PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
D Têxteis; papel
D06 Tratamento de têxteis ou similares; lavanderia; materiais flexíveis não incluídos em outro local
Seção Descrição
D06B Tratamento de materiais têxteis por líquidos, gases ou vapores
D06C Acabamento, alisamento, estiramento na rama ou esticamento de tecidos
D06F Lavanderia, secagem, alisamento a ferro, prensagem ou dobramento de artigos têxteis
D06G Limpeza de tapetes, mecânica ou por pressão, forrações, sacos, couros ou outras peles ou artigos têxteis ou tecidos
D06H Marcação, inspeção, emenda ou separação de materiais têxteis
D06J Pregueamento, plissagem ou gofradura de tecidos ou roupas
D06L Alvejamento, por ex., Alvejamento óptico, limpeza a seco ou lavagem de fibras, linhas, fios, tecidos, penas ou artigos
D06M Tratamento não incluído em outro local da classe; , de fibras, linhas, fios, tecidos, penas, ou artigos fibrosos feitos
D06N Materiais para revestimento de paredes, soalhos ou similares, por ex., Linóleos, encerados, couro artificial, feltro
D06P Tintura ou estampagem de têxteis; tintura de couros, peles ou substâncias macromoleculares sólidas em qualquer forma
D06Q Decoração de têxteis

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Aplicador localizado de bigodes 3d.

    Aplicador localizado de bigodes 3d. O presente modelo de utilidade visa proteger uma diferente disposição construtiva e inovadora em aplicador localizado de bigodes 3d, um equipamento que se destaca por sua robustez e durabilidade para aplicar 3d localizado em tecidos, através de um acionamento pneumático programável, e um sistema diferenciado e eficiente de secagem, caracterizado por apresentar u.

    MU8801040-6U2

  • Lâmina de limpar e esfregar peles e tambor de tamboreamento para limpar e esfregar peles.

    "Lâmina de limpar e esfregar peles e tambor de tamboreamento para limpar e esfregar peles". Uma lâmina para limpar e esfregar peles (1) aplicável sobre a superfície de parede interna de um tambor tamboreador (k,h) compreendendo um corpo prismático desenvolvido essencialmente de forma longitudinal (2) munido de pinos salientes (3; 10; 11; 12; 13) dispostos sobre uma ou mais das superfícies (4, 5, 6.

    PI0404173-9

  • Processo de formação de superfícies em baixo relevo aplicado a tecidos felpados.

    Refere-se a presente invenção a um processo de formação de superfícies em baixo relevo aplicado a tecidos felpados tais como colchas, tapetes e cobertores, estando o processo proposto inserido na própria seqüência lógica das etapas produtivas de um tecido felpado através do uso de estamparia empregando "silk screen" e equipamentos conhecidos como "tufting machine" e garzeadeira, o processo propost.

    PI0200619-7

  • Atuador linear de marginamento e posicionamento.

    "Atuador linear de marginamento e posicionamento". O qual é constituído de um fuso (1) montado com rolamentos (2) no terminal de acoplamento (3) ao moto redutor (4) e no qual está fixada a carcaça (5) do atuador que envolve todo o mecanismo que inclui uma bucha (6) com furo roscado (7) endentado no fuso (1) e à qual está integrado o elemento atuante (8) em cujo terminal exposto na ponta da carcaça.

    PI0303836-0

  • Processo de fabricação de tecido adesivo com impressão.

    Processo de impressão de tecido adesivo, descreve um inovador processo de fabricação de tecido adesivo com impressão que compreende as seguintes fases (1) impressão do tecido, (ii) recebimento de filme com aplicação de adesivo dos dois lados e (iii) recorte a laser e que possibilite suaaplicação e utilização em materiais publicitários e artigos de decoração de grande porte, pois o mesmo pode ser f.

    PI0914288-6A2

  • Máquina manual para plissar tecido.

    Patente de invenção: "máquina manual para plissar tecido". A presente invenção que em uma pequena máquina simplifica, acelera e uniformiza o trabalho de quem faz uso de tecido plissado, vem eliminar o serviço demorado e estafante de se fazer trabalho fio por fio, dobra por dobra de maneira artesanal e cansativa. Proporcionando um trabalho rápido, padronizado e sem esforço físico e visual, através .

    PI9502655-0

  • Processo para feitura de corrugações decorativas em tecidos e produto resultante.

    "Processo para feitura de corrugaçoes decorativas em tecidos e produto resultante". Compreendendo essencialmente proceder-se múltiplas e repetidas aproximações rápidas da chama branda (3) de um maçarico (2), do tipo usado em joalheria, por toda a área pretendida da superfície de um tecido sintético ou misto de base (1), à semelhança de um "pincel", com obtenção de uma correspondente pluralidade de.

