PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
F Engenharia mecânica; iluminação; aquecimento; armas; explosão
F27 Fornalhas; fornos; estufas; retortas
Seção Descrição
F27B Fornalhas, fornos, estufas ou retortas em geral; aparelhos de sinterização a céu aberto ou similares
F27D Detalhes ou acessórios de fornalhas, fornos, estufas ou retortas, desde que sejam comuns a mais de um tipo de forno

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Instalação de fornalha.

    Patente de invenção:"instalação de fornalha". Uma instalação de fornalha que inclui pelo menos um vaso de fornalha (2) com paredes laterais (21) e uma parte inferior (22) e pelo menos uma fonte de calor (31) que por radiação e convenção aquece o metal fundido e/ou metal sólido presente no dito vaso da fornalha. Pelo menos um agitador lateral eletro-magnético de duas ou múltiplas fases (4, 24, 24a,.

    PI9608178-3

  • Sistema de resfriamento para eletrodos em fornos a arco elétrico com corrente contínua.

    Sistema de resfriamento para eletrodos em fornos a arco elétrico com corrente contínua compreendendo um sistema de resfriamento para eletrodos (11) em fornos a arco elétrico com corrente contínua, os eletrodos (11) compreendendo uma parte (11a) sujeita ao ambiente quente do forno, esta parte sendo feita de grafite, no caso de um catodo, e de cobre, no caso de um anodo, a parte (11a) sendo associad.

    PI9702932-7

  • Instalação de um forno de cuba.

    Equipada com uma calha de distribuição (22), de vários recipientes (28, 30) de estocagem, de um sistema de represamento e de uma gaiola de válvulas (26).Os recipientes estão justapostos e são deslocáveis horizontalmente entre uma primeira posição em alinhamento sobre o eixo vertical (0) do forno (20), para descarregar a matéria, e uma segunda posição lateralmente desviada do eixo vertical (0) do f.

    PI8701358-4

  • Processo e dispositivo de comando do movimento de uma calha oscilante.

    Que pode pivotar ao redor de dois eixos ortogonais e acionados, para esse efeito, por dois meios deacionamento independentes um do outro, para deslocar a extremidade da calha seguindo círculos concêntricos ou uma espiral ao redor de um eixo vertical, sendo modificada a velocidade angular de rotaçãoda calha ao redor do eixo vertical em função da posição angular da calha. O dispositivo para a aplica.

    PI8304098-6

  • Aparelho e processo para fundir um metal.

    "Aparelho e processo para fundir um metal". Um aparelho para fundir um metal, dotado de um forno de fusão (10) para fundir uma matéria prima metálica com um chama de um queimador (11) de combustível-oxigênio, ao qual o oxigênio é suprido com um gás auxiliar de combustão; e uma fonte de suprimento de oxigênio para suprir oxigênio como um gás auxiliar de combustão ao queimador (11) de combustível-ox.

    PI9805909-2

  • Disposição de placas de grelha.

    Patente de invenção: "dispositivo de placa de grelha". A invenção refere-se a uma disposição de grelhas escalonadas, na qual várias placas de grelha (2) são colocáveis lado a lado sibre um suporte de gelha (1) e fixáveis, respectivamente, no suporte de grelha, por meio de um dispositivo de aperto (11) que se prende na placa de grelha e no suporte de grelha. Nesse caso, está previsto que o disposit.

    PI9506616-0

  • Instalação de carga de um forno de cuba.

    Compreendendo um dispositivo de distribuição com calha rotativa ou oscilante, uma tremonha de estocagem montada sobre o eixo vertical do forno e cujo orifício de escoamento para a calha é controlado por um dispositivo de dosagem concebido de modo a aumentar e reduzir a seção de escoamento simetricamente ao redor de dito eixo vertical. Para reduzir a segregação de partículas, a tremonha de estocage.

    PI8601267-3

  • Processo para introduzir minério granulado em um forno de calcinação.

    "Processo para introduzir minério granulado em um forno de calcinação". A invenção refere-se a minérios granulados ou concentrados de minério que são lançados em um forno (1) para fins de calcinação a temperaturas de 400 até 1050<198>c, sendo que o minério no forno constitui um leito fluidizado estacionário (3). O minério é lançado sobre o leito fluidizado através de uma abertura (10) disposta sob.

    PI0115966-6

  • Distribuidor de matéria-prima quente.

