PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
C Química; metalurgia
C02 Tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos
Seção Descrição
C02F Tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Aerador bombeador fluido-dinâmico.

    Compreende aparelho constituído de duas unidades apenas, sendo uma estática, de dissolução do oxigênio do ar na água (mistura), que trabalha submersa no líquido e outra para o suprimento de ar comprimido, interligadas para o funcionamento. A água com baixo teor de oxigênio, entra no aparelho por abertura na câmara de água, na parte inferior do mesmo, onde é misturada com o ar comprimido por interm.

    MU6800328-5

  • Aperfeiçoamentos introduzidos em difusores utilizados em sistemas de aeração por ar difuso.

    "Aperfeiçoamentos introduzidos em difusores utilizados em sistema de aeração por ar difuso". Segundo os quais a base (2) do difusor (1) apresenta prolongamento inferior em forma de selim (7), o qual se assenta sobre a tubulação, abraçando sua metade superior, e sendo nela colado; tanto o disco de apoio (3) como a membrana elastomérica (4) empregados no difusor (1) apresentam formatos novos e espec.

    PI0106797-4

  • Água dessalinizada para consumo humano.

    "Água dessalinizada para consumo humano". Obtida a partir de um processo de dessalinização, tornando-a potável em termos de consumo e balneabilidade, ou seja, apropriada para o uso pela população, apresentando-se de acordo com os valores testados, encontrados pelo labcon, em composição com turbidez 0,46 ntu; ph 7,65; fluoretos 0,35 ppm; cloro residual 0,0 mg/l; agentes tensoativos (mbas) 0,173 mg/.

    PI0100340-2

  • Sistema para mistura de lodos com materiais granulares ou aglomerados.

    "Sistema para mistura de lodos com materiais granulares ou aglomerantes". Refere-se a presente patente de invenção, a um inédito sistema para mistura de lodos com materiais granulares ou aglomerantes, para uso em aterros sanitários que recebem resíduos dos mais variados tipos, como domiciliares e industriais ou que gere qualquer borra, pasta, resto de tintas, lamas inorgânicas, orgânicas e outros.

    PI0002006-0

  • Método e sistema para tratamento de água.

    "Método e sistema para tratamento de água". Processo para tratamento de água para remover concentrações de nutrientes e de poluentes, utilizando ozônio, antes ou após a água ser exposta à filtração natural pela perifitona ou outras plantas aquáticas. Um sistema que utiliza um tanque de águas profundas contendo água a ser tratada é injetado no fundo com água concentrada ozonizada para expor a água .

    PI0308016-1

  • Monitor de rejeitos hospitalares.

    "Monitor de rejeitos hospitalares". O monitor de rejeitos hospitalares (mrh) tem por finalidade monitorar o nível de radiação dos rejeitos radioativos sólidos liberados para o serviço de coleta pública de hospitais, clínicas e laboratórios do país. O mrh é um monitor de radiação digital que produz alarmes visuais (indicação no mostrador do monitor e lâmpada intermitente), e alarme sonoro (som inte.

    PI0200669-3

  • Sistema e processo de recuperação de água de efluentes industriais.

    Patente de invenção de "sistema e processo de recuperação de água de efluentes industriais", sendo que o sistema compreende: um meio de filtragem (10) para remover partículas grossas do efluente a ser tratado; um meio normalizador de temperatura (30), para fazer com que a temperatura do efluente de situe em um valor inferior a 40°c; um meio neutralizador-homogeneizador (40) para neutralização do p.

    PI9500182-4

  • Processo para o processamento de águas residuais contendo nitrocompostos aromáticos.

    "Processo para o processamento de águas residuais contendo nitrocompostos aromáticos". A presente invenção refere-se a um processo para o processamento de águas residuais alcalinas, que resultam da lavagem de nitrobenzeno bruto por meio de decomposição térmica sob pressão (tdz). Essas águas residuais alcalinas contêm usualmente além de água ainda quantidades residuais de benzeno e nitrobenzeno bem.

    PI0501182-5

  • Processo e aparelho para a purificação de correntes líquidas.

