PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C05 Fertilizantes; sua fabricação
Seção Descrição
C05B Fertilizantes fosfatados
C05C Fertilizantes nitrogenosos
C05D Fertilizantes orgânicos não abrangidos pelas subclasses; ,; fertilizantes que produzem dióxido de carbono
C05F Fertilizantes inorgânicos não abrangidos pelas subclasses; ,; , por ex., Fertilizantes resultantes do tratamento de lixo
C05G Misturas de fertilizantes pertencendo individualmente a diversas subclasses da classe; misturas de um ou mais

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Composição fertilizante contendo enxofre e processo para preparação da mesma.

    Patente de invenção: "composição fertilizante contendo enxofre e processo para preparação da mesma". Uma composição fertilizante que inclui uma pluralidade de partículas nas quais as partículas caracterizam uma pluralidade de plaquetas de enxofre embutidas em uma porção fertilizante, e um processo para preparação desta composição na qual partículas contendo fertilizante são primeiro espargidas com.

    PI0106649-8

  • Processo de tratamento de dejetos de pós de extintor, e adubo obtido a partir desse processo.

    Processo de tratamento de dejetos de pos de extintor, e adubo obtido a partir desse processo. Trata-se de um processo de tratamento de dejetos de pós de extintor, visando à sua reciclagem em adubo agrícola. A invenção consistiu em misturar os dejetos de pós de extintor com um agente coesivo viscoso, à base de subprodutos de açúcar notadamente e mais particularmente à base de resíduos ou melaço, po.

    PI0517895-9

  • Matéria-prima para fertilizante de fosfato e método para a fabricação do mesmo.

    "Matéria-prima para fertilizante de fosfato e método para a fabricação do mesmo". A presente invenção refere-se a uma matéria-prima para fertilizantes de fosfato tendo excelentes características fertilizantes, matéria-prima a qual consiste essencialmente em uma escória contendo fosfato gerado a partir da reação de desfosforização de ferro fundido e um método para fabricação da matéria-prima adequa.

    PI0209829-6

  • Processo de produção de termofertilizantes utilizando-se escórias líquidas de aciaria ld.

    Cuja finalidade é a produção de termofertilizantes comredução de 80% no consumo de energia, com o aproveitamento de escórias líquidas em média 500 kwh/tonelada, resultantes da produção de gusa de altoforno de aciaria ld na forma de termofertilizantes fosfatados e/ou potássicos e, consequentemente,gerando produtos de menor custo. O processo consiste na adição de minérios ou concentrados fosfáticos,.

    PI8601164-2

  • Fertilizante foliar com nitrogênio de alta absorção e baixa volatilização.

    "Fertilizante foliar com nitrogênio de alta absorção e baixa volatilização". Refere-se a fertilizante foliar nitrogenado com alto poder de absorção e baixa volatilização que proporciona maior aproveitamento pelas plantas e minimiza a perda do nitrogênio no momento de incorporação, bem como a perda por evaporação através da emulsificação do nitrogênio.

    PI0501365-8

  • Grânulo de nitrato de amônio e método para a preparação do mesmo.

    Granulo de nitrato de amônio e método para a preparação do mesmo. A invenção refere-se a um grânulo de fertilizante que contém nitrato de amônio, compreendendo um núcleo que contém nitrato de amônio e uma camada de revestimento que contêm sulfato de cálcio. A camada de revestimento consiste em uma mistura que contém sulfato de cálcio e nitrato de amônio. Tal grânulo de fertilizante é produzido pre.

    PI0608567-9A2

  • Revestimento de grânulo de fertilizante nitrogenado.

    Revestimento de grânulo de fertilizante nitrogenado. Trata-se uma substância utilizada como revestimento de grânulos de fertilizantes à base de uréia, composto pelas substâncias que originam uma primeira camada de revestimento, urna segunda camada de revestimento e uma terceira camada de revestimento, identificadas por nl, n2 e n3.