    PI0401570-3

  • Conjunto de gofragem para material em folha.

    "Conjunto de gofragem para material em folha". Trata-se de um conjunto de gofragem de material em folha que inclui pelo menos dois roletes de gofragem, cujas extremidades são montadas de forma girável nos painéis laterais de uma máquina de gofragem. Cada painel lateral é dividido em uma parte fixa e pelo menos uma parte móvel. As extremidades dos roletes de gofragem são montadas em suportes que sã.

    PI0504521-5

  • Produto de materiais preciosos obtido das fibras de origem têxtil e respectivo processo galvânico.

    "Produto de materiais preciosos obtido das fibras de origem têxtil e respectivo processo galvânico". Descreve-se a presente patente como um produto fabricado a partir da adição de prata a um filamento de nylon (fig.1), A qual por sua grande capacidade de condução elétrica favorece o processo galvânico, recebendo com facilidade a adição de ouro ou outro metal precioso, o fio de nylon assim, já prep.

    PI0303564-6

  • Disposição introduzida em revestimento refletivo aplicado em tecidos ou similares.

    "Disposição introduzida em revestimento refletivo aplicado em tecidos ou similares". Tem por objeto um inovador tecido de poliéster contendo uma película metalizada aderida por meio de cola, aplicado no ramo de decorações, mais precisamente em cortinas e persianas, ao qual foi dada original disposição construtiva, diferindo-se dos tecidos comumente encontrados e utilizados no mercado, visto que, d.

    MU8201514-7

  • Processo de criação e aplicação de efeito visual em tecido.

    "Processo de criação e aplicação de efeito visual em tecido". Compreendendo as etapas de: impregnar um tecido (1) com um produto químico 'a'; secagem por processo convencional; - 'bombardeio' do tecido com cápsulas contendo um produto químico 'b'; - reação química gerada pelo contato entre os produtos químicos 'a' e 'b', sob efeito o efeito de vaporização, destruindo (por corrosão) o corante (radi.

    PI0500483-7

  • Processo de obtenção de tecido coberto com filme metálico e assemelhados.

    "Processo de obtenção de tecido coberto com filme metálico e assemelhados". Trata-se de um prático e inovador processo de fixação de uma película metálica sobre um substrato de tecido, sintético ou natural, produto este pertencente ao campo de materiais para decoração, de uso mais precisamente em cortinas e persianas, ao qual foi dada original disposição, pois visa a melhoria do sistema de produçã.

    PI0202627-9

  • Dispositivo para o afrouxamento de uma tira de material têxtil.

    Dispositivo para o afrouxamento de uma tira de material têxtil. Refere-se a uma instalação de tratamento (1), para tiras de material têxtil (11), a tira de material (11), é conduzida à moda de sanduíche entre duas correias transportadoras (5, 7). Sobre os lados posteriores de ambos os lados de correia (5a, 7a), que estão situados de maneira oposta um em relação ao outro, das correias transportador.

    PI0514266-0

  • Processo para tingimento de uma faixa de tecido de material de malha que contém fibras de celulose.

    "Processo para tingimento de uma faixa de tecido de material de malha que contém fibras de celulose". A invenção refere-se a um processo para tingimento de uma faixa de tecido de material de malha que contém fibras de celulose. O objetivo da invenção é tornar possível tingir continuamente o tecido de malha que contém fibras de celulose, em estado estendido do mesmo, usando um foulard, bem como sec.

    PI0407440-8

  • Mecanismo para desgastar partes de artigos de vestuário ou de tecidos.

    "Mecanismo para desgastar partes de artigos de vestuário ou de tecidos", constuído por um meio abrasivo (2) que possui: um meio motriz (3) do meio abrasivo (2); um meio móvel (4) do meio abrasivo (2); um meio de suporte (5) da porção de tecido adequado para se unir ao meio abrasivo (2). Em condições de operação do mecanismo (1), o meio móvel (4) faz com que a porção de tecido, disposta no meio de .

    PI0411167-2

  • Disposição introduzida em manta laminada para calçados de segurança.

    "Disposição introduzida em manta laminada para calçados de seguranca". Objeto da presente patente, idealizada para confeccionar calçados de segurança individual é constituida de uma manta laminada (1), obtida a partir de uma base filamentar tramada (4), ou não tramada (5), ou de malha (6) sintética, natural ou mista, em cujas superfícies, por processos industriais, são depositados ou espargidos, r.

    MU8403261-8

  • Sistema eletrônico de controle de um máquina de tingimento de tecido.