    A invenção refere-se a um processo para a purificação de correntes líquidas que contêm impurezas orgânicas e/ou inorgânicas, a corrente a ser tratada sendo introduzida em uma zona de reação contendo água, que compreende um leito compacto de carvão ativado, no qual se aplica um potencial eletroquímico e no qual, ao mesmo tempo, alimenta-se ozônio ou hidrogênio e a um aparelho para a condução do dit.

    PI9306478-0

  • Secador de efluentes industriais.

    Patente de invenção de um secador de efluentes industriais, é composto por dois cilindros retificados e aquecidos a 130 c, com fluído térmico, que encostados lado a lado giram em sentido oposto um ao outro. O efluente é colocado entre os dois cilindros, é aquecido e a água contida é evaporada ao longo do movimento giratório e quando já seco, é retirado do cilindro através de raspas colocadas nos d.

    PI9204423-9

  • Processo e instalação para realizar a degradação em meio anaeróbio.

    Processo e instalação para realizar a degradação em meio anaeróbico de diversos produtos ou objetosorgânicos. A instalação é caracterizada por compreender uma pluralidade de condutos (32 a 62) de reinjeção de biogás na cuba (2) de fermentação, lateralmente espaçados entre si e dispostos pelo menosna maior parte da cuba (2), sendo os ditos condutos alimentados com biogás individualmente ou em grupo.

    PI8507184-6

  • Processo para correção e melhoramento do solo ou da água e equipamento para o mesmo.

    Patente de invenção: processo para correção e melhoramento do solo ou da água e equipamento para o mesmo. É descrito um processo simplificado para gerenciar o crescimento e dispersão de microorganismos em solução e que pode ser adaptado a diversas aplicações de uso final, incluindo o tratamento de gramados, vegetação decorativa e ornamental, plantas de horticultura e culturas agrícolas. A provisão.

    PI9610266-7

  • Purificador de água.

    Patente de modelo de utilidade de um purificador de água, para preparação de água potável, compreendendo um componente purificador que funciona em regime de alta vazão, sob uma pressão de 1 kg por cm~ 2~, apresentando uma produção de água potável que atinge 7 litros a hora por cm~ 2~, composto de uma tampa com bocal na parte superior, onde entra a água a ser purificada; um corpo no qual a água se .

    MU7201197-1

  • Novo método para o controle da biodegradação.

    Patente de invenção: "novo método para o controle da biodegradação". É descrito um novo método para o controle da biodegradação, a referida biodegradação sendo realizada por culturas mistas de micro organismos. As medições e os ajustes, (de preferência em linha (on - line)) de parâmetros do processo que se relacionam com a atividade de metabolismo dos micro organismos executadas de tal modo que sã.

    PI9608119-8

  • Disposição construtiva introduzida em equipamento dosador de produtos químicos.

    "Disposição construtiva introduzida em equipamento dosador de produtos químicos". Refere-se a uma disposição construtiva introduzida em equipamento dosador de produtos químicos, situado junto ao setor tecnológico da indústria alimentícia. Atualmente, a dosagem de produtos químicos em águas a serem utilizadas na indústria alimentícia, especialmente em frigoríficos, matadouros, granjas agrícolas, in.

    MU8202118-0

  • Unidade móvel de sucção, desinfecção e cloração de rede de água.

    Unidade móvel de sucção, desinfecção e cloração de rede de água", notadamente de uma unidade montada sobre pequena carreta, esta passível de ser acoplada a qualquer veículo de tração, como um veículo automotor, de modo a tornar-se tecnicamente móvel, consistindo basicamente de uma estrutura (1) montada sobre chassi (2), tipo carreta, com ponto de engate ao mencionado veículo de arraste, estando ap.

    PI9204946-0

  • Equipamento para a purificação de um líquido.

    Patente de invenção "processo e equipamento para a purificação de um líquido". Processo e equipamento para a purificação de um líquido, onde o líquido é poluído por outros líquidos ou material sólido, por exemplo, pela remoção de óleo de água contaminada, que compreende um dispositivo de floculação (2) e um dispositivo de flotação (8). O processo abrange adicionar um ou mais produtos químicos ao .

    PI9509389-3

  • Sistema de tratamento de água de ponto de utilização.

