PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C25 Processos eletrolíticos ou eletroforéticos; aparelhos para este fim
Seção Descrição
C25B Processos eletrolíticos ou eletroforéticos para a produção de compostos ou de não metais; aparelhos para esse fim
C25C Processos para a produção, a recuperação, ou refino eletrolítico dos metais; aparelhos para esse fim
C25D Processos para produção eletrolítica ou eletroforética de revestimentos; eletrotipia; união de peças poe eletrólise
C25F Processos para a remoção eletrolítica de matérias dos objetos; aparelhos para esse fim

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo eletrolítico para limpar e revestir superfícies eletricamente condutoras.

    Patente de invenção: "processo eletrolítico para limpar e revestir superfícies eletricamente condutoras". Um processo eletrolítico para limpar e revestir de metal, simultaneamente, a superfície de uma peça de trabalho de um material eletricamente condutor, cujo processo compreende: i) fornecer uma célula eletrolítica com um catodo que compreende a superfície da peça de trabalho e um anodo que comp.

    PI9612561-6

  • Sistema e processo para remoção de filmes de superfícies metálicas.

    "Sistema e processo para remoção de filmes de superfícies metálicas" . Para remover filmes, tais como óxidos e lubrificantes, de um substrato de metal (22), tensão mecânica ou térmica é primeiramente aplicada aos filmes, de forma a romper o filme no substrato (22). O substrato (22) é então movido através de uma célula de eletrólise (30) possuindo um ou mais elementos de eletrodo de uma polaridade .

    PI9708620-7

  • Anodo para formação de oxigênio e substrato relevante.

    "Anodo para formação de oxigênio e substrato relevante". A presente invenção refere-se a um ânodo para formação de gás em aplicações eletroquímicas que compreendem um substrato de titânio ou outra válvula de metal caracterizada por uma superfície com aspereza média baixa, tendo um perfil típico de um ataque localizado nas bordas dos grãos cristalinos. Além disso a presente invenção refere-se a um .

    PI0308413-2

  • Catodo para a regeneração eletroquímica de soluções de permanganato para gravação.

    "Catodo para a regeneração eletroquímica de soluções de permanganato para gravação". São conhecidos métodos para a finalidade da regeneração de soluções de permanganato sendo utilizadas para a gravação e a formação de aspereza das superfícies de plásticos. Embora sejam produzidas pequenas quantidades de produtos secundários sejam produzidas por esse método quando comparadas com os métodos de regen.

    PI0110851-4

  • Processo de processamento de aço inoxidável laminado a frio sob a forma de uma tira ou folha.

    Patente de invenção "processo de processamento de aço inoxidável laminado a frio sob a forma de uma tira ou folha". Trata-se de um processo para processamento de tira ou folha de aço inoxidável para limpar a superfície do aço inoxidável com uma solução selecionada do grupo que consiste na água e compostos com base alcalina e com base de ácido, de modo a se reduzir a formação de carepa de óxido e d.

    PI9503245-2

  • Processo eletrolítico para limpeza de superfícies eletricamente condutoras.

    Patente de invenção: "processo eletrolítico para limpeza de superfícies eletricamente condutoras". Um processo eletrolítico para limpeza de uma peça de trabalho de um material eletricamente condutor, cujo processo compreende: i) a provisão de uma célula eletrolítica com um catodo que compreende a superfície da peça de trabalho e um anodo inerte; ii) a introdução de um eletrólito na zona criada ent.

    PI9612562-4

  • Dimercaptanos alcoxilados como aditivos de cobre.

    Patente de invenção:"dimercaptanos alcoxilados como aditivos de cobre". Um processo de eletrogalvanização de cobre usando dimercaptano éteres como um aditivo. Os aditivos evitam as formações dendríticas que provocam curto-circuito nos eletrodos.

    PI9709899-0

  • Processo para a produção de pó cobre metálico, a partir de um material contendo cobre.

