PatentesOnline - Pesquisa de Patentes no Brasil

Classificação de Patentes

Índice:
B Operações de processamento; transporte
B03 Separação de materiais sólidos utilizando líquidos ou mesas ou peneiras pneumáticas; separação magnética ou eletrostática de materiais sólidos dos materiais sólidos ou de fluidos; separação por meio de campos elétricos de altatensão
Seção Descrição
B03B Separação de materiais sólidos utilizando líquidos ou mesas ou peneiras pneumáticas
B03C Separação magnética ou eletrostática de materiais sólidos dos materiais sólidos ou de fluidos; separação por meio de
B03D Flotação; sedimentação diferencial

Exemplos de patentes nesta classificação:

  • Processo e aparelho para flotação de minerais de sulfureto.

    "Processo e aparelho para flotação de minerais de sulfureto". Refere-se a presente invenção, de uma maneira geral, a um processo para flotação de minerais de sulfureto onde uma polpa de flotação é separada em uma corrente de grossos e uma corrente de finos, preferentemente contendo partículas mais grossas do que cerca de 30 micrômetros e partículas mais finas do que cerca de 30 micrômetros, respec.

    PI0207702-7

  • Sistema de adição e mistura de ar com polpa.

    Sistema de adição e mistura de ar com polpa. A presente invenção permite a introdução de ar à pressão atmosférica e sua mistura à polpa em colunas de flotação e aplicações similares, eliminando a utilização de ar comprimido. O processo é realizado instalando-se uma válvula (4) na tubulação que conduz a polpa (2), antes de um trecho descendente da tubulação de polpa (5). A ação combinada da perda d.

    PI0701752-9

  • Método e aparelho para controle de máquinas de flotação de espuma.

    Patente de invenção: "método e aparelho para controle de máquinas de flotação de espuma". São apresentados um sistema computadorizado "inteligente" (110) e métodos para a monitoração, o diagnóstico, a operação e o controle de vários parâmetros e processos de máquinas de flotação (40). O sistema de controle por computador atua pelo menos um de uma pluralidade de dispositivos de controle (48) basead.

    PI9709624-5

  • Processo para a concentração de minérios de fosfato.

    Processo para a concentração de minérios de fosfato. A presente invenção diz respeito a um processo de concentração de minérios da área de conhecimento da engenharia de minas, do campo do tratamento de minérios. Trata-se de um processo de concentração de minérios por meio de flotação rápida de carbonatos, seguida de flotação direta dos minerais fosfatados para a obtenção de produtos concentrados c.

    PI0706465-9A2

  • Método e circuito de flotação.

    Método e circuito de flotação. A presente invenção se refere a um circuito de flotação, para separação de concentrados de lama compreendendo um minério moído ou uma areia oleosa. A lama é dividida em pelo menos duas frações (15, 16) em um sistema de cubas de flotação que recebe um material de alimentação (11) de lama mineral proveniente de um circuito de moagem, sendo dotado de pelo menos duas saí.

    PI0609249-7A2

  • Separação magnética de minérios usando polímeros sulfonados.

    "Separação magnética de minerios usando polímeros sulfonados". A presente invenção refere-se a um processo de aperfeiçoamento de separação magnética de minérios é mostrado no qual um dispersante polimérico sulfonado é adicionado a uma pasta fluida de minério justo antes de ou durante a operação de separação magnética. O aditivo polimérico sulfonado inibe floculação heterogenea durante a operação d.

    PI0204033-6

  • Processo para tratamento de polpa aquosa.

    A separação de impurezas a partir de caulim é realizada mediante condicionamento de uma polpa aquosa dispersa do caulim com um coletor de flutuação aniônico, seguido pela centrifugação ou semelhante para fazer com que as impurezas assentem-se a partir de uma polpa dispersa do caulim sem uma etapa intermediária de flutuação em espuma ou uma espuma de refugo de flutuação é centrifugada ou hidroclona.

