PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C04 Cimento; concreto; pedra artificial; cerâmica; refratários
Seção Descrição
C04B Cal; magnésia; escória; cimentos; suas composições, por ex., Argamassa, concreto ou materiais de construções similares

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Composições hidrofugantes de gesso e processo para apresto de gesso.

    Patente de invenção: "composições hidrofugantes de gesso e processo para apresto de gesso". Composições hidrofugantes de gesso que contem os componentes (a) 100 partes e peso de gesso, (b) 0,05 partes em peso de óxido e/ou hidróxido de metais alcalinos e/ou de metais alcalinos terrosos, (c) 0,05 a 20 partes em peso de organopolissiloxano que apresenta grupos hidroxila e/ou alcóxi ligados a átomos .

    PI9601997-2

  • Processo para preparação de cimento a partir de escórias metalúrgicas.

    Patente de invenção:"processo para preparação de cimento a partir de escórias metalúrgicas". Em um processo para preparação de cimento a partir de escórias metalúrgicas, pelo qual escórias líquidas de processos de redução e processos siderúrgicos, como por exemplo escória de alto forno e escória de conversor são misturadas uma com a outra e reagidas com cal, procede-se de tal forma que em uma prim.

    PI9403855-4

  • Composição à base de gesso, bem como aplicações de tal composição e de um aditivo oleoquímico.

    Patente de invenção:"composição contendo gesso e seu uso" . A invenção refere-se a uma composição à base de gesso que é caracterizada pelo fato de que ela contém 0,1 a 30%, baseada na mistura seca como um todo, de um aditivo aleoquímico especial e à aplicação dessa composição para a produção de produtos de gesso, rebocos de gesso, mestras de reboco, compostos de argamassa, adesivos de montagem e c.

    PI9610310-8

  • Processo para a produção de um agente para melhorar a fluidez.

    A invenção refere-se a um agente de aperfeiçoamento de escoabilidade que compreende uma combinação, calculada sobre o produto seco, de: a) 60-99% em peso de uma resina de melamina-formaldeído sulfonada, uma resina de melamina-úreia-formaldéido sulfonada ou uma resina de naftaleno-formaldeído sulfonada; c) 0,5-40% em peso de um ácido poli-hidróxi carboxílico contendo boro ou um sal solúvel em água .

    PI9106067-2

  • Argamassa expandida reforçada de alto desempenho.

    "Argamassa expandida reforçada de alto desempenho". Consiste na utilização da argamassa comum (agregado fino, cimento e água), com componentes que lhe conferem qualidades especiais para substituir o concreto armado convencional e alvenaria de tijolos cerâmicos ou de concreto e peças pré-moldadas. O aumento das resistências só é possivel com adição de micro-sílica, produtos químicos, plastificante.

    PI9802826-0

  • Método de utilização de resíduos sólidos com alto teor de chumbo para produzir cerâmica vermelha.

    "Método de utilização de resíduos sólidos com alto teor de chumbo para produzir cerâmica vermelha". Refere-se a composições e tecnologias de fabricação deste material, para aplicação na construção civil, à base de escórias de produção de chumbo ou outros tipos de escórias com teor de chumbo superior à normas internacionais ambientais ou resíduos de rochas minerais com alto teor de chumbo, em mistu.

    PI0500506-0

  • Composição refrataria, artigo para moldagem por fundição de metal fundido e revestimento de funil.

    Um material refratário possuindo excelente resistência á oxidação, choque térmico e erosão, bem como resistente a formaçãode óxido, útil em fundições contínuas de aço para uso em tais artigos como revestimentos de funil, especialmente de luvas de linha de escória, revestimentos de orifícios e áreas de assentamento superior em tais revestimentos, bem como para narizes de barras de batente. O materi.

    PI9200818-6

  • Processo para fabricação alternada de cal dolomítica e calcítica em um mesmo forno.

    Ao desenvolvimento de um processo para a fabricação de cal calcítica e dolomítica em um mesmo forno,com nível de qualidade dentro das especificações exigidas para o consumo industrial. A dissociaçãodo calcário e da colomita constituem processo termo-quimicos. Quando aquecidos, os carbonatos se decompõem de acordo com as equações. A temperatura de decomposição, tanto do calcário quanto a da dolomit.