    "Processo para a produção de pó de cobre metálico, óxidos de cobre e folha de cobre". A presente invenção está direcionada a um processo para a produção de pó de cobre metálico que compreende: colocar em contato um material contendo cobre (10) com uma solução aquosa de lixiviação (70) para a formação de uma solução aquosa de lixiviação rica em cobre (74); colocar em contato a solução de lixiviação.

    PI9406043-6

  • Desenvolvimento de eletrodos de óxidos térmicos utilizando o laser como fonte de calor.

    "Desenvolvimento de eletrodos de óxidos térmicos utilizando o laser como fonte de calor". Este trabalho refere-se à nova técnica de preparação de eletrodos de óxidos tipo dsa^ <32>^, utilizando o laser de co~ 2~ como fonte de calor. A composição comercial de (tio~ 2~)~ 0.7~(Ruo~ 2~)~ 0.3~ Obtida por decomposição térmica, utilizando-se de cloretos de ti e ru como solução precursora, proporcionou o .

    PI0201375-4

  • Célula eletrolítica de leito fluidizado.

    Uma célula de eletrólise de leito de leito fluidizado que compreende um ou mais eletrodos em partículas providos de um ou mais alimentadores e corrente que levam em sua superfície uma película protetora de óxido de válvula.

    PI8704871-0

  • Aparelho para aplicar um eletrodepósito de zinco ou de liga de zinco a uma peça de trabalho.

    "Aparelho para aplicar um eletrodepósito de zinco ou de liga de zinco a uma peça de trabalho". A invenção refere-se a um aparelho (12) para aplicação de um eletrodepósito de zinco ou liga de zinco a uma peça de trabalho compreende um banho de eletrodeposição tendo um ph maior do que cerca de 14. O banho de eletrodeposição inclui íons de zinco e um aditivo. Uma peça de trabalho de catodo (18) está .

    PI0318331-9

  • Célula eletrolítica para a remoção de material de uma solução.

    "Célula eletrolítica para a remoção de material de uma solução". Divulgada uma célula eletrolítica para a remoção de material de uma solução. A célula compreende uma cavidade para receber a solução, um eletrodo girável posicionado dentro da cavidade, um eletrodo contrário em relação espaçada ao eletrodo girável, e um gerador ultra-sônico acoplado a cavidade para dirigir a energia ultra-sônica para.

    PI0414384-1

  • Descascador de pintura à indução.

    Patente de invenção de um descascador de pintura à indução baseia-se nos recursos da eletrônica de potência e eletrotécnica aplicada. O presente invento utiliza dois meios para acelerar o processo deamolecimento ou enrugamento de uma camada de tinta que irá ser substituída em um objeto metálico ounão; o primeiro meio consiste em um fluxo de ar quente intenso; e, o segundo faz uso das conhecidascor.

    PI8703576-6

  • Equipamento para gravação por eletrólise.

    "Equipamento para gravação por eletrólise", constituído basiccamente por um módulo eletrônico (1), utilizado independentemente ou acoplado a um módulo pneumático (2), opcional, possuindo dois cabos de gravação, um deles (25) conectado a um cabeçote, manual (26) ou pneumático (40), umedecido com uma solução eletrolítica conveniente, e o outro (28) conectado a uma placa (29) ou berço (48) metálicos,.

    PI9104854-0

  • Placa eletrolítica.

    É um produto que se destina a limpeza de objetos de prata, folheados de prata e similares de cobre, bronze, inox e cirstal, sem necessidade mecânica de polimento ou abrasão. Seu funcionamento é por imersão em água quente (<145> 50° centígrados), aditivada por um eletrólito onde o objeto a ser limpo é mergulhado.

    MU7102677-0

  • Sistema eletroquímico e processo para decapagem de revestimentos metálicos.

