PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
F Engenharia mecânica; iluminação; aquecimento; armas; explosão
F01 Máquinas ou motores em geral; instalações de motores em geral; máquinas a vapor
Seção Descrição
F01B Máquinas ou motores, em geral ou do tipo deslocamento positivo, por ex., Máquinas a vapor
F01C Máquinas ou motores de pistão rotativo ou de pistão oscilatório
F01D Máquinas ou motores, ou motores de deslocamento não positivo, por ex., Turbinas a vapor
F01K Instalações de máquinas a vapor; acumuladores de vapor; instalaçôes de motores não incluídos em outro local; motores que
F01L Válvulas de funcionamento cíclico para máquinas ou motores
F01M Lubrificação de máquinas ou motores em geral; lubrificação de motores de combustão interna; ventilação do carter
F01N Silenciadores ou dispositivos de escapamento de gás para máquinas ou motores em geral; silenciadores ou dispositivos de
F01P Resfriamento de máquinas ou motores em geral; resfriamento de motores de combustão interna

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Método para iniciar de uma instalação de turbina a vapor.

    Patente de invenção: método para iniciar de uma instalação de turbina a vapor. A presente invenção refere-se a um método para iniciar uma instalação de turbina a vapor (1b) que compreende pelo menos uma turbina a vapor (20a, 20b, 20c) e pelo menos instalação de geração de vapor (30b, 30, 44, 46, 52, 50) para gerar o vapor para acionar as turbinas a vapor (20a, 20b, 20c), a instalação de turbina a .

    PI0613011-9A2

  • Método para aquecimento de uma turbina a vapor.

    Método para aquecimento de uma turbina a vapor. A presente invenção refere-se a um método de aquecimento de uma turbina a vapor (8) compreendendo uma seção de turbina de pressão intermediária (2) e/ou uma seção de turbina de pressão baixa (6), a extremidade de descarga da seção de turbina de pressão intermediária (2) sendo fornecida com um dispositivo de acúmulo (7). De acordo com o método inventi.

    PI0617303-9A2

  • Motor à imã permanente.

    Motor á imã permanente. Aa presente patente visa proteger uma nova disposição construtiva e inovadora em motor á imã permanente, que pode ser aplicado a qualquer área que necessite de força motriz, usando para tanto a força de imãs permanentes, sem, no entanto poluir o meio ambiente, constituída por apresentar uma estrutura principal (01) que guarnece todo o conjunto do motor, sendo que internamen.

    PI0700194-0

  • Motores acionados por gás liquefeito.

    A presente invenção refere-se a um motor acionado por gás liquefeito, tal como nitrogênio ou ar, o dispositivo de entrada (31, 33) admite fluido de acionamento para uma câmara de expansão definida pelo volume entre dois membros relativamente móveis (1,28) guiados para movimento em um ciclo repetitivo pelo dispositivo guia (38, 40). O dispositivo de entrada também permite a admissão de um líquido d.

    PI0611386-9A2

  • Resfriador de óleo para um motor de combustão interna.

    "Resfriador de óleo para um motor de combustão interna". Um resfriador de óleo para um motor de combustão interna inclui um circuito de óleo e um circuito de resfriamento arranjados em um alojamento com aberturas de entrada e de saída. O alojamento tem uma estrutura em forma de c geralmente anular, que forma uma cavidade cilíndrica axial central, e uma fenda se estendendo radialmente. O alojamento.

    PI0202517-5

  • Motor de combustão interna.

    Um motor de combustão interna tem um conjunto de cabeçote de cilindros com um eixo de comando de válvulas (28) nele montado e passagens de respiro (70) através dele. Um elemento de proteção (38) é montado sobre o fundido do cabeçote (12) e inclui proteções sobre os camos (42), paredes laterais (39)e um mancal escalonado para o eixo de comando de válvulas. Uma gaxeta (46) entre o elemento de proteç.

    PI9510100-4

  • Módulo de agente de refrigeração de óleo.

    Módulo de agente de refrigeração de óleo. A invenção refere-se a um módulo de agente de refrigeração de óleo para um motor de combustão interna com um filtro de óleo, um trocador de calor de óleo/água e uma bomba de agente de refrigeração designada como bomba de água, sendo que está previsto um sistema de tratamento de agente de refrigeração, que apresenta um assim chamado filtro de água e que con.

    PI0513348-3

  • Processo para o aquecimento de uma turbina a vapor.

    Processo para o aquecimento de uma turbina a vapor. A presente invenção refere-se a um processo para o aquecimento de uma turbina a vapor (1), sendo que a turbina a vapor (1) compreende uma turbina parcial de alta pressão (2) e uma turbina parcial de pressão média (3) e/ou uma turbina parcial de baixa pressão (4). O processo é caracterizado por um aspecto essencial de que a turbina parcial de alta.

    PI0617305-5A2

  • Arranjo de balancim de um motor de combustão interna.