    PI9206211-3

  • Processo para obtenção de concentrados de apatita por flotação.

    Processo para obtenção de concentrados de apatita por flotação. A presente invenção, denominada processo bunge/fosfertil. É aplicável a diferentes litologias de minério de fosfato com matriz sílico-carbonatada, de origem ignea ou sedimentar, e consistiu de cominuição do minério através de etapas de britagens. Homogeneização, moagem e deslamagem, antes da flotação de apatita. A polpa de minério moí.

    PI0902233-3A2

  • Processo de concentração de minérios de apatita.

    Processo de concentração de minérios de apatita. A presente invenção diz respeito a um processo de concentração de minérios da área de conhecimento da engenharia de minas, do campo do tratamento de minérios. Trata-se de um processo de concentração de minérios por meio de flotação direta de apatita para a obtenção de produtos concentrados com alto teor de fósforo, denominado processo rezende-martin.

    PI0803212-2A2

  • Processo de concentração de minérios de cobre oxidados complexos.

    Um processo compreende a preparação de uma polpa, sua sulfetização e flotação. A sulfetização da polpa é efetuada com enxofre fundido a uma temperatura de 115-180º c e pressão de 1,5-10 atmosferas napresença de aditivos de sulfato de sódio ou cloreto de sódio.

    PI8607219-6

  • Aparelho, sistema e processo de classificação de materiais dissimilares.

    aparelho, sistema e processo de classificação de materiais dissimilares um sistema automatizado para a classificação de materiais dissimilares, e, em particular, para a classificação de plásticos a partir de outros materiais e para a classificação de tipos diferentes de plásticos um a partir do outro compreende, dependendo da modalidade,combinações de um mecanismo de cálculo de tamanho, uma .

    PI0617765-4A2

  • Processo para a separação dos componentes minerais de um minério.

    Processo para separar componentes minerais em um minério com sulfeto cobre/molibdênio mediante flotação incluindo (a) triturar e moer o minério para liberar os minerais; (b) em circuito primário de flotação, acrescentar um coletor do molibdênio escolhido no grupo dos óleos de hidrocarboneto, e um espumador; (c) flotar um concentrado primário (molibdênio) no circuito primário, sem existir coletor p.

    PI8606758-3

  • Flotação de ouro com depressão de sulfetos.

    Um processo de concentração de minérios auríferos por flotação seletiva de ouro finamente liberado através da depressão dos sulfetos. Para este fim, é adicionado o reagente de oxidação, peróxido de hidrogênio, para acelerar o processo de oxidação da superfície dos minerais de sulfetos, principalmente a pirita, tornando-os hidrofílicos na presença de tio-coletores convencionais, e oleofóbicas na pr.

    PI9505931-8

  • Aparelho e método aperfeiçoados para desentintar polpa de papel usado.

    Um aparelho (12) e um processo para desentintar polpa de papel usado, usando-se um processo de flutuação em espuma para reciclar papel usado impresso para a fabricação de papel novo. Papel impresso polpado é alimentado como uma pasta em uma entrada (26) de um tanque (14) raso. Paredes (16) guias internas no tanque (14) estabelecem um caminho (26) de fluxo da entrada para uma saída (28). As paredes.

    PI9206452-3

  • Um método de controle de variação de alimentação em um circuito de flotação de mineral valioso.

    "Um método de controle de variação de alimentação em um circuito de flotação de mineral valioso". A presente invenção se refere a um método de controlar a variação em conteúdo de minerais que flotam (flutuam) naturalmente na alimentação de um circuito de flotação de planta de concentração processando minerais valiosos, tais como minerais contendo metais preciosos, ou seja, minerais contendo cobre,.

    PI0212815-2

  • Processo e aparelho aperfeiçoados para a flutuação de espuma.

    "Processo e aparelho aperfeiçoados para a flutuação de espuma". Um processo para flutuação de espuma tipicamente usado para separar materiais particulados tal como carvão, tem uma alimentação de tamanho misturado (1) separada em uma curva de peneira (2) em uma corrente de partículas relativamente finas (3) e uma corrente de partículas relativamente grossas (14). As partículas finas são alimentadas.

