PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C10 Indústrias do petróleo, do gás ou do coque; gases técnicos contendo monóxido de carbono; combustíveis; lubrificantes; turfa
Seção Descrição
C10B Destilação destrutiva de substâncias carbonáceas para produção de gás, coque, alcatrão ou substâncias similares
C10C Manipulação do alcatrão, piche, asfalto, betume; ácido pirolenhoso
C10F Secagem ou manipulação da turfa
C10G Craqueamento de óleos hidrocarbonetos; produção de misturas hidrocarbonetos líquidos, por ex., Por hidrogenação
C10H Produção de acetileno por via úmida
C10J Produção de gasogênio, de gás de água, de gás de síntese a partir de matérias carbonáceas sólidas, ou de misturas
C10K Purificação ou modificação das composições químicas de gases combustíveis contendo monóxido de carbono
C10L Combustíveis não incluídos em outro local; gás natural; gás natural de síntético obtido por processos não abrangidos
C10M Composições lubrificantes; uso de substâncias químicas quer isolada, quer como ingredientes lubrificantes em uma
C10N Esquema de indexação associado À subclasse

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Aparelho para produção, reprodução, multiplicação e avaliação de sons pessoal.

    "Aparelho para produção, reprodução, multiplicação e avaliação de sons pessoal". Descreve-se um aparelho eletrônico para produção, reprodução, multiplicação e avaliação de sons rítmicos, compreendendo um kit formado por uma unidade de processamento (1,20,50), a qual pode ou não ser presa ao corpo do usuário por meio de uma cinta elástica ajustável (250), e um adaptador (8,260,272,275). A unidade d.

    C10404846-6

  • Aparelho para retirar, cortar e comprimir turfa.

    Descreve-se um aparelho para tratar turfa e, mais particularmente, um aparelho para cortar, triturar, misturar e comprimir turfa não secada, tal como turfa da pântano. O aparelho inclui uma armação (10) adaptada para ser conectada a uma máquina de acionamento principal a qual traciona o aparelho numa direção de avanço sobre a turfeira. Um meio de escavação (4, 5), na forma de um elemento de corter.

    PI8700691-0

  • Equipamento e processo de gaseificação de leito fluidizado circulante.

    Equipamento e processo de gaseificação de leito fluidizado circulante. A presente invenção refere-se a um equipamento e um processo de gaseificação de leito fluidizado circulante que pertence ao campo da engenharia quimica e mecânica, sendo referido equipamentõ constituido por um reator (2), de éstrutura cilíndrica vertical cuja e*tremidade inferior é dotada de um "plenum" (3) sobreposto por uma g.

    PI1001589-2A2

  • Método de lubrificação e método para lubrificar um dispositivo mecânico.

    Método de lubrificação e método para lubrificar um dispositivo mecânico. A invenção proporciona um método de lubri- ficação que compreende: (a) empregar um primeiro fluido funcional; (b) adicionar ou contactar o primeiro fluido funcional com um gel de liberação controlada, em que o gel de liberação controlada tem os aditivos desejados para serem liberados que transmitem as propriedades desejadas a.

    PI0615067-5A2

  • Equipamento de produção de carvão vegetal com produção de líquido pirolenhoso.

    Equipamento de produção de carvão vegetal com produção de líquido pirolenhoso. É um equipamento que se apresenta como soluçao para utilização na reduçao de emissão de particulados, gases e vapores na produção de carvão vegetal, minimizando o impacto ambiental como o efeito estufa e chuva ácida. Este sistema produz carvão com alto teor de carbono fixo e alto rendimento na produção do licor pirolenh.

    PI0705610-9A2

  • Sistema de produção de carvão vegetal com produção de líquido pirolenhoso.

    Sistema de produção de carvão vegetal com produção de líquido pirolenhoso. É um sistema que se apresenta como solução para utilizaçao na redução de emissão de particulados, condensação de gases e vapores de sistemas produtivos de carvão vegetal, reduzindo consideravelmente as emissões e mmimizando o impacto ambiental como o efeito estufa e chuva ácida, ao qual foi dada original elaboraçao, com obj.

    PI0705292-8A2

  • Processo para produção de gás natural substituto.

