PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
B Operações de processamento; transporte
B82 Nanotecnologia
Seção Descrição
B82B Nanoestruturas; fabricação ou seu tratamento

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Uso de porfirinas substituídas como indicador fluorescente de nanopartículas e nanomateriais.

    Uso de porfirinas substituídas como indicador fluorescente de nanopartículas e nanomateriais. A presente invenção descreve o uso de porfirinas substituidas como indicador fluorescente de nanoparticulas metálicas, semi-metálicas, semicondutoras e nanomateriais em suspensão. O indicador poderá ainda ser empregado para a detecção em suspensão de fulerenos e seus derivados, de grafeno nanoestruturado .

    PI1000790-3A2

  • Nanomaterial biocompatível autoformado para liberação controlada de prata em aplicações biomédicas.

    "Nanomaterial biocompatível autoformado para liberação controlada de prata em aplicações biomédicas". Refere-se a presente invenção a um material biocompatível híbrido, caracterizado pela presença de um recobrimento nanoestruturado de prata, autoformado por tratamento térmico sobre um substrato vitrocerâmico biocompatível. A liberação controlada de prata permite-se explorar propriedades antibacter.

    PI0403087-7

  • Aparato assistido por microondas para síntese hidrotérmica de óxidos nanoestruturados.

    Aparato assistido por microondas para síntese hidrotérmica de óxidos nanoestruturados. A presente invenção refere-se a um aparato hidrotermal, assistido por microondas, para a síntese de áxidos metálicos nanoestruturados. O dito aparato é constituído por, no mínimo, um recipiente (1) para a reação, transparente às microondas e hermeticamente fechado por uma tampa metálica (3). O recipiente é inser.

    PI0815393-0A2

  • Métodos e aparelhos para o acúmulo de estruturas filamentares nanométricas.

    Métodos e aparelhos para o acúmulo de estruturas filamentares nanométricas. A invenção se refere a um método para o acúmulo de estruturas filamentares nanométricas. O método compreende a passagem de uma fase gasosa compreendendo as estruturas filamentares nanométricas através de um espaço definido por entre ao menos dois eletrodos que geram um campo elétrico, para o acúmulo das estruturas filament.

    PI0609340-0A2

  • Processo para a obtenção de metais e compostos baseados em metais micro ou nanoestruturados.

    Processo para a obtenção de metais e compostos baseados em metais micro ou nanoestruturados. A presente invenção descreve um método de obtenção de materiais metálicos ou de seus óxidos e carbonatos, via redução, empregando fontes de carbono não- convencionais. A presente invenção compreende, também, a obtenção de micro e nanoestruturas na forma de fitas, fios, placas, esferas, partículas. Por fim,.

    PI0701322-1

  • Método e sistema para acionar um display biestável.

    "Método e sistema para acionar um display biestável". São descritos métodos e sistemas para fornecer dados de vídeo e sinais de display. Em uma modalidade, um sistema é configurado para exibir dados de vídeo em uma matriz de elementos de display biestável, onde o sistema inclui um processador, um display compreendendo uma matriz de elementos de display biestável, um controlador de driver conectado.

    PI0504133-3

  • Método de fabricar pré-estrutura para sistemas mems.

    "Método de fabricar pré-estrutura para sistemas mems". Um método de fabricar um elemento modulador interferométrico inclui a formação de pela menos duas hastes, como as hastes formadas de spin-on glass, em um substrato. Em modalidades alternativas, as hastes podem ser formadas após certas camadas dos elementos moduladores terem sido depositadas no substrato. Um elemento modulador interferométrico .

    PI0503941-0

  • Fabricação de nanopartículas com laser.

    "Fabricação de nanopartículas com laser". Refere-se o presente invento ao equipamento e a metodologia utilizada para a produção de nanopartículas em meio aquoso com uso da potência fornecida por um laser. O alvo, seja ele material metálico, cerâmico, polimérico, compósito ou semicondutor, é imerso em uma determinada solução líquida, que pode ou não conter elementos reativos, e depois um laser é fo.

    PI0501895-1

  • Método e sistema para vedar substrato.

    "Método e sistema para vedar substrato". É descrito um método para vedar um dispositivo de sistema microeletromecânico (mems) 76 das condições ambientais, no qual o dispositivo mems 76 é formado sobre um substrato 72, e uma vedação substancialmente hermética 78 é formada como parte do processo de fabricação do dispositivo mems. O método compreende formar uma vedação de metal 78 sobre o substrato p.

