PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C14 Peles; couro cru; peles depiladas; couro
Seção Descrição
C14B Tratamento ou processamento mecânico de peles ou couros em geral; máquinas para tosquiar peles; máquinas para despedaçar
C14C Tratamento químico de peles ou couros, por ex., Curtimento, impregnação, acabamento; aparelhos para esse fim

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo de rebaixamento de peles piqueladas.

    Patente de invenção ao processo de rebaixamento de couros piquelados sem pré-curtente, o qual, convém fazer o píquel de equilíbrio, deixando no fulão até o dia seguinte, para após ir para a enxugadeira, não havendo necessidade de descansar o couro. A espessura do couro é definida antes do curtimento. Patente de invenção "processo de rebaixamento de peles piqueladas". Patente de invenção processode.

    PI8800077-0

  • Reator de sistema espiral para tratamento de couros.

    "Reator de sistema espiral para tratamento de couros". Constituído por corpo cilíndrico e travessões de forma e disposição adequadas em seu interior, que, por suas características particulares de conformação e funcionamento, resulta em aumento da carga por kg de couros ou peles em cada ciclo de operação, em menor consumo de aplicação de produtos químicos com relação à carga processada, em diminuiç.

    PI0503605-4

  • Equipamento para aplicação de preservante e processo de aplicação compreendendo o mesmo.

    Equipamento para aplicação de preservante e processo de aplicação compreendendo o mesmo. O presente pedido de patente de invenção está relacionado a processos de preservação de couros, revelando um equipamento para aplicação de composições preservantes em peles verdes e um processo de aplicação compreendendo o mesmo. O dito equipamento compreende meios de controle da dosagem de uma formulação pres.

    PI1104269-9A2

  • Disposição introduzida em fundo de fulão.

    O presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade refere-se a um conjunto de peças e/ou secções, injetadas, fundidas e/ou similares, afixadas diretamente no fundo e a parede (aduela) do fulão sem suportes e com a configuração adequada elimina o risco de danificar o produto ao esgotar os líquidos do fulão.

    MU8802117-3U2

  • Método para a conservação de couro cru antes do curtimento, e, couro cru.

    Método para a conservação de couro cru antes do curtimento, e, couro cru. Um método para a conservação de couro cru antes do curtimento, sem cura de sal. As etapas preliminares de lavagem, descamagem, caleiro, depilação, desencalagem e maceramento do couro cru são seguidas pelas etapas de engorduramento, acidificação e secagem. O método evita o dano ambiental causado pela cura de sal. O couro cru .

    PI0806325-7A2

  • Dispositivo limpador de cordonéis de túneis de pintura.

    "Dispositivo limpador de cordonéis de túneis de pintura". Refere-se a um rolo de esmagamento(04), colocado sob e paralelamente ao rolo de acionamento(03), ou outro rolo, dos cordonéis(02). Seus mancais(05) possuem parafusos de regulagem(06) em sua base(07), de modo a poder regular a luz entre os rolos.

    PI0006593-5

  • Máquina classificadora de peles,, couros e similares.

    Uma máquina classificadora de couros, peles e similares, que destina-se a fazer a classificação do couro segundo sua qualidade, tamanho e espessura, tarefa essa que até o presente momento tem sido feita manualmente por inúmeros operários, dita máquina caracterizada por ser constituída de uma estrutura portante (1) que possui, centralmente e em toda a sua extensão, um mecanismo de transporte tipo e.

    PI8702251-6

  • Disposição construtiva aplicada em fulão.

    "Disposição construtiva aplicada em fulão". Particularmente à modificação introduzida na sua parte interna, substituindo os tradicionais pinos ou tarugos por travessas e barrotes (pás) fabricadas em material adequado (madeira, inox, plástico ou similar), estruturadas com perfis e parafusos metálicos, onde as pás são instaladas na posição perpendicular ou inclinada em relação ao eixo horizontal do .

    MU8301896-4

  • Máquina para corte de peles.

    Patente de invenção referente a uma máquina destinada à agilizar a operação de corte de materiais flexíveis, tal como peles de animais entre outros, sendo apresentada uma máquina dotada de disco de corte (d), o qual é montado numa ponte rolante (p) sobre uma mesa (1), dito que, as peles são dispostas em pequenas pilhas sobre a mesa (1), e por meio da ponte rolante (p), o disco de corte (d) desloca.

