PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Processo de obtenção de intermediários para a síntese da fluoxetina e análogos via redução enantiosseletiva com oxazaborolidina

"Processo de obtenção de intermediários para a síntese da fluoxetina e análogos via redução enantiosseletiva com oxazaborolidina". Descreve a preparação das duas formas enantiomericamente puras de... (ver mais)


"Processo de obtenção de intermediários para a síntese da fluoxetina e análogos via redução enantiosseletiva com oxazaborolidina". Descreve a preparação das duas formas enantiomericamente puras de intermediários sintéticos da (r)- e (s)-fluoxetina através de redução assimétrica e catalítica via oxazaborolidinas derivadas dos (+)- ou (-)-3-exo-amino-7,7-dimetoxinorboman-2exo-ol em excessos enantioméricos superiores a 82 %. O 3-cloro-1-fenil-l-propanol enriquecido enantiomericamente quando submetido a uma única recristalização em hexano fornece o respectivo álcool em 98% de excesso enantiomérico. Este composto é um importante intermediário sintético para a obtenção da fluoxetina nas duas formas enantioméricas. O processo também pode ser estendido a outras cetonas visando a síntese de outros intermediários em forma enantiomericamente pura para a preparação de análogos da fluoxetina.

Publicações:

Revista Data Despacho Descrição
1806 16/08/2005 3.1
Pedido Publicado
1742 25/05/2004 2.1
Pedido Depositado

376

visualizações
2.2 de 5 40 votos
14 interessados em comprar

Deixe um comentário sobre esta patente