    Distribuidor de matéria-prima quente a invenção se refere a um dispositivo para distribuição de matéria-prima quente nos silos de alimentação de um forno metalúrgico. O dispositivo compreende uma tubulação de entrada para receber a matéria-prima oriunda da saída de um estágio anterior do processo. Uma tubulação de distribuição é adaptada à tubulação de entrada para distribuir a matéria-prima alter.

    PI0514619-4

  • Método e sistema para arrastamento e mistura de gás de processo em um sistema de forno.

    "Método e sistema para arrastamento e mistura de gás de processo em um sistema de forno". A presente invenção refere-se a um método e sistema para misturar um fluxo de gás de processo pela adição ou injeção de um gás turbulento de alto momento adequadamente direcionado em um fluxo de gás de processo estratificado carregado de poeira a aproximadamente 850 a 1400<198> c para arrastar o fluxo de gás .

    PI0412311-5

  • Sistema de revestimento refratário modulado para tubos de queimadores de formos rotativos.

    Um sistema de revestimento refratário modulado para tubos de queimadores de fornos rotativos, figuras 1, 2 e 7, formado de módulos na forma de setores anulares (2) de seção circular, elíptica ou poligonal, em que os módulos refratários são ancorados (6) em um anel metálico (3), cujo diâmetro internoe maior que o diâmetro externo do tubo do queimador (1).

    PI8400119-4

  • Canal de sangria para um forno metalúrgico.

    Canal de sangria para um forno metalúrgico a invenção refere-se a um canal de sangria (1) para um forno metalúrgico, consistindo em ao menos um tijolo de sangria (10, 11, 12) e em um dispositivo de resfriamento na região do canal de sangria (1). O dispositivo de resfriamento é executado como uma luva (14) resfriando indiretamente ao menos um tijolo de sangria (10, 11, 12) e encerrando o mesmo ao m.

    PI0614584-1A2

  • Aparelho de vedação para uma porta de escória de um forno metalúrgico.

    Aparelho de vedação para uma porta de escória de um forno metalúrgico. A presente invenção refere-se a um aparelho de vedação para uma porta de escória de um forno metalúrgico, com um conjunto de montagem para montar o aparelho no forno, e pelo menos um elemento de fechamento, móvel de uma posição aberta, que é externa à abertura da porta de escória, para uma posição fechada, que veda efetivamente.

    PI0713483-5A2

  • Membro estrutural do corpo de forno para forno de cúpula metalúrgico.

    Patente de invenção: ''membro estrutural do corpo de forno para forno de cúpula metalúrgico''. Membro estrutural de um corpo de forno para um forno de cúpula que inclui um membro estrutural metálico (1) apresentando um percurso de fluxo para um refrigerante no mesmo, refretários internos do forno (2) providos sobre uma superfície de esfriamento do membro estrutural metálico; membros de suporte met.

    PI9805689-1

  • Forno rotativo e processo para processamento de material.

    É divulgado um forno rotativo tendo um revestimento interno poligonal para piroprocessamento de cimento, de cal, de outros minérios, assim como de outros materiais. Especificamente, a utilização de um revestimento interno poligonal de tijolo ou um material refratário ou de cerâmica tendo entre 3 e 12 lados melhora a eficiência térmica ou a transferência de calor entre gases a alta temperatura e um.

    PI9206984-3

  • Processo para controlar fornos de calcinação rotativos, e sistemas de controle para os mesmos.

    Patente de invenção: "processo para controlar fornos de calcinação rotativos, e sistemas de controle para os mesmos". Um processo e sistema de controle para controlar um forno de calcinação rotativo que possui uma entrada de material de alimentação para material a ser calcinado, uma saída de produto calcinado e uma zona de alta temperatura na qual o citado material é calcinado, a zona de alta temp.

    PI9507318-3

  • Forno com câmaras com juntas de dilatação melhoradas e tijolos destinados à sua realização.

    Forno com câmaras com juntas de dilatação melhoradas e tijolos destinados à sua realização. A invenção refere-se aos fornos com fogo giratório, dos quais pelo menos uma das divisórias internas é formada de uma pluralidade de tijolos em material refratário, incluindo pelo menos um primeiro (15a) e um segundo (15b) tijolos, colocados acima ou abaixo de um terceiro tijolo (15c) e separados um do outr.

    PI0612877-7A2

  • Forno circular de coquilha dividida e sistemas de ligação para fornos circulares.

    Forno circular de coquilha dividida e sistemas de ligação para fornos circulares. São descritas sistemas de ligação para a aplicação de forças de compressão à soleira refratária e/ou parede lateral refratária de um forno circular dotado de uma coquilha metálica externa que pode ser segmentada. Um sistema de ligação preferido compreende uma banda de tensionamento dotada de um ou mais segmentos que .