    PI8305708-0

  • Espinélio de baixo teor de ferro e processo para sua preparação.

    Um espinélio que compreende de 20 a 40, de preferência 27 a 33 por cento em peso de magnésio, expresso como mgo, de 55 a 77 e de preferência de 63 a 69 por cento em peso de alumínio expresso como al~ 2õ~ 3~, de 2 a 4 por cento em peso de titânio expresso como tio~ 2~, menos de 1 por cento em peso de silício expresso como sio~ 2~, menos de 0,5 por cento em peso de ferro expresso como fe~ 2õ~ 3~, e .

    PI9404803-7

  • Método para proteção de superfícies cimentadas ou revestidas com pedras.

    "Método para proteção de superfícies cimentadas ou revestidas com pedras". É apresentado um método para aplicação de diversos produtos a superfícies cimentadas ou revestidas com pedras de forma a aumentar a resistência dessas superfícies à abrasão, conferir-lhes resistência à infiltração de água e / ou óleo e uma proteção anti-ácida total.

    PI0205001-3

  • Processo de fabricação de um elemento de construção à base de gesso.

    "Processo de fabricação de um elemento de construção à base de gesso". Processo de fabricação de um elemento de construção à base de gesso, consistindo em introduzir uma mistura de gesso, de carga granular e de água em um molde (10) com paredes (12, 14, 16) rígidas e indeformáveis, em comprimir esta mistura dentro do molde a uma pressão superior ou igual a um valor limiar a partir do qual impede-s.

    PI0207918-6

  • Peça moldada altamente resistente a cerâmica de nitreto de silício e sua aplicação.

    A invenção refere-se a uma peça moldada altamente resistente de cerâmica de nitreto de silício, que é obtida pela moldagem dos pós de partida cerâmicos, nitretação e pós-vedação isostática a quente subseqúente. Como pó de partida cerâmico emprega-se uma mistura de pó de silício, 2 até 6 % de óxido de alumínio e 5 até 15 % de um óxido de terra rara, que é moído em um c~ 1~-c~ 4~-álcool como meio de.

    PI9204315-1

  • Processo para a preparação de corpos auto-suportadores e produtos assim produzidos.

    Corpos auto-suportadores são produzidos pela infiltração reativa de um metal original em carboneto de boro, tipicamente resultando em um composto compreendendo um composto contendo boro e metal. A massa a ser infiltrada pode conter um ou mais materiais de enchimento inertes misturados com o carboneto de boro para produzir um composto por infiltração reativa , composto esse que compreende uma matri.

    PI8803533-6

  • Cimento forfomagnesiano, e, processo para a preparação de material compósito à base do mesmo.

    "Cimento fosfomagnesiano, sua utilização e material compósito à base do mesmo". A invenção se refere a um cimento fosfomagnesiano obtido pela mistura de água e de uma fase ligante á base de pelo menos um composto de fósforo, de pelo menos um composto de magnésio e de pelo menos um composto mineral, caracterizado pelo fato de que o composto mineral é introduzido sob forma: seja de partículas (1) de.

    PI9611978-0

  • Massa cerâmica seca, refratária, e sua aplicação.

    A invenção refere-se a uma massa cerâmica seca, refratária, eletricamente condutora, à base de um material de matriz oxídico refratário, com um teor de um portador de carbono, tal como grafita, fuligem ou coque de petróleo.

    PI9404204-7

  • Petrificação da serragem de madeira e elementos da celulose para obtenção de concreto leve serrável.

    Patente de invenção: "petrificação da serragem de madeira e elementos da celulose para obtenção de concreto leve serrável". Patente de invenção de petrificação da serragem de madeira e elementos da celulose para obtenção de concreto leve serrável. A serragem de madeira, turfa, capins, folhas, bagaços de cana e elementos de celulose, misturados com cimento, barro, cal, gesso estuque e água, produz .

    PI9404021-4

  • Processo de fazer artigo refratário poroso.