    Processo para produção de gás natural substituto processo para produção de gás natural substituto (gns) pela metanação de um gás de síntese derivado a partir de gaseificação de um material carbonáceo junto com deslocamento água - gás e remoção de dióxido de carbono, assim produzindo um gás de síntese com uma razão molar (h~ 2~- c0~ 2~)/(co+c0~ 2~) maior do que 3,00. Ao mesmo tempo um gás com uma r.

    PI1001811-5A2

  • Processos e aparelho de diluição de combustível para a redução de nox.

    Patente de invenção: "processos e aparelho de diluição de combustível para a redução de no~ x~". Processo e aparelho para reduzir o conteúdo de óxidos de nitrogênio nos gases de combustão produzidos pela combustão do gás combustível e do ar de combustão introduzidos em um queimador conectado a uma fornalha. Os processos basicamente compreendem as etapas de conduzir o ar de combustão para o queimad.

    PI0102752-2

  • Emulsão asfáltica à base de emulsões oleosas residuais.

    A invenção propõe a substituição do componente água de emulsificação por emulsão oleosa residual gerada na indústria metal-mecânica. A substituição do componente água pura pelo componente emulsão oleosa residual, pós consumo, permite manter e melhorar as características técnicas das emulsões asfáticas usadas em pavimentação e dar destino adequado para as emulsões residuais originadas de líquidos d.

    PI0803801-5A2

  • Gaseificador multifacetado e métodos relacionados.

    "Gaseificador multifacetado e métodos relacionados". É revelado um gaseificador (1) que combina uma seção de gaseificação de leito fixo (4, 5, 8, 11 e 13) onde combustível bruto que entra pela entrada (2) é gaseificado e uma seção de gaseificação de fluxo aprisionado (7) onde combustível refinado que entra por um ou mais queimadores tangencialmente inflamados (19) ou de uma câmara cilíndrica de ga.

    PI0115941-0

  • Aparelho de geração de gás.

    Aparelho de geraçao de gas. Um aparelho de geração de gás (12) inclui um sistema de introdução de combustível que tem um sistema de transporte de combustível que é regulado por pressão e graduado. Uma câmara de reação (18) tendo um componente de combustível fluido (22) e um mecanismo de graduação (24> operativamente conectado a um componente de combustível sólido são fornecidos, o componente de co.

    PI0612132-2A2

  • Processo para extração por solvente de óleo residual.

    "Processo para extração por solvente de óleo residual". Um processo de extração por solvente de óleo residual é aperfeiçoado pela utilização de aquecedores por convecção de fogo direto, para aquecer o asfalteno, a fase solvente-óleo desasfaltado, o óleo desasfaltado e o vapor de destilação, em vez de trocadores de calor de óleo quente. Os aquecedores por convecção são esquentados a fogo pela utili.

    PI9803387-5

  • Processo de craqueamento catalítico para produção de diesel a partir de óleos vegetais.

    "Processo de craqueamento catalítico para produção de diesel a partir de óleos vegetais". A presente invenção compreende um processo para craqueamento termocatalítico, para produção de óleo diesel a partir de óleos vegetais, em refinarias que possuem um mínimo de dois reatores de fcc. Pelo menos um dos reatores processa gasóleo pesado ou resíduo em condições convencionais enquanto que pelo menos u.

    PI0502577-0

  • Processo e aparelho para melhorar as propriedades de fluxo de petróleo bruto.

    Processo e aparelho para melhorar as propriedades de fluxo de petróleo bruto. Um processo para melhorar as propriedades de fluxo de petróleo bruto pode incluir processamento de uma primeira correntes de petróleo bruto (5), que pode por sua vez incluir craqueamento da primeira corrente de petróleo bruto com catalisador fresco para formar uma corrente craqueada (53) e catalisador gasto. O catalisado.

    PI0614322-9A2

  • Processo de desaguagem da turfa in natura.

    A invenção se refere a um processo de desaguagem da turfa in natura que consiste em adicionar cloreto de sólido na concentração de 0,l a 4g por 100g de turfa in natura, preferencialmente na concentração de 1g de nacl por 100g de turfa, ou em forma de salmoura na concentração de 1g de cloreto de sódio por 100g da mistura de turfa in natura mais salmoura diretamente às turfeiras, tornando o material.