    PI0503940-1

  • Processo de obtenção industrial de óxidos metálicos nanoparticulados funcionalizados.

    Processo de obtenção industrial de óxidos metálicos nanoparticulados funcionalizados refere-se a presente invenção a processo de obtenção industrial de óxidos metálicos nanoparticulados funcionalizados, em que inicialmente faz-se a preparação da barbotina de óxido metálico nanoparticulado dentro de um reator que possui agitação mecânica, sonda com emissão de ultra-som e aquecimento, adicionando-se.

    PI0901968-5A2

  • Conjugado de nanotubos de carbono para inibir estruturas de infecção de patógenos em vegetais.

    Conjugado de nanotubos de carbono para inibir estruturas de infecção de patógenos em vegetais. A presente invenção descreve a construção e uso de um sistema hibrido envolvendo a conjugação de nanotubos de carbono e oligonucleotideos. Em seu aspecto mais geral relata processo e metodologia para a inibição ou controle de pragas e infecções de patógenos em vegetais, em especial, em culturas de import.

    PI0912489-6A2

  • Nanoemulsão, método, e, uso de um composto e de uma nanoemulsão.

    Nanoemulsão, metodo, e, uso de um composto e de uma nanoemulsão a presente invenção apresenta uma nanoemulsão melhorada composta de uma faixa uniforme e distinta de diâmetros de partículas muito pequenas com tamanho nano. Esta uniformidade resulta em uma biodisponibilidade melhorada dos compostos incorporados (i.E., Farmacêuticos ou nutracêuticos) conforme refletido em vários parâmetros fármaco-ci.

    PI0613631-1A2

  • Carbonos ativados mesoporosos.

    Carbonos ativados mesoporosos a presente invenção refere-se a materiais de carbono cataliticamente ativados e métodos para sua preparação. Os materiais de carbono ativados são engenheirados para apresentar uma distribuição de porosidade controlada que é prontamente otimizada para aplicações específicas usando nanopartículas contendo metais como catalisadores de ativação para os mesoporos. Os mater.

    PI0707932-0A2

  • Processo de síntese de nanopartículas por deposição física em óleos e derivados e produto obtido.

    Processo de síntese de nanopartículas por deposição física em óleos e derivados e produto obtido e descrito um processo de síntese de nanopartículas por deposição física de um material-alvo em óleos e derivados, sem adição de agentes redutores ou estabilizantes, permitindo controlar o diâmetro, a distribuição e a concentração das nanoparticulas. Deforma adicional, a presente patente descreve nanop.

    PI1003417-0A2

  • Processo para produção de nanocompósito de argila.

    Processo para produção de nanocompósito de argila. Processo para preparar um nanocompósito composto de um elastômero e argila intumescente em água intercalada, pelo menos parcialmente esfoliada, compreendendo as etapas de: (a) formar uma primeira combinação de argila intumescente em água e emulsão de partícula polimérica aniônica por mistura de: 1) uma mistura aquosa composta de água e uma argila .

    PI0704594-8

  • Ânodo para célula a combustível baseado em microtubos com paredes porosas nanoestruturadas impregnadas.

    Ânodo para célula a combustível baseado em microtubos com paredes porosas nanoestruturadas impregnadas. Caracterizado pela presença de tubos de níquel de dimensões microscópicas com eletrólito líqúido em seu interior e convenientemente agregados, com camada externa de níquel compacta eventualmente sem poros e com camada interna de níquel poroso de estrutura esponjosa com poros de dimensões nanomét.

    PI0705320-7A2

  • Método adequado para secagem de fluidos magnéticos.

    Método adequado para secagem de fluidos magnéticos. Esta patente descreve um método para a secagem de fluidos magnéticos à base de nanopartículas superparamagnéticas, adequado para a caracterização morfológica magnética e estrutural, onde não ocorrem alterações na estrutural original da suspensão coloidal, assim como na morfologia das partículas, caso contrario afetariam as propriedades fisico- qu.

    PI0704907-2

  • Processo contínuo para preparar nanotubos de titanatos de sódio.