    PI0803189-4A2

  • Fatias de mascar para animais e método de fabricação das mesmas.

    "Fatias de mascar para animais e método de fabricação das mesmas". Onde um couro cru animal é limpo, infundido com flavorizantes e cores e então cortado e seco para produzir fatias mascadoras odontológicas. Cada fatia de mascar odontológica tem uma forma geométrica pré-selecionada e, opcionalmente, uma pluralidade de cortes internos dispostos para um tratamento odontológico para os dentes de um cã.

    PI0402057-0

  • Mascador odontológico flavorizado e método para produzir o mesmo.

    "Mascador odontológico flavorizado e método para produzir o mesmo". Onde um produto para animais de estimação, tal como um mascador odontológico, é feito de couro cru animal o qual foi infundido com ingredientes flavorizantes e tem um ou mais coadjuvantes odontológicos que promovem a saúde dental do animal de estimação. Os coadjuvantes odontológicos favorecem a redução de placa e cálculos, e a man.

    PI0402058-8

  • Processo e conjunto para trabalhar peças de material planas, macias e flexíveis.

    Na processamento, estiramento ou secagem de couros e semelhantes, que devem ser sucessivamente sujeita a uma pluralidade de processos consecutivos, o problema aparece propriamente na alimentação da aresta dianteira da material tendo forma irregular, para o interior da estação de processamento, sem quaisquer dobras e atingindo uma alta velocidade de operação. Para solucionar, esse problema, as peça.

    PI9006766-5

  • Máquina para trabalhar peles.

    - Curtume- a máquina e caracterizada em que:- o eixo de pivotamento (27) do cesto (22) é disposto sobre a armação de modo que, de um lado, o eixo geométrico (g1) que une o referido eixo ao eixo de rotação do cilindro transportador (23) faça, com a horizontal (p1), em posição de abertura do equipamento móvel, um ângulo (alfa) inferior a 45º e que, por outro lado, o eixo de rotação do referido cilin.

    PI8806785-8

  • Aperfeiçoamento em mangote para descarnadeira de couro.

    "Aperfeiçoamento em mangote para descarnadeira de couro". O presente modelo de utilidade refere-se ao aperfeiçoamento desenvolvido em mangote empregado na compressão do couro contra o rolo de navalhas das máquinas descarnadeiras de couro, resultando em maior uniformidade e precisão, mesmo frente às diversidades de matéria-prima. A máquina compreende uma estrutura (1), na qual está vinculado adequa.

    MU8102975-6

  • Disposição construtiva em pegador de peças de couro ou de lâminas.

    Patente de modelo de utilidade de "disposição construtiva em pegador de peças de couro ou de lâminas". Refere-se o objeto da presente patente a um pegador de peças de couro em seu beneficiamento. Pode também ser utilizada para suspensão de lâminas em geral. Consta, basicamente de um corpo bipartido (1), provido em sua porção lateral superior uma abertura (3) e um orifício de secção circular (4), o.

    MU7700599-6

  • Máquina para o acondicionamento de produtos flexíveis laminares.

    "Máquina para o acondicionamento de produtos flexíveis laminares". Uma máquina para o acondicionamento de produtos flexíveis laminares, tais como couros e peles industriais, incluindo, pelo menos, uma unidade de acondicionamento 2 onde os produtos que serão processados passam, sopradores (9, 12) para soprar e extrair o ar direcionado para os produtos, e uma série de jatos de ar que incidem simulta.

    PI0016374-0

  • Máquina perfuratriz.

    "Máquina perfuratriz" com um carro móvel (32) e utilizada especialmente para cortar couro, pele e materiais sintéticos no campo de calçados e artigos de couro, compreendendo uma base de suporte (12), cuja parte superior se estende para dentro de uma armação (14), suportando uma superfície de trabalho (16) encimada por um bloco ou chapa (18) de material sintético, suportando o material a ser perfur.

    PI0006492-0

  • Marcador manual.

    Trata-se de um marcador manual indicado para marcação de couros e peles, acionado pneumaticamente através de um gatilho, substituindo com vantagens os marcadores de método com martelo.

    PI8705078-1

  • Máquina para raspagem de peles.

    A invenção em causa se refere a uma máquina para a raspagem de peles de passagem única. A máquina compreende uma estrutura de suporte entre duas longarinas das quais é rotativamente vinculado, um cilindro motor e inferiormente a este duas armações oscilantes. Uma primeira armação, disposta anteriormente, suporta um primeiro cilindro de apoio rotativo destinado a comparar com o cilindro motor no av.