    PI8405221-0

  • Processo para preparar um composto aditivo, concentrado e composição lubrificante.

    Tem sido desenvolvidos novos aditivos de tiocarbamato de molibdênio ou tungstênio para fluidos funcionais, por exemplo, óleos lubrificantes, fluídos para trans missões automáticas (fta's), bem como composições combustíveis. As composições, compostos, complexos e oligômetros de carbamato de molibdênio ou tungstênio da presente invenção são derivados de pelo menos uma amina primária de hidrocarbilae.

    PI8707609-8

  • Sistema fotocatalítico ou fotoeletrocatalítica e processo de co de gás natural.

    "Sistema fotocatalítica ou fotoeletrocatalítica e processo de co de gás natural". Patente de invenção para sistema fotocatalítico e/ou fotoeletrocatalítico de remoção de co em gás de síntese, obtido pelo processo de reforma catalítica de combustíveis primários. Neste sistema a remoção de co ocorrerá em um foto-reator e/ou um foto-eletro-reator. Em ambos os casos o sistema deve conter um catalisado.

    PI0402652-7

  • Processo para produção "in situ" de um aerossol de sorvente de efluente-óxido.

    Processo para a produção "in situ" de um aerossol de sorvente de efluente-óxido, com promotor, durante a combustão de um hidrocarboneto que contém combustível, com o que os efluentes são removidos da corrente de hidrocarboneto gasosa resultante, compreende a misturação de uma solução aquosa do sorvente e promotor com o combustível atomização e combustão da mistura sob condições que gerem o aerosso.

    PI9104513-4

  • Processo de purificação de gás de síntese.

    "Processo de purificação de gás de síntese". A presente invenção se refere a um processo de purificação de gás de síntese de tipo co/h~ 2~, ou n~ 2~/h~ 2~, que consiste em eliminar co~ 2~ e eventualmente outras impurezas gasosas (água, etc.) Antes da passagem em um processo criogênico. Estas impurezas são adsorvidas por passagem do fluxo gasoso a purificar em zeólitos de tipo nalsx, e depois desso.

    PI0204647-4

  • Processo para eliminar poluentes resultantes da queima de combustíveis contendo enxofre.

    Compreendendo a injeção de uma quantidade de amônia (nh3 ) num ambiente de queima do combustível consumido, ambiente esse estando a uma faixa de temperatura de 150º c a 600º c, e sendo a quantidade deamônia injetada suficiente para reagir com todos os compostos sox provenientes da queima do combustível. Atualização: "processo para eliminar poluentes resultantes da queima decombustíveis contendoenx.

    PI8205030-9

  • Processo de pós queima de poluentes.

    "Processo de pós queima de poluentes", tem aplicação como complemento ou conjugada a máquinas térmicas, que utilizam a queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos como fonte de energia, e visa eliminar poluentes atmosféricos, tais como monóxido de carbono, produtos orgânicos sólidos ou particulados, líquidos e gasosos e produtos inorgânicos oxidáveis a altas temperaturas, obtendo-se energi.

    PI9202276-6

  • Gaseificador de biomassa por pirólise.

    Gaseificador de biomassa por pirólise a presente solicitação de patente referencia a um forno gerador de gás de biomassa por pirólise, destinado ao setor de transformação de madeira, constituído de um silo pulmão (1) interligado a câmara de pirólise (2) dotada de válvula rotativa dosadora de alimentação (3) e superfície, inclinada, de troca térmica (4) dividindo os compartimentos da câmara de piró.

    MU8602306-3

  • Processo para a preparação de um aglutinante de eletrodo e respectivo aglutinante de eletrodo.

    "Processo para a preparação de um aglutinante de eletrodo e respectivo aglutinante de eletrodo". A presente invenção provê um processo para a preparação de um aglutinante de eletrodo, processo este compreendendo: (a) craquear termicamente um estoque de alimentação de alcatrão térmico não-hidrotratado, tendo um teor de aromático menor do que 65 % em peso; (b) separar o produto termicamente craquead.

    PI0214391-7

  • Composição de óleo lubrificante e aditivo solúvel em óleo.