    Arranjo de balancim de um motor de combustão interna. A presente invenção refere-se a um arranjo de balancim (1) de um motor de combustão interna, que apresenta um balancim (2) e um pino de assento (4) . O pino de assento (4) apresenta uma superfície circunferencial externa projetada como superfície de rolamento (5) e engata em um furo central (3) do balancim (2) , furo esse revestido de um casqui.

    PI0900176-0A2

  • Processo e aparelho para aumentar a eficiência e produtividade em um ciclo de geração de energia.

    Patente de invenção para processo e aparelho para aumentar a eficiência e produtividade em um ciclo de geração de energia. É previsto um processo e aparelho para converter energia térmica em energia mecânica com grande eficiência. De acordo com o processo energia térmica é aplicada a um fluido de trabalho em um reservatório (12) suficiente para converter um fluido de trabalho em vapor, passando e.

    PI9306898-0

  • Método e aparelho de geração eficiente de energia mecânica, potência ou torque, e motor a vapor.

    "Método e aparelho de geração eficiente de energia mecânica, potência ou torque, e motor a vapor". Método e aparelho para a geração eficiente de energia mecânica ou elétrica. O método inclui as etapas de aquecimento de um primeiro meio líquido de transferência de calor, vaporizável, (3), para gerar um vapor de elevada pressão; utilizar o vapor de elevada pressão para prover energia mecânica e, dep.

    PI0213142-0

  • Instalação geradora de energia a método para gerar eletricidade a partir de um combustível.

    Patente de invenção: "instalações geradoras de energia acionadas por turbina a gás metanol reformado de alta eficiência''. A presente invenção refere-se a um metanol reformado de alta eficiência (gás de síntese) para instalação geradora de energia acionada por turbina a gás. A invenção utiliza uma turbina a vapor de pressão de retorno (bpt) para maximizar a eficiência térmica e a produção de energ.

    PI9811976-1

  • Método de condução de um processo envolvendo a geração de vapor d'água.

    "Método de condução de um processo envolvendo a geração de vapor d'água". Um método de condução de um processo envolvendo a geração de vapor d'água (24; 58; 104; 170; 198; 222; 259) no qual uma corrente de processo quente (16; "a"; 92; 152; 184; 204; 246) é gerada. A corrente de processo quente (16; "a"; 92; 152; 184; 204; 246) pode ser gerada em qualquer maneira e pode incluir uma seção de queima.

    PI0209305-7

  • Usina elétrica para a produção de frio.

    "Usina elétrica para a produção de frio". Uma central elétrica (1) de acordo com a invenção compreende, pelo menos, uma turbina a vapor (5) e/ou uma turbina a gás (52) a qual, para a produção de frio, é ligada com pelo menos uma máquina de refrigeração de absorção (10), sendo que a máquina de refrigeração de absorção (10) é operada mediante vapor (12) extraído da turbina a vapor (5) ou mediante ca.

    PI0308797-2

  • Turbina a vapor.

    Turbina a vapor. Refere-se a uma turbina a vapor (1) de estágios múltiplos, que depois de sua primeira parte escalonada (7), apresenta uma segunda roda de regulação md (27). A qual na operação em sobrecarga, pode ser admitida com vapor adicional (31). A turbina a vapor (1), de acordo com a invenção, pode ser operada com rendimento uniformemente alto, tanto na faixa de carga parcial como também no .

    PI0514816-2

  • Ciclo combinado otimizado para motores com baixo teor de oxigênio nos gases de escapamento.

    Ciclo combinado otimizado para motores com baixo teor de oxigênlo nos gases de escapamento. Trata-se de patente de invenção na área de geração de energia elétrica e/ou vapor, calor e frio em usinas termelétricas movidas a motores a óleo combustível, gás natural ou outros combustíveis liquidos ou gasosos cujo teor de oxigénio nos gases de saída seja insuficiente para permitir a queima de combustíve.

    PI0802608-4A2

  • Máquina de êmbolo rotativo.

    "Máquina de êmbolo rotativo". A presente invenção refere-se a uma máquina de êmbolo rotativo, com uma multiplicidade de êmbolos (24-30) dispostos em um alojamento (12) e circulando em conjunto no alojamento em torno de um eixo de circulação (34) fixado ao alojamento (12), essencialmente no centro do alojamento, os quais quando da circulação no alojamento (12) executam movimentos rotativos de vaivé.

    PI0205881-2

  • Máquina do tipo em voluta e transmissão para a mesma.

    A presente invenção refere-se a uma máquina do tipo em voluta, especificamente apropriada para emprego como compressor de refrigerante e incorporandoum sistema de suspensão aperfeiçoado para a volutanão orbital pelo qual a última pode ser compelida por pressão com o propósito de aumentar a vedaçãoextrema. A máquina também tem um perfil de placa extrema (102) e de extremidade (3l) da envoltura 35mo.