    Patente de invenção: "sistema de tratamento de água de ponto de utilização". O sistema de tratamento de água de ponto de utilização (10) para tratar água a ser distribuída de um contentor (14) inclui um meio de filtro (22) posicionado adjacente a uma abertura de entrada de água (12) do contentor, através da qual a água é filtrada para dentro do contentor (14). O meio de filtro (22) inclui um desin.

    PI9611909-8

  • Método aperfeiçoado de tratar água.

    Método aperfeiçoado de tratar água. A presente invenção e um método de tratar um sistema de água parada que compreende a administração ao sistema de água parada de uma mistura que compreende hipoclorito de cálcio e sais borato. O método de tratar um sistema de água parada proporciona cloro livre para o sistema de modo mais eficaz do que os métodos da técnica anterior, estabiliza o ph do sistema de.

    PI9610454-6

  • Aparelho e processo para tratamento de água.

    A presente invenção visa proporcionar uma tecnologia de tratamento de água capaz de efetuar um tratamento de purificação avançada por remoção eficiente de composto orgânicos sintéticos tais como os tenso-ativos que são empregados em detergentes e os defensivos e fertilizantes agrícolas que se encontram em água poluídas que te uma carga relativamente baixa de poluentes tais como bod. A fim de se co.

    PI9404876-2

  • Reator horizontal de fluxo descendente para fermentação anaeróbica da vinhaça.

    Um reator anaeróbico horizontal para fermentação da vinhaça ou rejeitos líquidos industriais com elevada carga de dqo, na faixa mesofálica. O reator e caracterizado pela presença de 3 câmaras de volumes decrescente no sentido do fluxo. Cada câmara contêm chicanas horizontais em forma de um v com ângulos diedros variáveis. A entrada de influente é independente e por câmara, feita na parte superiors.

    PI8701488-2

  • Disposição introduzida em filtro.

    "Disposição introduzida em filtro". Especialmente um filtro (1), com a capacidade de manter a água em seu interior (2), por um maior período de tempo, para decloração completa do líquido, sendo que, através dos orifícios (3), por onde a água penetra, no extremo inferior (4) do filtro (1), está internamente localizado um feltro (5), sendo que junto a este, está incorporado um pino vazado (6), passí.

    MU8100200-9

  • Gerador dosador de solução oxidante.

    Resumo da patente de modelo de utilidade de "gerador dosador de solução oxidante" descreve-se como um sistema contínuo de geração e dosagem de solução oxidante aplicada na desinfecção de água e tratamento de efluentes que aumentam a eficácia da dita desinfecção para potabilização da água. Com características de praticidade no manuseio, de custo bastante acessível, fácil manutenção e aplicação nas .

    MU7700672-0

  • Processo de tratamento de água residual.

    "Processo de tratamento de água residual". O processo da invenção é caracterizado pelo fato de que consiste adicionar um floculante inorgânico em água residual tratada pelo processo de lodo ativado, ajustar o ph da água residual para ph entre 4,0 a 5,0, manter a água residual neste estado por pelo menos 1 minuto, ajustar o ph da água residual para ph entre 5,5 e 9,0 e adicionar um floculante polim.

    PI9704496-2

  • Processo contínuo para a remoção de nitrato e/ou de impurezas orgânicas de águas servidas.

    É descrito um processo continuo para a remoção de nitrato e/ou impurezas orgânicas de águas servidas, abrangendo uma troca de íons extrativa em fase liquida com uma amina de cadeia longa dissolvida emum solvente orgânico e presente em forma de um sal, e a reextração da fase orgânica carregada com uma base, depois do que a água servida tratada pode ser reconduzida para o re emprego. O processo é ap.

    PI9002142-8

  • Tratamento foto-fenton de efluentes orgânicos por adições sucessivas.

    "Tratamento foto-fenton de efluentes orgânicos por adições sucessivas". Processo de tratamento de efluentes contaminados por substâncias orgânicas por meio da reação foto-fenton, com injeção de efluentes e reagentes em etapas seqüenciais, com a adição de íon férrico ou ferroso apenas na primeira etapa, em quantidade igual a uma fração da quantidade que seria necessária para a decomposição de todo .

    PI0401236-4

  • Dessalinizador a vácuo multiestágio com evaporadores concêntricos.