    Sistema eletrônico de controle de uma maquina de tingimento de tecido sistema eletrônico de controle de uma máquina de tingimento de tecido, dita máquina incluindo pelo menos um reservatório (1) para o tecido, pelo menos um tanque (2, 3, 4) para armazenar o corante a tintura e pelo menos um dispositivo de movimentação de tecido dentro da máquina. Uma ou mais etiquetas rfid são associadas ao tecido.

    PI0618925-3A2

  • Método de limpeza de tecidos têxteis.

    Patente de invenção: "método de limpeza de estruturas têxteis". A presente invenção refere-se a um processo para limpeza de panos ou tecidos têxteis compreendendo as etapas de: (i) dispensar uma espuma detergente de um recipiente de aerosol; (ii) dissolver a espuma em água para formar uma solução aquosa; e-simultaneamente ou subseqüentemente, (iii) agitar os panos ou tecidos têxtis na solução aqu.

    PI9609786-8

  • Máquina para lavar e submeter a tratamentos contínuos de acabamento produtos têxteis.

    "Máquina para lavar e submeter a tratamentos contínuos de acabamento produtos têxteis". Máquina para lavar e submeter a tratamentos contínuos de acabamento produtos têxteis, tais como tecidos e similares, tingidos em uma autoclave, ou produtos têxteis secos. A máquina compreende uma estação de lavagem do tecido (2) e uma estação de acabamento (4) disposta à jusante da dita estação de lavagem (2) a.

    PI0102247-4

  • Processo de desengomagem purga e alvejamento de tecidos através do uso do gás de ozônio.

    Processo de desengomagem purga e alvejamento de tecidos atraves do uso do gás de ozônio. Tratou a presente solicitação de invenção a um novo processo inovador de desengomagem, purga e alvejamento de tecidos através do uso e aplicação do gás de ozônio, que tem a finalidade de efetuar a limpeza, tanto de gomas como também de todas as impurezas presentes no tecido através da ação oxidativa do gás de .

    PI1001461-6A2

  • Máquina para fabricação de absorventes, fraudas e assemelhados.

    A presente patente se refere como enseja a denominação, a uma máquina de funcionamento manual, desprovida de sistema motriz automático, a qual possibilita em escala semi artesanal a fabricação de fraudas, absorventes higiênicos e assemelhados descartáveis, onde um sistema de rolos captam a cola liquefeita numa bandeja, transmitindo-a para um tecido (b) que em seguida recebe manualmente tufos ou ma.

    MU7201475-0

  • Tecido de barreira contra umidade e métodos de fabricação do mesmo.

    "Tecido de barreira contra umidade e métodos de fabricação do mesmo". A invenção refere-se a um método para preparação de um tecido de barreira contra umidade compreendendo costurar o tecido em uma direção substancialmente oposta à direção de avanço do tecido com agulhas farpadas para aumentar a densidade do tecido emaranhando as suas fibras, lavar em largura aberta o tecido do pano de face costur.

    PI0207965-8

  • Processo e aparelho para aplicação de um modelo em uma cor contrastante em artigos têxteis.

    Um processo para aplicação de um modelo em uma cor contrastante em artigos têxteis tais como meias masculinas consiste na entrada do artigo têxtil em um suporte de artigo (29) expandível conduzindo um modelo perfurado (38) sobre o artigo no suporte, impelindo o suporte a expandir para pressionar o artigo têxtil contra o interior do modelo (38) e aplicar tipicamente por pulverização um agente color.

    PI9203846-8

  • Método de decoração de tecidos e decoração de tecidos.

    A patente diz respeito a método de decoração de tecidos e decoração compreendidos por: a)- fazer uso de formas de moldagem 1-2, composta por uma parte de forma rígida e em alto relevo 1. Que tem incorporado um desenho a ser aplicado ao tecido, obtido em alto relevo 3 e uma parte de forma flexível rebaixada 2, que tem incorporado o desenho a ser aplicado ao tecido, obtido rebaixado 3; e b)- referid.

    PI9303971-9

  • Processo para fabricação de superfícies de revestimento ou decorativas.

    Patente de invenção "processo para fabricação de superfícies de revestimento ou decorativas" . Refere-se o presente invento a um processo para fabricação de superfícies de revestimento ou decorativas situado junto ao setor tecnológico da indústria da construção civil. Atualmente, inexiste um processo que utilize tecidos tradicionais, combinados com algum tipo de resina, de modo a configurar superf.

    PI9606265-7

  • Estampas tendo cores variadas.