    PI9004589-0

  • Processo para obtenção de solado e ou palmilhas de calçados de fibra de couro reciclada.

    "Processo para obtenção de solado e ou palmilhas de calçados de fibra de couro reciclada". Representada por um processo totalmente inédito, que permite o reaproveitamento de retalhos de matéria prima couro curtido ao cromo e ao tanino, gerada durante o processo de acabamento de peças de couro curtido, resultando assim em um subproduto denominado couro regenerado, caracterizado principalmente pelo .

    PI0404532-7

  • Máquina suspensa com várias chapas de batimento para peles industriais e semelhantes.

    Trata-se de uma máquina com várias chapas de batimento para amolecer e esticar pêlos industriais e semelhantes, que inclui correias transportadoras (3, 4) para fazer avançar as peles entre uma série de chapas de batimento superiores (6', 6''), que ficam voltadas para um número igual de chapas de batimento inferiores (7', 7''), adaptadas para formarem pares adjacentes na direção de avanço das peles.

    PI9200817-8

  • Processo de remoção de pêlo ou lã de um couro não curtido de animal.

    Processo de remoção de pelo de um couro animal. Não-curtido, em que inclui um congelamentode uma pele do dito couro não-curtido em uma temperatura onde os poros, de cabelo da pele seabrem e para remoção de pelos a partir da dita pele; onde o couro não-curtido flexível é montadosobre um suporte com aberturas e é congelado por pelo menos aplicação de um agente congelante.

    PI8606224-7

  • Método e equipamento para tratamento de uma peça de material em folha.

    Patente de invenção de "método e equipamento para tratamento de uma peça de material em folha", para reduzir a espressura (ou raspar) de regiões de peças de material em folha, por exemplo componentes da parte superior de calçados, envolver a alimentação de uma peça (14) a uma faca de fita (4) e, anterior a dita faca, aplicar pressão a peça (14), usando uma carreira de elementos aplicadores de pr.

    PI9307633-9

  • Processo para emenda invisível de couro e dispositivo para chanfrar couro com emenda invisível.

    A presente invenção refere-se a aperfeiçoamentos desenvolvidos em processo para emenda invisível de couro, que dispensa a costura sem comprometer a sua resistência. A invenção também refere-se a um novo dispositivo para executar precisamente o chanfro nas peças de couro a serem emendadas pelo processo. O processo da invenção compreende as operações de: execução de um chanfro na superfície de topo .

    PI9203233-8

  • Couro reconstituido e processo de fabricação.

    "Couro reconstituído e processo de fabricação". Couro reconstituído, formado por fibras obtidas através de processo enzimático de corte de ligações peptídicas, seguido de desfibração em meio aquoso, prensadas primeiramente a frio, com ou sem a adição de fibras de outros materiais ou de polímeros, e a seguir prensadas a quente, bem como processo de produção de couro reconstituído, compreendendo a a.

    PI0502929-5

  • Máquina para estender couro.

    O alojamento da máquina de uma máquina de estender couro possui uma seção inferior (1), em cujo ladosuperior estão montadas três ferramentas (2) semelhantes a placas, com saliências (3) adequadas. Asferramentas (2) realizam movimentos de curso idênticos. No lado inferior da seção superior (4) do alojamento da maquina estão montadas ferramentas (5) correspondentes em forma de placas com saliências(.

    PI8500939-3

  • Tecelagem com couro.

    Tecelagem com couro. A presente patente visa proteger uma nova disposição construtiva e aperfeiçoada em tecelagem com 5 couro, natural ou sintético, através do processo de tecer retalhos deste material com um tear, podendo desta forma, ser utilizado para diversos fins como por exemplo o vestuário ou artesanato em geral, e caracterizada por um entrelaçamento de uma estrutura principal chamada de ur.

    MU8700487-9

  • Equipamento para distribuir cola, secar e virar tiras de couro ou assemelhados.

    "Equipamento para distribuir cola, secar e virar tiras de couro ou assemelhados". É descrito um equipamento para distribuir cola, secar e virar tiras de couro ou assemelhado que compreende um suporte para dispor as bobinas (10) de tiras de couro e de reforço com uma estrutura rotatória (11); um dispositivo aplicador de cola (20) que compreende um depósito de cola (21) e um carretel giratório (22),.

