PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C03 Vidro; lã mineral ou lã de escórias
Seção Descrição
C03B Manufatura, ou modelagem de vidro, ou de lã mineral ou lã de escória; processos suplementares na manufatura ou modelagem
C03C Composição química de vidros, vidrados (vitrificados) ou esmaltes vítreos; tratamento da superfície do vidro; tratamento

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo e dispostitivo para a têmpera de volumes de vidro.

    A invenção refere-se a têmpera do vidro com o auxílio de um gás de refrigeração. A invenção propõe modificar o impacto dos jatos de gás sobre o vidro com o auxílio de perturbações às quais os referidos jatos são submetidos e podendo essas perturbações serem especialmente correntes gasosas secundárias trazidas lateralmente em relação aos jatos de têmpera a montante do orifício que fornece os referi.

    PI8602468-0

  • Processo para fabricação de corpos sinterizados porosos abertos.

    Um processo para a fabricação de corpos sinterizados porosos abertos com um volume de poro aberto, grande, e diâmetros de poros definidos e que consiste pelo menos predominantemente, de cerâmica de vidros mesmos são-obtidos por sinterização de uma mistura de pó sinterizável a de um sal solúvel inorgânico com classificação definida de grão, cujo ponto de fusão está acima da temperatura de adensamen.

    PI8804830-6

  • Processo de obtenção de vidros a partir de escórias de altos fornos.

    "Processo de obtenção de vidros a partir de escórias de altosfornos", caracterizado pela obtenção de vidros, a partir de escórias (1) de altos fornos (2), analisando-se (3) as escórias, para se determinar sua composição química, em especial, em relação aos silicatos, que constituem os elementos básicos de todos os vidros; e pela adição (5) de areia (sílica), e de sais de sódio e/ou potássio, como .

    PI9201640-5

  • Processo para colorir placas e chapas de vidro plano incolor comum.

    "Processo para colorir placas e chapas de vidro plano incolor comum". Que consiste em uma primeira etapa no preparo de uma composição constituída de óxidos colorantes e fundentes cristalinos em mistura, triturados finamente. Sendo o óxido colorante., Freqüentemente de origem metálica, terá a característica de desenvolver na mistura a cor desejada. Ele estará presente em uma quantidade de modo a ob.

    PI0202824-7

  • Produtos cerâmicos, formulações de bateladas de matérias-primas e processo.

    "Produtos cerâmicos, formulações de bateladas de matérias-primas e processo". A invenção proporciona um processo para transformar grandes quantidades de refugo de vidro em produtos cerâmicos úteis, por meio de um processo de manufatura de baixo custo. O processo aperfeiçoa a resistência em verde, comparado com os processos da técnica anterior, e não requer água ou qualquer outro solvente líquido. .

    PI0213264-8

  • Fios de vidro constituídos de filamentos capazes de deslizar ou de se mover entre si.

    "Fios de vidro constituídos de filamentos capazes de deslizar ou de se mover entre si" a invenção refere-se a fios de vidro constituídos de filamentos capazes de deslizar ou de se mover entre si, caracterizados pelo fato de serem revestidos com um encolamento constituído de uma solução com um teor de solvente inferior a 5% em peso compreendendo pelo menos 60% em peso de componentes com massa molec.

    PI9408659-1

  • Processo para a fabricação de uma chapa de vidro pré-tensionada e/ou encurvada.

    Descreve-se um processo para a fabricação de uma chapa de vidro pré-tensionada e/ou encurvada consistindo de vidro de silicato de óxido de sódio-cálcio com transmissão reduzida para irradiação solar,em que sobre ao menos um lado do suporte de vidro transparente é aplicada uma camada metálica de platina, irídio ou eventualmente ródio, ligas destes metais ou de ligas metálicas com uma parcela prepon.

    PI8700960-9

  • Processo de preparação de um corpo vítreo cristalino.

    O presente invento se refere a um produto moldado de materiais vítreos cristalizados útil como material de isolação nos circuitos integrados e híbridos com semi-condutores de silício. No presente invento tal é conseguido pela adição de 0,1 a 5% em peso de b2o3 e ou p2o5 ao componente principal de 55 a 63% de sio2, 20 a 28% de al2o3, 1 a 8% em peso de y2o3 e 10 a 20% de mgo os quais são fundidos er.