    Patente de invenção: "processo de fazer artigo refratário poroso". Uma substância geradora de gás é adicionada a uma dispersão aquosa contendo partículas refratárias e um monômetro polimerizável e apressão e/ou temperatura são ajustadas de modo que a substância gera o gás da polimerização inicial; para controlar a formação de poros.

    PI9507674-3

  • Processo para preparar artigos de cerâmica do tipo louça-branca.

    A presente invenção refere-se a processo para preparar artigos de cerâmica do tipo louça - branca onde um processo para a preparações de artigos de cerâmica do tipo louça-branca emprega uma alquilenodiamina, tal como etilenodiamina, como um aditivo para aumentar e resistência do produto cru de artigos preparados por prensagem opcionalmente, o aditivo inclui um látex, tal como um látex de estirenob.

    PI9003724-3

  • Processo para produzir um material para engaxetamento.

    Um material de engaxetamento hermético ao ar, altamente resistente à erosão, compreendendo uma mistura de pó refratário e fibra, metal de baixo ponto de fusão e ligante, é produzido pelo processo reivindicado. Tal processo proporciona um material de engaxetamento hermético ao ar, altamente resistente à corrosão, e compreende misturar pó refratário e fibra, metal de baixo ponto de fusão, componente.

    PI8200461-7

  • Novos materiais refratários de nitreto de alumínio e processos para fabricação dos mesmos.

    A presente invenção refere-se amplamente a novos corpos compostos cerâmicos de matriz de alumínio para uso como materiais refratários e processos para fabricação dos mesmos. Os materiais refratários são úteis em ambientes que são corrosivos, erosivos, abrasivos e/ou que geram choque térmico. Tais ambientes incluem fornos, e aparelhos associados que abrigam ou contatam massas fundidas incluindo, po.

    PI9206160-5

  • Pigmento perolizado para uso externo e método para seu aperfeiçoamento.

    Pigmento perolizado para uso externo e método para seu aperfeiçoamento". Um pigmento perolizado possuindo melhor resistência a umidade e capacidade meteorologia global é revestido por um pigmento perolizado de óxido metálico possuindo uma superfície tratada com alumínio ou alumínio-cerio é adcionalmente tratado com um agente de acoplamento silano hidrolisado.

    PI9707346-6

  • Processo para preparação de uma composição na forma de uma massa solta ou grânulos.

    Uma composição obtida por misturação de cinza volante, hemidrato de sulfato de cálcio, e oxisludge,que é um produto coletado de gases desprendidos de conversores durante a produção do aço. "Oxisludge" que contém quantidades substanciais de ferro é usada em uma quantidade compreendida entre 0,2 e 10%, preferentemente 1 a 5 % a composição e uma massa solta ou consiste em produtos granulares. Atuali.

    PI8305775-7

  • Processo para obtenção de pedra artificial e produto assim obtido.

    Refere-se a presente invenção a um processo de produção de pedra artificial, preferencialmente, do tipo mármore e granito, que consiste na fusão de determinada carga, a base de minerais de várias granulometrias, seguida das etapas de prensagem, recozimento e cura. Refere-se, ainda, a obtenção de umapedra similar ao granito ou mármore, com características semelhantes às pedras naturais. Mais especi.

    PI8706942-3

  • Usina para tratamento térmico de material encaroçado.

    É apresentada uma descrição de uma usina para o tratamento térmico de material encaroçado, tal comocalcário, outros minerais de carbonato, matéria-prima de cimento ou semelhante. A usina compreende uma zona de pré-aquecimento (1), uma zona de queima (3) e meios separadores (20) que ligam a saída dematerial (7) da zona de pré-aquecimento à entrada de material (13) da zona de queima. Um dispositivo .

    PI9508155-0

  • Novo método para a produção de corpos de cerâmica.

    Artigos de cerâmica supercondutores, tais como aqueles representados pela fórmula geral yba2cu3o7-xna qual o < 0, 6, e um processo para a sua fabricação, estão descritos. Os materiais de partida para esses artigos incluem fontes de ítria, óxido cúprico e monóxido de bário. Os materiais de cerâmica misturados são aquecidos até uma temperatura superior a 30 por cento da temperatura de fusão dosmater.

    PI8907086-0

  • Massa pronta para alvenaria e reboco de paredes.