    PI0403653-0

  • Prensa de passe estendido para a indústria de couro.

    "Prensa de passe estendido para a indústria de couro". Uma máquina de prensa de passe estendido, similar àquelas usadas na indústria de papel, para uso na indústria de couro para a remoção de água das peles após o processo de curtimento. A prensa de couro consiste em uma sapata cuja superfície substancialmente combina com o raio de um rolo de pressão oposto. Está se movendo através da sapata uma c.

    PI0502542-7

  • Máquina espalhadora para couros de curtume.

    "Máquina espalhadora para couros de curtume". Máquina espalhadora para couros de curtume compreendendo pelo menos um rolo espalhador (11) que deposita uma quantidade desejada de produto de cobertura nos couros, e pelo menos um elemento contrastante (12) que mantém os couros em contato com o rolo espalhador (11). A máquina espalhadora (10) também compreende um dispositivo de soltura (16) para os co.

    PI0400197-4

  • Material de couro compósito.

    material de couro compositoa presente invenção refere-se a substratos de couro elaborados, métodos de fabricar os substratos, compósitos de couro elaborados incluin- do os substratos, e artigos de fabricação que incluem os substratos ou compósitos de couro elaborados. O substrato inclui couro, fibras não-couro, um agente ligante e um ou mais componentes adicionais, tal como agentes de amorte.

    PI0617689-5A2

  • Processo de obtenção de pós ultra-finos de raspa de couro.

    Processo de obtenção de pos ultra-finos de raspa de couro o presente invento trata-se de um processo de obtenção de pôs ultra-finos de raspas de couro, utilizados como carga na fabricação de papéis, pastilhas de freio de veículos, painéis e acabamentos de veículos, bem como na construção civil.

    PI0902494-8A2

  • Compósito utilizando resíduos de couro e processo de obtenção.

    "Compósito utilizando resíduos de couro e processo de obtenção". É descrito um compósito utilizando resíduos de couro que compreende entre 1,0 a 95% em peso/volume da composição de resíduos de couro e de 5,0 a 99% em peso/volume da composição de resinas plásticas e um processo de obtenção que inclui as etapas de dosar os componentes da mistura, misturar os componentes da mistura, processar termodi.

    PI0403660-3

  • Produção de couro curtido e produtos adequados para esse fim.

    "Produção de couro curtido e produtos adequados para esse fim". A invenção fornece um processo para a produção de couro curtido e opcionalmente recurtido através do tratamento de uma pele ou couro de animal opcionalmente pré-curtido com um agente de tratamento baseado em aldeído (a), em que a pele ou couro de animal opcionalmente pré-curtido é tratado com (a) um agente de tratamento baseado em ald.

    PI0205821-9

  • Processo para curtimento de couros.

    Essa invenção diz respeito a um processo para o curtimento de couros para solas ou entressolas com sulfato titanílico de amônio. Os couros, submetidos a imersão, tratamento em banho de cal, descarnamento e remoção do cal, são primeiramente tratados com sulfato de amônio. Sucessivamente, sulfato titanílico de amônio, bem como ácido cítrico ou um citrato de metal alcalino são gradativamente adiciona.

    PI8402658-8

  • Processo para a re-curtição de couros ou peles curtidos.

    Patente de invenção: "processo para a re-curtição de couros ou peles curtidos e couros ou peles assim tratados". Processo para a re-curtição de couros ou peles curtidos no qual o couro ou pele curtido é re-curtido com: (a) um ácido carboxílico polimérico contendo unidades alfa hidróxi acrílicas como unidades constituintes do polímero, opcionalmente na forma de um sal, com a condição de que para ta.

    PI9400601-6

  • Agente para a lubrificação de couro.

    Patente de invenção: "agente para a lubrificação de couro". Dispersões aquosas contendo derivados do ácido aminopropiônico especiais e co-oligômeros à base de cronatos graxos são apropriados para a lubrificação de couros. Os couros assim tratados distinguem-se por sua boa rsitência à lavagem e à limpeza bem como impermeabilidade.

    PI9506479-6

  • Processo para piquelar e pré-curtir peles depiladas e pele depilada.

    É descrito um processo para piquelar e pré-curtir peles depiladas, que é caracterizado pelo fato de se (i) piquelarem as peles depiladas em um banho aquoso a, que está isento de sais e (a) contém um produto de reação de fenol e um agente de sulfonação, em que a razão molar (fenol): (so~ 3~) importa em (1): (1,1-2,2) e (ii) a pele depilada piquelada é pré-curtida no mesmo banho pela adição de uma c.