    Patente de invenção: "sistema eletroquímico e processo para decapagem de revestimentos metálicos". É descrito um processo de decapagem eletroquímica que decapa pelo menos um revestimento metálico de um substrato. Devido à seletividade eletroquímica do processo descrito, a liga mãe é afetada minimamente pelo processo de decapagem eletroquímica. O processo compreende o fornecimento de um eletrólito;.

    PI0004898-4

  • Processo para remoção de revestimentos.

    "Processo para remoção de revestimentos". A presente invenção refere-se a um processo para remoção de um revestimento de carbono aplicado especialmente por meio de um processo de cvd, pvd ou plasma de uma superfície de componente por meio de um banho de tratamento, sendo que o objeto é ao menos parcialmente imerso no banho de limpeza. O revestimento de carbono é então removido oxidativamente.

    PI0502835-3

  • Método e aparelho para fabricar um arame.

    Patente de invenção: "método e aparelho para fabricar um arame". Em um método para fabricar um arame, particularmente arame de dente de serra para revestimentos de arame para cardas de dente de serra todo de aço, no qual a superfície de um produto intermediário em forma de arame, tal como um arame já dotado de dentes de serra, é alisada em um processo de polimento eletrolítico executado em um banh.

    PI0100605-3

  • Processo de polimento eletrolítico localizado.

    Patente de invenção de um processo de polimento eletrolítico localizado, compreende um conjunto de dispositivos para a aplicação seletiva do polimento de peças ou equipamentos de geometrias complexas ou de grandes dimensões construídos em aços inoxidáveis ou ligas especiais, através da circulação de um eletrólito apropriado através dos dispositivos de aplicação bem como o correto suprimento de cor.

    PI9302488-6

  • Método para a remoção de óxidos de superfície a partir de cobre.

    "Método para a remoção de óxidos de superfície a partir de cobre". A presente invenção se refere a um método para aperfeiçoar a qualidade de um objeto feito de uma liga de metal fundamentada em cobre, método em concordância com o qual o objeto é tratado pelo menos em uma unidade de remoção de óxido (3), de maneira que na unidade remoção de óxido, óxidos são removidos a partir da superfície de obje.

    PI0313009-6

  • Processo e dispositivo para decapagem de metais.

    Processo e dispositivo para decapagem de metais. A invenção refere-se a um processo e dispositivo (13) para decapagem eletrolítica de produtos planos (2)metálicos, especialmente tiras de aço nobre e/ou de aço c, caracterizado pelo fato de que é empregado ao menos um par de eletrodos contrapostos com ao menos um eletrodo de diamante e/ou ao menos um eletrodo de chumbo/estanho, p.Ex. Um eletrodo de .

    PI0513474-9A2

  • Processo para tornar áspero, por via eletroquimica, alumínio para suporte de placa de impressão.

    A invenção se refere a um processo para tornar áspero, por via eletroquímica, alumínio ou suas ligaspara suporte de placa da impressão, sendo que se trabalha com um eletrólito contendo íons de cloreto e de amônio, são preferidos ácido clorídrico e cloreto de amônio. Os suportes de placa de impressão tornados ásperos por meio do processo possuem uma estrutura de, aspereza especialmente uniforme, is.

    PI8600495-6

  • Processo para revestimento de superfícies de alumínio.

    A invenção refere-se a processo para revestimento de superfícies em alumínio, para garantir uma perfeita adesão da resina à superfície em alumínio, prolongando a proteção contra atritos e ação de contaminantes. Sabe-se que existem três processos básicos que consistem, ou, na aplicação de um primer contendo um ácido que provoca a formação de porosidade na superfície em alumínio; ou, sobre um óxido .

    PI9302707-9

  • Instalação para remover zinco depositado por eletrólise em chapas de alumínio.

    Instalação para remoção de zinco depositado por chapas de alumínio de eletrólise. A instalação inclui uma zona de armazenagem para cátodo de zinco (1), uma zona de raspagem de zinco (2) e uma zona dearmazenagem (5) para cátodo livres de zinco, os cátodos sendo deslocados consecutivamente a partir de uma zona para outra. A zona de raspagem (2) tem um perfurador lateral de ação horizontal (22) quese.

