oxigênio em um forno a invenção se refere a um processo e a um dispositivo de injeção supersônica de oxigênio em um forno, notadamente de tipo forno de cúpula, no qual o oxigênio total necessário ao funcionamento do forno é injetado com o auxílio de dois circuitos distintos: um primeiro circuito que compreende pelo menos uma tubulação de injeção supersônica de ox.

    PI0618504-5A2

  • Lança de injeção de carvão pulverizado.

    Lança de injeção de carvão pulverizado. A presente invenção propõe uma lança de injeção de carvão pulverizado (10) para abastecer carvão pulverizado a partir de uma extremidade posterior da lança (10) até uma extremidade frontal (11) da lança (10). A lança (10) compreende um tubo externo (12) para conduzir gás combustível, e um tubo interno (14), arranjado coaxialmente dentro do tubo externo (12),.

    PI0714130-0A2

  • Aço enrijecido e temperado e método para a produção de partes deste aço.

    Aço enrijecido e temperado e método papa a produção de partes deste aço. Aço enrijecido e temperado com uma composição concreta dos seguintes elementos: 0 22 < c 0,30%, 0,40% mn <1,00%, 1,00% cr 2,50%, 1,80% s n < 4,00%, 0,30% mc 0,90% y 0,01% v < 0,50% que, com um método para produzir dito aço, consegue baixo teores de £ e s, contribui rara elevar a resistência mecânica do aço a valores s.

    PI0721566-5A2

  • Processo para refinar metal em uma panela de fundição.

    "Processo para refinar metal em uma panela de fundição". Uma carga de aço e de material de formação de escória é aquecida em uma panela de fundição para formar aço fundido coberto por uma escória que contém óxidos de silício, manganês e cálcio. O aço é submetido a agitação mediante injeção de um gás inerte, tal como argônio ou nitrogênio, para promover a desoxidação de silício-manganês e dessulfur.

    PI0208590-9

  • Bocal de injeção de gás de refinação.

    Um bocal de injeção de gás, para um forno de refinação de corrida ou um reator que compreende um corpo de bocal (3) feito de uma composição de refratário e uma pluralidade de tubos metálicos de diâmetro menor(4) enterrados no corpo do bocal, é provido com uma camada de isolamento de calor (5) formada na superfície periférica externa do corpo do bocal refratário. A camada de isolamento de calor pod.

    PI8504751-1

  • Dosador de fluxo para o processo de tratamento de metal líquido por injeção profunda.

    Dosador de fluxo para o processo de tratamento de metal liquido por injeção profunda onde através de um diagnóstico técnico de processo são levantadas todas as reais necessidades do cliente e as mais variadas possibilidades que vão desde a oferta de composições de agentes para tratamento dos metais para um atendimento com a máxima eficiência, menores tempos de tratamento e menor custo por tonelada.

    PI1001014-9A2

  • Base de recozimento para fornos de recozimento do tipo de mufla.

    Uma base de recozimento para fornos de recozimento tipo de mufla compreende um suporte (6) que recebe os artigos de recozimento, em particular bobinas de chapa metálica empilhadas. O suporte (6) ficasobre o distribuidor (4) de um ventilador central (5). O eixo vertical do ventilador é circundado por um elemento de enchimento termicamente isolante (3). A carga do distribuidor (4) é transmitida porm.

    PI9600803-2