    Processo contínuo para preparar nanotubos de titanatos de sódio. A presente invenção trata de um processo continuo para a obtenção de nanotubos de titanato de sódio e seus derivados de troca iônica e/ou tratamento térmico, a partir da reação de óxidos de titânio com hidróxido de sódio em condições hidrotérmicas adequadas para se obter o controle da morfologia dos titanatos nanoestruturados. O proc.

    PI0700849-0

  • Método de produção de pó de nanoescala por síntese de vapor.

    Metodo de produção de pó de nanoescala por síntese de vapor constitui-se em um sistema de reator térmico capaz de produzir pós em nanoescala por processo de síntese em fase de vapor a alta temperatura através de simples aspersão ou dispersão. Uma suspensão gasosa do material precursor que atravessa um reator térmico continuamente alimentado é transferido, via processo mecânico, para uma câmera de .

    PI0805522-0A2

  • Nanocompósito de gesso com nanoestruturas de carbono, seu método de obtenção e usos relacionados.

    Nanocompósito de gesso com nanoestruturas de carbono, seu método de obtenção e usos relacionados. A presente invenção descreve um nanocompósito de gesso formado a partir da mistura do gesso com nanoestruturas de carbono, tais como: nanotubos de carbono de paredes simples ou múltiplas, funcionalizados ou não, e/ou seus produtos secundários. A tecnologia apresentada também revela o método de obtençã.

    PI0901141-2A2

  • Dispositivo sensor de gases construído com nanotubos de carbono preenchidos.

    Dispositivo sensor de gases construído com nanotubos de carbono preenchidos estudos recentes comprovam que os nanotubos de carbono apresentam variações em sua resistência elétrica ao entrarem em contato com alguns tipos de gases orgânicos, possibilitando a identificação da presença destes. Entretanto, a intensidade da variação deste é de díficíl detecção. A possibilidade de obtermos nanotubos de c.

    PI0901075-0A2

  • Método e aparato para detecção de nanopartículas magnéticas.

    Método e aparato para detecção de nanoparticulas magnéticas a presente invenção trata de um método e aparato para detecção de nanopartículas magnéticas em solução. Em especial, o método da presente invenção é capaz de medir o fluxo magnético causado pelo campo magnético remanente gerado durante o resfriamento das nanopartículas após processo de magnetização. A presente invenção se situa principalm.

    PI0801514-7A2

  • Dispositivo, estojo, fluidos de descontaminação e métodos para seu uso.

    Dispositivo, estojo, fluidos de descontaminação e metodos para seu uso a presente invenção tem por objeto materiais para a descontaminação de fluidos e métodos para seu uso. Os materiais e métodos encontram aplicações na descontaminação de produtos intermediários, contaminantes químicos, contaminantes biológicos, água servida, efluentes industriais, efluentes domésticos ou municipais, produtos agr.

    PI0711498-2A2

  • Jogo de fronha e colcha antimicrobiano.

    Jogo de fronha e colcha antimicrobiano. A um jogo de fronha ou fronhas (1) e colcha (2) é aplicado um tratamento antimicrobiano sendo impregnado cada fibra (3) de seus tecidos por lons de prata (4), permitindo que tais peças auxilie no controle da infecção hospitalar a pacientes internados, como também oferece uma melhor qualidade de vida a pessoas que sofrem de males do aparelho respiratório, com.

    MU8800270-5U2

  • Membranas compostas ou nanocompósitos sulfonados para separação de prótons e metais pesados.

    Membranas compostas ou nanocompósitos sulfonados para separação de prótons e metais pesados. A presente invenção relata a obtenção de membranas compostas de materiais orgânicos com aditivos inorgânicos, especialmente utilizadas em processos de separação, para permeação de prótons e metais pesados presentes em soluções aquosas. Os compósitos consistem de uma matriz polimérica, que apresentam propri.

    PI0705326-6A2

  • Biocerâmica nanométrica emissora de radiação infravermelho incorporada em polimeros e artigo têxtil.

    Que se destina à estimulação da auto regularização de tecidos do corpo humano, pela ação mecânica de compressão que impede a distensão da pele, enquanto que o seu contato com o calor do corpo excita a biocerâmica, que refrata o infravermelho longo, promovendo a bioestimulação dos tecidos afetados, onde o seu principal efeito é o de drenagem, controlando a ação do edema, propiciando seu retorno aos.

    PI0805782-6A2

  • Nanomateriais de titanatos e processo para sua obtenção.