    PI8503304-9

  • Processo de produção e de tratamento de fios de vidro e dispositivo de secagem para execução do mesmo.

    Patente de invenção "processo de produção e de tratamento de fios de vidro e dispositivo de secagem para execução do mesmo". A invenção consiste, no quadro de um processo de fabricação de um fio formado por uma ou várias mantas de filamentos contínuos sobre os quais é colocada uma composição de oleagem, em controlar a taxa de umidade no fio submetendo-se as mantas de filamentos a uma corrente de a.

    PI9305006-2

  • Método de formação de microbolhas de vidro, e, produto bruto.

    Método de formação de microbolhas de vidro, e, produto bruto. Produto bruto que compreende microbolhas de vidro é formado por aquecimento da alimentação que tem uma distribuição de tamanho com um intervalo menor do que 0,9. O produto bruto pode ter uma distribuição de tamanho com um intervalo menor do que 0,80.

    PI0518722-2

  • Modificação de fibras de silicato de terra alcalina.

    Modificação de fibras de silicato de terra alcalina. Um método para fabricação de fibras de silicato de terra alcalina refratárias de uma fusão, compreende o uso como um componente pretendido de metal alcalino para melhorar as propriedades mecânicas da fibra em comparação com uma fibra livre de metal alcalino.

    PI0518202-6

  • Método para produzir partículas cerâmicas.

    "Método para produzir partículas cerâmicas". Método para produzir partículas cerâmicas. Modalidades de partículas cerâmicas produzidas de acordo com a presente invenção podem ser particularmente úteis como partículas abrasivas.

    PI0318087-5

  • Péletes para encapsulamento de selênio.

    peletes para encapsulamento de selênio. péletes encapsulando selênio, ou um composto de selênio, compreendem uma cavidade oca preenchida com selênio e envolvida por uma matriz que é capaz de formar um eutético com ao menos um dos constituintes de um conjunto de matérias primas fundidas para a fabricação de vidro.

    PI0617618-6A2

  • Método para fabricar um artigo a partir de vidro.

    "Método para fabricar um artigo a partir de vidro". Método para fabricar um artigo, o método compreendendo coalescer uma pluralidade das partículas de vidro. O artigo pode compreender vidro, vidro-cerâmica, e/ou cerâmica cristalina. Os exemplos de artigos incluem utensílios de cozinha (por exemplo, pratos), aparelhos dentários, e fibras reforçadoras, insertos de ferramenta de corte, abrasivos, e c.

    PI0211576-0

  • Método para fabricar um artigo.

    Método para fabricar um artigo a invenção refere-se a um método para fabricar um artigo, o método compreendendo coalescer uma pluralidade das partículas de vidro. Exemplos de artigos incluem artigos de cozinha (e.G., Pratos), suportes dentais, e fibras de reforço, insertos de ferramenta de corte, materiais abrasivos, e componentes estruturais de motores a gás (e.G., Válvulas e mancais).

    PI0513853-1

  • Corpo de vidro-cerâmica e processo para sua fabricação.

    A presente invenção trata de um processo parafabricação de um material de vidro-cerâmica que se distingue por uma fase cristalina de alumino-silicato de lítio dotada de um coeficiente de expansão térmica muito baixo e de uma fase vítrea residual em quantidade substancial e com um coeficiente de expansão mais elevado de cerca 30-60x10-7 /º c, usualmente um vidro de boro-silicato ou de boro-alumino-.

    PI8303112-0

  • Processo para preparação e armazenagem de uma pasta úmida para fabricação de vidro.

    "Processo para preparação e armazenagem de uma pasta úmida para fabricação de vidro". É divulgado um processo para preparação e armazenagem de uma pasta úmida para fabricação de vidro, compreendendo a incorporação de um agente tensoativo à pasta úmida de tal forma que quando a pasta, alternativamente: a) é armazenada a uma temperatura abaixo de 35<198>c, permanece altamente fluida sem sofrer um pr.

    PI0314029-6

  • Processo sol-gel.