    As novas composições da presente invenção compreendem (a) óleo lubrificante e (b) pelo menos um polímero substituído com amino (por exemplo, um interpolímero etileno alfa-olefina substituído por grupos amino primário ou amino secundário). Os interpolímeros substituídos com amino, preferidos, compreendem polímeros etileno propileno norborneno substitu'dos com amino. Os polímeros desta invenção são .

    PI9106127-0

  • Material de base de lubrificante de éster de poliol.

    Material de base de lubrificante de ester de poliol misturas cruzadas de materiais de base de éster sintético são produzidas a partir de materiais de base de ésteres sintéticos de alta viscosidade dotados de uma viscosidade entre cerca de iso 120 a 140 e materiais de base de ésteres sintéticos convencionais deviscosidades variáveis para formarem materiais de base dotados de viscosidades entre cerc.

    PI0614172-2A2

  • Composição de óleo lubrificante, e, uso da mesma.

    Composição de óleo lubrificante, e, uso da mesma a presente invenção refere-se a uma composição de óleo lubrificante, compreendendo um ou mais óleos de base lubrificante aromáticos substituidos por hidrocarbila, em combinação com (a) uma ou mais fenil-naflilaminas e (b) uma ou mais difenil aminas, em que dita composição de óleo lubrificante compreende um ou mais óleos de baselubrificante adicionai.

    PI0617445-0A2

  • Composição fluida para um refrigerador.

    Uma composição de óleo de refrigerador para um refrigerante de fluoralcano compreende um óleo de base composto principalmente de pelo menos um composto contendo oxigênio e, com base no peso total da composição, (i) 0,5-5,0% em peso de um éster de fosfato representado pela fórmula (a), e (ii) (a) 0,1-5,0% em peso de um éster de fosfato halogenado representado pela fórmula (b), e/ou (b) 0,01-2,0% em.

    PI9300635-7

  • Composição de óleo de engrenagem.

    A invenção fornece composições de óleo de engrenagem que compreendem um óleo base e um polímero em estrela hidrogenado que compreende pelo menos quatro braços, cada compreendendo, antes da hidrogenação unidades monoméricas de dieno conjugado e tendo um peso molecular médio na faixa de 3.000 A 15.000, Um processo para a preparação das ditas composições; e o uso dos ditos polímeros em estrela hidrog.

    PI9104135-0

  • Composição lubrificante.

    Revela-se uma composição lubrificante que compreende: a) um óleo base mineral; b) um óleo base sintético; e) um carbonato de dialquila de cadeia longa; d) uma parcela de aditivos usuais; e e) aditivosde aperfeiçoamento de índice de viscosidade e ponto de congelamento. O componente c) é o produto detransesterificação de um carbonato de dialquila inferior com uma mistura alcoólica consistindo em pel.

    PI9104532-0

  • Composição de óleo lubrificante e composição de óleo lubrificante para refrigeradores.

    A composição óleo lubrificante de acordo com a presente invenção compreende um carbonato de éter glicol representado pela fórmula geral (i) r1-o-(-r3-o-)-m-co-(-or4-)-n--or2 (i) em que r1 e r2 são individualmente independentemente um elemento selecionado do grupo que consiste de um grupo alifático,um grupo alicíclico, um grupo aromático e um grupo alifático substituído aromático cada um tendo nãom.

    PI9005550-0

  • Óleo de lubrificação e composição para máquina de refrigeração.

    Patente de invenção: "óleo de lubrificação e composição para máquina de refrigeração, bem como máquima de refrigeração". Um óleo de lubrificação para máquinas de refrigeração compreende principlamente compostos de polixialquileno, representado pela seguinte fórmula(i) em que a represemta um resíduo obtido de um composto que possui tanto um anel heterocíclico possuindo uma ligação éter, como grupo .

    PI9505108-2

  • Óleo lubrificante sintético.

    Um óleo lubrificante sintético que compreende, principalmente, um éster de um ácido carboxílico tendo uma estrutura específica representada pela fórmula e um neopentil glicol, óleo lubrificante sintético este que é excelente em propriedades de isolamento elétrico , estabilidade para hidrólise, resistência ao desgaste, não higroscopicidade e compatibilidade com um refrigerante de halogeno-carbono c.

    PI9103386-1

  • Composição de óleo de refrigerador, bem como composição fluida para um refrigerador.

