PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C01 Química inorgânica
Seção Descrição
C01B Elementos nãometálicos; seus compostos
C01C Amônia; cianogênio; seus compostos
C01D Compostos de metais alcalinos, i.E., Lítio, sódio, potássio, rubídio, césio, ou frâncio
C01F Composto dos metais berílio, magnésio, alumínio, cálcio, estrôncio, bário, rádio, tório, ou dos metais das terrasraras
C01G Compostos contendo metais não abrangidos pelas subclasses; ou

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo para a preparação de dicromato de sódio anidro e aparelho para a sua produção.

    Descreve-se um novo dicromato de sódio anidro na2,cr2o7, m. P. 356ºc (dec. 400ºc), em flocos, caracterizado pelo fato de estar em forma de flocos com área de aproximadamente 1 cm ² , espessura de 0,5mm e gravidade específica aparente de 1,10 (absoluta 2,748) a 25ºc; não é deliqüescente nem apresenta a tendência de tornar-se pulverulento. É preparado a partir de soluçõesaquosas ou dicromato de sódi.

    PI8505155-1

  • Processo de recuperação do sódio contido nos resíduos alcalinos industriais.

    Patente de invenção:"processo de recuperação do sódio contido nos resíduos alcalinos industriais". A invenção refere-se a um processo de recuperação, com o auxílio de uma resina trocadora de íons, do sódio contido nos resíduos alcalinos industriais, e mais particularmente nas "lamas vermelhas" e os efluentes sódicos procedentes da fabricação de hidrato de alumina de acordo com o processo bayer. Co.

    PI9710650-0

  • Preparação de compostos de cobre (i) de nano tamanho.

    "Preparação de compostos de cobre (1) de nano tamanho". É aqui descrito um método para produzir compostos de cobre (i) de nano tamanho, em particular, haletos de cobre (i), pseudo haletos e complexos cianocupratos, em micelas reversas ou micro emulsões. O método da invenção compreende: (a) dissolver um composto de cobre (ii) na fase polar de uma primeira micela reversa ou micro emulsão, (b) dissol.

    PI0309605-0

  • Processo e reator auto-térmico para a produção de gás de síntese rico em hidrogênio.

    Descreve-se um processo e aparelho para a produção auto-térmica de um gás de síntese rico em hidrogênio. Uma mistura de vapor d'água e um gás de alimentação de hidrocarboneto é reagida pelo passar através de um catalisador contra-correntemente ao fluxo do afluente de reação de combustão do processo.Tubos de reação são montados no interior de uma câmara trocadora de calor do reator e são adaptadosp.

    PI8500393-0

  • Processo para produção de enxofre e carbonato de cálcio a partir de sulfato de cálcio.

    A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de enxofre e carbonato de cálcio de elevadoteor de pureza; em que um novo esquema de processamento do minério decorre da conjugação em uma única etapa dos estágios de hidrólise e carbonatação. O processo é dividido em setores, a saber: setor de britagem e moagem; setor de redução; setor de hidrólise e carbonatação; setor de recuperação de co2.

    PI8600158-2

  • Processo e aparelho para a produção de dióxido de cloro.

    Processo e aparelho para a produção de dióxido de cloro. A invenção se refere a um processo para a produção de diáxido de cloro em um aparelho compreendendo um vaso de reação que retém um meio de reação e um conduto de circulação que conduz através de um aquecedor para o meio de reação, referido processo compreendendo as etapas de continuamente: (a) manter o meio de reação a pressão sub-atmosféric.

    PI0518358-8

  • Método para purificar uma solução aquosa.

    Metodo para purificar uma solução aquosa. Método para purificar uma solução aquosa compreendendo íons iodeto, cálcio e magnésio, de acordo com o qual em uma primeira etapa a solução é alcalinizada de modo a precipitar cálcio e magnésio, que são separados, e em uma segunda etapa a solução aquosa da separação é oxidada de modo a oxidar os lons iodeto a iodo que é removido em uma resina de troca de â.