    Processo sol-gel. Processo de sol-gel compreendendo a preparação de pelo menos um composto que tenha a fórmula xm-m-(or)n-m, adição a solução de aditivos, hidrólise do composto na forma de sol, possível adição de óxido, gelificação do sol reciclando o liquido e ajustando o valor do ph do líquido com a finalidade de fixar os aditivos no aquagel, secando o gel e densificando para obter um vidro.

    PI0614650-3A2

  • Vidro e processo de produção de vidro compreendendo resíduos de rochas.

    Vidro e processo de produção de vidro compreendendo resíduos de rochas. A presente invenção descreve vidro e processo de produção de vidro compreendendo resíduos de rochas. Em especial, o vidro compreende resíduos de rocha ornamentais, áxidos e sílica. A presente invenção reduz quantidades expressivas de resíduos finos de rochas, que em quase a totalidade dos casos, têm sido dispostos de forma ina.

    PI1002040-3A2

  • Composição de vidro fotocrômica; vidro fotocrômico; processode formaçào de chapas de vidro.

    Produção de vidro fotocrômicos que têm composições que consistem essencialmente, conforme analisadasem percentagem por peso. Os vidros têm a capacidade de serem estirados para formarem chapas e os artigos cortados das chapas serem simultaneamente conformados e terem propriedades fotocrômicas desenvolvidas dentro deles. Os vidros apresentam uma transmitância luminosa em estado transparente que exce.

    PI8201950-9

  • Processo para a produção de monólitos por meio do processo sol-gel.

    Processo para a produção de monólitos por meio do processo sol-gel. Processo para a produção de monólitos por meio do processo sol-gel, compreendendo as seguintes etapas: a. Hidrólise de um alcóxido em solução aquosa para formar um hidrolisado e, opcionalmente, evaporação à concentração ótima do mesmo, b. Adição de um óxido preparado por rota pirogênica, c. Mistura do hidrolisado do alcóxido com o.

    PI0608846-5A2

  • Método para a produção de aquagéis de sílica moldada.

    Método para a produção de aquagéis de sílica moldada. A presente invenção refere-se aos aquagéis formados a partir de sóis compostos catalisados ácidos subsistem a condições de alta tensão quando eles são preparados por um processo que hidroliza os alcóxidos de silício na presença de sílica fumigada, preferivelmente do que pela adição de sílica a alcóxido de silício hidrolizado como na técnica ant.

    PI0518673-0

  • Método para a produção de aquagéis de sílica moldada.

    Método para a produção de aquagéis de sílica moldada. A presente invenção refere-se aos aquagéis formados a partir de sóis compostos catalisados ácidos subsistem a condições de alta tensão quando eles são preparados por um processo que hidroliza os alcóxidos de silício na presença de sílica fumigada, preferivelmente do que pela adição de sílica a alcóxido de silício hidrolizado como na técnica ant.

    PI0518673-0A2

  • Método para criar produtos de vidro reciclado e sistema de processamento de aparas de vidro.

    Método para criar produtos de vidro reciclado e sistema de processamento de aparas de vidro. Algumas configurações preferidas da presente invenção provêem um sistema e um método para analisar e limpar um fluxo de aparas antes da produção de garrafas. De acordo com certos aspectos da presente invenção, o sistema inclui um alimentador de matérias-primas, um estágio de mistura, um estágio formador de.

    PI0516794-9

  • Processo e dispositivo de fabricação de um fio contínuo de vidro, e, fio de vidro assim obtido.

    A presente invenção se refere à fabricação de um fio simples diretamente sob fieira. Ela consiste em estirar mecanicamente uma multiplicidade de fibras de vidro a partir de filetes de vidro fluindo apartir de uma multiplicidade de orifícios dispostos na base de uma fieira fixa em revestir,pelo menos parcialmente, as referidas fibras de um acabamento termoplástico, termo endurecível ou foto endurec.

    PI8706546-0

  • Processo de tratamento de detritos, e, dispositivo para a execução do processo.

    Processo de tratamento de detritos, e, dispositivo para a execução do processo a invenção tem como objeto um processo de tratamento de detritos, notadamente provenientes da produção de fibras minerais, tais como fibras de lã de vidro ou de rocha associadas a ligantes orgânicos e eventualmente água ou outras matérias metálicas e/ou orgânicas, que compreende uma etapa de fusão de uma massa de detrit.