    Estampas tendo cores variadas. Uma estampa tendo cores variadas pode ser anexada em um material macio de vestimenta desgastada ou roupa de andar em casa. A estampa é constituída de blocos decorativos providos na superfície da roupa ou do material macio e uma pluralidade de pedaços de cores protegidas bordadas na superfície dos blocos decorativos. Pelo menos dois lados opostos exteriores do pedaço .

    PI0700964-0

  • Estampas com cor variando de função.

    Estampas com cor variando de função inclui um número de unidades de figura anexada na superfície do mensageiro. Cada unidade de figura inclui um desenho colorido mostrado diretamente ou indiretamente na superfície do mensageiro e um grão esférico transparente cobrindo a figura colorida, o grão esférico transparente é configurado para a refração do desenho colorido de modo a produzir diversos efeit.

    PI0704284-1

  • Forma côncava e lisa para estampar jeans.

    "Forma côncava e lisa para estampar jeans". A presente patente de modelo de utilidade visa proteger a disposição construtiva diferenciada e aperfeiçoada aplicada a um acessório que juntamente com uma prensa proporciona uma estampa com efeito amassado em calças, saias ou jaquetas jeans, este acessório se caracteriza em uma forma côncava, onde em um sistema de encaixe tipo 'macho e fêmea' é pression.

    MU8500926-1

  • Método para aperfeiçoar a estabilidade térmica.

    Método para aperfeiçoar a estabilidade térmica. A presente invenção refere-se a um método para aperfeiçoar a estabilidade térmica dos materiais de fibra de poliamida natural ou sintética que não são tingidos, alvejados com fluorescente, com exceção dos corantes de complexo metálico, onde o material de fibra é tratado com um licor compreendendo um composto da fórmula (1) y~ 1~-x-y~ 2~ (1) onde x é .

    PI0517631-0

  • Método para aperfeiçoar a estabilidade térmica.

    Método para aperfeiçoar a estabilidade térmica. A presente invenção refere-se a um método para aperfeiçoar a estabilidade térmica dos materiais de fibra de poliamida natural ou sintética que não são tingidos, alvejados com fluorescente, com exceção dos corantes de complexo metálico, onde o material de fibra é tratado com um licor compreendendo um composto da fórmula (1) y~ 1~-x-y~ 2~ (1) onde x é .

    PI0517631-0A2

  • Material de peça contínua extensível.

    "Material de peça contínua extensível". A presente invenção refere-se a um material de peça contínua (10) extensível com ao menos uma camada de suporte (12) e uma camada de cobertura (14), sendo que o material de peça contínua (10) apresenta uma multiplicidade de dobras (16), cujas arestas se estendem essencialmente paralelas entre si, cruzando-se na direção de extensão (18). Propõe-se que a camad.

    PI0312475-4

  • Método para a limpeza a úmido e tingidura de fibras celulósicas em banho único.

    "Método para a limpeza a úmido e tingidura de fibras celulósicas em banho único". A presente invenção provê métodos para a biopreparação e tingidura de fibras celulósica em banho único, que são executadas pela colocação das fibras em contato, simultaneamente ou seqüencialmente, com uma enzima de biolimpeza a úmido, preferivelmente pectinase, protease e/ou lipase, e um sistema de tingidura, sob con.

    PI0010910-0

  • Materiais de fibra para impressão.

    Patente de invenção: "materiais de fibra para impressão". É descrito um processo para impressão de material de fibra com tintas reativas, que compreende o material de fibra a ser impresso sendo tratado com uma solução líquida aquosa, opcionalmente seca e, em seguida, impressa com uma pasta de impressão compreendendo pelo menos uma tinta reativa, um espessante e opcionalmente um aditivo complementa.

    PI9802019-6

  • Processo para elaboração de bandeiras.

    Que pode ser utilizadopara fabricação de produtos similares, tais como, flâmulas, bandeirolas, estandartes e outros, que se constitui na preparação do tecido base, qualquer que seja a natureza da fibra, no qual é feito a eliminação da todas as impurezas contidas nas fibras cruas, que é conseguido através de um banho em água fervente a uma temperatura de 50º c à 120º c, durante 30 à 180 minutos, co.

    PI8607331-1 PI8505519-0

  • Tratamento de borda de cobertura de piso modular.

    "Tratamento de borda de cobertura de piso modular". Assoalho modular de face de fibra têxtil possuindo bordas tratadas para imitar a aparência de emboço entre os módulos instalados e métodos e aparelho para produzir tais módulos.

    PI0010397-7

  • "Método de limpeza para tecidos têxteis".