    PI0619405-2A2

  • Dispersão coloidal aquosa, processo para a preparação, e, utilização da mesma.

    "Dispersão coloidal aquosa, processo para a preparação, e, utilização da mesma". A invenção refere-se a uma dispersão coloidal aquosa de um composto de cério e, pelo menos, um outro elemento m escolhido dentre as terras raras diferentes de cério; o titânio, o vanádio, o cloro, o manganês, o ferro, o cobalto, o níquel, o cobre, o zinco, o alumínio, o gálio e o zircônio. Esta dispersão é caracteriza.

    PI0107903-4

  • Processo para recuperar amônia e fluoreto a partir de soluções aquosas que contém fluoreto de amônio.

    Os componentes de soluções aquosas de fluoreto de amônio são recuperados como amônia e fluoreto de potássio pela adiçãode hidróxido de potássio, destilação para remover e obter a amônia, concentraçãoda soluçãorestante e combinação desta com um solvente aprótico, dipolar, hidrossolúvel, como n- metilpirrolidona, e destilação para remover a água restante para obter o fluoreto de potássio como uma su.

    PI8703760-2

  • Processo para preparar uma solução de sais de ácido cianídrico.

    Processo para preparar uma solução de sais de ácido cianídrico. O presente pedido diz respeito a um processo para preparar uma solução de sais de ácido cianídrico, compreendendo as etapas de: a) preparar um gás bruto compreendendo ácido cianídrico mediante a desidratação de formamida até uma conversão de formamida<242> 97 % b) se apropriado, depurar do ácido o gás bruto obtido na etapa a); c) subs.

    PI0611057-6A2

  • Processo de produção de um carbonato de metal alcalino, e processo de produção de carbonato de sódio.

    Um processo de produção de um carbonato de metal alcalino, por exemplo, carbonato de sódio, compreende a passagem de uma solução ou suspensão de cloreto e bicarbonato de metal alcalino sobre uma resina de troca iônica, que retém cloreto e tem uma basicidade maior do que aquela do íon bicarbonato. O produto é uma solução ou suspensão aquosa do carbonato de metal alcalino. No caso quando o metal alc.

    PI9206814-6

  • Processo para a produção de soda pesada e seu uso.

    Patente de invenção "processo para a produção de soda pesada e seu uso". A presente invenção refere-se a um processo para a produção de soda pesada, de preferência usando bicarbonato de sódio obtido como um subproduto do processo de acidificação por co~ 2~ usado na produção de dicromato de sódio e seu uso para a digestão alcalina-oxidante de minérios de cromo.

    PI9505149-0

  • Método para formar um sal de metal alcalino.

    Método para formar um sal de metal alcalino. Um método de produzir um sal de metal alcalino é descrito e envolve (1) reagir pelo menos um formato de metal alcalino com pelo menos um ácido para formar um sal de metal alcalino na presença de lons formato e (2) substancialmente remover os lons formato do sal de metal alcalino na etapa (1).

    PI0608102-9A2

  • Método para produzir carbonato de sódio.

    Metodo para produzir carbonato de sódio. Método para produzir carbonato de sódio, de acordo com o qual uma solução de cloreto de sódio aquosa (5) é eletrolisada em uma célula do tipo membrana (1) a partir da qual uma solução de hidróxido de sódio aquosa (9) é coletada, e carbonatada por contato direto com dióxido de carbono (15) para formar uma pasta fluida de cristais de um carbonato de sódio (16.

    PI0608574-1A2

  • Processo para remoção de óxidos de nox, sox ou de suas misturas de uma corrente gasosa.