    PI0513894-9

  • Processo de obtenção de vergalhões em fibra de vidro, produto obtido e meios de produção.

    Processo de obtenção de vergalhões em fibra de vidro, produto obtido e meios de produção. Consiste em um processo de produção de vergalhão de fibra de vidro provido de um forno com quatro zonas de temperatura ao longo de seus quatro metros de comprimento, sendo 290<198>c, 290<198>c, 285<198> c e 280<198>c respectivamente, a parte interna do forno é composta de 48 resistências de porcelana, o forno.

    PI1104547-7A2

  • Método e aparelho para a laminação de painéis de vidro.

    Método e aparelho para a laminação de painéis de vidro. A invenção se refere a um método para a laminação de painéis de vidro. Uma estrutura de sanduíche a ser laminada é pré-aquecida por calor por radiação (7, 8), após o que a estrutura de sanduíche é aquecida por um jateamento de ar quente bilateral concorrentemente com um aquecimento por radiação. Os elementos de aquecimento por convecção para .

    PI0517623-9

  • Processo de preparação de vidros coloridos contendo microcristalitos semi-condutores.

    Refere-se a invenção a um processo para preparação de vidros coloridos contendo microcristalitos semicondutores, nos quais é empregado o telúrio em lugar do selênio; as perdas por evaporação que vinham impossibilitando o uso de telúrio nesta aplicação, são praticamente suprimidas mediante a colocação do cadinho (17) contendo os ingredientes que constituem o vidro (11) num forno de indução com atmo.

    PI9105067-7

  • Processo de fabricação de fios cortados, e, dispositivo de execução do mesmo.

    A invenção se refere a um processo de fabricação de fios cortados de acordo com o qual fios de vidro compostos por filamentos contínuos revestidos com uma oleagem não aquosa, no estado líquido e suscetível de reagir sob a ação de uma radiação actínica, são cortados por um elemento que serve também para estirá-los ou para acioná-los mecanicamente antes de serem submetidos a uma radiação actínica. A.

    PI9402985-7

  • Dispositivo de transferência para vidros curvados.

    Dispositivo de transferência para vidros curvados no andamento da produção automática de vidros de veículos automotores em uma via de produção, com forno contínuo, prensa de curvar, estação de tensão prévia e mecanismo para a transferência dos vidros tensionados previamente. O dispositivo de transferência opera entre a prensa de curvar e a estação de tensão prévia. O dispositivo de transferência é.

    PI9501357-1

  • Processo para a fusão de materiais formadores de vidro.

    Trata-se de um processo de fusão de vidro no qual os materiais formadores de vidro são pré-aquecidos, antes de entrarem no cadinho de fusão, por contato direto com produtos de combustão, vindos do cadinho de fusão, produzidos por combustão realizada com oxigênio puro ou ar enriquecido com oxigênio.

    PI9005441-5

  • Recipiente de vidro laminado de chumbo/âmbar e método de produção do mesmo.

    Patente de invenção: "recipiente de vidro laminado de chumbo/âmbar e método de produção do mesmo". A presente invenção refere-se a um recipiente de vidro laminado tem uma camada interna de vidro de âmbar envolvida por uma camada externa de vidro de chumbo. O recipiente é produzido por formação de uma corrente de vidro chapeado em cores, tendo uma camada de núcleo de vidro de âmbar e uma camada de .

    PI0102468-0

  • Processo e aparelho para a produção de vidro.

    Processo para a produção de vidro para a fabricação de artigos de vidro, pelaintrodução no forno para vidro (1) de componentes de matérias-primas pré-aquecidos(22) e de vidro quebrado (16), respectivamente de frita; fundição dos materiaisde partida com adição de matérias purificadoras bem como o subsequente processode fundição em grosso e fundição fina. Os componentes de matéria-prima (22) sãocolo.

    PI8402905-6

  • Método e aparelho para o aquecimento de painéis de vidro em um forno de têmpera equipado com rolos.

    "Método e aparelho para o aquecimento de painéis de vidro em um forno de têmpera equipado com rolos". A invenção se refere a um método e a um aparelho para o aquecimento de painéis de vidro em um forno de têmpera equipado com rolos. Os painéis de vidro (7) são transportados em um transportador estabelecido pelos rolos (6) para um forno de têmpera (1), pela duração de um ciclo de aquecimento, segui.