    PI8704336-0

  • Engenho com pistão rotativo.

    "Engenho com pistão rotativo". Sendo uma invenção que determina o espaço de trabalho, comportando mudança alternada do volume por exemplo compressor bomba ou motor, onde o pistão em forma de cilindro com duas paredes laterais e com invólucro curvo, cuja curva é geometricamente o topo do mesmo pistão, durante o seu movimento rotativo em redor dos dois eixos de rotação, e durante o qual o pistão col.

    PI0409083-7

  • Motor veicular a ar comprimido.

    Motor veicular a ar comprimido. Refere-se a criação de mecanismos a ser aplicados a um motor acionado com ar comprimido a alta pressão já existente pi0206175-9, possibilitando uma eficaz utilização em auto-veículos .A criação corresponde à mecânica automotriz para um modelo de utilidade, introduzindo forma de componentes e disposições operacionais. O princípio de funcionamento consiste em injetar .

    MU8701393-2U2

  • Motor veicular com acionamento eletromagnético.

    Motor veicular com acionamento eletromagnético. Constituído por: um motor eletromagnético (1), pertence ao campo dos motores eletromecânicos, integrado por um bloco (2) que abriga o virabrequim (3), bielas (4), pistões (5) anéis, cilindros, e ainda, volante, motor de arranque (6), sistema de distribuição (7), gerador elétrico (8), polias (9), bateria (10) e cabeçote, o qual é integrado com impulso.

    PI0705282-0A2

  • Métodos e aparelho para geração de energia.

    Métodos e aparelho para geração de energia. A presente invenção refere-se a um aparelho de refrigeração (7200) que inclui um circuito de bomba de calor (7201) e um circuito de geração de energia (7100). O circuito de geração de energia (7100) inclui um evaporador (701) que inclui um primeiro e segundo permutadores de calor (710a, 710b), uma turbina (702), um condensador (703) e uma bomba (704). O .

    PI0516416-8

  • Sistema de ciclo rankine para um motor de combustão interna.

    ,"Sistema de ciclo rankine para um motor de combustão interna". A presente invenção refere-se a um sistema de ciclo de rankine para um motor de combustão interna, que inclui um evaporador (3), para a geração de um vapor, um expansor (4) para conversão de uma energia térmica do vapor em uma energia mecânica, um condensador (5), para resfriamento do vapor descarregado a partir do expansor (4), para .

    PI0114332-8

  • Trava com rotor debreável.

    A invenção propõe uma trava com rotor debreável do tipo que possui um rotor (10) giratório em um estator intermediário (12), ele próprio pivotante em um corpo fixo (14), órgãos de travamento com o rotor (10) e o estator intermediário (12) para solidarizá-los em rotação na ausência de chave, ou na presença de uma chave não conforme, e para liberar o rotor (10) após a introdução de uma chave conform.

    MU7402472-8 PI9402008-6

  • Processo de produção de palhetas com calço integrado para turbinas obtidas por torneamento.

    A invenção apresenta um processo para produzir palhetas para turbinas a vapor, tais palhetas tendo calço integrado e sendo obtidas quase totalmente por torneamento, em cada operaeção sendo usinado das diversas palhetas fixadas em gabaritos especiais, destarte gerando grande economia em produtividade, em comparação com os métodos convencionais, proporcionando à mesma precisão de formato e a mesma q.

    PI9104836-2

  • Disco provido de pás.

    "Disco provido de pás". Um disco provido de pás (20) ou disco provido de pás para uso em um motor turboreator (10). O disco provido de pás (20) inclui um disco anular (60), uma carreira interna de pás (70) incluindo uma pluralidade de aerofólios (72) circunferentemente espaçados integralmente formados com o disco (60), um divisor anular (80) integralmente formado com a carreira interna de pás (70).

    PI0104895-3

  • Aleta-guia para turbomáquina rotativa.

    Aleta-guia para turbomáquina rotativa. A presente invenção refere-se a uma aleta-guja para uma turbomáquina, em particular, para um estágio de turbina a gás, com uma folha de aleta-guia (3) e com uma plataforma radialmente externa (4) conectada à folha de aleta-guia (3) e possuindo uma superfície de plataforma (42) que está voltada radialmente para longe da folha de aleta-guia (3) e na qual uma es.

    PI0609724-3A2

  • Blindagem térmica para vedar um canal de fluxo de um motor de turbina.

    Blindagem térmica para vedar um canal de fluxo de um motor de turbina. A presente invenção refere-se a uma blindagem térmica para a separação local de um canal de fluxo dentro de um motor de turbina, em particular uma usina de turbina a gás, com respeito a um alojamento de estator que circunda radialmente o canal de fluxo, com dois contornos de ligação axialmente opostos (7, 8) que cada um pode se.

    PI0609723-5A2

  • Segmento de retenção de calor.