    Patente de invenção:"método de limpeza para tecidos têxteis". A presente invenção fornece um método mais eficaz para o tratamento de uma mancha ou salpico sobre um pano têxtil, o método compreendendo as etapas de: aplicação de uma composição de detergente à mancha ou salpico; colocação de uma camada absorventes adjacente a um lado do pano têxtil na região da mancha ou salpico; e aplicação de calor.

    PI9611771-0

  • Composição estável, concentrada e aquosa para exaguamento de tecido.

    Patente de invenção: "composição estável e concentrada para enxaguamento de tecido e processo para o tratamento de um artigo têxtil". A presente invenção proporciona uma composição estável e concentrada para enxaguamento de tecido, a qual compreende de 0,1 a 20%, preferencialmente de 1 a 10%, em peso, de um absorvedor de uv selecionado de hidroxiaril-1,3,5-triazina, 1,3,5-triazina sulfonada, o-hid.

    PI9405213-1

  • Processo para a aplicação de um agente de tratamento a um substrato permeável a ar.

    Esta invenção se refere à aplicação de um agente de tratamento a um substrato permeável a ar por formação de uma espuma de um líquido contendo ou constituindo o agente de tratamento e aplicando a espuma ao substrato e levando ou permitindo que a espuma transite pelo substrato e possa ser removida dooutro lado do mesmo, em cujo processo a espuma é aplicada em um excesso definido com uma relação dot.

    PI8600395-0

  • Método de lavagem de penas de animais.

    Método de lavagem de penas de animais. A presente invenção refere-se a um método para a lavagem de penas de animais em geral, preferencialmente penas de frango e peru, através das etapas de prensagem, lavagem com solventes orgânicos e/ou inorgânicos e detergente, sanitização e re-prensagem. As penas, após o processamento, estão disponíveis para uma série de aplicações industriais como, por exemplo.

    PI1002643-6A2

  • Tapete e processos para a produção de um tapete.

    Tapete e processos para a produção de um tapete. A presente invenção se refere a tapetes substancialmente livres de retardantes da chama que compreendem fios de poli(tereftalato de trimetileno) que possuem um veículo mínimo e, opcionalmente, um agente antiestático mínimo, a aos métodos para a fabricação de tais tapetes.

    PI0713202-6A2

  • Processo para o uso de vapor aquoso e fluido lipofílico durante limpeza de tecidos.

    "Processo para o uso de vapor aquoso e fluido lipofílico durante limpeza de tecidos". A presente invenção refere-se a processos para se conseguir limpeza aperfeiçoada tanto de tecidos que podem ser lavados no estado úmido como de tecidos que podem ser limpos por lavagem a seco. A presente invenção é realizada por exposição dos tecidos a um vapor aquoso e a um fluido lipofílico, opcionalmente, poré.

    PI0111406-9

  • Método para tratar um pano tecido para produzir uma combinação de pano esticável, e, pano.

    "Método para tratar um pano tecido para produzir uma combinação de pano esticável,e,pano". Um método de tratar um pano tecido para produzir uma combinação de pano esticável que inclui aplicar calor e pressão ao pano de uma tal maneira que os fios de linha que substancialmente cruzam a largura do pano são forçados juntos mais próximos, assim concedendo esticamento geralmente semipermanente no pano,.

    PI0013034-6

  • Processo para a realização de um acolchoamento para peças de vestuário.

    "Processo para a realização de um acolchoamento para peças de vestuário", compreendendo a etapa de prover uma falda de fibra sintética, borrifar ou revestir dita falda com uma resina termoplástica, aquecer dita resina termoplástica e fibras sintéticas de dita falda e submeter dita falda a uma ou mais etapas de calandragem de modo a prover uma determinada espessura ao acolchoamento.

    PI9300087-1

  • Disposição construtiva aplicada em calandra.

    Disposição construtiva aplicada em calandra. A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma disposição construtiva aplicada em. Calandra (1), particularmente em calandra térmica têxtil para sublimação, dotado de uma pluralidade de pares de eixos giratórios (2 e 2<39>; 3 e 3<39>; 4 e 4<39>); para posicionamento de rolos de papel transfer (20); de tecido, e de papel de proteção (30), perm.

    MU9101275-9U2

  • Tingimento de cor consistente com misturas de corantes reativos substantivos.

    Tingimento de cor consistente com misturas de corantes reativos substantivos. A presente invenção refere-se a um processo de produção de tingimentos de cores consistentes com misturas de corantes reativos substantivos em substratos compostos de materiais de fibras contendo hidroxila naturais ou modificados, que consiste em usar um tingimento de laboratório para direta ou indiretamente determinar u.

    PI0515090-6

  • Prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo.