    PI0200810-6

  • Aparelho e processo para dobrar uma lâmina de vidro.

    "Aparelho e processo para dobrar uma lâmina de vidro". Um aparelho para dobrar uma lâmina de vidro em uma etapa de dobra por gravidade que compreende uma parte de molde fixa e pelo menos uma parte de asa articulada adjacente à parte de molde fixa, uma base na qual a parte de molde fixa é montada e pelo menos um braço de travamento articulada montado entre a ou cada parte de asa respectiva e a base.

    PI9609287-4

  • Instalação com curvatura facilmente modificável para abaular ou abaular e temperar folhas de vidro.

    A invenção se refere ao abaulamento ou ao abaulamento e à têmpera de placas de vidro que correm placas sobre um leito de conformação formado de rolos ou de barras cilíndricas dispostos ao longo de umperfil curvo. A invenção se propõe a tornar arqueados os rolos ou as barras e todos os demais elementos necessários ao abaulamento e/ou à têmpera solidários de correntes flexíveis que repousam sobre ga.

    PI8403558-7

  • Forno para recurvar vidro, processo para recurvar uma chapa de vidro, e, chapa de vidro recurvada.

    Um forno (1) é apresentado para o aquecimento de chapas de vidro (20, 21) a serem recurvadas, por intermédio do qual controle preciso do perfil de temperatura através de uma chapa pode ser realizado, resultando em controle aperfeiçoado sobre o perfil ao qual a chapa é recurvada. O forno tem pelo menos uma zona de aquecimento diferencial (s3, s4), munida de uma pluralidade de elementos calefatores .

    PI9405196-8

  • Processo para fabricação de fibra ótica.

    Fibra ótica estirada de pré-formados incluindo vidro derivado de sol-gel contêm pequenas partículas refratárias da ordem de um mícron de tamanho. Estas partículas iniciam rupturas de fibra com o resultado de que a fibra pode não atender as exigências de resistência do ensaio de prova. Um processo de separação eficaz se baseia na diferença de densidade e/ou tamanho relativa às partículas de sol sus.

    PI9401122-2

  • Aparelho e processo para formar um fluxo de vidro.

    Patente de invenção:"processo e aparelho para a distribuição em um fluxo de vidro laminado". Aparelho (10) para a formação de um fluxo de vidro laminado que possui um vidro de núcleo interno circundado por um vidro de revestimento externo que inclui um bocal (13) para receber o vidro de núcleo originário de uma primeira fonte (12) e a distribuição de tal vidro através de um primeiro orifício (22).

    PI9704758-9

  • Processo e máquina de recurvamento de folhas de vidro.

    A invenção trata de um processo e um dispositivo de recurvamento de folhas de vidro pré-aquecidas, à temperatura de recurvamento, por passagem das folhas de vidro simultaneamente sobre um leito principal de conformação, cuja trajetória longitudinal é substancialmente circular ou substancialmente cônica de revolução, e um ou dois leitos de conformação secundários cujas geratrizes são inclinadas em .

    PI9105557-1

  • Processo e aparelho para liquefazer material termicamente fusível.

    Trata-se de um processo e aparelho para liquefazer material como batelada de vidro, na qual proteçãotérmica primária para o recipiente é proporcionada por um revestimento do material de batelada (21),com uma proteção secundária sendo proporcionada por resfriamento forçado (40) de uma pequena partedo recipiente, em regiões e quando a proteção primária for irregular.

    PI8606483-5

  • Processo e instalação de encurvamento de placas de vidro.

    A invenção se refere ao encurvamento de placas de vidro em uma instalação de encurvamento com capacidade elevada, comportando uma possibilidade de encurvamento simultâneo de várias placas de vidro. Ela propõe levar, separadamente, várias placas de vidro sobre seções separáveis de um transportador (5) sob os diversos postos de um mesmo elemento superior de encurvamento e/ou de transferência, posici.

    PI8705934-7

  • Método e aparelho para fornecer um feixe de vidro laminado.