    Segmento de retenção de calor. A presente invenção refere-se a um segmento de retenção de calor para separação local de um canal de corrente (k) dentro de uma máquina de rotação de corrente, particularmente, uma instalação de turbina de gás, em relação a uma carcaça de estator (2), que circunda radialmente o canal de corrente (k), com dois contornos de junção (17, 18) axialmente opostos, que podem.

    PI0609313-2A2

  • Segmento de acúmulo de calor.

    Segmento de acúmulo de calor. O texto descreve um segmento de acúmulo de calor para a separação local de um duto de fluxo (k) dentro de um motor turbo, em particular, um sistema de turbina a gás, de um alojamento de estator (2) que radialmente circunda o duto de fluxo (k), apresentando dois elementos contornados de junção axialmente opostos (17, 18) que podem ser respectivamente trazidos para o en.

    PI0609310-8A2

  • Turbina de geometria variável.

    Turbina de geometria variável a turbina de geometria variável, especialmente uma turbina de gás, compreendendo uma carcaça (2, 22), um rotor da turbina (4), um espiral de entrada de fluido (1) que circundo o referido rotor da turbina, um bocal em formato de aleta interposto entre o referido espiral de entrada e o referido rotor da turbina concebido para acelerar o fluxo de fluido, o referido bocal.

    PI0704032-6

  • Turborreator.

    "Turborreator". O turborreator de acordo com a invenção compreende uma estrutura fixa, um rotor de ventilador fixado em um eixo de acionamento (5) suportado por um primeiro mancal (6) e por um segundo mancal (7), montado sobre a dita estrutura fixa através de uma parte de suporte de mancal (11, 19), o primeiro mancal (6) sendo montado sobre a estrutura fixa do turborreator através de um dispositiv.

    PI0500246-0

  • Rotor para uma turbina, bem como, processo e dispositivo para a fabricação do rotor.

    Rotor para uma turbina, bem como, processo e dispositivo para a fabricação do rotor. A presente invenção refere-se a um rotor para uma turbina, que para a recepção de uma ou de várias fileiras de pás está equipada com um número correspondente de ranhuras, que estão dispostas, respectivamente, em um plano (re) radial que passa perpendicular ao eixo longitudinal (rm) do rotor (4). Cada pá é constitu.

    PI0613072-0A2

  • Turbina de compressão centrífuga -tcc.

    Turbina de compressão centrifuga - tcc. Patente de invenção de produto industrial, uma turbina térmica a vapor, compreendida por um eixo (5) oco (20), para admissão de água pré-aquecida, dois discos (14) de sustentação das espiras metálicas (1) para produção de vapor, espiras estas interligadas à cavidade do eixo por tubos radiais (19) que, pela força centrífuga, causada pela rotação da turbina, c.

    PI0704801-7A2

  • Motor orbital de combustão interna e de quatro tempos.

    "Motor orbital de combustão interna e de quatro tempos". Motor orbital quatro tempos de combustão interna que utiliza diversos combustíveis carburados ou injetados. A invenção consiste em um dispositivo de peças mecânicas que realiza pelos movimentos exclusivamente rotativos de seus componentes, variações de volumes de gás nas câmaras fechadas, úteis para produzir forças motrizes de propulsão, ati.

    PI9813253-9

  • Motor de combustão rotativo para uso com fluidos compressíveis.

    "Motor de combustão rotativo para uso com fluidos compressíveis". Um dispositivo rotativo para uso com fluidos compressíveis compreende um primeiro elemento de rotação montado para girar em torno de um primeiro eixo geométrico e uma carcaça dotada de uma superfície encerrando pelo menos uma parte do primeiro elemento de rotação. Uma cavidade alongada de área variável em seção transversal é definid.

    PI0411565-1

  • Dispositivo de tratamento térmico a vapor com pressão reduzida.

    Um dispositivo para aquecer direta ou indiretamente com vapor de baixa pressão materiais ou produtosa serem tratados termicamente o qual inclui uma câmara de permuta de calor a que se fornece vapor por meio de uma válvula redutora de pressão e a qual é evacuada por meio de um dispositivo ejetor o qual pode controlar a temperatura de aquecimento da câmara de permuta de calor ao controlar o fluidoop.

    PI8906066-0

  • Processo e aparelho pra melhorar a eficiência de um grupo gerador de pequeno porte.

    A invenção trata de um processo para melhorar a eficiência de um grupo gerador de pequeno porte de preferência baseado sobre um processo de ciclo rankine orgânico fechado, isto é, hermético. No processo orc, o agente orc, tal como freon, tolueno ou similar, é vaporizado em um vaporizador (1), expandido em uma turbina (2), condensado em um resfriador (3) e retornado por um dispositivo alimentador (.

    PI9206262-8

  • Hidro/pneumático/motor.

    Patente de invenção "h#dro/pneumático/motor". A presente patente de invenção refere-se a um conjunto metálico formando uma engenhosidade técnico-científica destinada a produzir velocidade e potencia para utilização em todos os veiculos, sejam auto-caminhões, onibus, automovéis, locomotivas e aviões. Tem por combustíveis unicos a água, devendo ser ligeiramente com um minimo de óleo solúvel, para a .