    Patente de invenção de "processo para remoção de óxidos de no~ x~, so~ x~ , ou de suas misturas de uma correntes gagosa". Processo para a remoção de óxidos de no~ x~ e de óxidos de so~ x~ de corrente gasosas fazendo-se a corrente gasosa entrar em contato com a solução aquosa de óxido clórico. O processo pode ser operado para tratar correntes "sujas" de gâs contendo partículas e compostos que podem.

    PI9307511-1

  • Reator para conversão química do gás carbônico em produto utilizável na indústria.

    Reator para conversão química do gás carbônico em produto utilizável na indústria. O relatório descritivo do objeto desta patente de invençio apresenta um acessório de arquitetura mecinica hidropucumática, destinado à captaç&o de gás carbônico e partículas em suspensão (fuligem), expelidas principalmente pelas chaminés industriais e escapamentos de veículos, motocicletas e motores à explosào, conv.

    PI0803251-3A2

  • Processo para oxidação de um íon cianeto em um meio aquoso.

    Um processo é provido para desintoxicação de uma solução aquosa contendo um cianeto pelo emprego deperóxido de hidrogênio na presença de um catalisador sólido. O catalisador sólido compreende um metal de transição suportado sobre uma base de óxido de alumínio e/ou óxido de silício.

    PI8801412-6

  • Processo para produção de cianeto de sódio.

    "Processo para produção de cianeto de sódio". Trata-se de um processo que pode ser usado para produzir nacn. O processo compreende a colocação de o cianeto de hidrogênio em contato com uma solução de hidróxido de sódio para produzir uma solução de nacn e a cristalização da solução de nacn, sendo que o processo é executado na presença de um ácido ou de um sal de metal do ácido em que o ácido tem um.

    PI0409060-8

  • Processo de obtenção de sais de amônio altamente enriquecidos no isótopo estável 15n.

    "Processo de obtenção de sais de amônio altamente enriquecidos no isótopo estável ^ 15^n". Trata-se de processo de obtenção de sais de amônio altamente enriquecidos no isótopo estável ^ 15^n, de acordo com as seguintes etapas: 1. Preparação de 3 sistemas de colunas; 2. Preparação e acondicionamento da resina nos sistemas; 3. Regeneração dos sítios ativos da resina à forma amônio; 4. Lavagem da res.

    PI0201577-3

  • Processo continuo de sintese de amônia.

    Revelam-se meios para a diminuição da temperatura do efluente gasoso do primeiro leito catalítico emum processo de síntese de amônia contínuo, em que uma mistura de singás contendo nitrogênio e hidrogênio é seqüencialmente passada sobre dois ou mais leitos catalíticos contendo catalisador de síntese de amônia. Esse resfriamento, efetuado para promover a reação de formação de amônia exotérmica, ére.

    PI8706281-0

  • Processo para preparação de ácido cianídrico.

    Patente de invenção: "processo para preparação de ácido cianídrico". Processo para preparação de ácido cianídrico segundo o chamado processode bma, por reação dos reagentes metano e amoníaco para ácido cianídrico, em um reator aquecido por gases de combustão e revestido com um catalisador. O processo está caracterizado pelo fato de que o reator consiste em uma disposição monolítica de canais de aq.

    PI9602951-0

  • Instalação e processo para preparar solução de hidróxido de amônio.

    A invenção se aplica no tratamento de óleos leves para obtenção de benzeno, que,após sua lavagem comácido sulfúrico, é neutralizado com hidróxido de sódio adquirido no mercado. Tem a invenção como objetivo a substituição do hidróxido de sódio por hidróxido de amônio obtido a partir da amônia anidra, produto disponível nas próprias unidades de sub-produtos de coqueria. A realização da invenção envo.

    PI8606211-5

  • Processo para a preparação de cianamida de cálcio a partir da uréia.

    Patente de invenção: "processo para a preparação de cianamida de cálcio a partir da uréia". Para preparar ciamida de cálcio mediante reação de uréia com um composto de cálcio contendo oxigênio em pelo menos duas etapas, reagem-se a) em uma primeira etapa osa componentes da reação sob vedação e/ou circulação ou pela aplicação sobre uma superfície quente em temperatura de 120 até 500°c até a formaçã.