    PI0609855-0A2

  • Forno gerador de mistura gasosa para simular condições internas de alto-forno.

    A invenção se constitui de aperfeiçoamentos incorporados em fornos de geração de monóxido de carbonoou de mistura gasosa que o contenha, para uso, entre outros, em ensaios de matéria-prima de alto-forno siderúrgico. Os aperfeiçoamentos visaram principalmente: aumentar o ciclo de operação de uma carga de carvão do forno, maximizando o diâmetro da retorta; eliminar a contaminação por umidade do gásp.

    PI8603573-8

  • Forno rotatório.

    Forno rotatório, que inclui um cilindro (1), uma camada isolante de calor (2) e um revestimento, em que, o revestimento compreende os tijolos refratários (3) fixados no cilindro por âncoras (4), orifícios de gancho (31) e côncavos de gancho (32) são respectivamente dispostos em dois planos de junção, cujas posições de montagem são coordenadas ao eixo do cilindro, uma extremidade de cada âncora (4).

    PI0707020-9A2

  • Peça moldada refratária para fornos de crisol rotativos.

    Patente de invenção: "peça moldada refratária para fornos de crisol rotativos" .Em fornos de crisol rotativos para recozimento de materiais cilíndricos ou em forma de tubos (5), estes materiais estão sendo colocados em recepções radiais em forma de semicírculo que evitam que eles resvalam para os lados. Ao passar do tempo, o desgaste faz com que estas recepções se afundem no material refratário de.

    PI9607653-4

  • Montagem para descarregar e misturar material granuloso.

    Patente de invenção: "montagem para descarregar e misturar material granuloso".A invenção refere-se a uma montagem para descarregar e misturar material granuloso de um forno de cuba compreendido de um corpo oco abrindo para baixo e/ou para pelo menos um lado para descarregar o material de reação, no qual hélices para o corpo oco são radialmente arranjadas, essas hélices tendo eixos de comprimentos.

    PI9713015-0

  • Forno elétrico com irradiadores de calor semicilíndricos.

    "Forno elétrico com irradiadores de calor semicilíndricos". Possui uma configuração interna melhorada a fim de reduzir as perdas de calor para o exterior, assim otimizando a energia elétrica despendida pelo forno. As placas (3) são estampadas com canaletas que são ligadas formando serpenteado, o qual confina as resistências elétricas (4). E a superfície semicilíndrica da secção reta do serpenteado.

    PI0605692-0

  • Dispositivo de carregamento e calha de distribuição para um forno de cuba.

    Dispositivo de carregamento e calha de distribuição para um forno de cuba. A presente invenção se refere a um dispositivo de carregamento (10) para um forno de cuba que compreende uma calha de distribuição (12) para materiais em grandes quantidades e um mecanismo de atuação (18) para a calha de distribuição (12). A calha de distribuição (12) possui uma parte principal em forma de bacia (23) com um.

    PI0611104-1A2

  • Dispositivo de carregamento para um forno de cuba.

    Dispositivo de carregamento para um forno de cuba. A presente invenção revela um dispositivo de carregamento (10) para um forno de cuba, que compreende ao menos um silo de carregamento (16, 18, 20) que possui um orifício de descarga (42, 44, 46) arranjado em uma posição fora do ceiitro em relação ao eixo central (15) do forno de cuba, e um dispositivo de distribuição de material (26) arranjado aba.

    PI0620995-5A2

  • Unidade de fundição tendo um forno a arco.

    Patente de invenção:"unidade de fundição tendo um forno a arco". Em uma unidade de fundição tendo um forno a arco a tampa do vaso do forno é formada de duas unidades (7, 8) que são separadas por uma folga da tampa (38) e as quais são deslocáveis horizontalmente relativamente ao vaso independentemente de cada outra e das quais a unidade (8) inclui um eixo (9) servindo como um preaquecedor de materi.

    PI9711643-2

  • Forno de arco com uma câmara de recebimento de eletrodo.

    Patente de invenção: "forno de arco com uma câmara de recebimento de eletrodo". Um forno de arco tem um vaso de forno, uma câmara interna de forno e pelo menos um eletrodo (4) que se projeta para a câmara interna de forno. O forno é caracterizado por uma câmara de recebimento de eletrodo (5) acessível a partir de uma lateral do vaso de forno, termicamente isolada da câmara interna de forno e provi.

    PI9710120-6

  • Forno de redução.