    Processo de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo. Tratou a presente solicitação de invenção, a um novo processo para ser aplicado em máquinas de tingimento de tecido, com a finalidade de possibilitar que este processo possa ser utilizado e aplicado, para transforma máquinas lineares, em máquinas compactas utilizadas para tingir tecidos. Substituindo os processos lineares d.

    PI1001068-8A2

  • Composição para pré-tratamento de materiais de fibra.

    "Composição para pré-tratamento de materiais de fibra". Composições que incluem uma mistura de três álcoois etoxilados diferentes com ou sem produtos adicionais são úteis para pré-tratamento de materiais têxteis, especialmente tecidos de algodão. As composições têm viscosidades aceitáveis e são de preferência usadas na forma de soluções ou dispersões aquosas. Essas têm pouca, se alguma, tendência .

    PI0110264-8

  • "Processo para fabricar um tecido industrial e tecido industrial produzido através do processo".

    Patente de invenção "processo para fabricar um tecido industrial, e, tecido industrial". Processo para fabricar um tecido industrial revestido com polímero impelindo uma folha de desprendimento revestida com película de polímero (14) em direção ao substrato têxtil (11), curando o polímero e removendo a folha de desprendimento. O revestimento de polímero é reticular em sua forma ideal, isto é, ele .

    PI9506678-0

  • Aparelho de limpeza a seco e método capaz de utilizar uma composição de siloxano como um solvente.

    "Aparelho de limpeza a seco e método capaz de utilizar uma composição de siloxano como um solvente". Um sistema e método são fornecidos para limpar a seco artigos utilizando um solvente de siloxano. O sistema (5) inclui uma cesta de limpeza (10) para receber artigos na mesma e um ou mais tanques (14, 16) para conter um solvente de siloxano. Acoplada entre o tanque e a cesta de limpeza está uma bom.

    PI0013151-2

  • Máquina automática de corte de fitas continuas de tecidos.

    "Máquina automatica de corte de fitas contínuas de tecidos". Possuindo uma mesa retangular (37), suportada por pé em "l"(27), possui em uma das laterais, um braço articulado (39), e na outra, um rolo emborrachado para tração do tecido(20), fazendo o tecido apoiado, passar continuamente. Os limitadores (43, 44 e 45), regulam a largura de fita. Acionando o pedal acelerador (26) e o interruptor (47) .

    PI0106908-0

  • Processo a úmido de parafinação de fios têxteis.

    Patente de invenção "processo a úmido de parafinação de fios têxteis". A presente invenção refere-se a um novo processo de lubrificação de fios têxteis utilizando produtos líquidos. O processo a úmido emprega um reservatório central (1), que distribui o lubrificante líquido, através de tubulações (2) para os receptáculos (3), localizados nos pontos de passagem dos fios têxteis. Cada receptáculo (3.

    PI9301452-0

  • Máquina elétrica para corte à quente de tecidos sintéticos e similares.

    "Máquina elétrica para corte à quente de tecidos sintéticos e similares". A presente invenção, que em apenas um aparelho conjuga as funções de cortar e arrematar, ao simples contato, tecidos de fios sintéticos, promovendo a fundição das fibras e proporcionando ou usuário uma acabamento perfeito, dispensando costuras para chuleados e também evita-se a costura nas bainhas das peças confeccionadas. A.

    PI0204401-3

  • Aperfeiçoamento em máquina para abrir malhas.

    A presente invenção refere-se a aperfeiçoamento desenvolvido em máquina aplicada na indústria têxtil, destinada a abrir malhas automaticamente e engomar as ourelas. A invenção compreende um berço (1), onde a bobina de malha é disposta ainda na forma tubular. A seguir ela é desenrolada na calandra (3), de onde passa em duas hastes verticais, uma fixa (9) e outra móvel (10), ambas com as extremidade.

    PI9401419-1

  • Transmissão.

    Do tipo aplicado em máquina do tipo que compreende a ponta do eixo (4) do motor (1) ser revestida por uma bucha (5), obtida em neopreme ou material similar, disposta em atrito com a superfície áspera(6) central do disco de corte (2).

    MU6601638-0

  • Aperfeiçoamento em máquina para corte de tecidos sintéticos, em poliester e similares.

    "Aperfeiçoamento em máquina para corte de tecidos sintéticos, poliéster e similares", destacando-se por permitir o corte simultâneo à solda do tecido (t), de maneira a dispensar as operações posteriores de acabamento que incluem arremates, costuras, bainhas e outros, visto que, tecidos como o náilon, poliéster e similares, ao serem cortados pelos meios ou máquinas convencionais, desfiam-se facilme.

    PI9100851-4

  • Processo de recuperação de tecido fibroso; composição de colagem.