    PI9300294-7

  • Aperfeiçoamento em processo para curtimento de couro.

    Patente de invenção "aperfeiçoamento em processo para curtimeto de couro" .A presente invenção refere-se a aperfeiçoamento desenvolvido em processo destinado ao curtimento de couro ao cromo e/ou tanino. O processo proposto pela invenção compreende as etapas de purga da pela, piquelagem, pré-curtimento e cutimento.O pré-curtimento emprego o hidróxi-butanol, que reage bloqueando as aminas do colagen.

    PI9603418-1

  • Processo melhorado para curtimento ao cromo de couros.

    A invenção refere-se a um processo melhorado para curtimento ao cromo de couros descarnados e depilados de peles e couros animais, que se prestam para o reciclo, empregando-se descalificação e piquelagem. O processo inicia-se com a descalificação ou descalagem, seguida de uma piquelagem de caldos decromo esgotados reciclados, sem adição posterior de sal, efetuando-se o curtimento ao cromo com o em.

    PI8705658-5

  • Processo para o curtimento econômico ao cromo.

    Processo para o curtimento econômico ao cromo, em que, antes do curtimento, se tratam as peles depiladas com 0,1 até 2% de um ácido de aldeído ou cetoácido, de preferência, com ácido glioxílico ou ácido pirúvico e, em seguida, se curte por métodos usuais. Realizando-se esse tratamento prévio, que épreferentemente efetuado na piquelagem, necessita-se para o curtimento somente um suprimento de cromo.

    PI8602098-6

  • Processo de curtimento ao cromo de couros descarnados e depilados piquelados.

    A presente invenção refere-se a um processo para curtimento ao cromo, couros depilados e descarnados, piquelados com um produto reacional de um sulfato de cromo-iii básico e ácidos dicarboxílicos alifáticos com 4 a 6 átomos de carbono e/ou seus sais, sendo que oproduto reacional é preparado em solução aquosa a partir de sulfato de cromo-iii básico e 0,2 a 0,8 mol de ácido dicarboxílico alifático p.

    PI8804055-0

  • Mantas de couro de rã soldadas;mantas de couro de peixe soldadas.

    "Mantas de couro de rã soldadas; mantas de couro de peixe soldadas". Refere-se a presente invenção, a uma manta confeccionada com couro de rã ou couro de peixe, em que as unidades destas matérias primas são soldadas entre si, visando facilitar a confecção de produtos para o setor coureiro. As mantas soldadas, por serem desenvolvidas a metro, facilitam a confecção de produtos que antes só poderiam .

    PI0103938-5

  • Processo para a produção de couros e peles.

    A invenção refere-se a processo para a produção de couro e peles mediante curtimento ao cromo ou aoalumínio, caracterizado pela aplicação de ésteres de alquila c12-c24 de ácido sulfossuccínico e emulsionantes não iônicos e/ou aniônicos, como agentes de engorduramento, resistentes a eletrólitos, nolicor de curtimento, bem como a tais agentes de engorduramento. Atualização: "processo para a produção.

    PI8502428-7

  • Agente para o tratamento de couros e peles e processo para preparação de couros e peles "wet-white".

    Wet-white.Aplicação e os ditos couros e pele"wet-white"assim obtidos, e são descritos um agente parao tratamento de couros e peles, contendo (a) um sintano aromático iônico e (b) um polímero e/ou umcopolímero de um ácido c3-c5-mono ou dicarboxílico insaturado e/ou seus compostos hidroxi, um processo para a preparação de couros e peles wet-white, bem como a aplicação do agente para a dita preparaçã.

    PI9005717-1

  • Processo para a produção de couro, água de processo, e, couro.

    "Processo para a produção de couro, água de processo, e, couro". A invenção refere-se a um método para produzir couro, compreendendo pelo menos duas das seguintes etapas de método a) a d): a) utilizar um ou mais polieletrólitos durante a produção de produtos semiacabados ou intermediários, envolvendo a adição de um ou mais polieletrólitos em pelo menos uma das etapas (a) a (d): (a) junto com 0 a 1.

    PI0315272-3

  • Processo para pós-curtimento de couro, couro obtido, mistura, uso da mistura e couros.