    PI0903151-0A2

  • Processo de elaboração de fertilizantes baseados em escórias de siderurgia.

    Patente de invenção "processo de elaboração de fertilizantes baseados em escórias de siderurgia " , compreendendo as etapas ou fases de: 1-obter a matéria-prima; e submeter esta matéria a um britador (a), para que este material atinja um dimensionamento de blocos de até 6", dita segunda fase compreende ainda a separação de metálicos mediante emprego de meios e processo eletromagnético (d); 3-rebri.

    PI9604574-4

  • Composto aplicável como revestimento de grânulos de fertilizantes nitrogenados.

    Composto aplicável como revestimento de granulos de fertilizantes nitrogenados. Trata-se de substância utilizada como revestimento de grânulos de fertilizantes à base de uréia, composto pelas substâncias que originam uma primeira camada de revestimento, uma segunda camada de revestimento e uma terceira camada de revestimento, identificadas por n1, n2 e n3.

    PI0816341-3A2

  • Agente seqüestrador para fertilizantes micronutrientes.

    Agente sequestrador para fertilizantes micronutrientes. A presente invenção refere-se a um processo de seqúestro de micronutrientes quando usado para fornecer os micronutrientes a uma planta, que compreende a aplicação a uma álea da planta ou do solo/substrato que circunda a planta de uma quantidade eficaz de uma composição fertilizante para a planta que compreende um tensoativo, tal como de fórmu.

    PI0608507-5A2

  • Agentes quelantes para fertilizantes de micronutrientes.

    Agentes quelantes para fertilizantes de micronutrientes. A presente invenção descreve um método e um produto para quelação de micronutrientes, quando usados para fornecer os micronutrientes a uma planta, que compreende a aplicação a uma área da planta ou solo/substrato envolvendo a planta de uma quantidade eficaz de uma composição fertilizante para plantas compreendendo um polímero quelante com a .

    PI0613453-0A2

  • Composições fertilizantes e métodos de uso.

    Composições fertilizantes e métodos de uso são fornecidas várias modalidades de uma composição fertilizante. As composições fertilizantes incluem um ou mais compostos tendo um alto teor de nitrogênio, que pode ser medido por uma razão de átomo de carbono para nitrogênio. Também descritos estão métodos para aumentar o teor de nitrogênio no solo, promovendo a produção de colheita e fertilização.

    PI0617352-7A2

  • Processo de granulação de fertilizantes.

    "Processo de granulação de fertilizantes". O qual é usado amido de milho e/ou mandioca e hidróxido de sódio, para granulação de fertilizantes. Para preparação do fertilizante é necessário o uso em proporções variadas de amido de milho, e/ou amido de mandioca e/ou hidróxido de sódio, para serem misturados e proporções pequenas a uma massa de fertilizante em pó, para que a mesma seja granulada, com .

    PI0403647-6

  • Formulação útil como inibidor de nitrificação e urease e um processo de produção da mesma.

    "Formulação útil como inibidor de nitrificação e urease e um processo de produção da mesma". A invenção refere-se a uma nova formulação útil como um inibidor de nitrificação e urease, a dita formulação compreendendo uma proporção efetiva de fertilizante nitrogenado, óleo de rícino e óleo derivado de artemisia annua, em uma proporção suficiente para melhorar a atividade de nitrificação da formulaçã.

    PI0006931-0

  • Composição de promoção de crescimento de planta fermentada sinérgica, de biocontrole.

    "Composição de promoção de crescimento de planta fermentada sinérgica, de biocontrole". A presente invenção refere-se a uma composição sinérgica útil como aumentador da saúde de planta e solo compreendendo urina, nim e alho, individualmente ou em todas as combinações possíveis, com o tratamento mostrando que ele tem a habilidade em estimular acúmulo de nutrientes na biomassa da planta, proliferaçã.

    PI0408952-9

  • Composição com base em neem para revestimento de fertilizante nitrogenado.