    "Massa pronta para alvenaria e reboco de paredes". A presente invenção tem como objetivo facilitar o trabalho de alvenaria e reboco das construções, pois economiza-se em material, mão de obra, tempo e evita-se os inconvenientes relativos a transporte de massa em elevadores e/ou escadas e peneiração de areia em tempo de chuva. A invenção é uma mistura balanceada de cal, calcita e massapê, visando s.

    PI0406312-0

  • Processo de realização de fluidificantes para ligantes hidráulicos.

    Novos fluidificantes para ligantes hidráulicos. A presente invenção tem por objetivo novos fluidificantes para ligantes hidráulicos, tais como, por exemplo, cimentos, anidritos, gesso, cal ou outros.Os novos fluidificantes, de acordo com a invenção, caracterizam-se pelo fato de serem produtos hidrossolúveis de condensação de ácidos sulfônicos aminados com núcleo aromático ou com várias ou uma mist.

    PI8304017-0

  • Mistura de cimento de escória de cúpula e métodos de fabricação e utilização da mesma.

    "Mistura de cimento de escória de cúpula e métodos de fabricação e utilização da mesma". São revelados uma mistura de cimento de escória e processo de fabricar a mesma. A mistura de cimento de escória é composta de escória de cúpula e cimento portland. A escória de cúpula é opcionalmente granulada e triturada. Uma modalidade do processo inclui resfriar rapidamente a escória por submersão em água o.

    PI0108483-6

  • Corpo de cerâmica, processo para sua preparação e suspensão aquosa.

    A presente invenção refere-se a corpos de cerâmica adequados para uso em aplicações a alta temperatura tais como filtrons de metal fundido e acessórios para fornos rotativos. Os corpos de cerâmica sãoformados a partir de zircônia parcialmente estabilizada e são caracterizados pela presença de desdeaproximadamente 12% até aproximadamente 80% em peso de zircônia em uma fase monoclínica e o restante .

    PI9003679-4

  • Processo para obtenção de pó pré-misturado para utilização na construção civil.

    "Processo para obtenção de pó pré-misturado para utilização na construção civil". Compreende a presente patente de invenção a um processo para obtenção de uma pré mistura desidratada (em pó) para assentamento de alvenaria, tijolos, ladrilhos ou qualquer outro objeto utilizado na construção civil, que oferece maior resistência mecânica e menor tempo de endurecimento. Trata-se de uma mistura prepara.

    PI0405889-5

  • Secagem de artigos cerâmicos durante manufatura.

    "Secagem de artigos cerâmicos durante manufatura". Um processo de formação de um material ou corpo cerâmico compreende as etapas de: i) proporcionar uma mistura de matérias-primas contendo água; ii) conformar a dita mistura em uma forma; iii) remover água da dita forma; e iv) queimar a dita forma a uma temperatura suficiente para promover sinterização e/ou reação das matérias-primas e, desse modo,.

    PI0211841-6

  • Fibra circular.

    Fibra circular. Patente de uma fibra de forma circular(1) para adicionar em misturas, na fase de homogeneização do estado plástico, de concretos ou argamassas a base de aglomerantes hidráulicos ou aéreos com o objetivo de absorver esforços de tração e combater a formação de fissuras devido a retrações por secagem.

    PI0301376-6

  • Processo para a fabricação de um clínquer de cimento hidráulico tendo um alto teor de ferro.

    "Processo para a fabricação de um clínquer de cimento hidráulico tendo um alto teor de ferro". A presente invenção descreve um processo para a fabricação de um clínquer de cimento hidráulico tendo um alto teor de ferro usando uma técnica de sinterização de tiragem descendente, para a produção de cimento ou de ligas para cimentação para aplicação nas atividades de construção e na indústria metalúrg.

    PI0215677-6

  • Processo de obtenção de cerâmicas.

    A presente invenção, que em apenas no uso direto, individual ou em composição dos rejeitos do beneficiamento de carvão mineral, conjuga como matéria-prima a obtenção de corpos, massas; de toda a linha de materiais cerâmicos refratários, avançados e tradicionais, construção civil, proporcionando assim o uso como novos materiais à utilização industrial, reduzindo-se em escala os problemas ambientais.