    PI9403839-2

  • Processo e aparelho para aumentar a força produzida por um sistema de turbinas de combustão.

    Patente de invenção de "processo e aparelho para aumentar a força produzida por um sistema de turbinas de combustão". A força produzida por um sistema de turbina de combustão é aumentada por um dispositivo pré-compressor o qual compreende ar ambiente fornecido ao compressor principal do sistema desse modo introduzindo elevações de temperatura e pressão no ar fornecido. O ar fornecido ao compressor.

    PI9304471-2

  • Aquecedor à gas de água de piscina e outros.

    "Sistema de eletro-narcose para uso em piscicultura" constituida por uma fonte de alimentação que passa através da chave secionada (1) que, quando acionada, acende-se um led (2) que indica estado de energização e, com isso, manobra-se o resistor variável (3) até a faixa de ajuste desejada verificada através dos medidores de corrente (4) e de tensão (5) e, ato contínuo, ativa-se o pulsador moto-sin.

    PI9702846-0

  • Método e aparelho para implementação de um ciclo termodinâmico.

    Patente de invenção: "método e aparelho para implantação de um ciclo termodinâmico". Método e aparelho para a implantação de um ciclo termodinâmico, no qual um fluido de trabalho gasoso é expandido para transformar sua energia em forma utilizável, gerando, por esse meio, uma corrente esgotada, a qual é, então, condensada para produzir uma corrente condensada. Da corrente condensada para produzir u.

    PI9503498-6

  • Sistema de geração de ciclo combinado.

    Sistema de geração de ciclo combinado este sistema aumenta a eficiência de geração de energia quando é processada a geração de energia de ciclo combinado utilizando-se o óleo residual atmosférico obtido pela sujeição do óleo de alimentação junto a destilação atmosférica no mecanismo de destilação atmosférico. O óleo residual atmosférico obtido pelo óleo de alimentação destilado no mecanismo 1 de d.

    PI9911673-1

  • Método e aparelho para produzir energia não- interrompível.

    "Método e aparelho para produzir energia não-interrompível". A invenção refere-se a uma energia não-interrompível que é suprida para uma carga conectada a uma linha de energia conectando a linha de energia a um membro girável que inclui uma turbina de ciclo rankine acoplada a um dispositivo que opera como um motor quando a energia da linha está inoperante por meio disto girando o membro a uma velo.

    PI0207161-4

  • Instalação energética tricombustível.

    Patente de invenção "instalação energética tricombustível". A presente patente de invenção refere-se a um conjunto de obras civil e eletromecânica, destinado a substituir a todos os demais princípios geradores da energia potencial (mecânica) para todas as finalidades e demandas, culminando com as hidrelétricas cujos mananciais alimentadores a cada dia ficam mais assoreados e, as usinas termonuclea.

    PI9403840-6

  • Motor de expansão movido a água (h20).

    De um motor de expansão movido a água (h2o), objetos de prolongados estudos em cada um de seus componentes, formando assim um conjunto econômico confiável, é um motor que pode ser incorporado de sistema eletronico para funcionamento progamado, alimentados com os proprios acumuladores que funciona omotor. Na realidade este motor requer certo tempo para dar partida (20 segundo) suficiente para aquec.

    PI9103622-4

  • Sistema de caldeira para produzir vapor a partir de água.

    Sistema de caldeira para produzir vapor a partir de água um sistema e caldeira para produzir vapor a partir de água inclui uma pluralidade de cildeiras de oxigênio combustível arranjadas em série. Cada caldeira tem uma entrada em comunicação direta com uma pluralidade de tubos. Os tu bos de cada caldeira formam no mínimo uma parede de água. Cada urr .A das caldeiras é configurada para impedir subs.

    PI0606225-3A2

  • Unidade motriz para uso geral baseada em vapor, força pneumática ou hidráulica.

    Unidade motriz para uso geral baseada em vapor, força pneumática ou hidráulica. A qual é definida como uma unidade motris para uso geral, que em essência é formada por um arranjo de pelo menos dois cilindros (1), no interior dos quais sçao deslocados correspondentes pistões (2), mecanicamente ligados a hastes bi-dentadas (3); as hastes bi-dentadas (3) contam com dois conjuntos de cremalheiras (4) .

    PI0702138-0

  • Sistema de energia em cascata.

    Sistema de energia em cascata. A presente invenção refere-se a um sistema de energia em cascata e a um método para utilizar um luxo de gás de descarga de alta temperatura (600) para vaporizar diretamente ou indiretamente um fluxo pobre (5314) e rico (5166) derivados de um fluxo de fluido de trabalho de múltiplos componentes, que entra, extrair a energia destes fluxos, condensar um fluxo consumido .