    Composição com base em neem para revestimento de fertilizante nitrogenado. A presente invenção refere-se a composição à base de neem para revestimento de fertilizante nitrogenado. A composição compreende de 2 a 10 por cento em peso de extrato de neem, 10-60 por cento em peso de óleo de neem, 10 a 25 por cento em peso de aglutinante e 25-50 por cento em peso de solvente orgânico também um método de.

    PI0701347-7

  • Processo para produção de fertilizante orgâno-mineral.

    Processo papa produçao de fertilizante organo-minepal. É proposto um processo para produção de um fertilizante orgâno-mineral a partir de vinhaça, torta de filtro, e geralmente cinzas de caldeira, como subprodutos da fabricação de açúcar e/ou álcool e, opcionalmente, complementado com fontes fertilizantes compostas de macronutrientes (primários e secundários) e micronutrientes. O processo compreen.

    PI0801794-8A2

  • Processo para produção de fertilizante orgâno-mineral.

    Processo para produçao de fertilizante organo-mineral o processo em questão parte da utilização dos subprodutos vinhaça e torta de filtro, resultantes da fabricação de álcool e açúcar a partir de cana de açúcar, o referido fertilizante compreendendo ainda, preferivelmente, cinzas de caldeira obtidas da queima de bagaço ou palhiço de cana de açúcar. Em determinadas aplicações pode ser desejável que.

    C10801794-8E2

  • Método para melhorar a absorção de cobalto em forragem.

    Método para melhorar a absorção de cobalto em forragem. A presente invenção refere-se a um método para aumentar a absorção de cobalto na forragem mediante a dispersão de um fertilizante de micronutriente em um nível que corresponde a 10 a 200 g de cobalto/ha. O fertilizante é preparado, em sequência, mediante a preparação de um quela- to de fosfono-cobalto em uma forma líquida, seguido pela granul.

    PI0619630-6A2

  • Processo para produção de adubo de lixo orgânico e compostor.

    Um processo para produção de adubo de lixos orgânicos, onde as massas de lixo são colocadas em um compostor. Uma desvantagem de todos processos da técnica anterior para produção de adubo de lixos é que ao ,todo muito ar é conduzido para dentro do compostor através de ranhuras e buracos em suas paredes, pelo que ele tanto facilmente ou congela-se no inverno. No processo da invenção, a respiração re.

    PI8702507-8

  • Processo de fabricação de fertilizante em farelo.

    Processo de fabricação de fertilizante em farelo, este modelo de utilidade se refere a uma nova disposição inovadora e criativa em processo de fabricação de fertilizante em farelo, onde o produto provindo da cama de aviários, e retirado das unidades de granja, recebe preparação prévia, classificação, extrusão, e corte para formação do farelo, com posterior embalagem, é caracterizado por depositar .

    MU8901807-9U2

  • Processo de fabricação de fertilizante granulado.

    Processo de fabricação de fertilizante granulado, este modelo de utilidade se refere a uma nova disposição inovadora e criativa em processo de fabricação de fertilizante granulado, onde o produto provindo da cama de aviários, e retirado das unidades de granja, recebe preparação prévia, classificação, extrusão, e corte para formação do granulado, com posterior embalagem, é caracterizado por deposit.

    MU8901796-0U2

  • Composição para tratamento de planta.

    "Composição para tratamento de planta". A presente invenção refere-se a composição para tratamento de planta formada pela mistura de um composto fosforoso e um solvente orgânico. A invenção também refere-se ao uso de uma tal composição como um fertilizante e/ou um fungicida.

    PI0210533-0

  • Fertilizantes pré-revestidos de liberação controlada e processos para sua preparação.

    "Fertilizantes pré-revestidos de liberação controlada e processos para sua preparação" fertilizante de liberação controlada formado a partir de granulos de nutrientes que possuem camadas de pré-revestimento ou intermediárias de óleo orgânico, tal como óleo de linhaça, antes da aplicação de uma cobertura polimérica encapsulante. O pré-revestimento pode também conter um agente de aglutinação, tal co.