    Forno de redução. A presente invenção se refere a um forno de redução vertical para produção de ferro metálico, através da redução direta de minério de ferro (dri), compreendendo uma zona de alimentação de minério de ferro, uma zona de redução de minério de ferro, uma zona de descarga de ferro metálico (3) e um dispositivo de acumulação (6), o qual se comunica, em uma extremidade de entrada, com a.

    PI0607534-7A2

  • Disposição e método para sangramento de uma fase fundida a partir de uma fornalha de fusão.

    "Disposição e método para sangramento de uma fase fundida a partir de uma fornalha de fusão". A presente invenção se refere a uma disposição (1, 12, 16) para sangramento (drenagem) continuamente de uma fase fundida, tal como resíduo metálico (matte - mistura crua de sulfetos formados em fusão de minérios de sulfetos de metais, como por exemplo sulfetos de cobre, de chumbo ou de níquel), a partir d.

    PI0213533-7

  • Agregado de fusão com dois fornos de fusão dispostos um ao lado do outro.

    Em um agregado de fusão constituído de dois fornos de fusão (1/1, 1/2) dispostos um ao lado do outro, os quais são operados alternadamente, sendo que os gases de forno para o pré-aquecimento do material de carga, os quais resultam com o processo de fusão, são introduzidos respectivamente no outro forno de fusão, está associada a cada forno de fusão uma cuba (12/1, 12/2) que é carregada com materia.

    PI9105760-4

  • Equipamento e processo destinado a permitir a reconstrução e o reparo de altos fornos.

    Dito equipamento incluindo cânula (7) e compreendendo uma lança de projeção telescópica (21) controlada e montada em uma cânula (7) e que pode expandir-se de modo a alcançar, através da rotação combinada a inclinação da cânula e da expansão da lança (21) todos os pontos do alto forno (1) que necessitam de tratamento. É particularmente aplicado para reconstituir ou reparar revestimento refratário d.

    PI8507216-8

  • Fornalha de cuba.

    Patente de invenção: "fornalha de cuba". A invenção refere-se a uma fornalha de cuba (1), em particular uma fornalha de cuba de redução direta, possuindo um leito (2) de material granulado, em particular material granulado contendo óxido de ferro e/ou ferro esponja, possuindo transportadores de fuso (3) os quais penetram através da carcaça da fornalha de cuba para descarregar o material granulado .

    PI9812775-6

  • Planta para fornecer materiais a um dispositivo metalúrgico.

    Planta para fornecer materiais a um dispositivo metalúrgico. A invenção está relacionada à indústria de ferro e aço e pode ser usada para direcionar processos de ligar aço em dispositivos de manufatura de aço, conchas de vazamento de aço nos moldes ou plantas de processamento fora da fornalha. A planta inventiva para fornecer material a um dispositivo metalúrgico compreende um mecanismo de liberaç.

    PI0607858-3A2

  • Forno de arco elétrico.

    Forno de arco elétrico. A presente invenção se refere a um forno de arco elétrico (10) que possui uma armadura externa (12) e um revestimento refratário interno (24). Durante a sua operação, o forno de arco elétrico (10) contém um banho (28) de metal derretido que tem um nível mínimo e um nível máximo de operação (32). Um anel de refrigeração interior (23) de barras de cobre, que está em contato d.

    PI0607771-4A2

  • Dispositivo para distribuir material dentro de um forno.

    Dispositivo para distribuir material dentro de um forno. O material de carregamento precisa ser distribuído uniformemente em um recinto 30 na forma de um forno ou reator para garantir sua melhor operação. Com essa finalidade é utilizada uma distribuição do material de carregamento dentro do recinto 30 do forno que tem um meio de carregamento móvel 4 na forma de um bico através do qual o material d.

    PI0518670-6

  • Processo e equipamento para tratamento de cargas ou resíduos de metais não-ferrosos e suas ligas.

    "Processo e equipamento para tratamento de cargas ou resíduos de metais não ferrosos e suas ligas". Contendo as etapas de carregamento de sucata ou borra a ser processada; aquecimento da carga e fusão do metal; revolvimento da carga aquecida; vazamento do metal líquido e esvaziamento da cavidade do forno, sendo o aquecimento da carga ou resíduos até uma temperatura acima da temperatura de fusão do.

    PI0403000-1

  • Processo para aperfeiçoamento de tecnologia dinâmica.