    PI0517693-0

  • Motor regenerativo de calor.

    Motor regenerativo de calor. Motor regenerativo de calor que usa água tanto como o fluido de trabalho como o lubrificante. Em operação, a água é bombeada de um recipiente de coleta e através de uma bobina em torno de um orifício de escapamento do cilindro, fazendo com que a água seja preaquecida pelo vapor descarregado do cilindro. A água preaquecida entra então em um gerador de vapor e é aquecida.

    PI0515305-0

  • Ciclo termodinâmico de lima e respectivo aparato.

    "Ciclo termodinâmico de lima e respectivo aparato". Ciclo termodinâmico e respectivo aparato que usa compressão e expansão para gerar potência, calor ou frio no qual pelo menos alguma compressão é realizada pela energia potencial de um fluido de trabalho que contém líquido e vapor. Esse fluido é introduzido na extremidade superior de tubulações com fluxo descendente. Ao longo do escoamento descend.

    PI0503403-5

  • Processo para implementar um ciclo termodinâmico.

    "Processo para implementar um ciclo termodinâmico". A presente invenção refere-se a um novo ciclo termodinâmico para converter energia de uma fonte externa de fluxo de baixa temperatura em energia usável usando um fluido de trabalho compreendendo uma mistura de um componente de baixa ebulição e um componente de ebulição mais alta e que inclui um circuito de pressão mais alta e um circuito de press.

    PI0407136-0

  • Sistema de motor/gerador elétrico.

    Sistema de motor/gerador elétrico. Um sistema de motor/gerador elétrico inclui um motor de combustão interna, um gerador elétrico primário acionado por um eixo propelido do motor e fornecendo energia elétrica. Um turbocompressor tem uma primeira turbina acionada pelos gases de escape do motor e um compressor acionado pela primeira turbina e proporciona ar de entrada para o motor. O sistema também .

    PI0609011-7A2

  • Sistema para recuperação das energias secundárias pelo sistema de absorção e por troca térmica.

    Sistema para recuperação das energias secundárias pelo sistema de absorção e por troca térmica. A presente patente de invençâo caracteriza-se por ser um processo de recuperaçâo das energias secundarias geradas nas indústrias através de uma energia primária já utilizada, antes do tratamento ou da liberação ao meio ambiente, uma vez que essas energias podem ser aplicadas em diferentes processos de a.

    PI0906292-0A2

  • Unidade geradora de vapor e processo para operar e reequipar uma instalação geradora de vapor.

    Unidade geradora de vapor e processo para operar e reequipar uma instalação geradora de vapor. A presente invenção refere-se a uma unidade geradora de vapor, que compreende um gerador de vapor (1), com uma câmara de combustão (8), um evaporador, um superaquecedor (9), um superaquecedor intermediário (12), um condensador (14), preaquecedores de água de alimentação (16, 19, 19') aquecidos regenerati.

    PI0611664-7A2

  • Sistema de ciclo rankine e método.

    Sistema de ciclo rankine e método trata-se de um sistema de ciclo rankine (10) que inclui um aquecedor (12) configurado para circular um fluido de funcionamento em uma relação de troca de calor com um fluido quente a fim de vaporizar o fluido de funcionamento. Um sistema a quente (14) é acoplado ao aquecedor (12). O sistema a quente (14) inclui um primeiro conversor de calor (20) configurado para .

    PI1003490-0A2

  • Módulo de troca de calor para veículos.

    Módulo de troca de calor para veículos, onde um módulo compreendendo: - um radiador (14) tendo dois tanques (22) de coleta verticais e paralelos; - um condensador (16) tendo dois distribuidores paralelos e verticais, e de face à face frontal do radiador (14); - um refrigerador intermediário (18) posicionado embaixo do condensador (16) e do radiador (14); e - um conjunto de ventilador (20) de face .

    PI0701951-3A2

  • Estrutura de escapamento de ar refrigerante para motor de combustão interna esfriado à água.

    Estrutura de escapamento de ar refrigerante para motor de combustão interna esfriado à água. A presente invenção refere-se a uma estrutura de escapamento de ar refrigerante para um motor de combustão interna esfriado a água que ofereça um bom aproveitamento, uma compacidade otimizada do corpo do motor, e uma melhor aparência. Uma estrutura de escapamento de ar refrigerante é provida para um motor .

    PI0703395-8

  • Tanque de expansão, em particular para um veículo automotor.

    "Tanque de expansão, em particular para um veículo automotor". A invenção se refere a um tanque de expansão aperfeiçoado, em particular para um veículo automotor, com uma câmara de expansão interna contendo pelo menos parcialmente fluido de refrigeração e/ou aquecimento, em comunicação fluídica com um circuito fechado de refrigeração e/ou aquecimento do veículo automotor através de uma entrada de .

    PI0401739-0

  • Processo para a determinação de uma capacidade de potência de um sistema de resfriamento.