    PI9301826-6

  • Processo para fabricar um artigo abrasivo, e, grão abrasivo à base de alumina alfa.

    Patente de invenção "processo para preparação de grão abrasivo à base de alumina alfa cerâmico, cristalino, grão abrasivo e artigo abrasivo". Grão abrasivo à base de alumina alfa, cerâmico, cristalino e um processo para a produção do mesmo. O grão abrasivo pode ser incorporado nos produtos abrasivos, tais como abrasivos revestidos, rodas aglutinadas e abrasivos de baixa densidade tridimensionais.

    PI9408041-0

  • Produtos feitos de cimento não-formadores de eflorescência.

    "Produtos feitos de cimento não-formadores de eflorescência". É formado um elemento feito a partir de cimento não-formador de eflorescência, a partir de fontes de uma fonte de um aluminato de cálcio, uma fonte de silicato de cálcio, uma fonte de sulfato e uma fonte de sílica reativa, os referidos ingredientes estando presentes em proporções relativas tais que, na ocasião da hidratação são formados.

    PI0109594-3

  • Material compósito cerâmico e revestimento para fornos metalúrgicos de fusão.

    A presente invenção se refere a um material compósito cerâmico tendo alta condutividade térmica. O material compósito cerâmico consiste de uma rede de fibras metálicas embutidas em um material cerâmico e em que a rede de fibras em um lado do material compósito cerâmico estende-se para fora até a superfície do material compósito cerâmico. Uma parte das fibras metálicas pode ser substituída por fibr.

    PI8604907-0

  • Processo de preparação de um artigo moldado.

    Uma composição aglutinante e, por extensão, um artigo de manufatura e uma composição curável de partícula de sílica cominuída, um silicato de metal alcalino e, opcionalmente, um silicato de alquilae/ou um catalisador de éster. A sílica, (80-75%, 80-95%, 80-92,5%), é preferivelmente areia, ouareia desílica pura para um efeito branco, ou colorida naturalmente/artificialmente para efeitos decores. Os.

    PI8605824-0

  • Composição de cimento hidráulico.

    "Composição de cimento hidráulico". Novos cimentos hidráulicos são descritos que incluem óxido de magnésio reativo preparado por calcinação em baixa temperatura. Os cimentos podem ser formulados para se adequar a um grande número de aplicações com vários tempos de enrijecimento, resistência e níveis de sustentabilidade ou por adição de sais de ferro, como sulfato ferroso, ou misturando com outros .

    PI0107913-1

  • Massa de injeção, à base de cimento e água, para o revestimento de uma armadura.

    Patente de invenção "massa de injeção, a base de cimento e água, para o revestimento de uma armadura". A invenção refere-se a uma massa de injeção para o revestimento de uma armadura. Esta massa comporta cerca de 1,5 a 3 por cento em peso (em relação ao peso de cimento) de particulas hidrófilas, inertes frente ao líquidos, tendo uma superfície específica superior a cerca de 200 m~ 2~/g e aptos a s.

    PI9501139-0

  • Sistema construtivo para saneamento e edificação.

    Patente de invenção "sistema construtivo para saneamento e edificação". Refere-se a presente patente a um sistema construtivo para se edificar uma ou mais edificações unifamiliares, ou coletivas, com um ou mais pavimentos, dependendo-se apenas de alterar o cálculo estrutural de referida(s) edificação(ões), caracterizado pelas massas de concreto a rerem utilizadas em várias fase da obra, e para con.

    PI9504344-6

  • Processo e aplicação de fibra alternativa em elementos de arquitetura.

    "Processo e aplicação de fibra alternativa em elementos de arquitetura". Trata o presente pedido de patente de invenção (pi), de um original processo de fabricação, uso e aplicação de uma fibra alternativa, na obtenção de um composto construtivo, a ser utilizado na confecção de elementos de arquitetura e produtos de fibrocimento para construção civil (telhas, caixas d'água, placas para revestiment.

    PI0104440-0

  • Processo de soldagem de cerâmica e mistura de pó para soldagem de cerâmica.