    Processo para aperfeiçoamento de tecnologia dinâmica, que consiste em um processo para o aperfeiçoamento de tecnologias dinâmicas que inclui a modificação de tecnologias estáticas de artes anteriores em tecnologias dinâmicas correspondentes, e que se relaciona a um método para melhorar dinamicamente a qualidade, a fabricação e os parâmetros de equipamentos tecnolôgicos. A qualidade do material, a .

    PI0615953-2A2

  • Sistema controlador de temperatura de suportes de ciclones.

    Sistema controlador de temperatura de suportes de ciclones. A presente invenção refere-se, a um sistema para controlar e limitar a temperatura máxima de operação de dispositivos de suporte (5) de ciclones; que compreende uma câmara interna (16), um ou mais anéis de vapor (17), com vazão controlada e diversos termopares (18), que atuam diretamente no controle da temperatura da região onde se locali.

    PI0911213-8A2

  • Instalação de carregamento com três silos para um forno de cuba.

    Instalação de carregamento com três silos para um forno de cuba. A presente invenção revela uma instalação dc carregamento (10') para um forno de cuba. Ela compreende um dispositivo de distribuição (14) para distribuir material a granel no forno por rotação de um membro de distribuição em torno de um eixo central (a) do forno e um primeiro, um segundo e um terceiro silos (20, 22, 24) arranjados em.

    PI0620994-7A2

  • Método e aparelho para o aquecimento de componentes de aço em um forno contínuo.

    Método e aparelho para o aquecimento de componentes de aço em um forno continuo, por se tratar de um método e de um aparelho para o aquecimento de componentes de aço em um forno contínuo, no qual um primeiro dispositivo de transporte (12) recebe os componentes em uma posição exata e os transporta através do forno (3) com afinalidade de aquecê-los, e um segundo dispositivo de transporte (20) recebe.

    PI0620589-5A2

  • Parede lateral para forno de fundição metalúrgica.

    A presente invenção se refere a uma parede lateral para forno de fundição metalúrgica que, ao menosperiodicamente, fica em contacto com a escória líquida , agressiva, na qual a parte superior da parede lateral é feita de painéis (3) resfriados por convecção, com canais interiores (4) para a circulação de um meio refrigerante líquido; um revestimento refratário(6) arranjado no lado de dentro dos pa.

    PI8600403-4

  • Resfriador de grade.

    Patente de invenção: "resfriador de grade". Resfriador de grade (1) para resfriamento de material granular, tal como clínquer de cimento, compreende um sistema de duto especial (16, 19, 17) para injeção de ar nos vãos (15), que existe entre as proteções de borda (13) e as placas da grade (9) nas bordas da superfície da grade. Os vãos (15) entre as proteções de borda (13) e as placas da grade (9) s.

    PI9407756-8

  • Método para reparar um revestimento protetor de um vaso de reação ou de transporte industrial.

    "Método para reparar um revestimento protetor de um vaso de reação ou de transporte industrial". A presente invenção diz respeito a um método para reparar um revestimento protetor de um vaso de reação ou de transporte industrial, tal como um vaso de conversor, um forno a arco elétrico, ou panela. O método compreende identificar áreas combinadas do revestimento, que tenha uma espessura abaixo de um.

    PI0310075-8

  • Visor panorâmico para forno.

    "Visor panorâmico para forno", caracterizado por forma construtiva de uso nos setores que utilizam fornos industriais, onde precisa-se realizar a visualização interna do processo de aquecimento e reação das peças postas em tratamento no interior do forno, sem que aja a precisão de abrir a porta do mesmo, evitando que suceda a queda de temperatura, ou má qualidade da peça exposta. O visor panorâmi.

    MU7701739-0

  • Revestimento de parede para um forno e processo para revestir um forno.

    Patente de invenção: "resfriador refratário interno". Um revestimento de parede para um forno (10) inclui uma camada refratária (14) tendo uma face quente (16) exposta a parte interna do forno. Uma pluralidade de elementos de um material de alta condutividade termica (18), tais como fios ou bastões de cobre, se estende da carcaça externa (12) do forno para o revestimento refratário (14). Os elemen.

    PI9506833-3

  • Fundo de forno, especialmente para fornos de arco voltáico, de corrente trifásica.

    Em um fundo de forno para fornos de arco voltáico, no qual varas de aço, dispostas no fundo, atuam como anódio, a durabilidade deve ser aperfeiçoada. Para tanto, ao menos na zona das varas de aço (9),o fundo apresenta do lado do fogo uma camada (12) superior de magnésio com teor de óxido de cromo,bem como uma camada de grafite (14) inferior, organicamente ligada, e uma camada (13) intermediária,co.