    PI9103296-2

  • Equipamento para recuperação de metais das soluções químicas utilizadas em processos galvânicos.

    "Equipamento para recuperação de metais das soluções químicas utilizadas em processos galvânicos", constituído por tanque (1) para água de lavagem do processo galvânico ou banho de galvanoplastia, líquido esse passível de ser conduzido por uma tubulação (2) e respectiva bomba (3) até um outro tanque (4) que, por sua vez, têm duas saídas, uma (5a) de descarga para tratamento de efluentes, e uma saí.

    PI9202969-8

  • Placas eletrolíticas de aço inoxidável.

    Placas eletrolíticas de aço inoxidável. É provida uma placa de cátodo de aço inoxidável substancialmente permanente (1) adequada para uso na refinação elétrica de cátodos de metal, o cátodo sendo composto de um aço dúplex com baixo teor de níquel ou um aço do tipo "304" inferior, em que a aderência operacional de uma eletrodeposição sobre a mesma é possibilitada mediante alteração de diversas qual.

    PI0607476-6A2

  • Equipamento de visão computadorizada para posicionamento de eletrodos consumíveis.

    O presente modelo de utilidade propõe a aplicação de um conjunto especifico de aperfeiçoamentos, simplificações e extensões aos equipamentos previamente descritos para o posicionamento, através do processamento de imagens, de eletrodos que sejam consumidos durante a sua utilização em processos industriais, como na produção e na purificação de metais por eletrólise, ou em fornos de fundição, que, q.

    MU8802672-8U2

  • Conexões diretas por pino sinterizado para anodos inertes.

    "Conexões diretas por pino sinterizado para anodos inertes". A presente invenção refere-se a um conjunto de eletrodo sinterizado é constituído de um eletrodo inerte (15) contendo um condutor metálico selado (20) tendo uma superfície caracteristica (30) tal como revestimento ou recolhimento que auxilia no contato com o eletrodo inerte (15) em sua interface (45), onde o condutor metálico (20) é cone.

    PI0409147-7

  • Processo e aparelho para revestir uma superfície de um artigo.

    Processo e aparelho para revestir uma superfície de um artigo um processo e aparelho utilizando pelo menos um anodo conformável (40) em um processo de revestimento para aplicar um revestimento a um artigo (10). Um fio ou outro material adequado para um anodo é formado para se conformar à forma aproximada de uma região do artigo a ser coberto. O anodo é energizado por uma fonte de energia elétrica .

    PI0621923-3A2

  • Método de eliminação de uma estrutura metálica na água do mar.

    "Método de eliminação de uma estrutura metálica na água do mar". Método de eliminação de estruturas metálicas em água do mar condutor que compreende dissolução em massa da estrutura metálica através de conexão da estrutura citada ao terminal positivo do suprimento de potência de cc e imersão do cátodo conectado ao terminal negativo do suprimento de potência citado em fluido condutor citado. A estr.

    PI0015981-6

  • Dispositivo para limpar um objeto.

    Dispositivo para limpar um objeto. Um dispositivo é provido para limpar um objeto por meio de posicionamento da superficie do objeto a ser limpo em contato com um meio de limpeza compreendendo um ou mais líquidos tendo uma constante dielétrica de desde 1 a 200 e colocado em um campo elétrico na faixa de desde 10³ v/m a 10^ 7^ v/m, em que referido dispositivo é capaz de gerar referido campo elétric.

    PI0518577-7

  • Método para formação de uma superfície eletrocatalítica sobre um eletrodo e respectivo eletrodo.

    método para formação de uma superficie eletrocatalitica sobre um eletrodo e respectivo eletrodoa presente invenção se refere a um método para formação de uma superfície eletrocatalítíca sobre um eletrodo de uma maneira simples, em particular, sobre um anodo de chumbo usado na recuperação eletrolítica de metais. O revestimento catalítico é formado mediante um método de pulverização que não al.