    PI0108356-2

  • Processo e equipamento para separação hidrodinâmica de partículas.

    "Processo e equipamento para separação hidrodinâmica de partículas". Esta patente refere-se a um avanço no estado da técnica de separação de partículas de quaisquer naturezas, e variadas densidades e granulometrias, presentes em suspensões líquidas, geralmente aquosas e que conjuga em um só novo equipamento, os fenômenos operacionais de colunas de flotação em espuma e hidrociclones, e praticamente.

    PI0500497-7

  • Farelo de mandioca para mineração e processo de obtenção.

    "Farelo de mandioca para mineração e processo de obtenção". Constituído por farelo de mandioca (1) com 65% de amilácea mínima, 13% de fibras máxima, 13,50% de umidade máxima, 0,25% de teor de óleo máximo e, granulometria de >1,00 mm no máximo de 10,00% e < 0,15% mm no máximo de 10,00%, obtido a partir de 100 partes de raiz de mandioca (2) pré-lavada e raspada (3), e levada a lavagem final e classi.

    PI0404000-7

  • Purificador de ar eletrostático aperfeiçoado e processo de montar um purificador de ar eletrônico.

    As seções coletora e ionizadora de um purificador de ar eletrostático tem seus elementos opostamente carregados formados de elementos eletricamente condutivos, contínuos, individuais enrolados em espiral em torno de hastes isoladoras para conjuntamente definirem uma passagem em espiral através da qual o ar é levado a circular. O coletor e o ionizador podem ser montados separadamente por um process.

    PI9202451-3

  • Dispositivo de eletrodeposição.

    "Dispositivo de eletrodeposição". A invenção se refere a um dispositivo de eletrodeposição contendo dois ou mais eletrodos de emissão que podem ser conectados a uma linha de suprimento elétrico comum e a um porta-eletrodos eletricamente isolante, sendo o porta-eletrodos fabricado de plástico e recebendo os eletrodos, as suas conexões elétricas e uma superfície de contato para a conexão à linha de .

    PI0009202-9

  • Método e processo para a separação de materiais na forma de partículas e/ou gotas de um fluxo de gás.

    Patente de invenção: "método e processo para a separação de materiais na forma de partículas e/ou gotas de um fluxo de gás". A invenção refere-se a um método e dispositivo para a separação de materiais na forma de partículas e/ou gotas de um fluxo de gás, em cujo método o fluxo de gás é direcionado através de uma câmara de coleta cujas paredes externas são aterradas, e no qual a alta tensão é dire.

    PI0008762-9

  • Limpador de eletrodos.

    "Limpador de eletrodos". A presente invenção se refere a um limpador de eletrodos para a eliminação de partículas fluidas ou sólidas da corrente de gás. O limpador de eletrodos consiste em um tubo (1) que é atravessado na direção longitudinal pelo gás ser depurado, formando a sua parede interna (1a) um eletrodo de precipitação para as partículas que serão eliminadas. Na linha média no interior do .

    PI0106895-4

  • Aparelho coletor de pó elétrico e método de fabricação do mesmo.

    Patente de invenção: ''aparelho coletor de pó elétrico e método de fabricação do mesmo''. Um aparelho coletor de pó elétrico incluindo pelo menos um eletrodo de agulha para carregar as partículas flutuantes no ar gerando uma descarga de corona ao redor das pontas de agulha; pelo menos um eletrodo coletor fornecido sobre uma disposição como célula que corresponde aos eletrodos de agulha, para atrai.

    PI9802819-7

  • Estruturas para filtros de ar eletrostáticos de inclinação em v.

    "Estruturas para filtros de ar eletrostáticos de inclinação em v". Estruturas para filtros de ar eletrostáticos de inclinação em v (10) são montados a partir de dois painéis laterais (18), as placas de topo (26) e de fundo (28) perfuradas, uma parede terminal estreita (14) e uma extremidade ampla, aberta (16) para a entrada de ar a ser filtrada. Um par de placas de invólucro (40) são pivotantement.