    Uma composição de óleo de refrigerador - que é composta de um óleo de éster sintético como óleo de base e é adequada para uso em um refrigerador do tipo compressão que emprega um fluoralcano como refrigerante - compreende, com base no peso total da composição, 0,001-1,0 % em peso de um éster de fosfito secundário representado pela fórmula (1) a seguir: (vide fórmula 1) onde r^ 1^ e r^ 2^ podem ser.

    PI9300650-0

  • Óleo industrial.

    A invenção fornece um óleo industrial, por exemplo, para um lubrificante de barra e cadeia, de serra de cadeia, um óleo de engrenagem ou um fluido hidráulica, baseados em óleo vegetal em vez de em óleo mineral, e em que o fluido base é uma oleína de palma. O óleo industrial compreende oleína de palma, como fluido base, com um antioxidante e um aditivo antidesgaste.

    PI9304247-7

  • Composição, aplicação e processo para a preparação de compostos.

    Composição contendo um ou mais lubrificantes ou óleos hidráulicos à base de óleo mineral, óleos sintéticos ou misturas dos mesmos e pelo menos um composto das fórmulas i, ii ou iii, (*fórmulas*)em quer1, r2, r3, r4, r5 e r6 independentes entre si, representam c1-c24-alquila, que está eventualmentesubstituída por grupos oxo ou tiono, c3-c24-alquila, que pode estar interrompida por -0-,-0-,s- e/oupo.

    PI8804788-1

  • Composição lubrificante.

    "Composição lubrificante e concentrado de aditivo para preparar a composição lubrificante". Uma composição lubrificante compreende: (a) um óleo base; (b) um éster ácido do ácido fosfórico de fórmula (i), onde r~ 1~ é um grupo orgânico monovalente contendo de 3 a 30 átomos de carbono, e r~ 2~ é hidrogênio ou um grupo orgânico monovalente contendo de 3 a 30 átomos de carbono e (c) um éster fosfonado.

    PI9608766-8

  • Processo de eliminação de formação de névoa de um óleo lubrificante de uso único.

    Descreve-se um processo de eliminação de formação de névoa ou de borrifos, tal como em um lubrificante de serra de cadeia sem fim, por mistura com o fluido funcional de uma proporção efetiva de eliminação de névoa de um copolímero de uma alfa-monoolefina de 3 ou 4 átomos de carbono e pelo menos uma outra alfa-monoolefina tendo de 5 a cerca de 20 átomos de carbono, o dito copolímero tendo um peso m.

    PI9307827-7

  • Composição lubrificante.

    Patente de invenção de "composição lubrificante". É descrita uma composição lubrificante útil como lubrificante para sabre de motosserra. A composição compreende: (a) pelo menos um triglicéride, (b) pelo menos um aditivo modificador de viscosidade, e (c) pelo menos um aderente. Opcionalmente, a composição pode também conter: (d) pelo menos um depressor de ponto de derramamento, e (e) pelo menos um.

    PI9205471-4

  • Fluido hidrossolúvel biodegradável para operações de corte e usinagem de metais.

    "Fluído hidrossolúvel biodegradável para operações de corte e usinagem de metais". Refere-se o objeto da presente patente a um fluído hidrossolúvel biodegradável para operações de corte e usinagem de metais, especialmente desenvolvido para revolucionar a tecnologia até então existente, oferecendo ganhos econômicos altamente vantajosos, ganhos ambientais invejáveis e diminuição nos custos saúde/pre.

    PI0004663-9

  • Composição combustível.

    Patente de invenção de "composição combustível", compreendendo uma quantidade majoritária de um combustível normalmente líquido e uma quantidade minoritária de pelo menos um composto da fórmula geral da figura (i), onde cada ar é, independentemente, um grupo aromático tendo desde 4 até cerca de 30 átomos de carbono e desde 0 até 3 substituintes opcionais selecionados do grupo consistindo de amino.

    PI9401064-1

  • Composição de graxa, composição espessante, concentrado espessante e método para preparar uma graxa.

    Patente de invenção de "composição de graxa, composição espessante, concentrado espessante e método para preparar uma graxa", uma graxa de um óleo tendo viscosidade lubrificante, uma poliolefina tendo funcionalidade ácida enxertada, uma espécie metálica capaz de interagir com a funcionalidade ácida da citada poliolefina para provocar associação entre os grupos ácidos e um agente co-espessante, pos.