    A presente invenção que em apenas um elemento, conjuga a função de recuperar tecidos fibrosos quando danificados pela ação do tempo, acidentes, tais como: rasgado, queimado de cigarro, furos com pregos ou objetos pontiagudos, puídos pelo uso, etc. O dito recuperador de tecido fibroso é constituído de um pedaço do material fibroso onde se passará em umas das partes a cola. Deixa-se secar alguns ins.

    PI9304460-7

  • Disposição introduzida em máquina desfibradora.

    "Disposição introduzida em máquina desfibradora". Tem por objeto um prático e inovador modelo de dispositivo desfibrador de tecido, pertencente ao ramo têxtil, de uso mais precisamente no aproveitamento de retalhos de confecção, e ao qual foi dada original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros modelos usualmente encontrados no mercado, po.

    MU8202573-8

  • Processo e dispositivo para a determinação de um ângulo de estiragem em um material têxtil.

    Na determinação de um ângulo de estiragem em um material têxtil, que é deslocado em um dispositivo transportador, o material têxtil é explorado através de um primeiro sensor, cujo sinal de saída depende de uma posição angular do sensor para com a direção de transporte e do ângulo de estiragem. Através de conjuntos de filtragem, o sinal de saída do sensor é de tal modo filtrado que são eliminadas p.

    PI9201059-8

  • Máquina pneumática de marcar cortes com mesa rotativa.

    Que tem por principal finalidade riscar cortes através de uma tela de tinta (fita de marcação), parafacilitar o trabalho das costureiras que devem seguir o traçado para executar a operação de costurade peças para roupas. Calçados e outros artigos, a máquina se constituindo de uma estrutura inferior de perfis e chapas de aço ou similar que sustenta um tampo circular que constitui a mesa rotativaa q.

    PI8305357-3

  • Processo para a obtenção de panos de limpeza descartáveis e pano descartável resultante.

    O processo consiste, partindo-se de uma peça de tecido (1) com uma largura (a) correspondendo àquela do pano de limpeza a ser obtido e submetendo-o a sucessivos cortes transversais intermitentes (3) no sentido dos fios, espaçados de acordo com o comprimento (d) do pano de limpeza, cujos cortes previnem desfiamento e ajudam o usuário destacar cada pano de limpeza individualmente do resto da peça (1.

    PI9400763-2

  • Disposição construtiva introduzida em corte aplicado em tecidos.

    "Disposição construtiva introduzida em corte aplicado em tecidos". Sendo o tipo de corte de tecidos de persianas e outros tipos de cortinas, cortados por uma máquina a quente, sendo que os cortes sofrem automaticamente uma solda, a qual impede que haja o desfiamento do tecido. Tal solda é produzida através do calor da máquina a quente utilizada no processo, que no ato do corte promove o fusionamen.

    MU8402740-1

  • Equipamento para corte de tecido para confecção de contentores flexíveis.

    Equipamento para corte de tecido para confecção de contentores flexíveis. Composto por suporte de bobina (1) que abriga duas bobinas de tecido sintético para abastecer o equipamento ininterruptamente. O desbobinador (2) envia o tecido para a balança (3) que controla a quantidade de tecido de acordo com peso pré-determinado, o tecido é movimentado levemente pelo conjunto tracionador (8) e sobe para.

    PI0802210-0A2

  • Máquina para corte de tecido e substratos.

    Patente de privilégio de invenção de máquina para corte de tecido e substratos. Constituída de uma base(2) formada, superiormente, por um painel de comando(3), sendo que, em uma das suas laterais tem-se a polia motora(4), polías satélites(5), correías(6) e engrenagens(1) que atuam solídaríamente entre si , a porção interna da máquina(1) apresenta um motor de acionamento(11), como também, provê um .

    PI0701848-7

  • Dispositivo de embreagem introduzido em máquina de enfestar tecido.

    Dispositivo de embreagem introduzido em máquina de enfestar tecido. Durante a operação de enfesto, ao perceber que o tecido (13) está ficando frouxo ao provocando ondulações, o operador aciona a alavanca (1) que é fixada no eixo de rotação da alavanca (2). Ao empurrar a alavanca, esta move o rolamento (3) que empurra a embreagem (4) para fora dos encaixes da engrenagem (5) que é dotada de um rolam.

    PI0601096-2

  • Aparelho para cortar materiais elastoméricos.

    "Aparelho para cortar materiais elastoméricos". São providos um método e aparelho para cortar um laminado elastomérico que pode incluir uma camada de cordões de reforço, em um comprimento desejado sem cortar os cordões. O método inclui a etapa de cortar a região da borracha do material de compósito elastomérico em um ângulo de chanfro desejado, e em seguia abrir o corte chanfrado. Em seguida, a ca.