    Patente de invenção: "metodo de aparelho para fornecer um feixe de vidro laminado". Aparelho para formar um feixe de vidro laminado possuindo um vidro de núcleo interno circundado por um vidro de revestimento externo inclui um primeiro orifício (22) pra receber o vridro de núcleo a partir de uma primeira fonte (12). Um segundo orofício (28) é espaçado verticalmente abaixo e alinhado com o primeiro.

    PI9704756-2

  • Forno para a fusão de matérias vitrificáveis.

    A invenção tem como objeto um forno para a fusão de matérias vitrificáveis que possui um compartimento (1) de fusão/refino do vidro equipado, na parte a montante, com pelo menos uma abertura (12) destinada a ser alimentada com matérias vitrificáveis (10) com o auxílio de um dispositivo de enfornamento colocado em frente, e na parte a jusante, de uma abertura (17) de saída do vidro fundido que dese.

    PI9404310-8

  • Prensa automática, rotativa, para fabricação de vidro.

    Patente de invenção "prensa automática, rotativa, para fabricação de vidro". Uma prensa para fabricação de vidro, rotativa, automática compreende uma base, uma mesa rotativa montada para rotação sobre uma base, e mecanismos para formação de vidro sobre a mesa e a base, para a formação de artigos de vidro em estações de trabalho ao redor da prensa. Um rotator está montado para rotação na base, e um.

    PI9307244-9

  • Processo para fusão de ingredientes de formação de vidro em um forno de fusão de vidro.

    A invenção refere-se a um processo para fusão de ingredientes de formação de vidro em um forno de fusão de vidro adaptado para a mesma, o dito forno tendo uma zona de fusão à montante e uma zona de afinação à jusante, onde os ingredientes de formação de vidro introduzidos para a zona de fusão à montante via meios de entrada e a fusão resultante dos mesmos viajam ao longo de um caminho a partir da .

    PI9200826-7

  • Rolo de modelagem, conjunto de dois rolos e máquina de abaulamento e têmpera de folhas de vidro.

    A invenção tem como objetivo um rolo de modelagem para uma instalação de abaulamento de folhas de vidro constituído por um cilindro de revolucão arrastado em rotação arqueado entre dois planos perpendiculares ao eixo de simetria do rolo, cada plano cortando a rolo na proximidade de uma de suas extremidades, as duas porções extremas exteriores aos planos secantes sendo mantidas retas. Ela refere-se.

    PI9003988-2

  • Processo de encurvamento de placas de vidro e dispositivo para a execução do processo.

    Trata do encurvamento de placas de vidro mediante aplicação das referidas placas de encontro a um molde superior de encurvamento e, eventualmente, em seguida, a deposição dessas placas sobre um moldeinferior ao encurvamento, por amologação segundo este molde inferior. A invenção propõe um processono qual, depois do recebimento em carga de uma placa de vidro pelo molde superior, se sopra uma corren.

    PI8703667-3

  • Componente de modelagem e transporte e inserto anelar.

    A presente invenção refere-se a um componente ou bocal de modelagem e transporte ("neck ring") (3) dotado de um inserto anelar (10) para emprego em uma máquina destinada à fabricação de artigos de vidro. A provisão de um inserto anelar (10) conforme proposto pela presente invenção aumenta sensivelmente a vida útil do bocal de modelagem e transporte (3) e permite a produção de recipientes de vidro .

    PI9401539-2

  • Elemento de reforço para uma placa de bico para bucha e método de reforçar a placa.

    "Elemento de reforço para uma placa de bico para bucha e método de reforçar a placa". Uma pluralidade de elementos estruturais diferentes para reforçar uma estrutura tipo placa, tal como uma placa de bico de bucha (t)para uso pretendido em fibras de formação a partir de um material fluido fornecido em um conjunto de bucha, são descritos. Cada elemento de reforço (10a, 10b) inclui um corpo tendo um.

    PI0209070-8

  • Método de dispositivo para dobrar uma folha de vidro.

    "Método e dispositivo para dobrar uma folha de vidro". A presente invenção refere-se a um método para a dobra de uma folha de vidro que envolve o aquecimento da folha de vidro a uma temperatura de amolecimento, transportar a folha de vidro em um percurso essencialmente horizontal até uma estação para dobrar a mesma entre duas formas, configurar a folha de vidro ao pressionar a mesma entre as duas .

    PI0112564-8