    PI0617694-1A2

  • Processo de tratamento de uma solução apresentando um ph de no máximo 14 e contendo ao menos um metal.

    Um processo de tratamento, por via eletroquímica, de soluções cujo ph e de no máximo 14, com a finalidade notadamente de recuperar metais ou impurezas metálicas contidas nas referidas soluções. Os rejeitos líquidos industriais colocam hoje em dia problemas cada vez mais agudos. Os rejeitos líquidosindustriais, no meio natural, estão sujeitos a uma legislação em plena evolução. O interesse crescent.

    PI9510066-0

  • Processo para remoção seletiva de composição de brazagem de liga de níquel.

    "Processo para remoção seletiva de composição de brazagem de liga de níquel". Um processo para remoção seletiva de uma composição de brazagem de liga de níquel de um componente de liga a base de níquel inclui as etapas de proporcionar um conjunto soldado por brazagem que inclui componentes de liga a base de níquel unidos por composição de brazagem de liga de níquel; imergir o conjunto em um eletró.

    PI0201494-7

  • Aço inoxidáveis ferrícos resistentes á oxidação.

    "Aços inoxidáveis ferríticos resistentes à oxidação". Um método para fabricação de um artigo de aço inoxidável ferrítico tendo uma superfície resistente à oxidação inclui prover um aço inoxidável ferrítico compreendendo alumínio, pelo menos um metal de terras raras e de 16 a menos do que 30 pesos percentuais de cromo, onde o peso total dos metais de terras raras é maior do3que 0,02 pesos percentua.

    PI0413855-4

  • Elétrodo cilíndrico.

    Elétrodo cilíndrico. A presente invenção refere-se a um elétrodo cilíndrico para evolução de gás compreendendo um centro condutor não ativado ao qual é fixado externamente um componente facilmente separável e substituível dotado de ativação catalítica, por exemplo uma lâmina ou rede ondulada.

    PI0608888-0A2

  • Processo para a obtenção eletrolítica de ácido crômico.

    O objetivo da invenção é um processo para a obtenção de ácido crômico, caracterizado pelaa) dissolução de ferracromo em ácido sulfúrico e água-mãe da cristalização de alúmem de amônio e cromo, eventualmente sob adição de transbordo de católito e/ou anólito da eletrólise, b) eliminação de constituintes não dissolvidas por filtração, c) eliminação de ferro dissolvido por meio de adição de amônia e/o.

    PI9006392-9

  • Disposição para limpeza da base de um tanque eletrolítico.

    "Disposição para limpeza da base de um tanque eletrolítico". A presente invenção se refere a uma disposição para limpeza da base (5) de um tanque eletrolítico (1), particularmente dos sólidos (6) depositados na base do tanque, dita disposição compreendendo elementos a serem movidos ao longo da base ou pelo menos na vizinhança da mesma, a fim de remover os sólidos da base. A disposição compreende p.

    PI0011691-2

  • Célula eletrolítica e processo para a produção de um metal por eletrólise.

    Células eletrolíticas, para a produção de mg ou outro metal mais leve que o eletrólito fundido, compreendem conjuntos de eletrodo de ânodo 28, cátodo 26 e eletrodos bipolares intermediários 30, com regiões 39 substancialmente verticais entre os mesmos. Os eletrodos bipolares intermediários têm canais 50 de topo aberto ao longo de suas bordas superiores. Uma mistura eletrólito metal que sobe das re.

    PI8303137-5

  • Célula de redução de alumínio e método de preparação de um coletor de corrente de cátodo.

    Trata-se de uma célula de redução de alumínio, a qual inclui um revestimento de célula e tem nele engastado polo menos um coletor de corrente de cátodo que inclui uma seção de alta temperatura que compreende um material refratário eletricamente condutor tal como diboreto de titânio, geralmente em conjunto com alumínio metálico em fusão, onde a corrosão é um problema. A invenção prove uma substânci.