    Processo para pos-curtimento de couro, couro obtido, mistura, uso da mistura e couros. A presente invenção se refere a um processo para o pós-curtimento de couro com microesferas ocas. Processo para o pós-curtimento de couro, caracterizado pelo fato de que a) é tratado um couro curtido em suspensão aquosa na presença de microesferas ocas contendo propelentes, b) o couro obtido através de a) é even.

    PI0706204-4A2

  • Processo "pérola" para tratamento e curtimento de couros.

    Processo pérola para tratamento e curtimento e couros, no qual a tripa das peles claras adquire uma coloração perolada, proporcionando um estado de maior pureza e brancura no estado tripa, após as operações de remolho, com ou sem pré-descarne, em peles salgadas ou verdes, caleiro, descarne, desencalagem, purga, piquel, e que produzem assim curtimentos ao cromo, vegetal, mistos, brancos free metal,.

    PI1002062-4A2

  • Processo e dispositivo para aplicar revestimento e couro.

    Processo e dispositivo para aplicar revestimento e couro. Para proporcionar um processo econômico para a aplicação de um revestimento em pelo menos um ou, conforme o caso, ambos os lados de um couro, no qual se garante um tratamento suave do couro e se evita o seu endurecimento, mediante o que sobre esse(s) lado(s) é aplicada uma dispersão plástica aquosa dotada de partículas compactas contendo um.

    PI0621357-0A2

  • Sistema de impressão em superficies de alto relevo de produtos de couro tratado ou reconstituído.

    Sistema de impressão em superfícies de alto relevo de produtos de couro tratado e/ou reconstituído. A presente invenção diz respeito ao sistema de impressão em superficies de alto relevo de produtos de couro tratado e/ou reconstituido, (1), caracterizado por ser constituído por matriz (2) de "ou material similar; figuras (3); filme (4) do tipo transfer ou outro equivalente; couro (5) tratado ou re.

    PI0700782-5

  • Prensa de feltro.

    "Prensa de feltro". Uma prensa de feltro (1), que compreende uma armação formada por dois ressaltos (2; 3) que suportam as extremidades (4a; 5a) de duas estruturas de suporte (4; 5) mutuamente sobrepostas, cada qual possuindo um grupo de cilindros mutuamente paralelos (6, 7, 8, 9; 10, 11, 12, 13) com o eixo geométrico horizontal; uma correia de feltro (14; 15) envolta na forma de um anel fechado e.

    PI0406366-0

  • Disposição construtiva introduzida em maçaneta com aplicação em couro.

    Disposição construtiva introduzida em maçaneta com aplicação em couro o presente pedido de modelo de utilidade refere-se a uma disposição construtiva aplicada a uma maçaneta (1) de portas com aplicação em couro (2,3) na sua parte externa. O referido modelo objetiva ser utilizado pelos usuários nas portas de forma a produzir um aspecto visual distintivo e personalizado, além de propiciar ao usuário.

    MU8901046-9U2

  • Sistema para criar vácuo em um secador para curtimento.

    Sistema para criar vácuo em um secador para curtimento. A presente invenção refere-se a um sistema para criar um vácuo em um secador para curtimento do assim chamado tipo "à vácuo". Dito sistema é conectado a um condensador (k) para dentro do qual são direcionadas as admissões de vácuo dos diferentes níveis sobrepostos do sistema de vácuo (s) . Tal sistema é caracterizado pelo fato de ele empregar.

    PI0621571-8A2

  • Processo para o curtimento de couro.

    Aplicação de uma mistura de resinas ou de uma resina mista de uma resina de melamina/formaldeído e uma resina de melamina/formaldeído anionicamente modificada, para o curtimento de couro. A modificação aniônico da resina de melamina/formaldeído é obtida mediante produção de resina na presença de sulfito de metal alcalino, hidrogenossulfito de metal alcalino ou sulfamato de metal alcalino. Mediante.

    PI8704915-5

  • Processo para a produção de couro ou pele mineralmente curtido e/ou recurtido e/ou pós-tratado.

    Processo para a produção de couro ou pele mineralmente curtido e/ou recurtido e/ou pós-tratado, no qual antes da curtição mineral, imediatamente após a curtição mineral, imediatamente antes da recurtição mineral, após a recurtição mineral e/ou com o pós-tratamento de um licor de oleação com um cátion de metal polivalente, o subtrato é tratado com (a) um ácido carboxílico polimérico contendo unidad.

    PI9203304-0

  • Processo para fabricar composições para curtir e tingir simultaneamente peles.