    "Dessalinizador a vácuo multiestágio com evaporadores concêntricos". A presente invenção trata-se de um destilador de água do mar que tem a função de produzir água desmineralizada com menor custo e com economia de espaço e de tubulações, tratando-se de um processo físico. A invenção é fundamentada na disposição concêntrica da montagem dos estágios, podendo ter dois ou mais estágios dependendo do m.

    PI0104259-9

  • Processos fotoeletroquímicos para redução da poluição química.

    "Processos fotoeletroquímicos para redução da poluição química". Este processo refere-se a um método para permitir a diminuição da contaminação ambiental por meio do uso de corrente elétrica e radiação luminosa. O processo permitiu a degradação e mineralização dos compostos orgânicos recalcitrantes. Para avaliar a eficiência do processo foram verificados os seguintes parâmetros: cor, aox, dqo, fen.

    PI0002455-4

  • Aparelho eletroquímico para tratamento de água.

    Trata a presente patente de invenção de um novo aparelho destinado ao tratamento eletroquímico de água e, ainda, passível de gerar soluções antissépticas adequadas, destinadas ao tratamento de efluentes sanitários. Em suas linhas gerais apresenta-se o aparelho constituído de um derivador (1) da água entrante no sistema, destinando uma reduzida parte para um dosador (3) seguido de um saturador (4) .

    PI9202824-1

  • Ionizador, sistema e método de purificação da água.

    "Ionizador, sistema e método de purificação da água". Descreve-se sistema e método de purificação de água usando um ionizador e um tratamento de ozonização para ozonização, oxidação e/ou decomposição de contaminantes não degradáveis. Aplica-se primeiramente à água uma voltagem elevada indutora de elétrons no ozonizador, de forma que materiais não degradáveis sejam ionizados e/ou decompostos, depoi.

    PI0017181-6

  • Processo de tratamento para efluentes industriais com concentrações de boro.

    "Processo de tratamento para efluentes industriais com concentrações de boro". Refere-se a presente invenção a um inédito processo de tratamento para efluentes industriais com concentrações de boro que visa a remoção do referido elemento químico e o desenvolvimento de uma forma de tratamento utilizando o método de co-precipitação química por meio de controle de ph e de tempo de reação. Caracteriza.

    PI0404387-1

  • Reator anaeróbico blindado para tratamento de esgoto.

    Em linhas gerais, o modelo proposto preve um sistema compacto, construído em aço (revestido em epóxi), possuindo conformação cilíndrica, com menor custo de fabricação, além de ocupar menos área e dispensar fundações. De acordo com os desenhos (figuras 1 e 2), preve tubo afluente (1), distribuidor (2), tubos de distribuição (3), câmara (4), defletor (5), colunas (6), mastro (7), descarga de águas (.

    MU7302505-4

  • Processo para tratar a água recirculante de um sistema de pulverização de tinta em cabine.

    A invenção trata de processos de tratamento de água recirculante contendo tinta que contem água pulverizada em excesso, sozinha ou em combinação com tinta que contém solvente pulverizada em excesso, como em uma operação de pulverização de tinta em cabine, compreendem a manutenção da alcalinidade da água da cabine de pulverização de tinta entre cerca de 50 e 2000 ppm, em uma base de carbonato de cá.

    PI9202021-6

  • Aparelho e método para tratamento de fluxo de esgoto municipal.

    Patente de invenção "aparelho e método para tratamento de fluxo de esgoto municipal". A invenção reduz enormemente a quantidade de amônia nos efluentes das instalações de esgoto. O processo da invenção tem três etapas. A primeira etapa é o esgotamento sem haver uma primeira digestão, produzindo assim um primeiro fluxo contendo amônia tendo uma baixa concentração de amônia, e um sendo fluxo contend.

    PI9407689-8

  • Processo de purificação de água.

    O processo para a purificação da água tem por objetivo a obtenção da água isenta de íons ou compostos em alta concentração através de um processo contínuo de alto rendimento e que resulte em água deionizada com baixo teor de impurezas. Para tanto, o processo pode ser dividido na estabilização da alcalinidade e retenção das impurezas orgânicas e inorgânicas em alta concentração; eliminação de impur.

