PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Extrator de ouro fino ou coloidal

Patente de invenção "extrator de ouro fino ou coloidal" que propicia a captação de partículas finas ou coloidais de ouro, contidas em suspensão aquosa de sólidos (polpa), através da amalgamação sob... (ver mais)


Patente de invenção "extrator de ouro fino ou coloidal" que propicia a captação de partículas finas ou coloidais de ouro, contidas em suspensão aquosa de sólidos (polpa), através da amalgamação sob pressão - com processamento metalúrgico posterior do amálgama, na produção de ouro fundido e na recuperação do mercúrio metálico por destilação, para reciclagem no aparelho em tela. O dito extrator é constituído por um conduto forçado tabular (8), de perfil transversal em s, limitado por duas curvas, sendo a região entre elas vertical e ocupada por uma expansão local das paredes do conduto, formando uma câmara de baixa pressão (7) - câmara de elutriação. O fundo desta câmara é totalmente subdividido em células (9) no interior das quais processa-se a amalgamação sob pressão do ouro. Células, mercúrio, polpa e a pressão interna desta última - tudo balanceado - constituem um sistema em que o mercúrio funciona como válvula pulsativa e como elemento amalgamador do ouro. Carga do mercúrio e descarga do amálgama são feitas pelo sistema de carga (4) e descarga da câmara de elutriação (5). O extrator é modulado, sendo os módulos justapostos formando acumulativamente o aparelho - possibilitando a paralização e a retirada do circuito de um ou mais módulos, sem interferir com os demais. Em projeção vertical o "extrator de ouro fino ou coloidal" desenvolve-se em figura aberta ou fechada (poligonal) formada geometricamente de segmentos de reta ou de arcos de curva isolados, ou de permeio. O material de que é feito o extrator é rígido e não atacável pelo mercúrio e pela polpa, como vidro, fibra de vidro, resina e material sintético, metal, cimento e concreto, porcelana e cerâmica. A aplicação do "extrator de ouro fino ou coloidal" é ampla - laboratorial e em conexão com instalações industriais, em complementação a decantadores, espeçadores e barragens de rejeito de tratamento de minério.

Publicações:

Revista Data Despacho Descrição
1554 2000-10-17 9.2
Indeferimento.Indeferido o pedido por não atender aos requisitos legais, conforme parecer técnico. A cópia do... (ver mais)
Complemento: Indeferido de acordo com o art. 8º em vista do art. 11 e 13 da LPI.
1526 2000-04-04 7.1
Conhecimento do Parecer Técnico.Suspenso o andamento do pedido para que o depositante se manifeste, no prazo... (ver mais)
1274 1995-05-02 3.1
Pedido Publicado
1194 1993-10-19 2.1
Pedido Depositado

551

visualizações
2.948051948051948 de 5 77 votos
19 interessados em comprar

Deixe um comentário sobre esta patente

Comentários

  • Cristiane Alves da Silva - 2013-11-30 11:23:31.0

    Boa tarde , comprei o ouro coloidal essa semana. Ele tem uma coloração rosada clara. Gostaria de saber se é verdadeiramente ouro. É fácil fazer ouro coloidal em casa? É fácil encontrar os ingredientes necessários para fazer o ouro em casa? Agradeço a resposta.