    Nos processos de soldagem de cerâmica, um gás oxidante e uma mistura de pós refratários e combustíveis são projetados contra uma superfície e o combustível é queimado para gerar calor suficiente paraque o pó refratário se torne pelo menos parcialmente fundido ou amolecido e a massa refratária coesiva é progressivamente formada contra aquela fase refratária e promove, assim, a refratariedade daquel.

    PI9003495-3

  • Método de produção de nitreto de silício sinterizado.

    O presente invento trata do método de produção de nitreto de silício sinterizado com alta densidade,alta resistência mecânica e elevada resistência a corrosão. Este objetivo é alcançado moldando-seuma mistura constituída de nitreto de silício pulverizado, com um agente ativador de sinterização, segui do de um tratamento térmico em ambiente de atmosfera de nitrogênio ou nitrogênio mais um gás não o.

    PI8405386-0

  • Processo de aditivar e concentrar a cal hidratada.

    Patente de invenção "processo de aditivar e concentrar a cal hidratada", incluindo as etapas de: compor uma solução resinada a partir de um volume de 10 a 30% de resina natural, com poder saponáceo, e de um volume de 90 a 70% de água em temperatura ambiente; adicionar esse volume de solução resinada a um volume dez vezes maior de cal já hidratada ou virgem que, nesse caso, sofre uma hidratação nat.

    PI9300971-2

  • Material, estrutura, filtro e conversor catalítico.

    Material cerâmico sinterizado, poroso, possuindo composição analítica em volume, em peso, de 74-79%de alumina e o saldo sendo sílica, opcionalmente com outro óxido e/ou impurezas e possuindo uma composição de fase, em peso, de 50-75% de mulita,23-45%de corindo, 0-6% de cristobalita e o saldo sendosubstancialmente de 2-10% de fase com base em sílica-alumina amorfa. A estrutura de favo, filtro demet.

    PI9004580-7

  • Tubo de escapamento de cerâmica reforçada com fibra , cerâmica, revestido com metal.

    "Tubo de escapamento de cerâmica reforçada com fibra, cerâmica, revestido com metal". Esta invenção se refere a peças de um motor de combustão interna ou assemelhados e, mais particularmente, a um tubo de escapamento de descarga de material composto de matriz cerâmica reforçada (10), para aplicações em motores de combustão interna. A presente invenção resolve os problemas de falha devido a choque.

    PI9610348-5

  • Resíduos do processo de fusão do aço a ser utilizado na construção civil como artefato de cimento.

    Patente de invenção: utilização do pó oriundo de forno elétrico na construção civil como artefato de cimento". Atualmente grande parte dos resíduos gerados pelos fornos elétricos para fabricação de aço não são reaproveitados gerando transtornos para sua eliminação, visto que, é altamente poluente. Esta invenção visa o seu reaproveitamento na mistura com cimento portland, pois o seu composto predom.

    PI9302955-1

  • Fluidificador para argamassas a base de ligantes orgânicos e argamassas assim obtidas.

    Tendo por objetos um fluidificador para argamassas à base de cargas inorgânicas e resinas metacrílicas. O fluidificador de acordo coma invenção é caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um copolímero de ácido metacrílicoe pelo menos um metacrilato de alquila em solução num meio limitador de correntes, a relação em peso do ácido metacrílico para o retacrilato de alquila no dito copolímero.

    PI8606024-4

  • Mistura de aperfeiçoamento de resistência.

    "Mistura de aperfeiçoamento de resistência". A presente invenção refere-se a uma composição de mistura de aperfeiçoamento de resistência que é provida, a qual aumenta a resistência compressiva de composições de cimento sem negativamente aumentar o tempo de endurecimento. A mistura compreende os componentes de um dispersante de policarboxilato, um retardante de endurecimento e um aditivo de aperfei.

    PI0407887-0

  • Processo para a transformação de lixos em um material em forma de bolotas.

    O presente invento diz respeito a um processo para a transformação de lixos num material em forma debolotas, processo esse que é caracterizado por se preparar uma mistura homogênea de lixos triturados, praticamente isentos de corpos metálicos, com pelo menos uma substância mineral em pó contendo óxido de cálcio no estado livre ou combinado, se transformar esta mistura de maneira a que esta se pass.