    PI9906487-1

  • Composição corretiva e fertilizante baseada em rochas ricas em carbonatos e em minerais de potássio.

    "Composição corretiva e fertilizante baseada em rochas ricas em carbonatos e em minerais de potássio". A presente invenção se refere à utilização diferenciada de carbonatos e de minerais de potássio derivados de rochas, obtidos por simples moagem, levando em conta a proporção das diferentes rochas e as suas respectivas composições, bem como a obtenção de uma granulometria apropriada, a fim de obte.

    PI0102741-7

  • Fertilizante com atividade bactericida e fungicida.

    "Fertilizante com atividade bactericida e fungicida". A ser utilizado em atividades preventivas e curativas de doenças provocadas por fungos e bactérias nas culturas. Esse fertilizante utiliza hipocloritos de cálcio e sódio isoladamente ou em mistura com sais sulfatos, nitratos, cloretos, fosfatos, fosfitos, boratos, molibdatos, silicatos, entre outros, além de matéria orgânica e os cátions cobre,.

    PI0305870-0

  • Processo para obtenção de fertilizantes a partir de filossilicatos.

    Processo para obtenção de fertilizantes a partir de filossilicatos. A presente invenção propõe um processo para obtenção de fertilizante parcialmente acidulado pela reação isolada ou combinada dos ácidos sulfúrico, fosfórico e nítrico com a rocha filossilicato. Disponibilização de nutrientes para a planta em duas etapas: rápida, atacado pelo ácido, e lenta, não atacado pelo ácido. Processo este pr.

    PI1000525-0A2

  • Composição química para tratamento, proteção e fertilização de sementes.

    Composição química para tratamento proteção e fertilização de semnetes - a presente de invenção diz respeito à composição química para tratamento, proteção e fertilização de semente, (1), caracterizada por ser constituída de filossilicatos, por possuírem aparência clara e sem impureza e composição centesimal de 92 a 39% de dióxido de silício, (2), 20,7% a 8,2% de trióxido de alumínio, (3), 3,6 a 2.

    PI1104542-6A2

  • Composições fertilizantes solúveis compreendendo fosfatos de cálcio e/ou magnésio.

    "Composições fertilizantes solúveis compreendendo fosfatos de cálcio e/ou magnésio". A presente invenção refere-se composições fertilizantes compreendendo fosfatos de cálcio e magnésio, junto com fosfatos duplos de metal alcalino e processos para sua preparação. A composição sólida é livremente fluida, assim como, solúvel.

    PI0406769-0

  • Fertilizante granular.

    "Fertilizante granular". A presente invenção refere-se a um fertilizante granular corrigido e método para aplicação de um fertilizante granular corrigido ao solo onde um dito estabilizador de solo é misturado, impregnado e/ou aplicado ao fertilizante granular.

    PI0408079-3

  • Produto contendo uréia de liberação controlada e método de preparo do referido produto.

    "Produto contendo uréia de liberação controlada e método de preparo do referido produto". O presente invento refere-se a um produto contendo uréia de liberação controlada e um processo de preparo do referido produto que consiste de uréia pré-revestida com cimento ou um sal insolúvel de metal e posteriomente revestida com uma ou mais camadas de solução a 20-50% de goma rosina em ácido graxo ou óleo.

    PI0101344-0

  • Formulação aperfeiçoada para concentrado de aditivo de fertilizante.

    ''Formulação aperfeiçoada para concentrado de aditivo de fertilizante''. Sistemas solventes para a formulação de inibidores de uréase de triamidas n-alquil tiofosfóricas. Estas formulações possibilitam a preparação de soluções concentradas estáveis de triamidas n-alquil tiofosfóricas para armazenamento, transporte e impregnação eventual sobre fertilizantes contendo uréia sólidos e a incorporação n.

    PI9612034-7

  • Adubo de ação prolongada contendo nitrogênio.