    PI0016622-7

  • Processo de extração e separação de metais de resíduos de informática por aquecimento magnético.

    Processo de extração e separação de metais de resíduos de informática por aquecimento magnético. A presente patente de invenção refere-se a um processo inovador de extração e separação de metais por aquecimento magnético, para utilização na extração e separação de metais presentes nos resíduos de informática e similares. Os resíduos citados acima devem ser triturados e colocado em um cadinho de gr.

    PI0704916-1A2

  • Estrutura modular para dispositivo de puruficação de ar.

    Estrutura modular para dispositivos de purificação de ar. A presente invenção refere-se a uma estrutura modular para uso em dispositivos de purificação de ar. Em um aspecto da invenção, uma pluralidade de membros de estrutura é disposta em uma pilha ligada para formar um alojamento para componentes de um dispositivo de purificação de ar. Os membros de estrutura são dispostos para definir um canal .

    PI0711643-8A2

  • Sensor capacitivo para separação de líquidos.

    Sensor capacitivo para separação de líquidos. O invento apresenta um sensor capacitivo composto de um tubo não metálico (1), no interior do qual flui líquidos a serem identificados e ou separados, e por dois ou mais eletrodos (2) montados na superfície externa desse tubo, cujo sensor é interligado a um circuito elétrico, possibilitanto a supervisão da operação de separação dos líquidos localmente,.

    PI1003945-7A2

  • Processo e dispositivo de controle para separadores de jigue.

    A densidade do material do leito de jigue e medida em segmentos curtos consecutivos sobre o ciclo dejique, sendo o período de tempo não maior do que um décimo do ciclo de tempo do jigue, para determinar a densidade do perfil ou da característica do jogue. Controlando - se os parâmetros de operação(por exemplo, abertura e fechamento da válvula de admissão e descarga, taxa de fluxo sob o leito, posi.

    PI8707732-9

  • Um sistema de distribuição de líquido de lavagem.

    "Um sistema de distribuição de líquido de lavagem". A presente invenção se refere a um sistema de distribuição de líquido de lavagem para uma pluralidade de superfícies utilizando um distribuidor de fluxo de líquido ajustável. Em concordância com a presente invenção, é apresentado um sistema para entregar as mesmas ou diferentes quantidades controláveis de líquido de lavagem para várias pás (asas).

    PI0210415-6

  • Separador por gravidade e grupo de separadores por gravidade.

    Um separador por gravidade para a separação de partículas mais pesadas a partir de material de refugo mais leve compreende uma pilha de plataformas (4) montadas para movimento oscilatório ressonante dentro de uma armação de suporte (1). Um motor (9) oscila as plataformas em sua freqüência ressonanteenquanto um sistema de distribuição (6) fornece u ma alimentação na forma de uma pasta para a superf.

    PI8907402-5

  • Equipamento manual para lavagem e concentração de minérios e respectivo processo de realização.

    Trata-se de um processo e equipamento para lavar e concentrar minérios, provenientes das zonas de garimpo de terra ou de leito de rio. O equipamento consiste de um tambor (1) provido na parte inferior, de um registro (2) e, na parte superior, o tambor é dotado em toda sua borda, de um trilho-guia (3) circular, fixado por grampos (6), com três elevações (4) em forma de cunha, eqúidistantes entre si.

    PI9102876-0

  • Método de separar partículas de acordo com as propriedades térmicas das partículas.

    A invenção é dirigida à separação de partículas de acordo com as propriedades térmicas das partículas. O método compreende, como primeira etapa, submeter as partículas a uma ou mais etapas de tratamento térmico, de modo que as partículas com diferentes propriedades térmicas intrínsecas são levadas a diferentes temperaturas. Na etapa seguinte, conduzida durante ou depois das etapas de tratamento té.