    PI8603886-9

  • Método para a fabricação de um eletrodo e um eletrodo.

    "Método para a fabricação de um eletrodo e um eletrodo". A presente invenção se refere a um método para a fabricação de um eletrodo utilizado na eletrólise de metais, método no qual o elemento de placa de eletrodo (2) é atado para uma barra de suspensão (1), que também serve como um condutor de energia. O referido elemento de placa (2), feito de aço refinado, é atado para a barra de suspensão (1) .

    PI0108540-9

  • Célula eletrolítica e processo para produção de metal por eletrólise de um eletrólito.

    Célula para produção de magnésio ou de outro metal por eletrólise de cloreto fundido ou de outro eletrólito, compreendendo pelo menos um conjunto de eletrodos de ânodo 24, pelo menos um eletrodo bipolar intermediário 28, 30, 32, 34 e um cátodo 26 definindo espaços intereletródicos geralmente verticais entre eles. Para reduzir ao mínimo a fuga de corrente, os eletrodos bipolares intermediários deve.

    PI8304222-9

  • Arranjo de suspensão para as barras de anodo de um aparelho eletrolítico para a produção de alumínio.

    Um arranjo de suspensão para barras de ânodo (1) em células para produção eletrolíticade alumínio, compreende dois macacos (7) que estão dispostos ao longo da linha de centro da barra de ânodo, entrea super-estrutura de ânodo (9) e a barra de ânodo (1). A barra de ânodo é móvel na direção verticalpor meio de seus macacos que são dirigidos separadamente, ou dirigidos por meio de um motor comum.Para.

    PI8704196-0

  • Processo de redução por eletrólise e de separação do európio, e, célula de eletrólise.

    A invenção refere-se a um processo de redução por eletrólise e de separação do európio. Segundo a invenção, utiliza-se uma célula de eletrólise que compreendeum catodo de grafite e uma membrana trocadora de íons do tipo catiônico. A solução de európio (ii)proveniente da célula de eletrólise e em seguida extraída com uma solução orgânica compreendendo como agente de extração um éster ácido dos ácid.

    PI8803575-1

  • Eletrodo composto inerte, especialmente anodo para a eletrólise de banho de fusão.

    Trata-se de um eletrodo composto inerte, especialmente um anodo para a eletrólise de brilho de fusão, composto de uma parte ativa em forma de uma pluralidade de elementos ativos em forma de barra, especialmente de cerâmica de óxido, que estão dispostos com os seus eixos longitudinais paralelamente uns ao lado dos outros em grupos reciprocamente alinhados; com um porta-eletrodos, que abrange uma pl.

    PI8604998-4

  • Compostos intermetálicos.

    "Compostos intermetálicos". Um método para a produção de um composto intermetálico (m^ 1^z) envolve o tratamento de um material precursor sólido compreendendo três ou mais especies, incluindo uma primeira e uma segunda espécies de metal ou metalóide (m^ 1^, z) e uma espécie não metálica (x), por eletro-deoxidação em contato com uma massa fundida compreendendo um sal fundido (m^ 2^y) sob condições .

    PI0115346-3

  • Disposição para tratamento de sólidos depositados sobre a base de um tanque eletrolítico.

    "Disposição para tratamento de sólidos depositados sobre a base de um tanque eletrolítico". A presente invenção se refere a uma disposição para tratamento de sólidos depositados sobre a base de um tanque eletrolítico. A dita disposição compreende um elemento coletor (11), que se movimenta substancialmente ao longo da base (5) do tanque eletrolítico (1) ou na vizinhança do mesmo, dito elemento cole.

    PI0011690-4

  • Revestimento protetor de anodo.