    PI9507024-9

  • Método para reduzir a contaminação a jusante de um processo para recuperar amônia.

    "Método para reduzir a contaminação a jusante de um processo para recuperar amônia". Um método, que reduz a contaminação de ferro de um sistema, que recebe amônia a partir de um processo de recuperação de amônia por uma ou mais das seguintes técnicas : a) separar fisicamente óxido de ferro, ferro contendo partículas coloidais, e gotículas de líquido a partir da corrente gasosa ; b) evitar que ac .

    PI0102071-4

  • Preparação de ácido cianídrico segundo o processo de andrussow.

    Patente de invenção: "preparação de ácido cianídrico segundo o processo de andrussow". A invenção refere-se à preparação de ácido cianídrico de acordo com o processo de andrussow por reação dos gases de eduto metano, amoníaco, e oxigênio na presença de um catalisador para formar ácido cianídrico e água à temperatura elevada. De acordo com a invenção, emprega-se o calor de reação liberado na reação.

    PI9805332-9

  • Processo para preparação de cianeto de hidrogênio (hcn).

    Processo para preparação de cianeto de hidrogênio (hcn). A presente invenção relates a um processo para preparação de cianeto de hidrogénio pelo processo andrussow por reação de gás contendo metano, amônia e gás contendo oxigênio sobre um catalisador em temperatura elevada, em que a proporção em volume de oxigênio em relação ao volume total de nitrogênio e oxigênio (02/(02 + n2)) fica na faixa de .

    PI0705047-0

  • Processo de produção do licor de nitrato de amônio.

    Processo de produção do licor de nitrato de amônio. A presente invenção descreve um processo de produção de licor de nitrato de amônio a partir de pérolas de nitrato de amônio com cobertura catiônica. Este novo processo de preparação do produto consiste em três etapas distintas que serão descritas nesta invenção. No primeiro momento, este nitrato com cobertura catiônica é colocado em um recipiente.

    PI0804267-5A2

  • Reator para a preparação de cianeto de hidrogênio pelo processo de andrussow.

    Reator para a preparação de cianeto de hidrogênio pelo processo de andrussow. A presente invenção refere-se a um reator (1) para a preparação de cianeto de hidrogênio pelo processo de andrussow, que compreende um recipiente do reator (2), pelo menos uma entrada de gás (3) que se abre para uma região de entrada de gás (4), uma saída para os produtos da reação (5) e um catalisador (6), em que são fo.

    PI0703617-5

  • Processo de extração para óxidos metálicos reativos.

    "Processo de extração para óxidos metálicos reativos". A presente invenção se refere a um processo eficiente para extração de alumina a partir de diferenets tipos de minérios de bauxita e resíduos e resíduos de lama vermelha e dióxido de titânio a partir de ilmenita. Óxido de ferro é primeiramente reduzido a ferro metálico acima do ponto de fusão da liga de ferro fundido saturado de carbono que pr.

    PI0411463-9

  • Processo para obtenção de bicarbonato de sódio.

    "Processo para obtenção de bicarbonato de sódio", que compreende uma etapa de hidratação de 1 mol de carbonato de sódio com 1 mol de água num misturador/ alimentador que carrega o carbonato de sódio, já hidratado, num reator hermético no qual executa-se uma segunda etapa de processamento, que consiste na injeção de co2 gasoso a uma baixa pressão, sob uma temperatura de aproximadamente 353°k, que d.

    PI9105043-0

  • Aperfeiçoamento em produção de hipoclorito de sódio e outras substâncias químicas.

    Patente de invenção para "aperfeiçoamento em equipamento para produção de hipoclorito de sódio e outras substâncias químicas", constituído de um reservatório (1), podendo ou não ser aberto no extremo superior, e apresentando inferiormente, um elemento (3) para a vazão do líquido já pronto, referido reservatório em que as células estão dispostas nas laterais (4), ou então manterá contato com tais c.