    PI8501117-7

  • Forno de barro à gás.

    Patente de modelo de utilidade "forno de baro a gás". Patente de modelo de utilidade de um forno de barro tradicional que utiliza o gás (g l p) como energia. Compreende uma base (móvel ou não), podemos chamar de mesa; onde com um recorte circular na sua superfície, acopla um aparelho chamado "queimador" de dimensões próprias que serve de sustenção, também; para que acoplado por baixo, outro aparel.

    MU7700151-6

  • Conector para resistências de tratamento térmico de pré aquecimento ou alívio de tensão.

    O conector compreende: (1) haste de fixação de cabo via terminal de furo, (2) ranhura para fixação de cabo via terminal olhal, (3) corpo de ancoragem, (4) furos lisos para introdução das resistências filiformes, (5) furos rosqueados para colocação de, (6) parafusos que serão usados para prender as resistências. Os furos (5) e (6) são feitos no mesmo plano porém com eixos ortogonais. O conector é u.

    MU7102136-1

  • Queimador cerâmico a gás e processo de operação de um queimador cerâmico a gás.

    Um queimador cerâmico para um forno de sopro quente apresenta um duto de gás central (7), que se abre para dentro da zona central (9) de um teto de queimador, e dutos de ar laterais (8) em ambos os lados do duto de gás, os quais também se abrem para dentro da zona central. Para melhorar as características de combustão, existe um duto de ar central (3) no duto de gás (7) abrindo-se para fora no int.

    PI9301176-8

  • Maquinaria para o tratamento térmico de material e seu processo de operação.

    "Maquinaria para o tratamento térmico de material e seu processo de operação". Referente a uma instalação para o tratamento térmico de material, em particular material sucateado, compreendendo ao menos uma zona de reação (10, 10a, 10b, 10c) dentro de um forno rotativo (12) tendo o eixo longitudinal inclinado em um ângulo na faixa de 0<198> 45<198> com relação a um plano horizontal e provido de pr.

    PI0116689-1

  • Forno de sinterização de alta pressão.

    Um forno de sinterização de alta pressão para a sinterização e compressão de peças prensadas de pósde metal e/ou não-metal consiste de um alojamento de pressão e de um isolamento. Dentro do isolamento se encontra, para o recebimento das peças prensadas, um tubo de grafite reforçado com fibras de carbono, envolto em forma de anel, sem apoio, por condutores de aquecimento, que consiste igualmente de.

    PI8406750-0

  • Forno e processo para realizar uma reação.

    Patente de invenção "forno e processo para realizar uma reação. Um forno compreende uma carcaça de forno que gira em torno de um eixo giratório. A carcaça de forno prove uma câmara do forno para segurar um reagente sólido em partículas à medida que a carcaça de forno gira. Pelo menos dois eletrodos são expostos na c[amara e são montados em modo eletricamente isolada na mesma. Os eletrodos são espa.

    PI9506978-0

  • Disposição introduzida em forno transportável para produção de carvão vegetal.

    Refere-se o presente modelo de utilidade a um forno de dimensão e constituição adequada para facilitar o transporte, que além de produzir o carvão vegetal, possibilita a extração dos subprodutos gerados na carbonização da madeira. O forno desenvolvido é composto dos cilindros inferior (1) e superior(2) superpostos e apoiados sobre um conjunto de sapatas (6), nas quais são adaptadas de forma interc.

    MU6300809-2

  • Resfriador rotativo para uma planta de forno rotativo.

    Patente de invenção:resfriador rotativo para uma planta de forno rotativo". Um resfriador (6) para o resfriamento de material particulado, que é submetido a tratamento térmico em forno rotativo, é montado na extremidade de descarga do material (1) de um forno rotativo. O resfriador é dotado com câmaras anulares (7, 8, 9) dispostas em torno umas das outras e que são sucessivamente passadas pelo mat.

    PI9307424-7

  • Reator para destilação seca de madeira.

    Reator para destilação seca de madeira. Baseada e desenvolvida para realizar a pirólise da madeira, sobras industriais, agrícolas e outras que consiste em um reator (1) e um contenedor (2). O reator (1) apresenta dois acumuladores (3) e (4) e duas câmaras (5) e (6) de processamento.O contenedor (2) fica separado do reator (1) por uma comporta (10) que pode ficar totalmente aberta , se estiver oper.

    PI0900563-3A2

  • Fornalha cilíndrica de calor indireto.