    Revestimento protetor de anodo. Um sistema de revestimento, para uso na redução da oxidação por queima ao ar de um anodo de carbono de um forno eletrolítico de alumínio, incluindo um revestimento base e um revestimento final que, juntos, permitem a proteção de um anodo quando aplicado neste. O revestimento base contém material carbonáceo finamente dividido disperso em uma solução de um aglutinante.

    PI0517397-3

  • Dispositivo de manutenção das tampas de uma célula de produção de alumínio por eletrólise.

    "Dispositivo de manutenção das tampas de uma célula de produção de alumínio por eletrólise". A presente invenção tem por objetivo um dispositivo (100) de manutenção das tampas (33) de uma célula de produção de alumínio por eletrólise ígnea, comportando um dispositivo de posicionamento (110) e um sistema de preensão (160) das tampas. O dispositivo de posicionamento (110) comporta um elemento de ori.

    PI0515865-6

  • Aparelhos para produzir pó de metal e pó de cobre por eletro-recuperação.

    Aparelhos para produzir pó de metal e pó de cobre por eletro-recuperação a invenção refere-se a um aparelho para produzir um produto de pó de metal usando ou eletro-recuperação convencional ou químicas alternativas de reação de anodo em uma célula de eletro-recuperação de fluxo passante. Uma nova concepção para uma célula de eletro-recuperação de fluxo passante que emprega tanto anodos de fluxo pa.

    PI0513588-5

  • Limitador de fuga de uma célula de eletrólise.

    "Limitador de fuga de uma célula de eletrólise". A invenção refere-se a um limitador de escapamento (20) de uma célula de eletrólise (1) para a produção de alumínio munida de meios de confinamento, comportando aberturas de passagem para a inserção de hastes de anodo (3), caracterizado pelo fato de comportar pelo menos um suporte (21), apto a envolver total ou parcialmente uma haste de anodo, e pel.

    PI0215868-0

  • Processo e sistema de resfriamento de uma cuba de eletrólise para a produção de alumínio.

    "Processo e sistema de resfriamento de uma cuba de eletrólise para a produção de alumínio". A invenção tem por objeto um processo de resfriamento de uma célula de eletrólise ígnea (1) para a produção de alumínio no qual se produzem gotículas de um fluido portador de calor (ou fluido portador de calor dividido), de preferência em um volume confinado em contato com uma superfície determinada de pelo.

    PI0312376-6

  • Método de eletrodeposição de um envoltório de metal sobre um catodo, e placa de catodo.

    "Método de eletrodeposição de um envoltório de metal sobre um catodo, e placa de catodo". Um método de eletrodeposição de um envoltório de metal sobre um catodo. O envoltório de metal (120) compreende folhas de metal (122, 124) em ambos os lados da placa de catodo (100). É propiciado um sulco (150) ao longo de uma borda da placa de catodo por meio do qual metal depositado sobre o referido sulco, e.

    PI0011752-8

  • Método para a deposição eletrolítica de cobre em solução clorídrica.

    "Método para a deposição eletrolítica de cobre em solução clorídrica". A presente invenção refere-se a um método para a produção de cobre metálico em forma cristalina substancialmente isenta de dentritas, que compreende a deposição eletrolítica a partir de uma solução de cloreto cobroso e/ou cloreto cúprico conduzida em uma célula a leito eruptivo compreendendo um cátodo constituído por um leito d.

    PI0407972-8

  • Disposição de anodo para uso em uma célula de eletrólise.

    "Disposição de anodo para uso em uma célula de eletrólise". A invenção se refere a uma disposição de anodo para utilização em uma célula de eletrólise para produção de metal de alumínio a partir de um componente contendo alumínio em um eletrólito de sal fundido, na qual o componente contendo alumínio é principalmente alumina e o eletrólito de sal fundido é baseado em mistura de naf e a1f~ 3~ e caf.

    PI0209208-5

  • Processo e aparelho para a eletrodeposição de metal.