    PI9204197-3

  • Processo de preparação de uma solução de sal de césio e rubídio tendo uma alta densidade.

    Patente de invenção: "processo de preparação de uma solução de sal de césio e rubídio tendo uma alta densidade". Esta invenção se refere a um processo de preparação de uma solução de sal de césio e rubídio tendo uma alta densidade. De acordo com a invenção, polucita não-calcinada e/ou a lepidolita calcinada, moída(s) a um tamanho de partícula < 0,1 mm é ou são hidrotermicamente digeridas a uma tem.

    PI9307423-9

  • Sal marinho comestível líquido de baixo teor de sódio e processo para obtê-lo.

    "Sal marinho comestível líquido de baixo teor de sódio e processo para obtê-lo, compreendendo o bombeamento de água do mar, para uma pia de decantação evaporadora de duas hectares de superfície, sendo a sua a altura variável de 70 cm à entrada 15 cm na sua parte média e 1m à saída; encontrando-se a parte da saída à altura do fio de água comunicada por sistema de vasos de comunicação com uma pia re.

    PI9702500-3

  • Processo contínuo para a produção de bicarbonato de sódio.

    Bicarbonato de sódio e/ou sal de wegscheider em uma suspensão de reversão, saturada com respeito aobicarbonato e contendo pelo menos 10% em peso de sólidos, para efetuar conversão rápida e completa dos sólidos cristalino que é recuperada da suspensão. É introduzido dióxido de carbono no líquido dereversão para manter sua composição em um valor relativamente constante, de preferência em uma região .

    PI8404115-3

  • Processo para a produção de cloreto de potássio.

    É descrito um processo para a produção de cloreto de potássio com um teor de k2o de mais de 55% em peso do sal de decomposição fina da decomposição de carnalita, segundo o qual esse sal de decomposição fina como emprego de sais de n-alquilamina como agente de condicionamento e de lixívias de suportecontendo cloreto de magnésio e de potássio é separado em um primeiro estágio de flutuação de uma fra.

    PI8504270-6

  • Processo para a preparação de nitrato de potássio a partir de cloreto de potássio e ácido nítrico.

    A invenção refere-se a um processo para preparação de nitrato de potássio a partir de cloreto de potássio e de ácido nítrico, de acordo com a patente de invenção pi 8504497 em que se realiza inicialmente uma reação em que se põe em contato o cloreto de potássio com uma solução de ácido nítrico diluído proveniente da recuperação do ácido por reextração e com uma solução de ácido nítrico concentrado.

    PI8901792-7

  • Processo e dispositivo para a obtenção de calcinado e/ou hidrato de carbonato de potássio.

    É proposto, em instalações para a obtenção de carbonatos de potássio como calcinado e/ou hidrato, adicionar ao sal centrifugado úmido, alimentado após a cristalização e separação do material sólido, pó ou eventualmente material moído da obtenção do calcinado, e misturar em um misturador. Posteriormente, pode ser adicionado, ao sal centrifugado, pó da obtenção de hidrato ou material moído. Em relaç.

    PI9401196-6

  • Processo e aparelho para a produção de hidrossulfito de sódio.

    Um processo e aparelho para produzir hidrossulfito de sódio fazendo reagir uma mistura de boro-hidreto de sódio/hidróxido de sódio/água com dióxido de enxofre e hidróxido de sódio e/ou com bissulfitode sódio, numa mistura de reação aquosa que circula continuamente. A jusante de um ponto no qual o hidrossulfito de sódio é retirado, a mistura da reação é dividida numa primeira e segunda corrente (82.

    PI8606528-9

  • Processo para produção de hipoclorito de lítio.