    PI9304665-0

  • Aparelho para prover um leito fluidizado.

    Aparelho (10) para prover um leito fluidizado (12) para efetuar a separação de uma mistura de artigos (22) tendo uma primeira densidade e uma segunda densidade, que é maior do que a primeira densidade em grupos separados. O aparelho (10) inclui uma calha inclinada (12) que é suprida ou com um meio de fluidização, como areia, ou uma mistura de artigos (22) a partir dos quais o leito fluidizado é fo.

    PI9206532-5

  • Disposição aperfeiçoada em setor de filtro para mineração.

    "Disposição aperfeiçoada em setor de filtro para mineração". Consiste essencialmente de um setor de filtro para mineração (1), conforme disposto na figura 1. O filtro em questão (1), faz parte de um equipamento para separar minérios (2), com a finalidade de separar o minério da água e barro. De acordo com a figura 2, percebe-se que o setor de filtro (1) é composto de quatro partes substituíveis (3.

    MU8200022-0

  • Concentrador de minério de ferro e manganês.

    Concentrador de minério de ferro e manganês. O concentrador de minério de ferro e manganês elimina todos os problemas que sempre existiram na concentração de minérios por gravidade. Grande eficiência no tratamento de minério com classificação granulométrica. Maior recuperação em tratamento de minério fino. Todo tratamento de minério com separação granulométrica sempre teve grande problema principa.

    PI0802821-4A2

  • Processo de recuperação de mineral.

    Compreendendo um processo aperfeiçoado para beneficiar um minério. Em particular, o processo é útilpara beneficiar minérios e recuperar metais valiosos tais como ouro, cobre, chumbo, molibdênio, zinco, etc.., Dos minérios. Em uma configuração, o processo compreende: (a) formar uma lama compreendendo pelo menos um minério contendo mineral moído, água e um coletor que é pelo menos um carbamato repre.

    PI9105781-7

  • Compostos de amônio quaternário para flotação de espuma de silicatos a partir de minério de ferro.

    Compostos de amônio quaternário para flotação de espuma de silicatos a partir de minério de ferro a presente invenção se refere a um processo de flotação de espuma no qual são separados silicatos do minério de ferro na presença de um coletor contendo um composto de amônio quaternário contendo a fórmula: r~ 1~r~ 1~n^ +^r~ 3~r~ 4~ 1/z x^ -z^ (i), na qual os grupos r~ 1~ independentemente são grupo.

    PI0000157-0

  • Processo para a recuperação de minérios por flotação em espuma e composição coletora.

    "Processo para a recuperação de minérios por flotação em espuma e composição coletora". Ácidos monossulfônicos de arila dialquilados ou sais dos mesmos ou sua mistura são úteis como coletores na flotação de minérios, particularmente minérios de óxidos. As composições coletoras compreendendo estes sais e ácido oléico são particularmente úteis em água mineralizada. As composições coletoras compreend.

    PI9107245-0

  • Redução de arsenieto na flotação de minerais de multi-sulfeto.

    Redução de arsenieto na flotação de minerais de multi-sulfeto. Um processo de separação de mineral inclui moagem úmida do minério para liberação de minerais, oxidação da lama empregando ar, peróxido de hidrogênio ou outros oxidantes e flotação dos minerais valiosos em um ph entre cerca de 9,0 e 10,0 com um xantato como coletor, e uma combinação de uma poliamina e uma espécie contendo enxofre como .

    PI0516117-7

  • Processo de flotação utilizando flúor como ativador de apatita e depressor de carbonatos.

    "Processo de flotação utilizando flúor como ativador de apatita e depressor de carbonatos". Compreendendo a separação seletiva de apatita em relação aos carbonatos, pela técnica de flotação, visando resolver o problema de seletividade baixa dos processos conhecidos, permitindo que minérios de fósforo ricos em carbonatos, principalmente dolomita, tornem-se economicamente viáveis e dentro das especi.

    PI0505911-9

  • Aparelho de teste de flutuação.

