PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Sistema de redução de consumo de madeira e de tempo de duração do processo de produção de carvão vegetal

Sistema de redução de consumo de madeira e de tempo de duração do processo de produção de carvão vegetal. O objeto desta patente consiste num sistema de eficaz re-direcionamento de calores de... (ver mais)


Sistema de redução de consumo de madeira e de tempo de duração do processo de produção de carvão vegetal. O objeto desta patente consiste num sistema de eficaz re-direcionamento de calores de processos, conseguidos pelo uso de equipamentos e processos especificamente desenvolvidos, de forma a diminuir em cerca de 40% o tempo total do processo de carbonização de madeira e resfriamento do carvão, e com a diminuição de 33%, em média, do tempo de secagem natural da madeira cortada, com altos com ganhos de produtividade. O sistema, objeto desta patente, otimiza o consumo de madeira no processo de carbonização, pelo aproveitamento dos gases quentes para pré-secagem da madeira a ser carbonizada e acelerar o resfriamento das cargas dos mesmos, pela radiação de calor para o ambiente, através de radiadores, com ou sem o uso de água de refrigeração de várias formas, direcionando, também, os gases quentes oriundos dos resultados exotérmicos do processo, para a geração superavitária de energia elétrica. Além disto, o sistema objeto desta patente dobra o tamanho dos fornos de carbonização convencionais e reduz para um quarto o número de seus acessórios como câmaras de combustão de gases e chaminés. O sistema objeto desta patente emprega também termo-pares e sistema supervisório de seus sinais, por software específico, para indicação e atuação, automática ou manual, sobre vários equipamentos e agrega precioso conhecimento científico sobre o processo de carbonização de madeira, que resultam em ganhos de processo e uniformidade de produtos. As principais inovações introduzidas por esta patente são: 1º - redução em cerca de 40% o tempo total do processo; 2º - aumento da utilização do volume de forno, em cerca de 7% e a eficiência térmica do processo, gerando um aumento de produção de cerca de 8% carvão vegetal em cada ciclo de operação de cada forno; 3º - aproveitamento do calor gerado pelo processo de pirólise, que é exotérmico e pela queima dos alcatrões, para pré-secagem da madeira a ser carbonizada e para geração de energia elétrica. 4º - agrega ganhos de escala de produção. 5º - diminui as perdas térmicas para a atmosfera. 6º - permite, através de um conjunto de termo-pares, devidamente distribuídos pelos fornos e cujos sinais são levados ao painel de controle e a software especifico de gestão, a monitoração e o controle total, automático ou manual, das temperaturas do processo em todas as regiões dos fornos de forma que, mesmo com o uso de madeira com diâmetros distribuídos por ampla faixa e com teores diferentes de umidade, o carvão gerado fique em restrita faixa de variação de propriedades.

Publicações:

Revista Data Despacho Descrição
2136 13/12/2011 25.1
Transferência Deferida.Notificação do deferimento da transferência requerida. Desta data corre o prazo de 60... (ver mais)
Complemento: Transferido por Incorporação de: ArcelorMittal Florestas Ltda.
2012 28/07/2009 3.1
Pedido Publicado
2029 24/11/2009 25.4
Alteração de Nome Deferida.Notificação do deferimento da alteração de nome requerida. Desta data corre o prazo... (ver mais)
Complemento: Alterado de: Caf Santa Bárbara Ltda.
2105 10/05/2011 25.3
Transferência em Exigência.Exigência referente ao pedido de transferência requerida. Desta data corre o prazo... (ver mais)
Complemento: A fim de atender a transferência requerida através da pet. nº 014100000038 - MG de 08/01/2010, é necessário recolher a guia correspondente à alteração de nome do cessionário.
2138 27/12/2011 25.4
Alteração de Nome Deferida.Notificação do deferimento da alteração de nome requerida. Desta data corre o prazo... (ver mais)
Complemento: Nome Alterado de: ArcelorMittal Energética Jequitinhonha Ltda.

225

visualizações
1.9696969696969697 de 5 33 votos
11 interessados em comprar

Deixe um comentário sobre esta patente