    Um processo para produção de hipoclorito de lítio que mistura uma solução de ácido hipocloroso aquosa tendo uma concentração de 35% ou mais peso de h0cl, com uma pasta aquosa de hidróxido de lítio em uma temperatura na faixa de 0° a 20° para produzir uma solução de hipoclorito de lítio substancialmente pura. As soluções de hipoclorito de lítio produzidas podem ser secas diretamente ou concentradas.

    PI9106103-2

  • Processo para a produção de soluções com elevada pureza de hidrossulfitos de metal alcalino.

    Soluções com elevada pureza de hidrossulfitos de metal alcalino contendo baixas concentrações de tiossulfatos de metal alcalino são produzidas em um processo que compreende a introdução de uma soluçãoaquosa, isenta de álcool, de um hidrossulfito de metal alcalino contendo um tiossulfato de metal alcalino como uma impureza, em uma zona de cristalização, produzida na zona de cristalização, uma pasta.

    PI8600704-1

  • Processo para obtenção de bicarbonato de potássio por via seca.

    Compreendendo as fases de fazer reagir um mol de carbonato de potássio com n moles de água (n = 1, 2ou 3), a uma temperatura entre 10° e 50º c, fazer reagir o n-hidrato obtido com um mol de co2 gasoso, em recipiente fechado, a uma temperatura entre 15º e 45- c, e secar o produto obtido com processoque permita manter a temperatura abaixo de 80° c, qual seja, liofilização, secador rotativo,secagem"f.

    PI8505397-0

  • Processo para produção de soluções de hidróxido de césio.

    Processo para produção de soluções de hidróxido de césio. A presente invenção refere-se a métodos para produzir soluções de hidróxido de césio durante o que: minério contendo césio é desintegrado com ácido sulfúrico, enquanto formando um hidrato sulfato de césio alumínio (alúmen de césio), que é fracamente solúvel em baixas temperaturas, o alúmen de césio formado é separado na forma de uma solução.

    PI0607265-8A2

  • Método para produzir óxido complexo de metal.

    "Método para produzir óxido complexo de metal". A presente invenção refere-se a um processo para produzir um óxido complexo contendo o metal valioso e um sal de metal alcalino (terroso), que compreende co-moer uma mistura do óxido de metal valioso e/ou precursor deste, ou uma mistura de uma substância contendo o óxido de metal valioso elou um precursor deste, com um sal de metal alcalino (terroso).

    PI0410826-4

  • Método para processamento de ácido sulfúrico consumido contendo ferro.

    "Método para processamento de ácido sulfúrico consumido contendo ferro". A presente invenção refere-se a um método para processamento de ácido sulfúrico consumido que contém metais pesados. Para isso, o ácido sulfúrico consumido contendo ferro ou materiais sulfúricos contendo ferro obtidos do mesmo são reagidos com um material que contém cloreto de ferro e, opcionalmente, outros cloretos metálicos.

    PI0415030-9

  • Método para hidrolisar haletos metálicos.

    Revela-se um processo para hidrolisar um haleto metálico pré-selecionado, compreendendo as etapas deadição do haleto metálico à água, em uma quantidade suficiente para se observar que não há mais umcalor de reação ou de solução positivo, em quantidades até a quantidade estequiométrica para o produto de hidrolise obtido. Exemplos de reações incluem: nbc15 - h2o - nboc13 + 2 hc1, 2mboc1) + 3h2o +cal.

    PI9006805-0

  • Processo de produção de sais férrico-ferrosos.

    Trata-se de um composto contendo sal férrico - ferroso e um processo para a sua produção. O compostocompreende sal férrico-ferroso e um sal de metais alcalinos ou um composto contendo um metal pertencente à família do zinco, e o processo compreende adicionar sal férrico-ferroso a uma solução aquosade ácido forte e, então adicionar um sal de metais alcalinos ou um composto contendo um metal pertenc.

    PI8504528-4

  • Método para a preparação de nitretos de metal.