    Aparelho de teste de flutuação aparelho para conduzir um teste de flutuação numa lama o qual inclui um suporte móvel, uma pluralidade de unidades de flutuação (12) de tamanhos diferentes que são montadas sobre o suporte, cada unidade (12) incluindo um recipiente (14) respectivo com um ponto de saída de espuma (32), um ponto de entrada de espuma (30), um ponto de saída de resíduos (36) e um ponto d.

    PI0707461-1A2

  • Processo para o beneficiamento de minerais de ferro por flotação com espuma.

    A invenção proporciona um processo para o beneficiamento por flotação com espuma de minerais de ferro a partir de minérios de ferro contendo minerais de silicato e de fosfato, compreendendo como coletores uma combinação de uma amina primária e um composto de nitrogênio contendo um grupo aniônico selecionado entre ácido metileno carboxílico, ácido etileno fosfórico e ácido metileno fosfônico.

    PI8600675-4

  • Processos de beneficiamento de fosfatos siliciosos.

    Patente de invenção: "processos de beneficiamento de fosfatos siliciosos". Um processo de beneficiamento de fosfato silicioso, designado como "crago reverso", que inclui a exposição de uma alimentação de flotação contendo fosfato silicioso à flotação com amina, de modo a formar um concentrado de pré-flotação, e exposiçao do concentrado de pré-flotação e uma flotação com ácido graxo. Um outro proce.

    PI9808093-8

  • Composição coletora para flotação de minerais e processo para recuperar minerais que contêm metal.

    Uma composição coletora, que serve para a recuperação de minerais da sulfeto que contêm metal, minerais de óxido que contêm metal sulfetado, minerais de óxido que contém metais e metais que se apresentam no estado metálico, a partir de minérios, num processo de flotação de espuma, compreende dois coletores. Um deles é um composto orgânico que contém, pelo menos, átomos de carbo no e uma ou mais un.

    PI8607004-5

  • Processo de reciclagem de terra fuller.

    "Processo de reciclagem de terra fuller". Descreve-se a presente patente como um processo de reciclagem de terra fuller que, de acordo com as suas características, possui como princípio um processo completo de reciclagem que permita um alto grau de limpeza da terra fuller impregnada (a), agente adsorvente usado na regeneração do óleo mineral isolante (b), com vistas a propiciar uma reutilização de.

    PI0204418-8

  • Processo para a flotação seletiva de minerais de fósforo.

    Provê-se um processo para a flotação seletiva de minerais de fósforo, em que à turvação de flotaçãoé adicionado como coletor um composto das fórmulas 1a ou 1b: (fig.1) (Consta fórmula) em que r1 significa c8-c24-alquenila ramificada ou não -ramificada, r2 significa c1-c4-alquila ramificada ou não ramificada e m significa hidrogênio, amônio, trietanolamônio, um átomo de metal alcalino ou um átomode.

    PI9000109-5

  • Máquina de flotação.

    Máquina de flotação ". A presente invenção se refere a uma máquina de flotação, particularmente a um rotor de máquina de flotação, que é utilizada para dispersão de ar, suprido por intermédio do eixo geométrico de rotor, para a pasta fluida (lama) circundante, e rotor no qual são formados dutos de ar e ranhuras (fendas) de pasta fluida alternados, de maneira que as extremidades tanto dos dutos de .

    PI0208684-0

  • Sistema co2 para neutralização de polpas de minérios.

    Patente de invenção "sistema co~ 2~ para neutralização de polpas de minérios". A presente invenção refere-se a um sistema para neutralização de polpas de minérios, ferrosos ou não ferrosos, com melhorias no espassamento e na filtragem dos minérios, maior clarificação das águas de processo e melhor adequação dos rejeitos a normas ambientais. O sistema co~ 2~ apresentou um melhor rendimento nas oper.

    PI9404043-5

  • Processo para recuperação de metal.