    Fornalha cilíndrica de calor indireto, constitui-se de uma fornalha (1) para secagem de grãos em geral, como, por exemplo, café cuja câmara (2) de combustão apresenta formato cilíndrico encabeçada por anteparo (3) curvilíneo ao longo de toda a seção longitudinal recoberta por acabamento trapezoidal (4) comunicante com a saída (5) do exaustor (não representado) e ar quente da chaminé (6), em que a .

    MU8900068-4U2

  • Sistema e processo de limpeza dos rolos para um forno.

    "Sistema e processo de limpeza dos rolos para um forno". Um sistema de limpeza dos rolos (10) para um forno (20) equipado com uma série de rolos motorizados (21) cada um dos quais é por sua vez conectado com um motor-redutor relativo (24) para ativação de rotação, por sua vez conectado com um conversor de freqüência relativo (25) acionado por um respectivo dispositivo de controle e ativação (26), .

    PI0417649-9

  • Forno metalúrgico e cesta para material para um forno metalúrgico.

    "Forno metalúrgico e cesta para material para um forno metalúrgico". A invenção é relativa a um forno metalúrgico que compreende um vaso (10), uma cobertura (20) para o vaso, um dispositivo de carregamento (30) para carregar itens que devem ser fundidos no dito vaso. Dito dispositivo de carregamento compreende um dispositivo de retenção rotativo (31) e um volume (c) para receber itens de carregame.

    PI0211994-3

  • Agregado de fundição com preaquecedor de material de carga em forma de cuba.

    Em um agregado de fundição com um forno de arco voltaico (1) e um pré-aquecedor (2) de material de carga, em forma de cuba, disposto lateralmente no forno de arco voltaico, as paredes externas do pré-aquecedor de material de carga são formadas, em sua zona inferior, pela parede do recipiente (5) doforno de arco voltaico e, na zona acima da mesma, pelas paredes de uma cuba (10) fixada em uma constr.

    PI9005588-8

  • Sistema de controle para uma fornalha de arco elétrico.

    Sistema de controle para uma fornalha de arco elétrico. Um método e um sistema de controle para controlar uma posição vertical de pelo menos um eletrodo de uma fornalha de arco elétrico são descritos, onde a fornalha de arco elétrico compreende um transformador de fornalha que tem uma lateral de entrada principal e uma lateral de saída secundária que é eletricamente conectada a pelo menos um eletr.

    PI0616190-1A2

  • Revestimento termoprotetor e módulo para o mesmo.

    Descreve-se um revestimento termoprotetor para paredes, tetos ou semelhantes (paredes), especialmente de fornos industriais que é feito de corpos (módulos) de configuração paralelepipédica (1), alinhados reciprocamente e presos na parede que consistem de uma pluralidade de texturas de esteiras de fibras (3) mantidas coesas e compactas e dispostas numa direção paralela à parede (2). Os módulos (1) .

    PI9204800-5

  • Dispositivo de carga, em particular, preaquecedor de material de carga.

    "Dispositivo de carga, em particular, preaquecedor de material de carga". A presente invenção refere-se às superfícies laterais do distribuidor (13) que são executadas convergindo do lado superior para o lado inferior, e ao dispositivo de acionamento (2) do distribuidor (13) que está apoiado, podendo girar, em torno de um eixo horizontal, em uma construção em moldura (3), possibilitando, sem inter.

    PI0416996-4

  • Sistema de recuperação e realimentação de ar quente para queima de material combustível em fornalha.

    Sistema de recuperação e realimentação de ar quente para queima de material combustível em fornalha. Tratou a presente solicitação de invenção um sistema desenvolvido para realimentar uma fornalha com ar quente produzido em uma câmara secundária, com o objetivo de produzir a mesma temperatura com menor queima de material combustível. A entrada (2) de acesso ao interior (3) da fornalha (4), da quei.

    PI1100674-9A2

  • Lança de tratamento metalúrgico refrigerada por evaporação.

    Patente de modelo de utilidade de uma lança utilizada para aplicação de insumos metalúrgicos por injeção profunda dentro de banho líquido, caracterizada pelo uso de refrigeração por evaporação de água ou de outro fluido, com ou sem controle de processo por termopar, o calor retirado poderá ser reaproveitado na forma de vapor.

    MU7201206-4

  • Sistema de aquecimento para forno a gás.

    Patente de invenção "sistema de aquecimento para forno a gás". A presente invenção consiste em um novo sistema de aquecimento para fornos a gás, que se utiliza de um sistema de queima de gás a alta velocidade, condução do calor proveniente da queima, exaustão e isolamento térmico que permite que o calor seja distribuído de forma igual a todas as partes do interior do forno. Esse sistema se mostrou.