    "Adubo de ação prolongada contendo nitrogênio". Um adubos de ação prolongada contendo nitrogênio, contendo uma mistura de acetilenodiuréia e pelo menos um outro adubo orgânico contendo nitrogênio, tal como metilenouréia, isobutilidenodiuréia, crotonilidenodiuréia, oxamida, melamina, triazinonas substituídas, etilenodiuréia, triureto ou misturas dos mesmos.

    PI0204992-9

  • Sistema para captura de co2 com produção de fertilizante.

    Sistema para captura de co~2~ com produção de fertilizante. Sistema de captura de co~2~ através do borbulhamento dos gases resultantes dos sistemas de queima ou gaseificação dos mais variados combustíveis com a finalidade de diminuir as emissões de gases de efeito estufa e produzir um fertilizante (fig. 1) Que possa ser utilizado na agricultura melhorando a capacidade de produção de alimentos e po.

    PI1002079-9A2

  • Utilização de lama de fosfato como fertilizante.

    A presente invenção trata do aproveitamento de resíduos da decapagem no processo de fosfatização do fio máquina como fonte de nutrientes para as plantas. A sua eficiência foi avaliada com o cultivo de sorgo - sorghum bicolor - utilizando tanto a borra de fosfato quanto o superfosfato triplo. Após 37 dias de plantio, a parte aérea do material vegetal e amostras do solo, foram analisadas para determ.

    PI9401891-0

  • Processo de produção de nitrofosfato.

    O processo de produção de nitrofosfatos consiste basicamente em reagir o nitrato de cálcio, formadono ataque do material fosfatado com ácido nítrico, com sulfato de amônio precipitando o cálcio na forma de sulfato de cálcio, que é incorporado ao produto final. Após a precipitação do sulfato de cálcio. O acido fosfórico é neutralizado com sais de cálcio como por exemplo não restritivo, carbonato de.

    PI8603734-0

  • Processo de obtenção de superfosfato simples.

    A presente invenção propõe um processo de obtenção de superfosfato simples onde não é necessário o tempo de cura de 30 dias, para a fabricação deste fertilizante dentro das especificações exigidas pela legislação. Trata-se de dividir a reação em duas etapas e de se utilizar um ácido sulfúrico com uma concentração de 15 a 45% em peso, podendo ser produzido em uma única etapa. O produto obtido é sec.

    PI9400732-2

  • Processo para fabricação de fertilizante fosfatado por fusão.

    Em forno vertical dotado de flexibilidade para tratamento térmico de fosfatos com alto teor de impurezas, utilizando como fonte de energia carvão vegetal e/ou outras alternativas energéticas. A fusãodo fosfato, na forma pelotizada ou bitolada afetua-se em leito incandescente auxiliado por chama direta, através da injeção de combustível pulverizado e ar de combustão misturado com vapor na zona defu.

    PI8306554-7

  • Processo de fabricação de termofertilizantes a partir de escória líquida de aciaria a oxigênio.

    Constituem as principais etapas do processo a injeção de oxigênio na escória líquida contida em uma panela (3), de modo a aproveitar o calor de oxidação de feo e do ferro metálico presentes; o aquecimento da escória em um forno rotativo (5), via queimador, até à faixa de 1500-1600°c, dito forno (5) apresentando a velocidade angular variável; a injeção neste equipamento, atingida a temperatura de 1.

    PI9304964-1

  • Processo para fabricação de fertilizantes complexos.

    Mediante ataque de concentrados fosfáticos ou minérios de alto teor de impurezas, com ácidos sulfúrico, fosfórico, clorídrico e nítrico, em reator de tanque único ou multicompartimentado, ou reatoresligados em série ou série-paralelo. Durante a solubilização do fosfato pode-se incorporar compostoscontendo macro e micronutrientes. A lama reacional obtida é neutralizada com amônia em granulador rota.

    PI8205503-3

  • Processo de preparaçào de fertilizante por solubilização parcial de rochas fosfáticas.