    Trata-se de um processo de flotação em espuma para recuperar, de maneira seletiva, metal não-ferrosoque contêm minerais de sulfureto ou metal sulfuretado que contém minerais de óxido, a partir de minérios. De maneira mais específica, este invento se refere a um processo para recuperar metal que contém minerais de sulfureto ou metal sulfuretado que contém minerais de óxido, a partir de um minério,q.

    PI8606705-2

  • Eliminação de carbonatos de concentrados fosfáticos através de flotação reversa.

    Consistindo do condicionamento do concentrado fosfático, em polpa e sob agitação, com ácidos graxosseguido do condicionamento com ácido fosfórico em faixa controlada de ph. Esta polpa é então submetida à flotação onde o concentrado fosfático deprimido é obtido na fração não flotada e os carbonatosvão para a fração flotada.

    PI8406252-5

  • Sistema de borrifador incluindo arejador de corrente em jato.

    Patente de invenção:"sistema de borrifador incluindo arejador de corrente em jato". Uma montagem de sistema de borrifação (20) possuindo um bocal aperfeiçoado (24) para uso em um recipiente de separação por flutuação ou dispositivo de aeração, por exemplo, uma coluna (10). A montagem de sistema de borrifação (20) da presente invenção usa um bocal de válvula de retenção tipo bico de pato resiliente.

    PI9708309-7

  • Processo para flotação com espuma de minério de fosfato.

    A presente invenção se refere a um processo para flotação com espuma de minério defosfato com um alto teor de minerais de carbonato, sendo este processo realizado na presença de um polissacarídeo hidrofílico e de um composto anfótero. Atualização: "processo para flotação com espuma de minério de fosfato". A presente invenção se refere a um processo para flotação com espuma de minério de fosfato,ca.

    PI8402342-2

  • Dispositivo de flotação.

    "Dispositivo de flotação". Para a separação de substâncias ou misturas de substâncias de suspensões abrange uma câmara de reação e mistura (18) com entrada excêntrica (16) para a mistura das partículas de suspensão com bolhas de gás e encaminhamento para pelo menos um tubo vertical de distribuição de suspensão (26), onde o tubo de distribuição de suspensão (26) e o tubo de coleta de líquido (48) s.

    PI0107285-4

  • Processo para a utilização da goma de cajueiro como depressor na flotação de minerais calcários.

    "Processo para a utilização da goma de cajueiro como depressor na flotação de minerais calcários". Para utilização da goma de cajueiro como depressor de minerais calcários, uma amostra mineral de calcário contendo 10,5% de resíduos insolúveis é condicionada em uma célula de flotação em presença de goma de cajueiro, etileno-diamina (eda-b) e metil isobutil carbinol, ocorre separação entre os resídu.

    PI0304986-8

  • Processo para a separação de minerais isentos de sulfetos de um minério por flotação.

    Alquil - e/ou alcenilglicosídeos são usados sozinhos ou em mistura com pelo menos um não-tio-tenso-ativo aniônico, catiônico, ou anfolítico como coletor na flotação de minérios isentos de sulfetos. Podem ser usados tanto alquil - e alcenilmonoglicosídeos como também poliglicosídeos correspondentes com 2 até 8 radicais de glicosídeo. Os radicais alquila ou alcenila destes compostos podem apresentar.

    PI8605066-4

  • Processo de flotação por espuma e coletor para o mesmo.

    Um processo de flotação por espuma em que um composto anfotérico é utilizado como coletor para minerais do tipo óxido e sal. O composto anfotérico possui a fórmula: (consta fórmula)em que r é um grupohidrocarboneto tendo 4 a 18 átomos de carbono; n é 0 ou 1; p é um número de 0 a 5; e r1 é um grupohidrocarboneto tendo 5 a 18 átomos de carbono ou o grupo em que r, n e p tem os significados acima men.

    PI8501477-0

  • Célula de flotação com um injetor.