    PI8502702-2

  • Processo para o tratamento de agua residual.

    Um processo de tratamento de água residual para remover contaminantes na mesma compreende (a) tratar a água residual com carbonato de cálcio sob condições de oxidação e separar da mesma um precipitado que contém hidróxidos de al e fe; e (b) tratar a água residual parcialmente neutralizada proveniente da etapa (a) com carbonato de sódio e separar da mesma um precipitado que contém outros contaminan.

    PI9206149-4

  • Redução de bioincrustações.

    Patente de invenção: "redução de bioinscrutações". A invenção refere-se à redução e prevenção de bioincrustação em instalações utilizando água, por exemplo, água do mar, transportando organismos biológicos, sem causar corrosão, reação química ou outra ação prejudicial do aditivo ou problemas de descarga ambiental. Tais operações incluem, por exemplo, usinas de dessalinização, usinas de potência, i.

    PI9609772-8

  • Estação pré-fabricada de tratamento de esgoto - biodigestor anaeróbico.

    Patente de modelo de utilidade: estação pré-fabricada de tratamento de esgoto - biodigestor anaeróbico, modulada, possível de ser transportada completamente pronta por caminhão comum até o local de instalação, seja ele definitivo ou provisório, reutilizável em outros locais, destinada à redução do teor de matéria orgânica presente no esgoto através de tratamento biológico, realizado em um ou mais.

    MU7603482-8

  • Processo de purificação de águas servidas do tipo denominado de lodos ativados.

    A invenção se refere a um processo para aumentar o rendimento de purificação em um tanque de ativação de uma estação de purificação de águas servidas colocando em prática o processo denominado de "lodos ativados" . De acordo com a invenção, introduz-se na biomassa talco, pirofilita, caulim ou mica, eventualmente cationizados, com uma dimensão de partículas inferior a 100, um em quantidade que vão .

    PI9405841-5

  • Reator eletroquímico para tratamento de efluentes aquosos fenolados.

    "Reator eletroquímico para tratamento de efluentes aquosos fenolados". Este desenvolvimento refere-se a um equipamento (reator eletroquímico e/ou eletrolítico) destinado ao tratamento elou despoluição de efluentes aquosos fenolados, advindos das indústrias químicas e petroquímicas. Este equipamento utiliza processos eletroquímicos e/ou eletrolíticos, operando células eletroquímicas e/ou eletrolíti.

    PI0005591-3

  • Sistemas e aparelhos de tratamento de resíduos e sanitário.

    "Sistemas e aparelhos de tratamento de resíduos e sanitário" a invenção provê sistemas e aparelhos para o tratamento de água residual, como resíduos de sanitários. Em um aspecto, a invenção provê aparelhos para o tratamento secundário de efluentes proveniente de um processo de tratamento de água, sendo que o aparelho compreende um tanque preenchido até a metade, adaptado para o fluxo de gravidade .

    PI9809179-4

  • Processo cazarre de tratamento de efluentes.

    "Processo cazarre de tratamento de efluentes". O processo cazarre de tratamento de efluentes é uma tecnologia inovadora, que congrega de forma simples e eficiente a transformação da matéria orgânica contida nos efluentes líquidos, provenientes de diferentes origens, em tecido bacteriano e gazes. A tecnologia de tratamento possui 4 etapas: digestão anaeróbia no biodigestor, digestão anaeróbia na la.

    MU8300298-7

  • Processo para o tratamento de despejos.

    Os sulfetos orgânicos são compostos de odor extremamente desagradável que são encontrados em efluentes gasosos ou aquosos de muitas indústrias, tal como na fabricação de papel e polpa, refinarias de hidrocarbonetos, cortumes e na síntese de compostos orgânicos de enxôfre. Sua remoção é necessária antes que tais efluentes sejam descarregados para o ambiente. Na presente invenção, sua remoção é efet.

    PI8604935-6

  • Aperfeiçoamento em sistema de tratamento à base de ozônio de águas para sistemas de resfriamento.