    PI0504137-6

  • Máquina cortadeira automática de amostras de tecidos.

    "Máquina cortadeira automática de amostras de tecidos". A qual tem como principal objetivo cortar tecidos em ziguezague de até 5 mm para confecção de mostruário da indústria têxtil, sendo o acionamento da máquina por meio de moto-redutor que faz elevar a mesa de corte, levando o tecido de encontro à faca de corte com lâmina em ziguezague e que está montada em suporte-base com ajuste de altura atra.

    PI0500522-1

  • Equipamento de inspeção semi-automático para abrir e levantar lençol ou tecido.

    Equipamento de inspeção semi-automático para abrir e levantar lençol ou tecido. Refere-se o presente relatório descritivo de modelo de utilidade, a um inovador equipamento, desenvolvido para facilitar o controle de qualidade mais especificadamente para o ramo de cama e mesa. Sendo compreendido por um corpo (1), montado sobre base (9) com motor interno (2) acionado por chave liga-desliga (14), posi.

    MU8700678-2U2

  • Equipamento e método para detecção de rugas, dobras ou fiapos em tecidos.

    Equipamento e método para detecção de rugas, dobras ou fiapos em tecidos. A presente invenção refere-se a um equipamento e a um método para detecção de rugas, dobras ou fiapos em amostras de tecidos, preferencialmente após o processo de lavagem de uma amostra padronizada de tecido em conjunto com demais peças de roupas em uma máquina de lavar roupas. Após a lavagem, a dita amostra é introduzida nu.

    PI0803521-0A2

  • Máquina semi-automática para posicionamento corte e soldagem de manta de poliéster em edredom.

    Máquina semi-automática para posicionamento corte e soldagem de manta de poliéster em edredom. Notadamente de uma máquina (1) formada por um carro (2) pneumático dotado de garras (3) de fixação, igualmente pneumáticas, que seguram o envelope (4), previamente engruvinhado no desavessador (5), juntamente com a borda (6) da manta (m), levando o conjunto á frente até o ponto em que a manta (m) esteja .

    PI1003530-3A8

  • Método e dispositivo para tingir um substrato têxtil.

    Método e dispositivo para tingir um substrato têxtil. A presente invenção refere-se a um método para tingir um substrato têxtil, particularmente, para tingir um substrato têxtil com corantes reativos, no qual o substrato têxtil é posto em contato com um líquido de tingimento, que contém pelo menos um corante e, depois de decorrido um tempo de tingimento pré-determinado, o substrato têxtil tingido .

    PI0801267-9A2

  • Tecido têxtil retardante de chama.

    tecido têxtil retardante de chamaé fornecido um tecido têxtil retardante de chama de alta performance que é adequado para uso na produção de artigos de vestuário justos, tais como roupas íntimas, que entram em contato direto com a pele do usuário e fornecem uma função protetora, assim como em aplicações de não-vestuários, o tecido é formado de fios de filamentos contínuos de raion, os fios t.

    PI0709685-2A2

  • Processo para branqueamento óptico de poliamidas sintéticas em forma têxtil.

    Processo para o branqueamento óptico de poliamidas sintéticas em forma têxtil pelo tratamento de uma poliamida com branqueadores ópticos em um licor aquoso caracterizado pelo fato de compreender utilizar, como branqueadores ópticos, um ou mais compostos de cianoestirila da fórmula i e efetuar o tratamento na presença de um ou mais corantes com tonalidades azul ou violeta, utilizando, com base no p.

    PI9508334-0

  • Processo de tingimento de tecido utilizando fixador natural.

    "Processo de tingimento de tecido utilizando fixador natural". Compreende a presente patente de invenção a um processo para tingimento de tecido onde é utilizado um fixador obtido a partir do caldo da bananeira ('musa'), uma erva da família das musáceas, que permite maior definição das cores tingidas e qualidade das tonalidades. No presente o fixador, extraído do pseudocaule da bananeira ('musa'),.

    PI0403544-5

  • Processo para o tratamento de fibras de celulose e de conjuntos feitos destas fibras.

    Patente de invenção:"processo para o tratamento de fibras de celulose e de conjuntos feitos destas fibras". Processo para o tratamento de fibras de celulose do tipo lyocell, em que as ditas fibras são colocadas em contato com um agente auxuliar têxtil, caracteriozado pelo fato de que, como o dito agente auxiliar têxtil é empregado um compostos da fórmula geral (i) ou seu sal de metal alcalino, em .

    PI9709916-3