    A presente invenção se refere a um método para a preparação e recuperação de nitretos de metal de suas ligas ferrometálicas e ligas metálicas de níquel. Etapas exemplificativas do processo envolvem nitreto de nióbio preparado a partir de ligas de ferronióbio que são primeiro hidretadas para proporcionar um produto fragmentável friável. A liga hidretada é então carregada através da tremonha (2) de .

    PI9206197-4

  • Método e dispositivo para geração de hidrogênio puro a partir de solução ácida.

    Método e dispositivo para geração de hidrogênio puro a partir de soluçao ácida. O presente desenvolvimento representa um método para geração de hidrogênio puro a partir de uma solução de ácido orgânico e um metal de valência zero. Em razão da reação do metal com o ácido orgânico ao invés do ácido mineral, a geração de hidrogênio ocorre em uma razão gradual e mais consistente que a observada com os.

    PI0610756-7A2

  • Processo contínuo de preparação de ácido fosfórico e de sulfato de cálcio.

    Processo da preparação de ácido fosfórico e de sulfato de cálcio, de acordo com o qual submete-se ofosfato de cálcio a um ataque por uma mistura de ácidos sulfúrico e fosfórico compreendendo pelo menos três etapas de cristalização sucessivas: uma primeira etapa (1) de reação entre o fosfato (2) e ácidos fosfórico e sulfúrico (3 e 4) formando o hemi-hidrato (alpha) de sulfato de cálcio, uma segunda.

    PI8407074-9

  • Processo para produção de hipoclorito de cálcio.

    A invenção se refere a um processo para a produção de hipoclorito de cálcio neutro que compreende areação de uma pasta aquosa de cal contendo impurezas insolúveis com cloro em um primeiro ristalizador para formar uma primeira pasta semifluida de cristais de hipoclorito de cálcio dibásico e de impurezas insolúveis em um licor-mãe de cloreto de cálcio. As impurezas insolúveis são separadas da primei.

    PI8206609-4

  • Processo de preparação de boretos de terras raras.

    A presente invenção trata de um processo de preparação de boretos de terras raras. Como boretos de terras raras se consideram aqui os de lantanídios e do ítrio. A característica do processo da presente invenção consiste em aquecer a uma alta temperatura, um halogeneto de terra rara conjuntamente comalumínio e boro elementar, de suficiente grau de pureza.

    PI8901865-6

  • Produto de meixnerita sintética e método.

    Patente de invenção:"produto de meixnerita sintética e método". É apresentada uma meixnerita sintética aperfeiçoada tendo níveis reduzidos de contaminação por carbonato e um padrão de difração de raios-x similar àquele mostrado na figura. A meixnerita é produzida por combinação de óxido de magnésio e alumina de transição, de preferência um pó de alumina ativada tendo uma área superficial bet de 10.

    PI9507557-7

  • Processo para a preparação de hidróxido duplo em camadas modificado organicamente.

    Processo para a preparação de hidróxido duplo em camadas modificado organicamente. A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de um hidróxido duplo em camadas modificado organicamente tendo uma distância entre as camadas individuais do hidróxido duplo em camadas de 1,5 nm tal como acima mencionado e compreendendo um ânion orgânico como ânion de equilibro de carga, o processo com.

    PI0619473-7A2

  • Processo para preparação de diidróxidos organicamente modificados em camadas.

    Processo para preparação de diidróxidos organicamente modificados em camadas. A presente invenção refere-se um ânion de estabilidade de carga, o processo compreendendo as etapas de: a) preparação de uma suspensão ou solução precursora compreendendo uma fonte de íon de metal divalente, uma fonte de íon de metal trivalente, água e um solvente miscível em água e no qual pelo menos 5 g/l de um precurs.

    PI0619472-9A2

  • Preparação de reagentes de bromação não perigosos.