    PI9500987-6

  • Composição de óleo lubrificante, e, método de lubrificação de um motor de combustão interna.

    Composição de óleo lubrificante, e, metodo de lubrificação de um motor de combustão interna uma composição de óleo lubrificante composta de um óleo base, um ou mais ésteres de glicerol escolhidos de glicerol monooleato e/ou glicerol dioleato, opcionalmente em combinação com glicerol trioleato, onde a referida composição é ainda composta de um ou mais dispersantes - coínpostos melhoradores de índic.

    PI0707809-9A2

  • Método para tratamento de um óleo eletricamente isolante.

    Método para tratamento de um óleo eletricamente isolante. A presente invenção refere-se a um método para tratamento de um óleo eletricamente isolante, sendo que o óleo compreende pelo menos um composto de enxofre orgânico reativo. Um agente químico que causa uma reação com o dito composto de enxofre orgânico reativo é adicionado ao óleo e o dito agente químico compreende um halogênio ou composto d.

    PI0713919-5A2

  • Solução desespumante estável, e, método para controlar espuma nas composições de óleo lubrificante.

    Solução desespumante estável, e, método para controlar espuma nas composições de óleo lubrificante. Solução desespumante que apresenta um desempenho de controle de espuma melhorado por um período prolongado sob astmd 892 ou um método de teste que compreende um desespumante básico diluído em fluido de gtl e/ou fluido da alimentação cerosa hidrodesparafinado e/ou alimento ceroso desparafunado hidroi.

    PI0713735-4A2

  • Processo de produção de combustível industrial a partir de resíduos sólidos urbanos.

    Processo de produção de combustível industrial a partir de resíduos sólidos urbanos. A presente invenção refere-se a "processo de produção de combustível industrial a partir de resíduos sólidos urbanos", também chamado de processo de gaseificação, é composto por uma seqúência de operações, em um reator(1), que possibilitam a geração de uma mistura de gases combustíveis, a partir de resíduos sólido.

    PI1000573-0A2

  • Composições de lubrificantes contendo ésteres complexos.

    Composições de lubrificantes contendo ésteres complexos. A presente invenção refere-se a composição de lubrificante com uma boa estabiliadde ao cisalhamento determinada através da perda da viscosidade cinemática a 100ºc, contendo óleo básico e um éster complexo sintético, em que o éster apresenta uma viscosidade cinemática a 40ºc maior do que 400 e até 50.000 Mm2/s e é obtida através da reação de:.

    PI0713592-0A2

  • Sistema de recuperação de alcatrão dos gases gerados durante a carbonização da madeira.

    É descrito um sistema de recuperação de alcatrão dos gases gerados durante a carbonização da madeira, que inclui fazer passar os gases por equipamento de duplo estágio, sendo cada estágio constituídopor um venturi e uma camada de expansão na qual bicos atomizadores promovem o contato dos gases comum fluído selecionado dentre alcatrão, água e ácido pirolenhoso.

    PI8600235-0

  • Disposição construtiva em usina de asfalto a quente.

    "Disposição construtiva em usina de asfalto a quente". Refere-se a presente patente de modelo de utilidade à nova disposição construtiva aplicada em usina móvel e compacta, compreendendo todos os componentes para o início e o fim do processo de fabricação de massa asfáltica sobre um único chassi móvel; sendo todos componentes interligados para um pronto funcionamento, agilizando o deslocamento de .

    MU8201924-0

  • Processo para redução de emissões na produção de asfalto.

    "Processo para redução de emissões na produção de asfalto". Um processo e aparelho são descritos e se referem, genericamente, a um processo para a redução de emissões prejudiciais ou indesejadas durante a produção de asfalto, tal como fumaça azul. O processo inclui a introdução de uma bomba ao redor da fração de óleo de cera para a re-introdução na torre à vácuo. Características adicionais desejáv.

    PI0115059-6

  • Processo e aparelho para a formação de espuma em betume.