    Processo para a determinação de uma capacidade de potência de um sistema de resfriamento de um veículo automotor com um retardador como função de uma temperatura (t) de um meio de resfriamento, sendo que é determinado um gradiente de temperatura (dt/dt) do meio de resfriamento imediatamente depois de uma frenagem do retardador, e/ou enquanto o sistema de resfriamento é aquecido pelo retardador, ma.

    PI0804065-6A2

  • Aperfeiçoamento introduzido em equipamento para limpeza e aditivação do sistema de arrefecimento.

    Aperfeiçoamento introduzido em equipamento para limpeza e aditivação do sistema de arrefecimento. Compreendido por um caixilho principal (1) basicamente retangular, formando uma carenagem (2) dotado em sua secção superior (3) de um visor (4) chave comando (5) ladeada por uma chave posicionadora (6) seguida por bocal de entrada de aditivo (7) ladeado por um duto (8) comunicante com o reservatório d.

    PI0703825-9A2

  • Junta de vedação mecânica frontal fendida.

    Uma junta de vedação mecânica frontal fendida sendo totalmente instalável e substituível sem necessidade de avarias no eixo e/ou alojamento. A junta de vedação fendida da invenção é bem adequada para substituição de enfardamentos ou vedações em serviços pesados ou locais inacessíveis. As juntas de vedações inventivas incluem um elemento de vedação que veda o anel primário contra o eixo e rigidamen.

    PI9401395-0

  • Motor com pistão oscilante operado a fluido.

    Um motor de pistão oscilante hidráulico ou pneumático tem um alojamento (1), um eixo acionado (2) montado no alojamento para rotação e um pistão oscilante (3) que é fixo ao eixo. O pistão tem dois braços de alavanca (49, 8) tendo áreas de pressão de tamanho diferente, cujos braços são vedados com relação ao alojamento (1) dividindo o alojamento (1) em dois espaços da trabalho (4, 5) para dentro do.

    PI8505054-7

  • Máquina volumétrica com superfície estatórica particular.

    A invenção se refere a uma máquina volumétrica com superfície estatórica particular e sobretudo a uma máquina com palhetas ou com rolos. Ela é caracterizada pelo fato de a curva estatórica, de ordem de simetria inteira s(s) pertencer a uma só hipertrocóide encurtada que delimita as, câmaras de trabalho, assim como a seu núcleo que delimita as zonas de estanqueidade rotor-estator de abertura angula.

    PI8402939-0

  • Motor de combustão interna com utilização de rotores helicoidais.

    Patente de invenção de "motor de combustão interna com utilização de rotores helicoidais", utiliza parafusos rotativos (rotores helicoidais) com seção de compressão (1), câmara de combustão (2) e seção motora (4), complementados por equipamentos periféricos dos motores convencionais, funcionando com qualquer tipo de combustível líquido ou gasoso e obtendo-se altos rendimentos térmicos com baixos r.

    PI9401401-9

  • Dispositivo giratório de pressão de fluído.

    Do tipo que abrange um conjunto de engrenagens (15) de gerotor, incluindo um anel (19) e uma estrela(23). Adjacente ao conjunto de gerotor está um elemento de tampa de extremidade (17) tendo uma superfície de extremidade (41) em contato com a superfíciede extremidade adjacente (42) da estrela. A invenção refere-se a um arranjo de válvula do tipo válvulas na estrela, no qual tanto a ação de válvula.

    PI8702427-6

  • Máquina de palhetas deslizantes.

    Patente de invenção "máquina de palhetas deslizantes". A invenção refere-se a uma máquina de palhetas deslizantes, com um rotor cilíndrico (11) excentricamente posicionado na carcaça, sendo o rotor montado de modo a girar na carcaça com a sua parte periférica em contato com o interior da carcaça em um ponto, sendo também dotado de um núnero de palhetas (13). As palhetas são guiadas nos entalhes (1.

    PI9307238-4

  • Aparelho de vedação para uso em um compressor do tipo caracol.

    Uma vedação de câmara de retro-pressão para uso em um compressor do tipo caracol que é localizada entre a superfície adjacente na parte traseira do caracol orbitante e o alojamento do mecanismo. As vedações são afrouxadamente recebidas nas ranhuras sem fim formadas em uma ou em duas superfícies adjacentes e são magneticamente mantidas em contato contra a outra superfície adjacente e uma parede der.

    PI9006379-1

  • Aparelho de deslocamento de fluido do tipo rolo.

    Aparelho de deslocamento de fluido do tipo rolo . Aparelho de deslocamento de fluido do tipo rolo inclui um par de rolos tendo uma chapa de extremidade circular e um invólucro em espiral estendendo-se de uma superfície de extremidade axial da chapa de extremidade circular. Um par de rolos é mantido em um deslocamento angular e radial para fazer uma pluralidade de contatos de linha entre as superfí.

    PI9703649-8

  • Sistema termodinâmico em ciclo fechado.