    Composições para curtir e tingir simultaneamente peles, que compreendem pelo menos um composto curtidor capaz de formar grupos cromóforos, constituído pelo menos por um membro do grupo formado por: derivados pirocatéticos naturais do quebracho, da mimosa, e da acácia e seus ácidos taninosos; derivados pirogálicos naturais da "tara" (caesalpinia tinctorea) e da alfarrobeira e seus ácidos taninosos;.

    PI9204168-0

  • Processo para curtimento econômico ao cromo.

    Processo para o curtimento econômico ao cromo, caracterizado pelo fato de que as peles em tripa (peles depiladas), antes do curtimento, são previamente tratadas com 0,5 até 2,0 % em peso, de preferência 0,7 até 1,2 % em peso da um ácido aldeidocarboxílico ou cetocarboxílico, são curtidas de modo usual em seguida são submetidas a curtimento final com 2 até 4,5 % em peso de uma mistura de sais da cr.

    PI8901956-3

  • Aperfeiçoamentos em fulones para o tratamento de peles, couros ou similares.

    "Aperfeiçoamentos em fulones para o tratamento de peles, couros ou similares". A presente invenção se refere a aperfeiçoamentos em fulones, utilizados na indústria de curtimento de couros ou similares, na forma e localização relativa das paletas existentes no interior dos fulones. A modificação consiste em que as tábuas se localizem radialmente, que sejam mais longas que as conhecidas e que aprese.

    MU8201943-6

  • Processo de dissolução termo-química de serragem e/ou retalhos e aparas de couros curtidos ao cromo.

    Processo de dissolução termoquímica de serragem e/ou retalhos e aparas de couro curtido ao cromo, destinado ao tratamento da serragem e de retalhos e aparas de couro curtido ao cromo, resultantes do processo de rebaixamento sofrido pelo couro em máquinas rebaixadeiras, na indústria coureiro-calçadista. O processo em questão utiliza insumos químicos comerciais básicos que não aumentam a carga polui.

    PI9202408-4

  • Processo para curtimento de peles.

    A curtição de peles é efetuada usando um composto à base de titânio em um percentual de 5% a 10%, especialmente 6%, em relação ao peso com pêlo das peles; no qual é efetuado um tratamento de lavagem entre uma fase de basificação e uma fase adicional de curtição e no qual, na fase de lavagem, é introduzido um sal de sódio (ou potássio) em estado seco antes da água.

    PI9404099-0

  • Processo para pós-curtimento de couro.

    A invenção refere-se a um processo para melhora do comportamento organoléptico edas propriedades físicas de couro pelo emprego de soluções aquosas de copolímeros constituídos de 90 a 20% em peso de ácido acrílico ou ácido metacrílico bem como 10 a 80% em peso de um monômero da fórmula (consta fórmula) em que, na fórmula, r1 é hidrogênio ou o radical metila, r2 e r3,quepodem ser iguais ou diferente.

    PI8800253-5

  • Processo para o esfolamento de couros e peles.

    A invenção diz respeito a um processo para o esfolamento de couros e peles na produção de couro através da retirada do tecido conjuntivo subcutâneo, sendo que deixa-se entrar em ação uma solução sobre o couro durante um espaço de tempo de 2 até 24 horas, contendo uma ou mais enzimas proteolíticas (e.C.3.4) Com atividade elastolítica marcante a temperaturas no faixade 5 - 30 °c e num faixade ph de .

    PI9301531-3

  • Processo para melhorar a maciez e/ou rendimento de área de couro.

    "Processo para melhorar a maciez e/ou o rendimento de área de couro". A invenção refere-se às melhorias no processamento de peles de animais para formar couro e resulta em qualidade de couro melhorada, em termos de maciez, e rendimento de área notavelmente aumentado. De acordo com a presente invenção é proporcionado um processo para melhorar o rendimento de área e/ou a maciez de couro que compreen.

    PI0209303-0

  • Processo para preparação de couro de peixe.

    É descrito um processo para preparação de couro de peixe constituído pelo fato de a) as peles são desescamadas em um banho com pouca água contendo um ou mais compostos tensoativos aniônicos não iônicos ou afóteros orgânicos pelo menos parcialmente desengordurada, b) as peles são tratadas em um banhocom movimento que contém uma enzima queratolítica ou um sulfeto alcalino e/ou hidrogênio sulfeto alc.

    PI8606376-6