    Nanomateriais de titanatos e processo para sua obtenção. A presente invenção proporciona nanomateriais de titanatos com propriedades fisicas úteis em diversas aplicações, sendo também revelado um processo com tratamento hidrotérmico para a obtenção de nanomateriais de titanatos que usa como matéria-prima areias de rutilo e/ou ilmenita.

    PI0702445-2

  • Aditivos de nanopartículas e formulações lubrificantes contendo os aditivos de nanopartículas.

    "Aditivos de nanopartículas e formulações lubrificantes contendo os aditivos de nanopartículas". A presente invenção refere-se um método para redução de um coeficiente de fricção adjacente a uma superfície lubrificada e uma composição lubrificante para redução de um coeficiente de fricção entre superfícies lubrificadas. O método inclui provisão de uma quantidade de contendo metal contido dispersos.

    PI0702287-5

  • Dispositivo bioabsorvível tendo aditivos encapsulados para aceleração da degradação.

    Dispositivo bioabsorvível tendo aditivos encapsulados para aceleração da degradação. Refere-se a um dispositivo médico que tem uma estrutura produzida de um material biodegrável e/ou bioabsorvível. Um aditivo de degradação é encapsulado por outro material biodegrável e/ou bioabsorvível formando uma nanopartícula ou micropartícula. A nanopartícula ou micropartícula está junto com o material biodegr.

    PI0703731-7

  • Método de preparação e uso de nanopartículas de alfa hidróxido de níquel na forma de sol e gel.

    Método de preparação e uso de nanopartículas de alfa hidróxido de níquel na forma de sol e gel a presente invenção refere-se a nanomateriais a base de nanopartículas de alfa hidróxido de níquel estabilizado que podem ser facilmente processados na forma de emulsão ou pá, gerando eletrodos que se caracterizam por serem nanoestruturados e apresentarem elevada estabilidade e reversibilidade eletroquím.

    PI1000482-3A2

  • Método e sistema para purificação e funcionalização de nanotubos de carbono via radiação microondas.

    Método e sistema para purificação e funcionalização de nanotubos de carbono via radiação microondas. A presente invenção descreve um método otimizado de purificação e funcionalização concomitantes de nanotubos de carbono altamente impuros via radiação microondas a partir de tratamentos simples e de baixo custo envolvido, propiciando a remoção de carbono amorfo e partículas metálicas. Mais particul.

    PI1004450-7A2

  • Método de produção de látex livre de emulsificantes via polimerização em emulsão e produto resultante.

    Método de produção de látex livre de emulsificantes via polimerização em emulsão e produto resultante. Apresenta um método de obtenção de dispersões poliméricas por meio da técnica de polimerização em emulsão sem a necessidade do uso de emulsificantes ou colóides protetores. Neste método, o uso de partículas sólidas coloidais e alguns monômeros específicos possibilitam a emulsificação dos monômero.

    PI1002162-0A2

  • Elemento sensor orgânico nano e micro-estruturado para detecção de vapor combustível.

    Elemento sensor orgânico nano e micro-estruturado para detecção de vapor combustível. Um elemento sensor orgânico para detecção de vapor combustível que possui nano e micro-estruturação através da mistura de polímeros condutores pedot (1) e pss (2) com uma molécula quinoidal vm (3). Estas constituem um filme fino orgânico (4) que é depositado por centrifugação entre e/ou sobre um canal micrométric.

    PI0817953-0A2

  • Processo de produção de nanopartículas contendo substâncias ativas e suas composições farmacêuticas.

    Processo de produção de nanopartículas contendo substâncias ativas e suas composições farmacêuticas. A presente invenção diz respeito a um processo de fabricação de nanopartículas compostas de polimeros biodegradáveis e ingredientes ativos de aplicação terapêutica, cosmética, veterinária e alimentícia e a uma composição que contenha as ditas nanopartículas que são utilizadas em produtos destinados.

    PI0802233-0A2

  • Dispositivo para produção de nanopartículas com carga negativa e método para o mesmo.

    "Dispositivo para produção de nanopartículas com carga negativa e método para o mesmo". São fornecidos um dispositivo e um método para a produção de nanopartículas com carga negativa. O dispositivo compreende uma fonte de energia, um supermicroemissor de elétrons e um controlador, a fonte de energia se conecta, respectivamente, ao supermicroemissor e ao controlador. O potencial do supermicroemisso.