    A invenção tem por objetivo um processo de preparação de fertilizante por solubilização de rochas fosfáticas contendo impurezas que as tornam difíceis de processar. O processo é simples e direto. O produto obtido é facilmente manuseável pode ser empregado diretamente como adubo pulverulento e dispensa qualquer pós-tratamento tal como purificação, filtração etc. A rocha é solubilizada com sulfato á.

    PI8400318-9

  • Composições e compostos fertilizantes de solubilidade melhorada.

    "Composições e compostos fertilizantes de solubilidade melhorada". Composições fertilizantes, compreendendo pelo menos um sal duplo da fórmula xh~ 5~(po~ 4~)~ 2~, onde x é k ou nh~ 4~. O sal duplo pode ser kh^ 5^(po~ 4~)~ 2~ (hkp) ou (nh~ 4~)h~ 5~(po~ 4~)~ 2~ (hap). As composições fertilizantes podem também conterem outros componentes de nutrientes que podem ser escolhidos do grupo consistindo em .

    PI0109777-6

  • Processos para a produção de fosfatos.

    Trata-se de um processo para a produção de fosfatos desejados a partir de fosfatos de ocorrência natural, o qual é caracterizado pelo fato de compreender tratar os fosfatos de ocorrência natural sob condições alcalinas, para ser produzido um material que compreende ortofosfatos de trissódio e/ou detripotássio, carbonatar o dito material em solução, e recuperar os fosfatos desejados da solução carb.

    PI8404245-1

  • Matéria-prima para fertilizante de silicato-fosfato e método para produção do mesmo.

    "Matéria-prima para fertilizante de silicato-fosfato e método para produção do mesmo". A invenção refere-se a uma matéria-prima para fertilizante de silicato-fosfato, matéria-prima essa que tem excelente característica de solubilização de silicato devido a presença de quantidade adequada de fosfato e é fabricada a custo baixo, e a invenção provê um método para a produção da sua matéria-prima adequ.

    PI0206555-0

  • Processo de produção de fosfato diamonia de alta pureza a partir de fosfato monoamonio impuro.

    Processo de produção de fosfato diamonia de alta pureza a partir de fosfato monoamonio impuro. Consiste de uma solução inventiva no campo de aplicação pertencente aos setores de química e metalurgia extrativa, traduzido em um processo de produção de fosfato diamônio de alta pureza a partir de fosfato monoamônio impuro e aumenta o teor de nitrogênio no fertilizante grau map e promover a purificação.

    PI0804808-8A2

  • Processo de produção de superfosfato triplo utilizando concentrado fosfático ultrafino úmido.

    Processo de produção de superfosfato triplo utilizando concentrado fosfático ultrafino úmido. A presente invenção diz respeito ao processo de produção de um fertilizante sólido, de alta concentração de fosfato, denominado superfosfato triplo, ou de forma abreviada tsp-rop, do inglês, triple super phosphate run on pile, e faz parte da área de conhecimento das industrias de processamento químico, es.

    PI0704792-4A2

  • Biofertilizante granular de rocha fosfatada para adubação de plantas e o processo para sua preparação.

    Biofertilizante granular de rocha fosfatada para adubação de plantas e o processo para sua preparação. A presente invenção refere-se a um biofertilizante mineral composto de grânulos de rocha fosfatada revestida de enxofre inoculado com acidithiobacillus thiooxidans que produz ácido sulfúrico biológico, o qual participará na liberação mais lenta e com um elevado efeito residual de fósforo, cálcio .

    PI0903446-3A2

  • Uso de glicerofosfatos para composição de fertilizantes organominerais e produto.

    Uso de glicerofosfatos para composição de fertilizantes organominerais e produto. Consiste no uso em composição fertilizante ou isolado de glicerofosfatos de potássio, cálcio, magnésio, zinco, manganês, sódio, ferro, cobalto, amônio e outros ou suas misturas na produção de fertilizantes organominerais tendo queratina hidrolisada como agente complexante de macro e micronutrientes.

    PI0901670-8A2