    O invento se refere a uma célula de flotação com pelo menos um injetor (1) para adução da suspensão, que apresenta um diafragma de vários furos (2) para fins de aspiração de ar. O invento é caracterizada pelo fato de que estão instalados depois dos furos (3) do diafragma (2) setores tubulares em uma distância da mesma de pelo menos 0,1 de vezes o diâmetro de furo, que estão alinhados basicamente p.

    PI9400883-3

  • Processo de concentração de willemita por flotação reversa de ganga carbonatada.

    "Processo de concentração de willemita por flotação / reversa de ganga carbonatada". A presente invenção diz respeito a um processo de concentração de um minério silicatado de zinco, por meio da flotação reversa. Esta invenção referese ao processamento de minérios silicatados de zinco-willemíticos contendo ganga carbonatada, na forma de dolomita. A técnica conduz à produção industrial consiste na .

    PI0400129-0

  • Agente para o tratamento de minério de fosfato.

    "Agente para o tratamento de minério de fosfato". A invenção refere-se a um objeto da invenção que é um agente de flotação para minério de fosfato contendo um ácido graxo como coletor e alquilfenóis alcoxilados como agentes de dispersão, caracterizado pelo fato de que os alquilfenóis são compostos de a) 8 até 20% em peso de um ou mais dialquilfenóis com radicais alquila de 8 até 12 átomos de carbo.

    PI0110820-4

  • Processo de flotação de carvão mineral.

    Trata-se de processo para a recuperação de material presente em carvão mineral, de dimensões inferiores a 28 mesh tyler, que utiliza como coletores, na flotação por espuma, ácidos graxos do tall-oil proveniente dos licores sulfíticos de digestão da celulose, além dos agentes coletores tradicionais como óleo diesel e querosene e espumantes como mibc, o processo sendo realizado a ph 3,5-4 até básico.

    PI8302811-0

  • Aprimoramento de processo para beneficiamento de misturas de partículas minerais.

    Aprimoramento de processo para beneficiamento de misturas de partículas minerais processo aperfeiçoado para beneficiamento de misturas de partículas minerais (tais como argilas de caulim) contendo minerais que quelam com hidroxamatos. O uso de um composto contendo silício em combinação com um hidroxamato resulta em uma separação mais eficaz dos minerais que quelam com hidroxamato.

    PI0002477-5

  • Processo para a recuperação de valores minerais por flotação de espuma reversa.

    A presente invenção refere-se a um processo para a recuperação de valores minerais por flotacão de espuma reversa, onde a sílica ou ganga siliciosa são separadas dos valores minerais desejados, especialmente ferro e fosfato, através de flotação de espuma reversa na presença de coletores de amina e quantidades eficazes de alcanol aminas, tais como dietanol amina.

    PI9102780-2

  • Processo para a concentração de pelo menos um mineral sulfeto de mono- ou multi-metal.

    Patente de invenção "processo para a concentração de pelo menos um mineral sulfeto de mono- ou multi-metal". Esta invenção fornece um processo para separação melhorada de minerais sulfetos mono/multi-metálicos de quantidades significativas de sulfetos de ferro, principalmente pirrotita e/ou seus produtos de meio do processo finamente divididos. O processo compreende sujeitar tal material a um está.

    PI9304723-1

  • Processo para a recuperação de valores minerais por flotação com espuma.

    Divulgado um processo da flotação em que a seletividade em relação ao mineral valioso é melhorada pela depressão (diminuição) de sílica ou ganga silicose pelo uso de um composto contendo hidroxi tal como uma alcanol amina. O processo é útil na flotação de minerais óxidos assim como em flotação de sulfeto.

    PI9002232-7

  • Máquina de flotação.

    "Máquina de flotação". A presente invenção se refere a uma máquina de flotação de espuma que pelo menos contém uma célula de flotação possuindo recursos para a alimentação de pasta fluida (lama) na célula de flotação, recursos para a alimentação de ar dentro da pasta fluida e para a produção de espuma, recursos para a remoção de espuma a partir da célula de flotação e recursos para a remoção de re.

    PI0116335-3