    Patente de invenção "sistema termodinâmico em ciclo fechado", processos termodinâmicos efetivos, que ocorrem num sistema, tal como uma unidade de refrigeração ou bomba de aquecimento são realizados de forma a se assemelharem aos processos teóricos ideais, como por exemplo, uma curva isotérmica (to), utilizando-se uma máquina de engrenagem de estágio múltiplo (1) como compressor e/ou expansor no si.

    PI9205753-5

  • Processo de combustão interna aplicada a motores.

    Baseia-se no princípio de funcionamento dos compressores de ar de parafusos rotativos e consta de uma seção de compressão contendo rotores helicoidais macho(2-a) e fêmea (2-b), uma seção de combustão(4)uma seção motora(5) contendo rotores helicoidais macho(5-a)e fêmea(5-b), eixo(3) comum aos rotoresmachos(2-a) e (5-a) eixo motor(6) e escape(7), além de utilizar os periféricos atualmente utilizados.

    PI9201192-6

  • Mecanismo manipulador de fluidos rotativo.

    Um mecanismo rotativo para manipular fluidos de várias maneiras, p.Ex, como um compressor de ar, bomba para líquidos, motor hidráulico ou pneumático, motores de combustão interna (diesel ou de outro modo), tem um rotor internamente cilindricamente escavado a partir de uma extremidade para receber emrelação vedante, estreitamente ajustada, um suporte cilíndrico estacionário para uma pluralidade, us.

    PI8503681-1

  • Motor rotativo ptr.

    Contém uma pluralidade de invenções que interligadas integram no seu conjunto as características denovidade. O motor possui uma câmara de combustão externa(7) que contém velas (6) e válvulas de admissão e descarga. Esta câmara (7) está engendrada na estrutura da câmara periférica secundária (9), formando um conjunto homogêneo que chamaremos de bloco do motor. Essa câmara (9) contém igualmente cana.

    PI9004782-6

  • Máquina de disco oscilante.

    Patente de invenção: "máquina de disco oscilante".A invenção refere-se a uma máquina e disco oscilante (10) com um comprtimento de trabalho em forma de cone oco (16), que está dividido por uma parede divisória (18) em pelo menos um espaó de alta pressão (23) e um espaço de baixa pressão (24), nos quais o meio de trabalho está alimentado através de um sistema de linhas, a parede divisória (18) vai .

    PI9502832-3

  • Dispositvo hidraúlico compacto em espiral.

    "Dispositivo hidráulico compacto em espiral", que inclui um par de elementos de suporte de enrolamento (32, 61), sendo que um dos elementos de suporte de enrolamento (61) possui uma superfície axial interna (65) formada com uma reentrância espiralada evolvente (79) e o outro elemento de suporte de enrolamento (32) possuindo um membro de enrolamento espiralado evolvente (44) que se projeta a partir.

    PI9712442-7

  • Modificações introduzidas em máquina rotativa a vapor tricilíndrica.

    "Modificações introduzidas em máquinas rotativa a vapor tricilíndrica". Modelo de utilidade de uma máquina rotativa a vapor de tres cilindros contendo modificações que compreendem; abertura longitudinal, com tampa, em cada um dos tres vértices do bloco dos rotores, como acesso para a troca das palhetas; barra de vedação das câmaras de expansão com perfil retangular inserida em alojamento retangula.

    MU7500749-5

  • Motor térmico rotativo com pré-aquecimento interno.

    "Motor térmico rotativo com pré-aquecimento interno". Trata-se de um motor térmico rotativo com combustão de volume estável que compreende um ou mais cilindros em linha que são baseados em uma estrutura comum (11). Cada cilindro consiste no estator cilíndrico (1) (que tem uma seção redonda) e no pivô redondo (3) (que tem uma seção de múltiplos lóbulos) os volumes dos processos são determinados pel.

    PI9706705-9

  • Máquina de êmbolo rotativo.

    Patente de invenção: "máquina de êmbolo rotativo". Descreve-se uma máquina de êmbolo rotativo, que trabalha como bomba, compressor ou motor, e em que uma parte de potência cicloidal é endentada com uma parte de bloqueio correspondentemente formada, sendo que o número de dentes é diferente em um. Disso resultam compartimentos de trabalho (16), cujo volume atinge um máximo e um mínimo pela rotação s.

    PI9811964-8

  • Motor volumétrico de pistões oscilantes, particularmente motor de quatro tempos.

    Patente de invenção: motor volumétrico de pistões oscilantes, particularmente motor de quatro tempos. Quatro elementos (9a, 9b, 11a, 11b) estão reciprocamente articulados em um paralelograma deformável de acordo com quatro eixos paralelos (a1...A4). Uma manivela (3i) produz um movimeto circular de um primeiro eixo de coordenação (k1) ligado a um (9a) dos elementos. Um outro elemento (11b) está art.

    PI9305927-2