PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Processo para à obtenção de anidrido de ácido maleico a partir dos gases de escapamento de equipamentos de anidrido de ácido ftálico e dispositivo

Descreve-se um processo para a obtenção de anidrido de ácido maleico contido como produto secundárionos gases de escapamento de equipamentos de anidrido de ácido ftálico. Esse processo consiste de uma... (ver mais)


Descreve-se um processo para a obtenção de anidrido de ácido maleico contido como produto secundárionos gases de escapamento de equipamentos de anidrido de ácido ftálico. Esse processo consiste de uma lavagem do gás, para se obter uma solução aquosa do ácido maleico e das demais substâncias orgânicas contidas no gás, inclusive ácido ftálico, de um enriquecimento dessa situação com ácido maleico até uma concentração de 25-35% em peso, mediante adição de uma corrente de retorno à solução, bem como remoção do ácido ftálico mediante cristalização. A solução obtida, rica em ácido maleico e empobrecida em ácido ftálico, é então parcialmente reconduzida ao estágio de lavagem do gás (para se aumentar a solubilidade do ácido ftálico e enriquecer de ácido maleico a solução assim obtida) e parcialmente submetida a um tratamento para a obtenção do anidrido de ácido maleico mediante desidratação pormeio de destilação azeotrópica com ortoxileno. O anidrido de ácido maleico bruto resultante é, então, purificado mediante retificação em colunas de fundo. Além disso, é descrito um dispositivo para aobtenção de anidrido de ácido maleico, que abrange uma parte de lavagem do gás, uma parte de desidratação do ácido maleico e uma parte de purificação do anidrido de ácido maleico.

Publicações:

Revista Data Despacho Descrição
845 30/12/1986 11.1
Art.18 PARÁG. 2º do CPI
727 25/09/1984 3.1
Pedido Publicado
705 24/04/1984 2.1
Pedido Depositado

442

visualizações
3.108108108108108 de 5 74 votos
17 interessados em comprar

Deixe um comentário sobre esta patente