    PI9602554-9

  • Processo para a combustão, em um forno, de produtos de reação formados em uma reação química.

    "Processo para a combustão, em um forno, de produtos de reação formados em uma reação química". Um forno regenerativo, sem a circulação de gás de conduto de gases para os leitos regeneradores, é aquecido pela combustão do gás de síntese com o oxidante. O gás de sintese é produzido a partir de vapor de água e metano em um primeiro leito regenerador, aquecido no ciclo anterior enquanto um segundo le.

    PI0101330-0

  • Dispositivo para cozedura sem cápsula de louça.

    A presente invenção refere-se a um dispositivo para a cozedura sem cápsula de louça consistindo de placas de assentamento (2) e suportes individuais (1), as quais estão configurados como partes construtivas separadas das placas de assentamento (2), sendo ave cada placa de assentamento (2) é portadapor dois suportes individuais (1) e a razão de número de placas de assentamento para número de suport.

    PI8902545-8

  • Processo para renovação de um forno de seção de anel.

    Com um processo para a renovação de um forno de seção de anel compreendendo várias seções conectadasem séries, cada seção compreendendo uma pluralidade de poços (fosso) paralelos, uma renovação manutenção completa do forno é realizada conforme um programa contínuo em que um ou mais, preferivelmentetrês seções de cada vez e quando necessário, são desmontadas e montadas enquanto as seções estão aind.

    PI8900540-6

  • Método de controle de carga de um forno de cuba.

    Compreendendo uma calha de distribuição giratória, uma ou várias tremonhas de estocagem dotadas, cada uma, de uma válvula de dosagem para regular a vazão da matéria de carga escoando-se da tremonha para a calha, um sistema de pesagem para determinar o conteúdo da tremonha e para ajustar a posição daválvula de dosagem, a válvula de dosagem é aberta cada vez que a vazão efetiva qr for inferior à vaz.

    PI8602270-9

  • Método para o pré-aquecimento de sucata e usina para implementação desse método.

    Trata-se de um método de pré-aquecimento de sucata misturada com materiais plásticos, borrachentos eresinosos, ou seja, orgânicos, e destinada a fornos elétricos, em particular fornos a arco elétrico, o qual é caracterizado por transformar os materiais plásticos, borrachentos ou resinosos e outrosde natureza orgânica presentes na sucata, para eliminá-los vantajosamente por meio de uma etapa capaz .

    PI9004838-5

  • Filtro franco.

    Patente de invenção de contenção de fuligem e despoluição de caldeiras e autofornos. O exaustor capta a fumaça e faz com que ela misturada com ar e água passe por um agitador no primeiro tanque. Ao passar pelo duto de entrada do tanque nº 1 a fumaça recebe um jato de água em forma de spray que separa a fuligem, o óleo e os rejeitos. Do tanque nº 1 a fumaça se encaminha para o tanque nº 2, passa no.

    PI9301434-1

  • Dispositivo de exaustão para fornos elétricos a arco e método correspondente.

    Patente de invenção "dispositivo de exaustão para fornos eletricos a arco e método correspondente" compreendendo um dispositivo de exaustão para sugar as fumaças em um forno (11) a arco elétrico alimentado por corrente contínua ou alternada, o forno (11) compreendendo uma coroa (20), com ao menos uma abertura (19) para introdução e posicionamento dos eletrodos (12), associada com uma cúpula em uma.

    PI9700633-5

  • Sistema aperfeiçoado de cortina de barreira de fluido.

    Uma cortina de barreira de fluido (10, 20) numa abertura (32) numa parede dentro de um duto, como naentrada para um forno, e apresentada, a qual mantém a separação de fluidos de lados opostos da cortina de barreira ao mesmo tempo permitindo a passagem de objetos (46) através da mesma. A cortina debarreira compreende meios definidores de zona de abertura, meios (22, 23) para conformar um fluxo defl.

    PI8707857-0

  • Forno de indução para operação em altas temperaturas.

    "Forno de indução para operação em altas temperaturas". Um forno de indução capaz de operação em temperaturas superiores a 3.100<198>C tem uma montagem (60) de esfriamento, a qual é montada seletivamente em uma extremidade superior da parede (76) do forno. A montagem de esfriamento inclui um domo (62), o qual é esfriado ativamente pelas serpentinas (68) de água de esfriamento. Durante a parte de e.

    PI0308931-2