    Patente de invenção de aperfeiçoamento em sistema de tratamento à base de ozônio de águas para sistemas de resfriamento, envolvendo a produção de ozônio, injeção e mistura de ozônio na água e circulação da água a ser tratada com ozônio de e para o sistema de resfriamento, para transferência e armazenagem de calor, relacionada com o controle de incrustações, corrosões, bactérias, fungos e algas, po.

    PI9101985-0

  • Sistema de destilação de água.

    "Sistema de destilação de água". Um sistema de destilação (10) é proporcionado para a recuperação de água a partir da água do mar e de outras fontes de água poluída. O sistema (10) possui um motor térmico (12) que materializa o ciclo de carnot e um ciclo de rankine formado por trocadores de calor (16 e 24), evaporador de descarga (26) e condensador (32). Os gases queimados proveniente do motor (12.

    PI0108051-2

  • Processo de precipitação-irradiação para remediação de efluentes de indústrias papeleiras.

    Patente de invenção: "processo de precipitação-irradiação para remediação de efluentes de indústrias papeleiras" . A presente invenção se refere a um processo de remediação de efluentes derivados da indústria papeleira, o qual consta de etapas consecutivas de precipitação de hidróxidos metálicos (zinco(ll), ferro (iii) e zircônico (iv) e irradiação da mistura utilizando-se uma fonte de luz uv. O p.

    PI9601686-8

  • Sistema para tratamento de água, e, método para desoxigenar água.

    "Sistema para tratamento de água, e, método para desoxigenar água". A presente invenção genericamente oferece um sistema e um método que permitem que um navio trate água, enquanto provendo inibição de corrosão. Um gás de separação de oxigênio produz gás de separação de oxigênio, que pode ser bombeado diretamente para, preferivelmente, porém opcionalmente, um injetor venturi, ou pode primeiro ser b.

    PI0404687-0

  • Aparelho para gerar um campo eletromagnético na água e método de tratamento de água.

    "Aparelho para gerar um campo eletromagnético na água e método de tratamento de água". Um aparelho para gerar um campo eletromagnético na água. O aparelho compreende um conjunto de anéis espaçados eletricamente condutivos, os quais são respectivamente, carregados positivamente (anéis 2, 6) e carregados negativamente (3, 5). Os anéis estão sobre um eixo comum entre prato negativo (1) e prato positi.

    PI0113778-6

  • Utilização de vermicomposto como material adsorvente de metais para o tratamento de efluentes.

    "Utilização de vermicomposto como material adsorvente de metais para o tratamento de efluentes". A presente invenção refere-se à utilização e avaliação do vermicomposto como material natural adsorvente para a remoção de metais pesados a partir de efluentes. Os efluentes a serem tratados passarão por uma coluna de vidro ou pvc contendo o material adsorvente. O fluxo de tratamento pode ser obtido po.

    PI0201464-5

  • Método e composição para tratamento de represamento de fosfato em um corpo de água.

    "Método e composição para tratamento de represamento de fosfato em um corpo de água". Composições incluindo pelotas de alume, um material mineral de esmectita e opcionalmente carbonato de sódio ou de cálcio, que pode ser suprida para um represamento de fosfato localizado no fundo de um corpo de água. As pelotas de alume, material mineral de esmectita e opcionalmente carbonato de sódio ou de cálcio.

    PI0310072-3

  • Tratamento de corantes industriais utilizando peróxido de hidrogênio eletrogerado.

    "Tratamento de corantes industriais utilizando peróxido de hidrogênio eletrogerado". Este trabalho refere-se a uma metodologia que permite reduzir a contaminação ambiental provocada por corantes oriundos das indústrias têxteis através da geração simultânea de peróxido de hidrogênio via processo eletroquímico, com ou sem a presença de radiação ultravioleta. O decréscimo da poluição foi garantido at.

    PI0203124-8

  • Purificador de água com luz ultravioleta.

    "Purificador de água com luz ultravioleta". A presente inveção proporciona a purificação de água contaminada para a população desprovida de abastecimento de água potável, tendo como características: ser eficiente no processo de purificação, possuir baixo custo de fabricação; ser de fácil operação e manutenção. O dito purificador é constituído por uma válvula, que controla a entrada e saída de água.

    PI9707453-5

  • Sistema de cloração, coagulação e captação de água utilizando módulo solar.