    PI0211056-3

  • Processo para a preparação de nanocompósitos de policloreto de vinila/nanocarga e nanocompósito.

    Processo para a preparação de nanocompósitos de policloreto de vinila/nanocarga e nanocompósito. A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de nanocompósitos de policloreto de vinila/nanocarga via polimerização in situ por carga reversa, o pelonalmente fazendo uso de um sistema dispersante voltado a otimizar da compatibilidade e dispersão da nanocarga com a matriz polimérica. A .

    PI0801995-9A2

  • Processo de obtenção de nanocompósito sólido.

    Processo de obtenção de nanocompósito sólido. A presente invenção se refere ao processo de preparação de nanocompósitos sólidos, formados por látices elastoméricos ou poliméricos e compostos lamelares, sintéticos ou naturais, intercalados ou esfoliados. A novidade apresentada neste processo de invenção é a obtenção de nanocompósitos sólidos através da coagulação de dispersões de látex e argila em .

    PI0706080-7A2

  • Processo de obtenção de um composto intermetálico e seu uso em óleos lubrificantes.

    Processo de obtenção de um composto intermetálico e seu uso em óleos lubrificantes. A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de um composto intermetálico com propriedades magnéticas, adicionado a um óleo lubrificante básico para redução do atrito entre as superfícies metálicas e na redução do desgaste de diversos tipos de equipamentos, de modo a prolongar o tempo de vida útil dos me.

    PI0703141-6A2

  • Processo de obtenção de nanocompósito sólido por desestabilização mecânica.

    Processo de obtenção de nanocomposito sõlido por desestabilização mecânica. A presente invenção se refere ao processo de preparação de nanocompósitos sólidos, formados por látices elastoméricos e compostos lamelares, sintéticos ou naturais, intercalados ou esfoliados. A novidade apresentada neste processo de invenção é a obtenção de nanocompósitos sólidos através da coagulação por desestabilização.

    PI0905278-0A2

  • Composto termoplástico antibactericida contendo nanopartículas de prata e aplicação do mesmo.

    Composto termoplástico antibactericida contendo nanopartículas de prata e aplicação do mesmo. O presente pedido de patente de invenção refere-se a um composto de polímero termoplástico com propriedade antibactericida destinado a ser utilizado em diversas áreas de aplicação, tais como os setores de medicamentos, farmacêutico, alimentício ou produtos odontológicos. Mais particularmente, o objeto do .

    PI0904937-1A2

  • Membrana polimérica para separação de olefinas e processo de obtenção.

    Membrana polimerica para separação de olefinas e processo de obtenção. A presente invenção diz respeito a uma membrana polimérica para separação de olefinas e processo de obtenção que visa maximizar a estabilidade química dos agentes transportadores, seletividade olefina/parafina, as permeabilidades e a eficiência no transcurso de um longo período de operação, por meio de uma membrana que compreen.

    PI1005594-0A2

  • Aperfeiçoamento em material termoplástico nanocompósito com propriedades de barreira superiores.

    Aperfeiçoamento em material termoplástico nanocompósito com propriedades de barreira superiores a invenção refere-se a um material termoplástico nanocompósito com propriedades de barreira superiores aos vapores de líquidos voláteis, em especial de combustíveis. O aperfeiçoado material nanocompósito é formado a partir de uma matriz polimérica onde está disperso um silicato lamelar nanométrico modif.

    PI0604651-7

  • Processo de produção de pigmentos nanométricos à base de alumina e titânia.

    Processo de produção de pigmentos nanométricos à base de alumina e titânia. Refere-se a presente patente a um processo de produção de pigmentos nanométricos à base de alumina (a1~ 2~o~ 3~) e/ou titânia (tio~ 2~) a partir de soluções contendo cátions alumínio ou cátions titânio, como formadores de estrutura, e cátions dos elementos ferro ou cromo ou manganês ou cobalto ou níquel ou cobre ou zinco o.

    PI0605072-7A2

  • Dispositivo e uso do mesmo.

    Dispositivo e uso do mesmo. A presente invenção refere-se a um dispositivo compreendendo pelo menos uma superfície sólida suporte compreendendo pelo menos uma região de membranofílica; uma camada de cobertura que é pelo menos parcialmente imobilizada para a região de membranofílica, a dita camada de cobertura consistindo em (i) uma membrana tensoativa, (ii) um polímero imitando lipídeo, (iii) um t.

    PI0516384-6