    PI8805574-4

  • Processo para preparaçào de cimento do tipo esferossilicato em pó e cimento do tipo esferossilicato.

    Prepara-se um cimento do tipo esferossilicato em pó, endurecendo a frio e desenvolvendo no fim de 4 horas a 20°c, uma resistência à compressão, superior ou igual a 15 mpa, com relação de água/ligante situada entre 0,20 e 0,27, utilizando os seguintes três elementos reacionais: a) um óxido aluminossilicato (2sio~ 2~ , al~ 2~ o~ 3~ ), tendo o cátion a1 em coordenação (iv-v) como determinado pelo esp.

    PI9104702-1

  • Processo para a fabricação de briquetes e tijolos, sua composição e produto final.

    Patente de invenção de "processo para a fabricação de briquetes e tijolos, sua composição e produto final". Trata a presente invenção de um novo processo para a fabricação de briquetes para a indústria de cimentos e de tijolos para construção civil, sua composição e produto resultante a partir de matéria prima abundante e de baixo custo. Em suas linhas gerais consiste a invenção em se submeter o g.

    PI9402634-3

  • Material de construção termicamente isolante.

    Patente de invenção ". Material de construção termicamente isolante". Um material de construção termicamente isolante, à base de matéria-prima siliciosa alcalinizada e molhada, fabricado por cominuição dos ingredientes brutos, impregnação com vapor de uma mistura bruta e expansão térmica dos produtos intermediários obtidos da mistura bruta impregnada por vapor, é elaborado para utilização como enc.

    PI9612546-2

  • Processo para a produção de tijolos e tijolo.

    Um processo para a produção de tijolos envolve a calcinação de pó de forno a arco elétrico e subsequente mistura do pó com uma matéria-prima para tijolos, antes da conformação do material em tijolos e queima. A pré-calcinação do pó de fae aumenta enormemente a densidade aparente do pó e proporciona um tijolo tendo uma resistência à compressão muito mais elevada, quando comparada com tijolos incorp.

    PI9301502-0

  • Processo para formar uma massa refratária coerente sobre uma superfície,mistura de partículas.

    O processo compreendendo projetar contra essa superfície, juntamente com oxigênio, uma mistura de partículas refratárias e combustível que reage de maneira exotérmica com o oxigênio projetado para liberar calor suficiente para fundir pelo menos as superfícies das partículas refratárias e assim formar a massa refratária. A mistura projetada contém como combustível, partículas finamente divididas de.

    PI8702685-6

  • Processo de manufatura de refratários contendo carbono.

    Os refratários contidos no carbono adicionados com fibras metálicas obtidos no corte por trepidação-vibração que contém 2-15% em peso de fibras de metal tendo um comprimento de 2-10 mm e diâmetro de 0,03-0,2 mm, as ditas fibras de metal sendo obtidas no corte por trepidação-vibração, são adequados para estruturas refratárias compostas tais como bocais longos, bocais de imersão, bocais superiores e.

    PI8501593-8

  • Processo para tratamento de aglutinantes, bem como utilização de um aglutinante assim tratado.

    Patente de invenção:"processo para tratamento de aglutinantes, bem como utilização de um aglutinante assim tratado". O processso para o tratamento aglutinantes inorgânicos como, por exemplo, o cimento abrange a precipitação de compostos de silício e/ou metais ou sais metálicos da fase de gás ou de vapor na superfície de partículas e aglutinantes para o que, preferencialmente, são empregados proces.

    PI9608378-6

  • Massa de injeção isolante e refratária ao fogo.

    Uma massa de injeção isolante e refratária ao fogo para recipientes distribuidores de instalações delingotamento contínuo por extrusão, que se destaca por alta resistência ignífera e boa capacidade de aderência, consiste de 46 a 80% em peso de magnésia e de 16 a 50% em peso de cromita, magnésia decromita, forsterita ou serpentina como material básico refratário ao fogo, bem como de 0,5 a 2% em pes.

    PI8506557-9

  • Briquete e processo para sua fabricação.