    "Sistema de cloração, coagulação e captação de água utilizando módulo solar". Cuja finalidade é suprir o abastecimento de água limpa, tratada e desinfectada em regiões distantes e desprovidas de energia elétrica, onde o módulo solar (1) como fonte de energia pode ser utilizado em duas situações: a primeira, conforme visto na figura 1, quando for utilizada em local que requer queda livre da água e .

    PI0100262-7

  • Sistema de tratamento terciário de águas residuais para a remoção de metais pesados.

    "Sistema de tratamento terciário de águas residuais para a remoção de metais pesados", a presente invenção pertence ao campo das ciências ambientais e, em particular, com o tratamento das águas residuais que contêm metais pesados após serem tratadas em sistemas de tratamento secundário. O objetivo da presente invenção é oferecer um sistema de tratamento terciário de águas residuais para a remoção .

    PI0201477-7

  • Disposição construtiva aplicada em injetor de ar.

    "Disposição construtiva aplicada em injetor de ar", refere-se o objeto da presente patente a um injetor de ar (01), de ferro fundido, utilizado para aerar a água ou efluente líquido, do qual através da utilização de baixa potência elétrica, consegue aumentar a quantidade de ar (maior vazão) a ser inserida no meio líquido num pequeno intervalo de tempo, com isso, garantindo maior eficiência do proc.

    MU8001457-7

  • Processo para tratamento de água residual pela geração de radicais na água residual.

    "Processo para tratamento de água residual pela geração de radicais na água residual". Um processo para tratamento de água residual pela geração de radicais na mesma compreende a aplicação à água residual de pelo menos uma substância capaz de prover radicais na água residual. A substância se decompõe por um mecanismo unimolecular ou por abstração de hidrogênio para formar um radical contendo carbo.

    PI0016438-0

  • Elemento catalisador empregável no tratamento de água.

    Patente de invenção "elemento catalisador empregável no tratamento de água", compreendendo um corpo (1), de lã ou malha (2), obtida em mistura de cobre e zinco, dito corpo (1) podendo apresentar formatos diversos e atuar de modo a eliminar microorganismos em suspensão, remover metais pesados e diminuir a quantidade de cloro presente na água a ser tratada.

    PI9204911-7

  • Processo de eliminação de compostos nitrogenados e de remineralização de águas pouco mineralizadas.

    "Processo de eliminação de compostos nitrogenados e de remineralização de águas pouco mineralizadas". Provê-se um processo de eliminação de compostos nitrogenados, especialmente os nitratos, e de remineralização de águas pouco mineralizadas, caracterizado pelo fato de se efetuar, simultaneamente, por tratamento biológico, num mesmo reator, a eliminação dos compostos nitrogenados e a remineralizaçã.

    PI9610038-9

  • Método e aparelho para tratamento da água e água de despejo.

    "Método e aparelho para tratamento da água e água de despejo". A presente invenção é direcionada a um método e aparelho para o tratamento de água e água de despejo. Em uma modalidade, um método para o tratamento de água de acordo com a presente invenção inclui misturar borra e precipitante com a água a ser tratada, misturar lastro com a água e separar a água em água tratada e borra. Um pouco ou to.

    PI0114877-0

  • Processo para exterminar contaminantes microbianos em água.

    Água é tratada com íons prata como agente antimicrobial, acompanhada por um agente complexante paratornar os íons prata mais eficazes, mais estáveis ou ambos. O agente complexante é um ligante orgânico que forma um complexo solúvel com os íons de prata. De preferência, eles são materiais poliméricos que incorporam pelo menos três grupos carboxilatos capazes de coordenação com a prata. Também prefe.

    PI9508174-7

  • Dosador de cloro diluído para uso em reservatorios residenciais de água.

    A presente invenção visa dosar cloro diluído diretamente sobre o refluxo de água do reservatório residencial, proporcionando assim esterilização da água destinada ao consumo, reforço no processo de cloração ou mesmo reposição. Este aparelho possui grande utilidade devido a ser de uso profilático para doenças como o cólera, dentre outras. O dito dosador é constituído de caixa (1), dotada de entrada.

    PI9301396-5

  • Método e aparelho para tratamento de água residual contendo matéria orgânica.