    "Preparação de reagentes de bromação não perigosos". A presente invenção refere-se a um reagente de bromação não perigoso de uma solução aquosa de subproduto de bromo alcalino obtida da fábrica de recuperação de bromo e contendo 25 a 35% de bromo dissolvido em cal aquoso ou hidróxido de sódio contendo mistura de bromato alcalino e brometo alcalino tendo razão estequiométrica de brometo para bromat.

    PI0215555-9

  • Preparação de pentafluoretos de nióbio e de tântalo anidros.

    Um processo de produzir um pentafluoreto de nióbio ou de tântalo anidro que envolve reagir o pentóxido ou oxi-halogeneto correspondente com um excesso de fluoreto de hidrogênio anidro na presença de um agente desidratante suficiente (por exemplo, cocl~ 2~, socl~ 2~ ou so~ 2~cl~ 2~) para reagir com alguma água formada. Um tal processo é útil para produzir um pentafluoreto de nióbio ou de tântalo an.

    PI9106742-1

  • Processo para purificação de tetracloreto de silício, germânio e titânio.

    Refere-se a invenção a um processo para purificação de silício, germânio e titânio compreendendo umaprimeira etapa de purificação na qual são retiradas do tetracloreto a ser purificado as impurezas moleculares cloradas dotadas de um átomo central de mesmo espécie que aquele existente no tetracloreto, ligadas a um hidrocarboneto, bem como os hidrocarbonetos livres já existentes no material a ser pu.

    PI8602762-0

  • Processo para a preparação de um catalisador micro-esferoidal.

    "Processo para a preparação de um catalisador micro-esferoidal". Processo para impregnação de partículas de suporte de catalisador micro-esferoidais com pelo menos um composto de um metal nobre do grupo viii cataliticamente ativo, processo este que compreende as etapas de: (a,) impregnar as partículas de suporte micro-esferoidais pela técnica de umidade incipiente com uma solução aquosa de pelo me.

    PI0215542-7

  • Processo para produção de aluminas boemitas de alta porosidade.

    Processo para produção de aluminas boemitas de alta porosidade. A presente invenção refere-se a um método para produção de alumina boemita de alta porosidade, em que uma suspensão aquosa de boemita é misturada com uma quantidade eficaz de um modificador compreendendo um hidróxido ou um óxido de um elemento do grupo iiia-via na tabela periódica dos elementos e tendo um pksp de mais de 11 para produ.

    PI0614890-5A2

  • Processo para a fabricação de tabletes de combustível nuclear contendo tório.

    Na fabricação de tabletes de combustível nuclear partindo de pré-formados núcleos esféricos ou irregulares, normalmente não resultam produtos de estrutura homogênea ou sem transição. No entanto, são obtidas estruturas homogêneas na prensagem e sinterização de núcleos de combustível nuclear quando estes, em virtude do processo de fabricação,apresentam uma estrutura porosa.

    PI8300397-5

  • Remoção de substâncias não hidrossolúveis de soluções de desintegrações de metais aquosos.

    "Remoção de substâncias não hidrossolúveis de soluções de desintegrações de metais aquosos". A presente invenção refere-se a processos e a um dispositivo para a remoção de substâncias não hidrossolúveis de soluções de desintegrações de metais aquosa mediante adição de pelo menos um polieletrólito catiônico hidrossolúvel, que contém dialilaminoalquil(met)acrilamida neutralizada ou quaternizada com .

    PI0209024-4

  • Processo para classificação por tamanho de cristais de sulfato de amônio presentes em uma suspensão.

    "Processo para classificação por tamanho de cristais de sulfato de amônio presentes em uma suspensão". A invenção refere-se a um processo para classificação por tamanho de cristais de sulfato de amônio usando uma peneira, o dito processo compreendendo alimentação de uma suspensão de alimentação à peneira, a dita suspensão de alimentação compreendendo os ditos cristais de sulfato de amônio em uma s.

    PI0208792-8