    "Processo e aparelho para a eletrodeposição de metal". Um processo e aparelho para manter a eletrodeposição de metal sobre um catodo em uma célula eletrolítica. A célula compreende um anodo metálico, um catodo, um banho eletrolítico e uma fonte principal de energia para aplicar um potencial elétrico através do anodo e do catodo resultando em uma corrente à frente e na deposição do metal do anodo s.

    PI0011755-2

  • Elemento de manutenção de conectores de células de eletrólise destinadas à produção de alumínio.

    "Elemento de manutenção de conectores de células de eletrólise destinadas à produção de alumínio". A presente invenção refere-se a um elemento de manutenção (300) de um conector de ânodo (200) munido de dois munhões laterais (212, 212<39>) e de um parafuso de aperto (210), esse conector estando apto a cooperar com ganchos de fixação (10, 10<39>) de uma célula (1) de produção de alumínio por eletró.

    PI0410247-9

  • Aparelho e método de sustentação de anodos.

    Aparelho e metodo de sustentaçâo de anodos um aparelho para segurar anodos acima de um catodo em uma célula de eletrólise, compreendendo uma superestrutura, um feixe de anodos ao qual uma pluralidade de anodos individuais (24) está fixada, cada um dos anodos tendo uma haste de anodos (26) para fixação ao feixe de anodos através de um fixador principal (54), o feixe de anodos sendomontado, de forma.

    PI0611458-0A2

  • Instalação e processo de revestimento eletrolítico de uma fita metálica.

    A instalação comporta um conjunto de células (25a, 25b) de tipo radial. A alimentação elétrica da fita (16) a ser revestida, que constituí o cátodo, é assegurada por intermédio de dois cilindros defletores condutores da eletricidade (20) montadas rotativos, cada um, em torno de um eixo paralelo ao eixo do tambor (8) da célula de eletrólise. Os cilindros defletores (20) são dispostos pelo menos par.

    PI9005419-9

  • Processo para tratar uma liga de alumínio-cobre ou de alumínio-silício, e, produto revestido.

    Patente de invenção "compoição de matéria de imersão de estanho, processo para tratar uma liga de alumínio cobre ou de alumínio-silício e produto". É descrita uma composição de matéria de imersão de estanho ácida compreendendo um composto contendo íon estanho divalente, um composto contendo íon fluoreto e um composto contendo íon hidrogênio ácido. É também descrito um processo para tratar uma liga.

    PI9606432-3

  • Gancheira aperfeiçoada para operações de cromagem.

    Trata a presente patente de invenção de novos e práticos aperfeiçoamentos introduzidos em ou relativos as operações de cromagem industrial de peças. Em suas linhas gerais, consiste a novidade em se dispor as peças (4), a serem cromadas, em hastes (2) sendo separadas entre si por espaçadores (5) e mantidas em posição por porcas (6). Tais hastes se apresentam, paralelamente, fixadas a uma travessa (.

    MU7102940-0 PI9103720-4

  • Metais nanocristalinos.

    Patente de invenção para: "metais nanocristalinos". Descreve-se um processo para a produção de materiais nanocristalinos e um níquel nanocristalino, especial, que tem em média um tamanho de grão menor de cercade 11 nanometros, e ligas de ferro-niquel ternária e quaternária, tais como nifecr e nifecrmn, tendo um tamanho de grão menor de que cerca de 100 nm. O niquel nanocristalino é eletrodepositad.

    PI9307527-8

  • Processo para aplicar uma camada de cobre em um filamento de aço.

    A presente invenção refere-se a um processo para aplicar uma camada de cobre em um filamento de aço, o qual compreende: (a) aplicar uma carga negativa ao filamento de aço e continuamente passar o filamento de aço através de uma célula de eletrodeposição na qual o filamento de aço carregado negativamente está em contato com uma solução aquosa de pirofosfato de cobre e na qual a solução aquosa de pi.

    PI9201055-5