    "Método e aparelho para tratamento de água residual contendo matéria orgânica". Descreve-se um método para o tratamento de água residual contendo materiais contaminantes orgânicos por decomposição por oxidação dos materiais contaminantes, por uma reação de radical envolvendo radicais hidroxila. O método compreende passar a água residual por um conduto de tratamento de água residual (6), que compre.

    PI0008945-1

  • Processo e aparelho para ajustar o ph de um líquido.

    Patente de invenção: ''processo e aparelho para ajustar o ph de um líquido''. Processo eletroquímico ou eletrodialítico e aparelho para produzir um líquido de um valor de ph desejado a partir de um líquido de entrada de um valor de ph diferente, ou para ajustar o ph de um fluido fluente aquoso, onde se fazem necessários um mecanismo eletroquímico para ajustar o ph do fluido fluente aquoso e um mec.

    PI9815155-0

  • Método de separar suspensão e aparelho para separação de suspensão floculante.

    "Método de separar suspensão e aparelho para separação de suspensão floculante". Um método de separar suspensão, particularmente para tratamento de águas servidas onde a suspensão floculante é separada do líquido por filtração em uma camada fluidificada em uma coberta de lama, no qual os flocos são criados a partir da suspensão separada e a fluidificação é mantida pela corrente ascendente de líqui.

    PI0209666-8

  • Equipamento para evaporação de água previamente utilizada em procedimentos industriais diversos.

    "Equipamento para evaporação de água previamente utilizada em procedimentos industriais diversos". Descrito como o presente privilégio de invenção, apresenta uma solução diferenciada para a eliminação da água utilizada em processos industriais de produção de materiais ou outros tipos de produtos, cujo processo de produção exija a utilização de água, através do fornecimento de um dispositivo confor.

    PI0205262-8

  • Aparelho para clarificar um líquido.

    A presente invenção trata de um vaso separador de multi-estágios através do qual circula o fluido aser depurado. Conjuntos de separação no interior das células internas dispersam micro - borbulhas degás no interior do fluido para fins de purificação. Adicionalmente, o conduto de entrada contém umseparador que inicia o processo de separação antes desta fluido ser descarregado no interior da primeir.

    PI9104143-0

  • Processo e dispositivo para purificar água servida.

    Patente de invenção: "processo e aparelho para purificação de águas servidas". O presente relatório apresenta um processo e um aparelho para a purificação de águas servidas em vários estágios sucessivos onde a água servida é aerada em uma primeira região (a) e é então submetida à purificação intermediária em uma segunda região (b) e incluindo uma aeração pós-purificação em uma terceira região (c) .

    PI9304436-4

  • Processo eletroquímico para tratamento de efluentes aquosos fenolados.

    "Processo eletroquímico para tratamento de efluentes aquosos fenolados". Este processo refere-se a um método eletroquímico utilizado no tratamento e/ou despoluição de efluentes fenólicos aquosos advindos das indústrias químicas e petroquímicas, através do uso de células eletrolíticas utilizando eletrodos planos, onde o anodo é do tipo dimensionalmente estáveis (titânio revestido com óxidos metálic.

    PI0005590-5

  • Processo para o tratamento de despejos e águas residuais de instalações de têmpera de metais.

    Consegue-se um tratamento de águas residuais de instalações de têmperade metais, especialmente aço,sem ocorrência de incrustações pelos sais ou formação de vapores nocivos, ao se efetuar a evaporações das águas residuais, quando a adução ou suprimento de calor é feito apenas através da superfície livre do líquido, a temperaturas de até 85ºc a se circula uma corrente de ar por sobre a superfície li.

    PI8900008-0

  • Neutralização dos péssimos paladares encontrados nas águas recicladas e as de outros procedências.

    Neutralização dos péssimos paladares encontrados nas águas recicladas e as de outras procedências uma forma em extremo baixo custo, para potabilizar as águas urbanas e das mesmas retirando os seus mais diversos e péssimos paladares ou sabores desagradáveis e o mesmo sistema, com adição da modestíssima erva mate, também potabiliza as águas portadoras das mais variadas conseqüências, decorrentes as .

    PI0605138-3