    Trata-se de um processo e aparelho para a formação de espuma em betume. O betume liquido, a uma temperatura de 120ºc-160°c, e misturado com 1 - 3% em peso de água, em um dispositivo misturador (8), auma pressão superior à pressão de saturação do vapor de água à temperatura do betume quente. Do dispositivo misturador, a mistura é deixada se expandindo através de uma válvula (10), tal como uma válvu.

    PI8606957-8

  • Processo de obtenção de óleo metil-naftalênico.

    Processo de obtenção de óleo metil-naftalênico, trata-se de uma série de destilações de alcatrão obtido na usina siderurgica que possibilitará a obtenção deste óleo, até então importado, e que tem larga aplicação na fabricação de pastas especiais na indústria de alumínio, ou como matéria prima para obtenção do beta metil-naftaleno utilizado na indústria farmacêutica para fabricação de menadiona.

    PI9505253-4

  • Processo de desenvolvimento de um sistema de ligação ecológico para uma massa refratária.

    A presente invenção trata da obtenção de uma das matérias primas de um novo sistema de ligação refratário, o piche de alcatrão de hulha, modificado a partir de tratamento térmico do alcatrão de hulha, segundo curva de destilação especifica, posteriormente atingindo a temperatura fmal de destilação da ordem de 470<198>c, resultando na obtenção de um composto final de concentração de benzo(a)pireno .

    PI0800466-8A2

  • Disposição construtiva aplicada em usina de microrevestimento asfáltico.

    Construtiva aplicada em usina de microrevestimento asfáltico. Compreendendo a utilização de acionamentos elétricos com variador de velocidade nos componentes diretamente responsáveis pela composição da mistura, traduzindo-se, dessa maneira, em uma significativa evolução para este tipo de aplicação. Este novo conceito permite ao usuário uma maior precisão e acuracidade da mistura final e, consequen.

    MU8500327-1

  • Processo de produção de líquido pirolenhoso em fornalha-reator de leito fixo.

    "Processo de produção de líquido pirolenhoso em fornalha-reator de leito fixo". A presente invenção refere-se à um processo de produção de líquido pirolenhoso em fornalha-reator de leito fixo modificada de tal modo que permite a realização de pirólise lenta de biomassa na forma de partículas, tais como: serragem, casca de arroz, bagaço de cana, etc. O processo consiste em forçar o movimento do ar .

    PI0500682-1

  • Coletor de alcatrões.

    Coletor de alcatrões. O "coletor de alcatrões", objeto desta patente, pode servir para as várias aplicações típicas de torres de lavagem de gases para captura de vapores de compostos de altos pontos de ebulição, dentre gases aquecidos, para recuperação econômica ou para atendimento de cuidados ambientais. O "coletor de alcatrões" é equipamento de alto desempenho se aplicado à captura de alcatrões .

    PI0900426-2A2

  • Processo para produzir um componente de hidrocarboneto ramificado.

    Processo para produzir um componente de hidrocarboneto ramificado. A presente invenção refere-se a um processo para produzir óleo-base de hidrocarboneto de alta qualidade particularmente de origem biológica, o processo da invenção compreende etapas de condensação, hidrodeoxigenação e isomerização de aldol. Os aldeidos e/ou cetonas, de preferência, de origem biológica são usados como a matéria-prim.

    PI0619740-0A2

  • Lubrificante, composição e método para lubrificar um motor de combustão interna.

    Patente de invenção de "sal metálico sobrebaseado de um material ácido, lubrificante, composição e método para lubrificar um motor de combustão interna", compreendendo lubrificantes contendo sais metálicos de fenóis ligados com carboxialquileno substituído com hidrocarbila, ésteres dihidrocarbílicos de ácido dicarboxílicos de alquileno, sendo o grupo alquileno substutuído com um grupo hidroxi e um.

    PI9504829-4

  • Composição de graxa lubrificante, e, uso da mesma.

    Tampa para fechamento de um copo. A invenção refere-se a uma tampa para fechamento de um copo ao longo de uma borda de selagem (10) contínua, sendo que a tampa (2) apresenta ao menos uma folha de alumínio e uma camada de plástico, eventualmente em várias camadas, coextrudada sobre a folha de alumínio, sendo que na camada de plástico está prevista uma linha de enfraquecimento (3) em si fechada, car.

    PI0914229-0A2