    Patente de invenção "briquete e processo para sua fabricação". Refere-se a presente patente a um novo processo para fabricação de briquetes, com propriedades combustíveis, onde a matéria prima é constituída de papel e papelão de 10 a 15%, pó coletor de carvão vegetal de 05 a 10%, munha de carvão (rejeito) de 10 a 15%, fibras vegetais (diversas) de 20 a 25%, óleo queimado (ou óleo combustível) de 1.

    PI9600898-9

  • Processo de utilização de finos de granito na composição do asfalto.

    "Processo de utilização de finos de granito na composição do asfalto". Este processo pretende comprovar a possibilidade de utilização dos finos de granito, que causam um grave problema ambiental na produção do asfalto, em substituição ao basalto, que requer enormes gastos em sua extração. Este processo utiliza uma leitura em ultravioleta de soluções de cimento asfáltico, antes e após a interação c.

    PI0305456-0

  • Composição de argamassa colante elástica e processo de fabricação.

    Patente de invenção "composição de argamassa colante elástica e processo de fabricação". A presente invenção refere-se a uma composição de argamassa colante elástica destinada ao assentamento e rejuntamento de peças cerâmicas, pedras naturais e artificiais em pisos e paredes, internos ou externos, e ao seu processo de fabricação. A composição da argamassa compreende: a) cimento portland comum, bra.

    PI9303522-5

  • Material celular poroso, suporte biológico e processos para a preparação de um material poroso.

    Provê-se um material celular poroso compreendendo uma pluralidade de cavidades, cada uma definida por uma parede substancialmente esférica formada de uma matriz de entrelaçamento rígido de agulhas decerâmica, a referida parede sendo perfurada, por, pelo menos, uma abertura para prover acesso à cavidade, e a ou cada abertura tendo um diâmetro tal que a relação do diâmetro da abertura para o diâmetr.

    PI8804933-7

  • Matéria prima alternativa para construção de módulos habitacionais.

    Matéria prima alternativa para construção de módulos habitacionais, trata-se de um material que será utilizada na construção civil, utilizando como matéria prima uma mistura e prensa de barro na proporção de cinqüenta por cento do produto final, o resíduo orgânico [celulose, papel, plástico ou pó de mármore, calcário] na proporção quarenta por cento e o cimento na proporção de dez por cento, apres.

    PI9803115-5

  • Processo de obtenção de aditivo para cimentos tipo portland.

    Patente de invenção "processo de obtenção de aditivo para cimentos tipo portland". Refere-se a presente patente a um processo de obtenção de um aditivo a ser misturado aos cimentos tipo portland, oferecendo uma significativa economia para os usuários. O processo de fabricação do presente aditivo consiste em submeter primeiramente, a um beneficiamento, em separado, os componentes. Este beneficiamen.

    PI9404085-0

  • Mistura de argamassa para fabricação de pré-moldados.

    "Mistura de argamassa para fabricação de pré-moldados". Patente de invenção referente a composição de uma argamassa constituída inicialmente de areia e cimento, a qual é comumente utilizada na fabricação de elementos pré-moldados utilizando na construção civil, sendo que, para 1 (uma) parte em peso de cimento juntamente com 1,05 (uma vírgula zero cinco) partes em peso de areia, a referida argamass.

    PI0502896-5

  • Matriz de cimento e processo para a fabricação.

    A presente invenção se refere a uma matriz de cimento e a sua fabricação vantajosa, especialmente para cimento ou concreto reforçado por fibras de vidro, consistindo de um cimento padronizado ou especial e de aditivos em forma sólida ou líquida, para a ligação do hidróxido de cálcio que se forma no processo de hidratação. Um componente de aditivo especialmente vantajoso é dióxido de silício reativ.

    PI9007696-6

  • Sistema refratário para fornos de fundição de vidro.

    "Sistema refratário para fornos de fundição de vidro". Um sistema refratário para fornos de fundição de vidro inclui alumina, zircônia e sílica misturadas com um aglutinante de sílica. O refratário pode ser formado como blocos refratários ou diretamente sobre a porção de desgaste de um forno de fundição de vidro. O refratário pode ser formado utilizando métodos de fundição, bombeamento ou shot-cre.

    PI0305414-4